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Óleos de Motor 4T para Motocicletas Yamaha

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YAMAPRO
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Óleos de Motor 4T para Motocicletas Yamaha Empty Óleos de Motor 4T para Motocicletas Yamaha

Mensagem por Ctrl-Alt-Del Sáb Dez 30, 2017 5:46 pm

Tabela comparativa de óleos para motores 4T


O óleo de motor é o elemento que mais afeta o desempenho e a vida útil dos motores de combustão interna. Além de reduzir o desgaste por atrito o óleo lubrificante contribui com aproximadamente 40% da troca de calor entre o motor e o exterior. Ou seja, o óleo de motor auxilia no arrefecimento do motor. Portanto existe diferença entre um motor funcionar mais quente ou frio em função do nível mínimo e máximo do óleo indicado na vareta ou visor do nível do óleo, pense nisso.

A tabela a seguir foi compilada a partir das informações obtidas das folhas técnicas descritiva de produto de cada óleo de motor. Todos os óleos listados tiveram os registros de homologação confrontados com a última edição do Painel de Implementação da norma JASO T903 publicada em 01/12/17. Os produtos detentores de aprovação oficial JASO estão com os respectivos códigos de registro salientados em verde. Desde que tenham correspondência com o país de origem onde o óleo foi fabricado.  Os óleos de motor foram classificados em ordem decrescente de I.V. (índice de viscosidade). Se você entendê-la poderá melhor comparar óleos de mesma gradação de viscosidade xW-y.

Óleos de Motor 4T para Motocicletas Yamaha 5o6p0i


Surpreendentemente nunca encontrei qualquer folha de produto oficial da Yamaha com as propriedades físico-químicas dos óleos Yamalube 4T.

A Castrol na folha de produto do óleo Castrol Actevo Extra SL 20W50 não declara o I.V. e a viscosidade cSt a 40° C. Portanto, não é possível compará-lo com outros óleos sejam de composição mineral, sintética ou semissintética.


Sobre a classificação disposta na tabela

Os óleos para motor acima foram classificados por ordem decrescente do índice de viscosidade, quando informado. Depois da viscosidade e classificação de desempenho do óleo (SN, SM, SL, SJ, SH, SG...), o índice de viscosidade é a propriedade mais importante. Ele nos informa o quanto a viscosidade varia com o aumento da temperatura. Óleos de maior I.V. afinam menos em altas temperaturas, isto é, a viscosidade sofre menor redução em relação aos óleos de menor I.V. Os óleos sintéticos tem I.V. maior que os semissintéticos que por sua vez são superiores aos minerais. Via de regra, quanto mais alto for o I.V., melhores características o óleo possuirá.


Porque óleos de mesma gradação podem ter viscosidade um pouco diferentes?

A viscosidade cSt a 40° C nos informa o quanto viscoso (mais fino ou mais grosso) um óleo é em relação a outro óleo, em temperatura mais próxima da ambiente. Note que dois óleos da mesma viscosidade (SAE), exemplo dois óleos 20W-50. Podem ter viscosidades a 40° C e a 100° C um pouco diferentes.

Você talvez tenha notado pela própria observação esse fato. Que alguns óleos são mais viscosos (grossos) que outros tendo a mesma classificação de viscosidade SAE. Isto se deve ao fato que a norma SAE J300 permite uma faixa de viscosidade relativamente larga admissível para cada gradação, exemplo W-50, W-40 e W-30. O que permite aos formuladores definir o quão grosso ou finos por exemplo um óleo 10W-40 deverá ser dentro de uma faixa de viscosidade permitida para um óleo de viscosidade SAE 40.
Porque cada fabricante tem a própria receita (formulação) de óleo, com pacote de aditivos, mistura de tipos óleos e viscosidade definida.  


O direito dos consumidores ao acesso à informação sobre produtos

Contudo, quando um fabricante omite parcialmente ou simplesmente não divulga os dados técnicos do produto. Deixa a dúvida de qual foi a intenção dele ao fazê-lo. Da mesma forma, me causa espécie a Yamaha divulgar o selo da JASO na embalagem e o número de homologação do Yamalube a partir da Yamaha Motor Co,. Ltd e, não da Yamaha do Brasil. Ora, se o óleo é fabricado no Brasil. Porque o código de origem da homologação é proveniente de outro país? Veja o código é M081YMC678.

