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Trocando o óleo da Neo AT 115

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Trocando o óleo da Neo AT 115

Mensagem por rafael_oliveira em Qui 17 Maio 2012 - 11:59

Aproveito e já reinicio com um post do assunto favorito que faz as pessoas virem aqui: a NEO. Hoje, com cerca de 16.500 kms rodados com ela, pela primeira vez eu mesmo fiz uma troca de óleo dela! Existe um motivo para isto: a Yamaha. Sou um feliz proprietário de uma Yamaha, e falo sem medo de ser feliz que Honda é Honda! Rsrsrsrs. Pois é, o pós venda da Y deixa muito a desejar, então desde a última revisão (15.000 kms) só quem vai colocar a mão na NEO sou eu, por motivos que já me incomodaram tanto que nem quero mencionar...

Bom, primeiro o essencial: se você for fazer isto também, lembre-se de que o manual ensina tudo o que você precisa, exceto que precisa de uma chave do tipo L 12mm. Não serve estrela, não serve de boca, acredite em mim, só vai destruir o parafuso do dreno, compre uma chave L decente para trocar o óleo. Também aviso crianças que a mãe da gente xinga pra caramba o uso da garagem para isto! Faça uma plaquinha escrito "Cuidado! Garagem Escorregadia" e coloque antes de começar. Também é bom prender o cachorro pra ele não ficar mordendo seu cotovelo, e nem "marcando território" em nada. Arrume algum lugar pro óleo velho escorrer também né, e não esqueça de ser ecológico e levar o óleo num posto de gasolina pra ser devidamente reciclado. Jamais jogue pelo ralo!!!

Agora, vamos ao histórico então. Veja neste comprovante abaixo (clique nele pra ampliar... acho), que minha NEO fez a revisão dos 15.000 kms com 14.783 kms rodados da Feltrin da Av. Sto. Amaro, aqui em São Paulo, chamada de "Santo Feltrin". Conforme este comprovante, o óleo foi trocado por 0,9 litro de Yamalube ao custo de R$15,30. Aproveita e dá uma olhada no roubo que é o preço da revisão de 15mil!!



Agora, veja que conforme o manual, a troca de óleo deve ser feita a cada 6 meses ou 3.000 kms rodados. Conforme a foto logo a seguir, tirada com o celular (porque tô gordo e preguiçoso demais pra ir pegar a câmera no meu quarto), fiz a troca com pouco mais de 1.500 kms rodados, pois achei que o motor estava muito áspero (mas ainda confiando que ao menos a "Santo Feltrin" tinha trocado o óleo).





Tudo pronto aqui, chave em L na mão, mais um litro de Yamalube lacrado, conforme imagem abaixo, manual lido e relido, fui fazer a troca. Olha só a cor do óleo que saiu!





Confesso que não foi nada acidental deixar a foto do Yamalube novo lacrado bem acima da foto do que saiu do motor, usado.
Só uma outra vez ví um óleo sair tão queimado assim de um motor: quando experimentei o Repsol noutra moto, e tive que trocar com 700 kms rodados pois realmente achei que ia fundir o motor da moto de tanto que esquentava, e tanto barulho que vinha lá de dentro. De resto amigos, já troquei Castrol Actevo depois de rodar 4.000 kms e tava bem mais claro do que isso daí.
A dúvida que fica é: o Yamalube é ruim demais, ou a Feltrin cobrou e não trocou o óleo? Deixo para você leitor decidir. Eu não colocaria o Yamalube novamente se achasse que foi o óleo...
Resolvido o motor, troquei também o óleo da transmissão (já que ia sobrar os 100 mls da troca do óleo do motor), conforme instruções do manual. Ao tirar o óleo da transmissão, tirei esta última foto aqui para mostrar a diferença dele para o que saiu do motor, foi impressionante (e até mesmo bonito) de ver o contraste.



Por hoje é isso pessoal! A dica deste post é: faça você mesmo, pois as concessionárias da Yamaha vão te cobrar, não fazer o prometido, e provavelmente entregar sua scooter um pouco pior. Só como um comentário: tudo o que foi feito na revisão de 15.000 kms da minha NEO foi em motor/carburador/CVT. Mas entregaram com o painel mal encaixado, com parafuso fora do furo, e condensado, conforme fotos abaixo! Se alguém souber me explicar porque desmontaram meu painel (que dá um trabalho lascado pra fazer, tive que desmontar e remontar inteiro, levei horas), me explique.






Abraços a todos!

Fonte: Blog do Neumar - http://neumar.blogspot.com.br/

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Re: Trocando o óleo da Neo AT 115

Mensagem por Xandyroesch em Qui 17 Maio 2012 - 12:34

Muito bom o tuto rapaz, tenho certeza que vai ajudar muita gente +1 merecido pelo trabalho

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Re: Trocando o óleo da Neo AT 115

Mensagem por Adriano Tosta em Qui 17 Maio 2012 - 12:40

Boa Rafael! aê! +1 pra vc!

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Re: Trocando o óleo da Neo AT 115

Mensagem por Natan_Shark em Qui 17 Maio 2012 - 12:57

Rafael +1 pra vc, e concordo plenamente com vc o pós venda da Y é péssimo.

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Re: Trocando o óleo da Neo AT 115

Mensagem por Alex em Qui 17 Maio 2012 - 14:29

Fala Rafael, cara tb vou te dar +1 pelo tópico aê!

Brother ja nas duas primeiras revisões que fiz na Concessionária onde comprei minha Factor (as duas grátis) eu já passei a maior raiva, arranharam a aba do meu tanque e lavaram minha moto, não sei com que tipo de produto, só sei que ficou algumas manchas brancas no paralama traseiro Não sei pq diabos lavaram minha moto pois se eu havia lavado ela um dia antes da revisão. Mas enfim, nas duas revisões quando montei na moto pra vir embora a corrente tava estralando de tão apertada, sendo que a regulagem já estava perfeita, tive que mandar afrouxarem das duas vezes.

