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Trocando Óleo das Bengalas YBR - YBR Factor

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Trocando Óleo das Bengalas YBR - YBR Factor

Mensagem por Alex em Ter 3 Abr 2012 - 0:59

TROCANDO ÓLEO DAS BENGALAS[/b]


Bom pessoal, esse aqui é um trampo que olhando assim parece coisa de
outro mundo, mas não é, basta ter paciência e alguém por perto pra te
ajudar que vai dar tudo certo.


O trabalho é muito simples, eu comprei um copinho com medida
pra ter certeza do que vou estar fazendo. O óleo só tinha importado aqui
perto, como eu tava com preguiça de andar mais longe, comprei esse
mesmo. Importante que seja o ATF para transmissão automática e direção
hidráulica de Autos. Tem gente que usa óleo de motor pra ficar mais
durinha um pouco ou óleo SINGER para ficar mais macia, mas eu não curto
essas formas alternativas.




1º Passo: Antes de tudo afrouxar os parafusos que ficam
no topo das bengalas, antes até mesmo de afrouxar as mesas, pois se
vcs tirarem as bengalas fora pra depois afrouxar esses parafusos vcs não
vão conseguir nunca. Essa ferramenta eu criei apartir de um eixo dianteiro de uma Titan.




2º Passo: Tirar a roda, paralama, pinça, cabo do
velocímetro, tirar a plaqueta YAMAHA que fica logo abaixo do farol e
finalmente ter acesso e afrouxar os parafusos que prendem as bengalas,
não precisam retirar eles por completo, só mesmo afrouxar, se a frente
da sua moto estiver alinhadinha, nunca tiver sido batida, na hora que
afrouxar esses parafusos as bengalas já vão se escorrer pro chão. As
chaves necessárias para isso são uma 10 e uma 14.




Nisso observei que as pastilhas de freio já estão quase no osso hehe,
mas vão ter que aguentar mais 5.000KM, meu objetivo é chegar aos 35.000
com elas.




3º Passo: Com as bengalas nas mãos terminem de tirar fora o parafuso superior, cuidado que na hora que ele soltar tem uma certa pressãozinha, mas nada exagerado como a tampa de um bom Champanhe hehe! Tire de dentro devagarinho o caninho, a arruela e a mola, coloquem num lugar limpo, de preferência um jornal, escorra todo o óleo velho para dentro dessa vasilha com medidas, preste atenção na quantidade de óleo que tirou para colocar depois a mesma quantidade de óleo, este óleo fede pra kct, quanto mais velho mais fedido rssss, com a bengala já vazia coloque 50ml de óleo novo dentro dela e tampe, sem nada dentro, após isso dêem várias "bombadas" do tipo esticando e encolhendo a mesma,afim de livrar completamente o interior dela do óleo velho, abra a tampa e deixe-a escorrer bem, se o que saiu tiver muito sujo do óleo velho repitam o processo. Limpem as molas e os caninhos com um pano, não lavem e nem joguem Diesel em nada.





Essas
são as peças internas da bengala, pelo menos as que vcs vão ver, prestem atenção na posição das peças, observem que as molas são diferentes nas extremidades, de um lado tem as voltas mais abertas e do outro mais fechadas, a parte que as molas são mais fechadas ficam para cima.




4º E último Passo: Colocar o óleo novo, com um copo com medidas ou algo que o valha, vcs meçam a mesma quantidade que tiraram e mandem pra dentro, depois é só colocar as peças pra dentro, primeiro a mola, depois a arroela, depois o caninho e por último a tampa, observem se a arruela não ficou de lado, tipo atravessada. Quanto a tampa, como houve uma pressãozinha na hora de sair, vc vai ter que apertar ela ao mesmo tempo em que enrosca.

Essa é a posição exata como devem serem colocadas as peças internas.




Quanto a quantidade de óleo, vcs já devem ter visto algumas
controvérsias neste fórum, alguns falam 140ml, outros 150, 160, 170 e
por aí vai, mas a quantidade exata de óleo não importa muito, não pode é
ser muito mais que isso ou menos. O legal mesmo é fazer como eu fiz, meça a quantidade de óleo que estava dentro dos tubos e recoloque a mesma quantidade depois.

O óleo serve para impedir que
a suspensão desça e suba muito rápido, para fazer o trabalho de
amortecimento da suspensão, por dentro tem uma passagem bem pequena por
onde o óleo passa, a ponta de baixo da bengala funciona com uma espécie
de pistão com um furo, então o óleo fica o tempo todo por baixo, quando
por algum motivo a suspensão descer o óleo tem que subir para dar espaço
para a bengala descer, então é assim que ela funciona. Agora como eu
disse lá em cima no começo de tudo, há quem use óleo de motor por ser
mais grosso, para que a frente da moto fique mais dura, para que esse
impedimento do óleo seja maior, e há quem use óleo mais fino tipo
SINGER, para a suspensão descer e subir mais rápido, ou até mesmo quando
as bengalas estão riscadas e vazando óleo, o cidadão coloca óleo mais
grosso pra parar de vazar óleo.