A Mobil, Petrobras, Ipiranga, Repsol e Idemitsu fabricam óleos no Brasil os quais estão homologados na JASO com os códigos do país de fabricação. Que começam com M055, veja na tabela você mesmo. Portanto a questão do código de registro dos óleos Yamalube é algo questionável. Penso ser pouco provável esses óleos Yamalube sejam produzidos no Japão e exportados ao Brasil. Por outro lado, se a homologação de um óleo brasileiro foi por intermédio da Yamaha do Japão, ainda assim o número de registro deveria ser M055xxxyyy. Contudo, este fato por si só não compromete a reputação de uma marca já tradicional que é a Yamalube.

Esta tabela é uma boa referência para comparar o preço com a qualidade, de óleos de mesma viscosidade e classe de desempenho.


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Comparativo óleo de motor 4T de motos motocicletas Yamaha Yamalube Crypton Neo YBR Factor 125 150 Fazer 250 Lander Ténéré XTZ 125 Crosser 150 XT225 TDM225 VIRAGO V-MAX MT-03 Yamaha R3 YZF-R1 YZF-R6 XJ6 XT600 XT660 Lubrax Mobil Ipiranga Motul Havoline Castrol Shell Repsol Petronas troca trocar melhor Honda Suzuki Kawasaki CG Titan, qual o tipo certo, lubrificante para moto


Última edição por Ctrl-Alt-Del em Sáb Dez 22, 2018 2:27 am, editado 13 vez(es)

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Mensagem por YAMAPRO Sex Jan 05, 2018 2:40 am

Muito legal esta tabela comparativa.

Os óleos 10W30 não entraram na tabela, qual a razão?

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Mensagem por Ctrl-Alt-Del Sex Jan 05, 2018 5:40 pm

YAMAPRO escreveu:Muito legal esta tabela comparativa.

Os óleos 10W30 não entraram na tabela, qual a razão?

Caro confrade,

Os óleos 10W-30 não estão listados na tabela comparativa. Porque de acordo com os manuais da Yamaha para as motocicletas fabricadas no Brasil. A Yamaha não indica ou recomenda óleos 10W-30 para nenhuma motocicleta dela.

Recentemente e antes do bug do fórum em dezembro. Tivemos um caso de um participante do sul proprietário de uma Crosser.  O qual usou um óleo 10W-30 de uma marca digamos menos conhecida. E não foi muito feliz, no caso dele a causa mais provável é que ele deixou o óleo baixar, não completou e o motor começou a bater.

O fato é que conversando com motoboys que trabalham com CGs e Titans. Nenhum deles com quem conversei confiam na proteção do óleo 10W-30. Um deles com quem tenho amizade relatou que usou óleo 10W-30 depois de fazer o motor. Depois dos 50.000 km o motor começou a baixar óleo rapidamente. O que obrigou ele a passar para o 20W-50.

Aqui no fórum o admin anterior o Alex, rodou com uma Factor 190.000 km usando 20W-50 sem precisar fazer nem a parte de cima. No Youtube há relatos de motores de YBR e Factor chegando aos 200.000 km para depois só precisar fazer a parte de cima. Nestes casos, claro que o cidadão é cuidadoso e sabe pilotar.

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Mensagem por YAMAPRO Sex Jan 05, 2018 11:59 pm

Obrigado pela explicação.

YAMAPRO

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Mensagem por Tibissa Ter Fev 20, 2018 2:29 pm

Será que dá pra usar o Motul 5100 15w50 semi-sintético no lugar do Yamalube 20w50 Mineral, na YBR que já tá com 52 mil rodados?

