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(Aprenda) Válvula motor

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(Aprenda) Válvula motor

Mensagem por Orlando Cupim em Qua 22 Maio 2013 - 11:16

A válvula de um motor de combustão interna é um dispositivo que visa permitir ou bloquear a entrada ou a saída de gases dos cilindros do motor.
Constituição e funcionamento

A válvula é constituída por uma cabeça em forma de disco (1 na imagem da figura ao lado) fixa a uma haste cilíndrica (2). A haste desliza dentro de uma guia (7) constituída por metal que provoque reduzida fricção (ex: ferro fundido, bronze).

O topo da haste está em contacto mecânico com um impulsor (4) que, accionado pelo came ou excêntrico (5) da árvore de cames, provoca a sua abertura, possibilitando fluxo (entrada ou saída) de gases do motor.

Uma mola (3) assegura que a válvula feche assim que cesse a
pressão mecânica do came. Em alguns motores, esse regresso da válvula à
sua posição de repouso sobre o assento (6, sede da válvula) é feito por comandos pneumáticos, e não mecânicos.

Válvulas desmodrómicas


Alguns motores de competição - da Mercedes Benz em meados dos anos 50 e actualmente os das motos Ducati
- têm um tipo de válvulas em que o movimento de fecho também é forçado
pelo excêntrico da árvore de comando de válvulas, não existindo assim a
mola de retorno. Este sistema é chamado de desmodrómico, por derivação
do grego desmos (controlado, ligado) e dromos (curso, percurso).

Controle eletrônico


Sistemas como o Honda VTEC e o BMW Valvetronic possibilitam controlar eletronicamente a abertura das válvulas.
Tal controle pode aumentar a eficiência do motor, dado que, com o
comando mecânico (pela árvore de cames), algumas rotações são mais
favorecidas do que outras, a depender do ângulo entre cames de
admissão/exaustão.

Tipo de válvulasNum motor de combustão interna existem dois tipos de válvulas:


  • as válvulas de admissão(à direita na figura 3), que controlam a entrada de mistura gasosa no cilindro do motor, e
  • as válvulas de escape(à esquerda), que permitem a saída dos gases após a explosão.

Alguns motores a cabeça da válvula de admissão tem uma dimensão
superior à de escape visando facilitar a entrada de gases no cilindro.

A cabeça das válvulas de admissão atinge uma temperatura de cerca de
250 °C e a sua haste é sujeita a cerca de 100°C, enquanto que as
válvulas de escape atingem temperaturas bastante superiores: 750º na
cabeça da válvula e 400º na respectiva haste.. A elevada temperatura das válvulas de escape faz com que algumas delas sejam ocas, tendo no interior sódio
que, fundido a cerca de 100 °C e deslocado pelo movimento alternado da
válvula, permite que o calor gerado se dissipe rapidamente e a válvula
seja sujeita a um menor desgaste.
Disposição e número de válvulas por cilindro

As válvulas podem ter duas disposições face aos cilindros:


  • laterais também chamadas simplesmente SV, acrónimo do inglês Side Valve, ou
  • à cabeça(ou cabeçote no Brasil) chamadas OHV acrónimo de OverHead Valve.

Hoje em dia mais de 97% dos motores possuem as válvulas à cabeça.

Número de válvulas

De forma a aumentar a eficiência dos motores, cada cilindro pode ter
mais do que duas válvulas, sendo frequentes cilindros com quatro
válvulas, duas de admissão e duas de escape.

Os automóveis são por vezes identificados pelo número total de
válvulas que os seus motores possuem: um motor de quatro cilindros com
quatro válvulas por cilindro denomina-se um "motor de dezesseis
válvulas"(16 V), sendo um motor de 6 cilindros com 4 válvulas
denomina-se um 24V.
Performance das válvulas a alta rotação

Num motor a quatro tempos
cada válvula abre e fecha durante cada duas voltas da cambota ou
virabrequim do motor. Em um motor a 6.000 rpm, portanto, as válvulas são
atuadas 3.000 vezes por minuto, ou 50 vezes por segundo.

A esta elevada velocidade a própria inércia
da mola pode impedi-la de fechar totalmente e provocar vibrações que
impeçam o fecho correcto das válvulas, prejudicando a performance do
motor. Para ultrapassar esta dificuldade, além dos comandos hidráulicos
ou desmodrómicos já referidos, podem ser usadas também duas molas
concêntricas. Assim, além de proteger-se o motor no caso de quebra de
uma mola, fica assegurado um funcionamento mais suave a altas rotações.
Desgaste das válvulas

Nos motores mais antigos, a operação de mudança de válvulas tinha que
ser efetuada com regularidade devido ao elevado desgaste provocado pelo
seu funcionamento. A gasolina com adição de tetraetilchumbo (agora proibida na União Europeia e no Brasil) reduzia este problema, pois o chumbo depositava-se no assentamento das válvulas.

O uso de ligas de aço mais resistentes e o revestimento das cabeças e sedes das válvulas com estelite vieram tornar a operação de mudança de válvulas desnecessária, tornando obsoleto o tetraetilchumbo.

Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%A1lvula_%28motor%29
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Re: (Aprenda) Válvula motor

Mensagem por Du em Sex 30 Ago 2013 - 6:35

Parabens muito interessante!!
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Re: (Aprenda) Válvula motor

Mensagem por Xandyroesch em Sex 30 Ago 2013 - 12:51

show de bola, muito interesante

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