O que deixaria a suspensão com um
curso menor seria a adição de maior quantidade de óleo dentro da bengala.

Mas ainda sobre a quantidade de óleo, no
potinho abaixo está o que eu tirei de óleo da minha, tem aí
aproximadamente 160ml, isso pq na mola e no caninho ficou bastante óleo,
então na prática tinha mais de 160ml aí dentro.




OBS.
Ao montar a apertar novamente as bengalas, não apertem os parafusos á ponto de espanar tudo;
As tampas das mesmas devem ser apertadas depois que elas estiverem bem presas no local;
Quando
a roda estiver fora não acionem o freio á disco, pois as pastilhas
podem colar uma na outra e vcs vão ter que procurar ajuda profissional
para descolar as mesmas;
As bengalas tem uma marcação em cima para que possamos colocá-las no lugar certo.

Pessoal,
agora o momento COMÉDIA da história toda, como nós sabemos todos temos
que dar uma "rata" ao executarmos qualquer serviço hehe, se não a coisa
não vai ter graça rss, mas tentem descobrir o que há de errado na foto
abaixo:




Pois bem, eu estava montando a suspensão e falando com minha filha ao
celular, quando vou parafusar e pinça kd o suporte? Estava do outro lado

kkkkkkk, tinha motando a "bixiga" do lado errado rss, e não foi só
isso, podem ver na foto no canto inferior esquerdo, o "estabilizador"
estava lá no chão, tinha esquecido de colocar este tb rss.

Bom,
aproveitei que já estava fora e engraxei novamente os rolamentos da roda
dianteira e as engrenagens do velocímetro, semana passada eu já tinha
lubrificado de novo o eixo da balança e rolamentos da roda traseira.
Então minha motoca tá da cor do chão mas está toda revisadinha.

Então é isso pessoal, espero ter ajudado, qualquer dúvida podem perguntar.
Abraço á todos!



Última edição por Alex em Qui 21 Ago 2014 - 11:21, editado 2 vez(es)
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Re: Trocando Óleo das Bengalas YBR - YBR Factor

Mensagem por MidNight em Ter 3 Abr 2012 - 1:40

Cara será que esse tutorial serve para as outras moto também?
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Re: Trocando Óleo das Bengalas YBR - YBR Factor

Mensagem por Marcos Fazer em Qua 4 Abr 2012 - 14:57

Xann será que esse tutorial serve pra Fazer tb? Claro que com mais óleo, mas eu meço e recoloco o mesmo tanto de óleo que eu retirar
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Re: Trocando Óleo das Bengalas YBR - YBR Factor

Mensagem por Alex em Qua 4 Abr 2012 - 15:12

Então gente, esse tutorial serve sim pra outras motos.
Marcos pode fazer sem medo brother!

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Re: Trocando Óleo das Bengalas YBR - YBR Factor

Mensagem por Natan_Shark em Ter 1 Maio 2012 - 22:48

caraca XANN vc é mesmo o cara tutorial master, muito bom mesmo
só não te dou +1 por q ainda não posso.
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Re: Trocando Óleo das Bengalas YBR - YBR Factor

Mensagem por MidNight em Qua 2 Maio 2012 - 14:23

Pronto Natan, agora pode hehe! +1 pra vc
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Re: Trocando Óleo das Bengalas YBR - YBR Factor

Mensagem por Alex em Qua 2 Maio 2012 - 14:43

Brigadão Natan

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Re: Trocando Óleo das Bengalas YBR - YBR Factor

Mensagem por Endrew em Qui 3 Maio 2012 - 11:04

nem peguei a moto ainda mas ja to aprendendo rss
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Re: Trocando Óleo das Bengalas YBR - YBR Factor

Mensagem por MidNight em Qui 3 Maio 2012 - 11:34

Hehe, boa Endrew
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Re: Trocando Óleo das Bengalas YBR - YBR Factor

Mensagem por Raimundo em Qui 3 Maio 2012 - 14:46

Xann com quantos mil km vc acha que devo trocar da minha moto?
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Re: Trocando Óleo das Bengalas YBR - YBR Factor

Mensagem por Alex em Qui 3 Maio 2012 - 14:49

Cara, não tem uma kilometragem certa, acho que o ideal é pelo menos uma vez por ano ou a cada 25.000km

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Re: Trocando Óleo das Bengalas YBR - YBR Factor

Mensagem por Xandyroesch em Qui 3 Maio 2012 - 20:07

entao vou ter que fazer uma vez por ano mesmo, pq em 2 anos nao fiz nem 12 mil kkk

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Re: Trocando Óleo das Bengalas YBR - YBR Factor

Mensagem por Natan_Shark em Qui 3 Maio 2012 - 21:39

XANN seu pontinho tá lá, supermerecido.