Na real atualmente o mecânico colocou um Mobil, não sei qual modelo... pensei em de repente testar e usar um lubrificante "melhorzinho"

Tibissa

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Mensagem por Ctrl-Alt-Del Ter Fev 20, 2018 8:23 pm

Tibissa escreveu:Será que dá pra usar o Motul 5100 15w50 semi-sintético no lugar do Yamalube 20w50 Mineral, na YBR que já tá com 52 mil rodados?

Na real atualmente o mecânico colocou um Mobil, não sei qual modelo... pensei em de repente testar e usar um lubrificante "melhorzinho"

Tudo beleza Tibissa?

52.000 km rodados para os motores das YBR e Factor 125, se um motor for bem cuidado é pouca coisa. Estes motores bem cuidados chegam aos 150.000 km sem problemas.

A diferença de grau de viscosidade entre 15W-50 e 20W-50 é pequena. O diferencial maior do Motul 5100 além de ser classe de serviço SM é ser um  óleo semissintético. Este tipo resiste melhor ao cisalhamento e a altas temperaturas de trabalho. Em outras palavras, óleos semissintéticos de boa procedência afinam mais lentamente com a evolução da quilometragem deles e suportam maiores temperaturas de trabalho com menor degradação que óleos minerais.

Para uma viagem de 450 km em estrada um óleo semissintético como ele seria uma boa alternativa para a viagem. No alto verão que é agora, eu uso o Mobil Super Moto Extreme 15W-50 porque ele tem boa relação custo x benefício comparado com o Motul 5100.

Não esqueça de levar outra embalagem de óleo igual para completar durante a viagem. Afinal seriam 900 km bate e volta.
Eu uso frequentemente o Mobil Super Moto SL 20W-50 na meia estação por ser bom e barato. Todos os óleos que estão na tabela acima desde que o grau de viscosidade atenda  recomendação do manual do proprietário são seguros.


Não recomendo marcas desconhecidas porque a ANP durante o ano divulga relatórios de análise de amostras de óleos vendidos no mercado. Algumas marcas são contumazes em serem reprovadas por falta de aditivos ou pelo não cumprimento da composição do pacote de aditivos ou multiviscosidade indicada.

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Mensagem por Tibissa Sáb Mar 03, 2018 4:36 pm

Poxa bacana! A ybr é tão econômica que acho que talvez valesse a pena usar um motul... mas tb é aquilo que vc falou... ela foi projetada pra usar yamalube, mineral, baratinho. Não sei se vale tanto à pena, vez que o motor é durável mesmo com esses lubrificantes mais em conta, mantendo ainda mais sua econonicidade.

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Mensagem por Ctrl-Alt-Del Dom Mar 04, 2018 8:07 pm

Tibissa escreveu:Poxa bacana!  A ybr é tão econômica que acho que talvez valesse a pena usar um motul... mas tb é aquilo que vc falou... ela foi projetada pra usar yamalube, mineral, baratinho. Não sei se vale tanto à pena, vez que o motor é durável mesmo com esses lubrificantes mais em conta, mantendo ainda mais sua econonicidade.

Sentenças entrecortadas por reticências a parte. Eu não declarei em lugar algum que alguma coisa fora projetada para usar Yamalube. Tão pouco que é baratinho.

No frigir dos ovos teus comments pouco ou nada têm  a ver com as idéias sobre as quais discorri em resposta a vossa pergunta. Me aparenta que viajastes na maionese.

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Mensagem por Tibissa Seg Mar 05, 2018 9:18 am

Ctrl-Alt-Del escreveu:
Tibissa escreveu:Poxa bacana!  A ybr é tão econômica que acho que talvez valesse a pena usar um motul... mas tb é aquilo que vc falou... ela foi projetada pra usar yamalube, mineral, baratinho. Não sei se vale tanto à pena, vez que o motor é durável mesmo com esses lubrificantes mais em conta, mantendo ainda mais sua econonicidade.

Sentenças entrecortadas por reticências a parte. Eu não declarei em lugar algum que alguma coisa fora projetada para usar Yamalube. Tão pouco que é baratinho.

No frigir dos ovos teus comments pouco ou nada têm  a ver com as idéias sobre as quais discorri em resposta a vossa pergunta. Me aparenta que viajastes na maionese.

