Como apertar raios da roda da moto sem desalinhar a roda

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Como apertar raios da roda da moto sem desalinhar a roda

Mensagem por Ctrl-Alt-Del em Qui Jan 04, 2018 12:04 am

Como ajustar raios da roda sem empenar

Dispender algum tempo para apertar raios da sua moto pode parecer algo básico que não exige nenhuma técnica, mas isso não é necessariamente verdade. A falta de aperto pode causar pneus furados, raios quebrados ou aros empenados. Identificar raios frouxos é uma tarefa fácil, basta uma batidinha com chave de metal em cada raio, como se estivesse afinando um instrumento musical, os que vibrarem desafinados precisarão de aperto.

Mas nem pense em sair apertando todos os raios um por um e na sequência até o fim da folga, isso desalinharia completamente a sua roda! Nessa hora você deve seguir um esquema simples que faz toda a diferença mantendo a roda alinhada. A técnica é a seguinte:

Apertar todo terceiro raio, mas, não mais que meia volta por vez! Continue lendo.

Aperte sempre o terceiro raio


Primeiro Passo
Comece apertando o raio mais próximo do bico da câmara de ar, esse será o raio número 1. A coisa mais importante que você deve se lembrar durante esse processo é apertar apenas meia volta por vez cada raio. Apertando mais que meia volta você pode acabar empenando o aro. Tome o cuidado de deixar todos com o mesmo aperto, às vezes será preciso apertar e às vezes não. Além disso, é uma boa ideia manter uma mão no último raio que foi apertado, assim não se perderá durante a manutenção.

Segundo Passo
Continue o processo apertando cada terceiro raio. Após apertar o raio número 1 pule os raios 2 e 3 e aperte o 4. Siga esse padrão pulando dois raios e apertando o terceiro. Assim você apertará os raios número 4, 7, 10, 13 e assim por diante.

Terceiro Passo
Enquanto você gira a roda apertando os raios, os que tinham sido pulados, nas voltas seguintes vão sendo apertados de forma que o aro permaneça alinhado. Isso deve ser repetido quantas voltas forem necessárias até que todos os raios estejam apertados uniformemente. Isso quer dizer também que ao bater em cada raio com a chave própria para o aperto, o som deve ser igual ou quase ao som de um raio "afinado". Para saber o que seria um raio afinado para ter uma comparação. Compare com o som dos raios de uma outra roda, ou da mesma roda. Esse é o princípio fundamental para manter sua roda forte e alinhada.


Ferramenta Necessária
A ferramenta chama-se chave de raio(s). Existem no mercado basicamente dois tipos de chave de raio:

1. chave de raio universal para a marca de motocicleta - exemplo, chave para Yamaha, Honda, Suzuki e etc. A chave universal possui entalhes com mais de duas medidas.

       


2. chave de raio específica para o modelo da moto – esse tipo de chave costuma ter dois lados, portanto terá duas medidas.

        


Eu prefiro usar uma chave específica do tipo 2, porque entendo que seja mais prática para trabalhar. Por exemplo, para a YBR 125 Factor seria a chave de raio 11x12.

Quando você for adquirir o tipo de chave de sua escolha. Consulte o vendedor e informe o modelo da motocicleta. Caso a roda ou rodas tenham sofrido modificações nas medidas dos raios. Você terá que levar isso em consideração. Para dar uma ideia de valor, uma chave do tipo 2 11x12, custou 15 Temers em agosto/16.


Considerações Finais

A opção de você mesmo verificar e ajustar os raios da roda periodicamente adotando o procedimento acima. Não elimina a necessidade de se levar anualmente as rodas raiadas a um especialista para alinhamento e balanceamento ou a cada 12/ 15.000 km, o que ocorrer primeiro. Ou quando você entender que se deva fazer o alinhamento e balanceamento delas.


O intervalo de frequência para revisar e apertar os raios quando necessário pode variar dependendo das condições de uso de cada pessoa. Para aquele que faz um uso normal da motocicleta e trafegando em vias e rodovias de boa qualidade Rolling Eyes. Entendo que a cada 5/ 6.000 km é um intervalo satisfatório. Evite rodar com raios frouxos nas rodas; porque há a tendência do conjunto da roda ir desalinhando, outros raios afrouxando e isto fará que raios possam romper. O que resultaria no enfraquecimento e diminuição da resistência da roda.

Créditos
Parte do texto que compreende até o terceiro passo do procedimento foi baseado, reeditado e complementado por mim a partir do texto original da página do Clube da Trilha: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] de 31/12/2008. A qual inclusive não mais está disponível na Internet. Deixo aqui meus agradecimentos aos autores. Quanto as fotos, todas foram catadas pela rede Embarassed.

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