MidNight o seu tbm ta ai pela generosidade. rsrs
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Re: Trocando Óleo das Bengalas YBR - YBR Factor

Mensagem por Milena Freitas em Sex 4 Maio 2012 - 9:14

XANN, sabe que sou sua fã né?
Quando crescer quero ser igual a vc, quero desmontar minha moto e eu mesma cuidar delaa... ok!

+1 pra vc XANN!!!
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Re: Trocando Óleo das Bengalas YBR - YBR Factor

Mensagem por Alex em Sex 4 Maio 2012 - 12:01

kkkkkkkk, Milena vc tem vontade, isso já é o suficiente, só falta agora a coragem. Comece desmontando pequenas coisas, olha, lava e colocar no lugar de novo e por aí vai. Eu com meus 7, 8 anos de idade já desmontava meus carrinhos pra tirar os motorzinhos pra brincar com eles fora com pilhas, só nunca conseguia montar de novo hehe, depois dos 10 anos já desmontava meus videos games e alguns eletrodomesticos em casa só por curiosidade, meu pai ia trabalhar e eu passava a noite desmontando coisas, sempre sobrava parafusos e pequenas peças mas eu jogava fora pro meu pai não ver, desmontava as bicicletas, depois Mobiletes até que cheguei nas motos auhauhauhauh, quase sempre desmontava só por curiosidade kkkkkk...

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Re: Trocando Óleo das Bengalas YBR - YBR Factor

Mensagem por MidNight em Sex 4 Maio 2012 - 12:40

Xann qual é mesmo o e-mail do seu pai? Preciso contar umas coisinhas pra ele Twisted Evil
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Re: Trocando Óleo das Bengalas YBR - YBR Factor

Mensagem por Xandyroesch em Sex 4 Maio 2012 - 12:50

Eu tbm sou assim Xann, desde pequeno sempre desmontava as coisas so pra ver como funcionava, algumas vezes nao funcionava mais kkk, mas arrumei muita coisa que certamente ia sair caro o concerto numa loja especializada, hoje entendo um pouco de mecanica eletronica informatica e por ai vai.

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Re: Trocando Óleo das Bengalas YBR - YBR Factor

Mensagem por Alex em Sex 4 Maio 2012 - 15:12

Aê Mid, fala pra ele não cara, é capaz dele ainda hoje querer me dar uma surra!

Xandy, mas é isso aí brother, a idéia é bem essa mesmo, economizar o máximo que puder $$$ hehe!

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Re: Trocando Óleo das Bengalas YBR - YBR Factor

Mensagem por HulkFactor em Sex 4 Maio 2012 - 20:14

só tem expert por aqui, valeu mesmo pessoal
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Re: Trocando Óleo das Bengalas YBR - YBR Factor

Mensagem por Cássio Teixeira em Dom 6 Maio 2012 - 17:33

Antes de tudo gostei do Opala, e pelo tutorial +1 pra você.
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Re: Trocando Óleo das Bengalas YBR - YBR Factor

Mensagem por Natan_Shark em Dom 6 Maio 2012 - 17:50

muito bem percebido Cássio Teixeira, o XANN tem um opala diplomata, ta ai um cara q gosta de coisa boa.
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Re: Trocando Óleo das Bengalas YBR - YBR Factor

Mensagem por Adriano Tosta em Dom 6 Maio 2012 - 18:51

Para trocar o óleo da fazer é basicamente a mesma coisa?

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Re: Trocando Óleo das Bengalas YBR - YBR Factor

Mensagem por Alex em Dom 6 Maio 2012 - 19:55

Cássio Teixeira escreveu:Antes de tudo gostei do Opala, e pelo tutorial +1 pra você.

Cássio, valeu parceiro, vc é da mesma época que eu, deve ter curtido bastante os Opalões tb

natan_shark escreveu:muito bem percebido Cássio Teixeira, o XANN tem um opala diplomata, ta ai um cara q gosta de coisa boa.

Natan, valeu brother, o Diplomata é 6canecos, gostoso de dar umas lapiadas hehe


adriano tosta escreveu:Para trocar o óleo da fazer é basicamente a mesma coisa?

Adriano, mesma coisa brother, como não sabemos a quantidade exata de óleo das bengalas da Fazer é só vc fazer como eu fiz, arruma um vazilhame com medidas e a mesma quantidade que tirar vc colocar de novo com óleo novo.
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Re: Trocando Óleo das Bengalas YBR - YBR Factor

Mensagem por Tarcisio Discipulo em Qua 9 Maio 2012 - 22:59

valeu ai xann tava qrendo fazer isso na minha .... se tiver tempo eu faço esse fim de semana
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Re: Trocando Óleo das Bengalas YBR - YBR Factor

Mensagem por Leonardo Medeiros em Qui 10 Maio 2012 - 1:07

bom tópico, +1 pra vc Xann

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