Peço-te perdão por meus erros de gramática. Concordo que a sintaxe ficara prejudicada em minha escrita pretérita.
Ademais, não sabia que uma linguagem deveras formal era exigida aqui em vosso espaço.

Tentar-me-ei explicitar o que quisera dizer.

Conforme afirmou que usara um lubrificante mais em conta (Mobil), fracassei na tentativa em referenciar a vosso contento tal citação, em relação à economia: em utilizar um Motul - mais caro - ou um lubrificante mais em conta, e para o qual o motor fora projetado para ser utilizado em conjunto.

Me aparenta que deverias rever as aulas de crase e pontuação, principalmente em relação a vírgulas, para que seu garboso linguajar fique ainda melhor.

Uma esplêndida semana.

Tibissa

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Mensagem por urso3000 Seg Mar 05, 2018 10:33 am

Olha , em se tratando de óleo, eu ainda sou muito a favor do manual do fabricante, confio nos engenheiros e só vou de YAMALUBE


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Mensagem por Tibissa Seg Mar 05, 2018 12:03 pm

urso3000 escreveu:Olha , em se tratando de óleo, eu ainda sou muito a favor do manual do fabricante, confio nos engenheiros e só vou de YAMALUBE


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Salve urso3000!

Pois então, pensei em utilizar um Motul, contudo este seria mais caro! Tendo em vista que os motores yamaha são bem duráveis com os Yamalube, e considerando que este é um lubrificante mais barato que aquele... Seria mais um capricho mesmo, pois usando o óleo que a própria montadora indica teria uma boa durabilidade além de economizar na escolha do lubrificante. Vale a regra... utilizar o lubrificante com a especificação indicada pela montadora.

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Mensagem por Ctrl-Alt-Del Seg Mar 05, 2018 11:46 pm

urso3000 escreveu:Olha , em se tratando de óleo, eu ainda sou muito a favor do manual do fabricante, confio nos engenheiros e só vou de YAMALUBE


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Digníssimo confrade Urso,

Antes de colocar meu ponto de vista faço três observações.

- nenhuma montadora de motocicletas ou autos formula e ou produz os ditos óleos originais ou genuínos dela própria;

- uma montadora simplesmente estabelece uma parceria com algum fabricante  de óleo, obviamente que seja confiável, para capitalizar em cima do próprio nome (marca) dela na comercialização do produto;

- com esta estratégia é comum um óleo dito original ou genuíno custar 40% mais que o mesmo óleo do fabricante com o qual ela tem parceria, ou seja, a diferença de preço é o que o cidadão paga para comprar com marca da montadora.

Note que
Um óleo de motor não deixa de ser uma commodity. Porque é um produto fabricado de acordo com normas e especificações para atender determinados pré-requisitos. Os engenheiros que projetam os motores pouco têm a ver com óleos. Quem formula óleos são químicos e engenheiros químicos de empresas petrolíferas.

Por exemplo, se uma montadora declara que se deva usar um óleo SAE 10W-40, API SL e conforme JASO MA (homologado). Portanto, qualquer que seja o óleo que por princípio atenda estes pré-requisitos  do exemplo, poderia ser usado. Independente de ser da marca A, B, C ou original. Repito óleo de motor é uma commodity. Você não deveria se sentir obrigado a usar um óleo somente por ter a alcunha de original. Isso não faria sentido à luz de uma economia de mercado e da existência de normas de fabricação de óleos de motor.

Foi por esta razão que montei a tabela comparativa mostrada na abertura do tópico. Para facilitar o entendimento de que o importante são as especificações e propriedades físico-químicas de um óleo de motor e não a marca dele. Obviamente existem marcas conceituadas e marcas pouco conhecidas, algumas delas nos transmitem uma percepção de valor maior que justificaria um preço maior. Que geralmente têm mais a ver com a verba de propaganda e marketing que uma empresa  investe em uma marca. Do que com a real diferença de preço e "valor" entre produtos diferentes.

Por outro lado, óleos de bases distintas tais como minerais, semissintéticos ou sintéticos. Que pela vez da natureza distinta destas bases distintas possuem diferenças que contudo um consumidor não tem como diferenciar. De fato para o consumidor uma embalagem de óleo de motor é uma espécie de caixa preta. O próprio conceito de óleo sintético e semissintético é discutível quanto à origem das bases e proporções que existam em um produto definido.

Não tenho nada contra óleos originais ou genuínos. Exceto que custam em média 40% mais pelo mesmo. E que nunca vi uma folha de produto de um óleo dito original que declarasse as propriedades físico-químicas do óleo. Razão pela qual eu escrevi em um subtítulo no texto na abertura do tópico: o direto dos consumidores ao acesso à informação sobre produtos.

Não vejo razão para pagar até 40% mais por um produto que não tem características declaradas e que possivelmente estão no mesmo patamar de qualidade e propriedades de óleos digamos não genuínos. Disponíveis no mercado de marcas e fabricantes de boa reputação. Os quais inclusive frequentemente fabricam estes ditos óleos originais ou genuínos para as montadoras.

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Mensagem por Admin Ter Jun 19, 2018 8:50 pm

tenho uma duvida:

o sujeito desse site
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com/2015/11/

diz que não devemos seguir o manual da moto, segundo ele, o manual manda colocarmos menos oleo que o ideal propositalmente para a moto estragar mais rapido, que deveriamos nos orientar pela vareta de medição

minha segunda duvida é: ele diz que é melhor usar o 20w 50 do que o oleo sugerido no manual, que das motos novas seria 10w 30. (nesse link http://minhaprimeiramoto.blogspot.com/2014/06/alerta-aos-proprietarios-de-honda.html )

isso não é estranho? o cara criar um blog contrariando o fabricante do veiculo e orientando os donos a fazerem diferente daquilo que esta no manual


Última edição por Admin em Qui Jun 21, 2018 9:52 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Ctrl-Alt-Del Ter Jun 19, 2018 11:00 pm

Admin escreveu:tenho uma duvida:

o sujeito desse site
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com/2015/11/

diz que não devemos seguir o manual da moto, segundo ele, o manual manda colocarmos menos oleo que o ideal propositalmente para a moto estragar mais rapido, que deveriamos nos orientar pela vareta de medição.

isso não é estranho? o cara criar um blog contrariando o fabricante do veiculo e orientando os donos a fazerem diferente daquilo que esta no manual

Assumir que um fabricante de motocicletas deliberadamente recomende usar a quantidade de óleo insuficiente para um motor.

É acreditar numa teoria da conspiração onde o fabricante que no caso do texto citado seria a Honda Motocicletas. A qual estaria disposta a correr um alto risco de assumir o ônus de reparar motores em período de garantia e comprometer a reputação da qualidade do produto dela. Vejo motofretistas que compram motos zero bala e rodam 50.000 km no primeiro ano.

Esta tese faz pouco sentido, que ao meu ver seria equivalente a chamá-los de anti-éticos ou pelo menos desprovidos de inteligência. Entre uma opinião esdrúxula como a dele e a responsabilidade dos engenheiros da Honda eu fico com os engenheiros que redigem os manuais.

Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa. Vejamos a questão do nível da vareta. Dependendo do modelo do motor. Algumas motos quando trocamos o óleo usando o volume recomendado. Mostram o nível da vareta no meio da escala da vareta ou visor, outras próximo do nível máximo da marcação (no caso das YBR 125 Factor 1ª e 2ª gerações), e outras próxima do nível mínimo, enfatizo aqui que essa variação depende do modelo do motor. Fazendo a medição conforme preconizam os respectivos manuais.

Isso não significa que uma montadora deliberadamente recomende um nível de óleo insuficiente. Não posso julgar se este cidadão cometeu um sofisma ou falácia, a impressão que passa é a que ele gosta de polemizar para se colocar como “o cara”.

Por outro lado, sem dúvida é básico conferir regularmente o nível do óleo do motor e completar sempre que necessário. Particularmente eu procuro manter o nível sempre entre o meio e o nível máximo da marcação da vareta para ter sempre uma margem de segurança.

Ademais, como o óleo também participa da troca térmica do motor (ajuda no resfriamento dele), desde que o nível do óleo esteja dentro do limite do nível da vareta; então quanto mais óleo melhor será.


Última edição por Ctrl-Alt-Del em Ter Jun 19, 2018 11:10 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Admin Ter Jun 19, 2018 11:09 pm

Também achei estranho as colocações dele, muita texto no blog dele mas provar o que ele diz , seja em testes de laboratório ou alguma outra prova convincente, nada.

Engraçado é que muita gente embarca no que esse cara diz, blog de internet aceita tudo, não da pra simplesmente acreditar em tudo que a gente lê.



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Mensagem por Ctrl-Alt-Del Ter Jun 19, 2018 11:23 pm

Assino em baixo o que disseste. Estamos numa era onde o acesso às informações ficou fácil.

O problema é a qualidade e confiabilidade das informações às quais podemos ter acesso.

Temos agora que ler informações com espírito crítico. Pensarmos por nós mesmos, antes de aceitar colocações dos outros como verdades absolutas.

A rede cada vez mais está repleta de fake news, informações equivocadas. E organizações privadas, governamentais ou ideologias que procuram manipular as pessoas para conseguir seguidores e escravos mentais para que pessoas ajam como eles desejam.

O único remédio para isso é o uso da razão, lógica e ter o hábito de pensar sobre o que lemos e ouvimos antes de assumir algo como verdade.

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Mensagem por urso3000 Qua Jun 20, 2018 1:32 pm

Estamos vivendo um período critico, nunca na historia do mundo a "informação" esteve presente em nossas vidas como nestes tempos, onde a internet ligou (plugou) literalmente todo conhecimento humano em um só lugar, todo planeta, todas as nações, línguas, todos os níveis de conhecimento estão ao alcance de nossos dedos. E como não poderia faltar , onde tem presença humana, tem a desinformação , infelizmente a maior e mais poderosa ferramenta já criada esta infectada de "fakes" criadas por imbecilóides que ao invés de ajudar, só pensam em prejudicar, esta ficando difícil encontrar fontes confiáveis de informação, tem muita, mas temos que ficar atentos pois tem muito lixo flutuando neste oceano de informação.


Fico triste, triste mesmo quando entro na internet e vejo sites, blogs, canais youtube, que não agregam nada, gente comendo bosta, pulando de telhados, pintando o cabelo, nadando em nutela e por ai vai, ao invés de usar esta ferramenta para aprender, Triste, mas é a geração mimimi que esta por ai, enchendo o planeta de merda. Sad

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Mensagem por Ctrl-Alt-Del Qua Jun 20, 2018 6:12 pm

Admin escreveu:
minha segunda duvida é: ele diz que é melhor usar o 20w 50 do que o oleo sugerido no manual, que das motos novas seria 10w 30. (nesse link http://minhaprimeiramoto.blogspot.com/2014/06/alerta-aos-proprietarios-de-honda.html)

O link que indicaste não leva ao texto.

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Mensagem por Admin Qui Jun 21, 2018 9:51 am

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tirei o )
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Mensagem por Admin Qui Jun 21, 2018 11:02 am

o autor coloca é melhor usar 20w 50 do que 10w 30 (contrariando o fabricante e alegando que esse erro é intencional para comprometer o motor) . Segundo ele, a temperatura ambiente no brasil (clima quente) nao permite a utilização desse oleo 10w30.

ele diz que o oleo 10w 30 , por causa do clima do brasil, começa a ser queimado mais rapido e consumido mais rapido.

so que o 20w 50 para motos tem ponto de fulgor de 199 graus

http://mobil.moovelub.com/sites/default/files/mobil_super_moto_4t_20w-50_pds.pdf

enquanto o 10w 30 de 228 graus

teoricamente o 10w 30 aguenta mais temperatura

https://www.extra.com.br/automotivo/oleos-lubrificantes/oleosautomotivos/lubrax-indicc-moto-4t-10w30-sl-semi-sintetico-1l-10857941.html

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