Então ficam as perguntas, pra quê lavaram minha moto sendo que estava "espelhada" de tão limpa?
Pra quê mexeram na regulagem da corrente se estava no ponto certo?

Então são mistérios, assim como o por quê de terem desmontado seu painel. Então desde então eu resolví que não ia mais levar para as revisões posteriores e passei desde então cuidar eu mesmo da minha moto.

Quanto ao óleo do seu motor, eu divido da mesma suspeita que vc, tal vez não tenham trocado ele, mas á respeito desse detalhe logo vc vai ter certeza ou não já que na próxima troca vc mesmo vai fazer. Enquanto não sanar essa dúvida eu recomendo que vc não passe dos 1500km rodados com esse óleo novo, para assim vc trocar e ver como vai estar.

Eu troco o óleo da minha Factor á cada 1.000km e ele sai bem claro, é tanto que um amigo meu que tem uma Fan "fumante" reutiliza meu óleo em seu motor.

Que absurdo o preço da revisão aí hein! Mad

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Re: Trocando o óleo da Neo AT 115

Mensagem por rafael_oliveira em Sex 18 Maio 2012 - 8:28

Obrigado Xann, pois é duvidas assim temos que sanar e deixarmos bem claro.

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Re: Trocando o óleo da Neo AT 115

Mensagem por Alex em Sex 18 Maio 2012 - 9:16

Então, e não deixe de nos informar todos os acontecimentos

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Re: Trocando o óleo da Neo AT 115

Mensagem por Natan_Shark em Sex 18 Maio 2012 - 10:04

Rsrsrs ha!ha!

XANN meu primo tbm reutiliza o meu oleo velho, nos chamamos a fan dele de fumacê da dengue, e olha q a moto dele é 2010 e tem 23 mil só, parece moto 2 tempos sem exagero

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Re: Trocando o óleo da Neo AT 115

Mensagem por Alex em Sex 18 Maio 2012 - 11:22

kkkkkkk, então cara, a Fan desse brother meu tb é 2010, não tem 30.000 rodados, já fez o motor uma vez e agora já tá fumando que nem 2T hehe!

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Re: Trocando o óleo da Neo AT 115

Mensagem por Paulo Victor em Sex 18 Maio 2012 - 12:17

Estou vendo se faço a revisão de 1000km semana que vem. Acho que vou trocar o trabalho e ficar o dia na Ymoto para acompanhar o serviço...

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Re: Trocando o óleo da Neo AT 115

Mensagem por Alex em Sex 18 Maio 2012 - 14:14

Paulo, eles tem mania de falar pra vc deixar a moto la de manhã e pegar só á tarde. O que da raiva é que nas primeiras revisões se eles pegassem mesmo na hora que vc levasse lá, não iria 15 minutos. Evil or Very Mad

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Re: Trocando o óleo da Neo AT 115

Mensagem por Paulo Victor em Sex 18 Maio 2012 - 14:19

Mas lá eles já sabem que eu sou chato haha.

Quando comprei a moto, cheguei pra buscá-la e ela ainda nem estava ativada. Fiquei em pé observando todo o trabalho do mecânico, desde o começo até a hora da entrega.

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Re: Trocando o óleo da Neo AT 115

Mensagem por Alex em Sex 18 Maio 2012 - 14:22

kkkk, aí sim brother. Pior que tem lugar que os caras nem deixam o dono entrar. Mas é isso aí, a Yamaha tem pecado no pós venda, então vc ficando em pé la do lado eles vão mostrar serviço rss aê!

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Re: Trocando o óleo da Neo AT 115

Mensagem por Paulo Victor em Sex 18 Maio 2012 - 14:26

Lá não tem como esconderem. Fica tudo à mostra

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Re: Trocando o óleo da Neo AT 115

Mensagem por Cássio Teixeira em Sab 26 Maio 2012 - 14:05

Rafael, eu uso o YAMALUBE e troco a cada 2,000km e não sai preto como esse que saiu da tua não. Na próxima troca que tu mesmo fizer faz um comparativo!!

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Re: Trocando o óleo da Neo AT 115

Mensagem por Cristiano Neto em Sex 27 Jul 2012 - 13:48

Olá Rafael Oliveira...


Eu tbm já passei isso. Desde a revisão de 30.000 que foi feita na Motopalma aqui em Palmas - TO (que por sinal foi a pior revisão que eles fizeram e tive que mandar fazer outra revisão em outra cidade, que por sinal ficou muito mais barato e todos os problemas foram resolvidos) passei a trocar o óleo do motor, da transmissão, o fluído de freio, a vela de ignição e o filtro de ar. Fiz a troca desses componentes no último dia 20/07/2012 e confesso a vc que, depois que eu passei a fazer isso, minha moto ficou muito melhor. Hoje minha moto tá com 49.925 originais e nunca precisou trocar uma peça de motor e transmissão (a não ser a correia da transmissão que foram 2 trocas, uma com 20.000 e outra com 40.000). Aliás, por falar em correia, a Yamaha sugere a troca dessa peça a cada 25.000 kms, mas eu sugiro trocar a cada 20.000 pois a durabilidade das peças da transmissão é muito maior.


Abraços...


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Re: Trocando o óleo da Neo AT 115

Mensagem por Alex em Sex 27 Jul 2012 - 20:16

Muito bom Cristiano, acho que não tinha visto uma Neo tão rodada e em boas condições assim. Realmente essas revisões na Concessionária são uma pouca vergonha. Mad

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Re: Trocando o óleo da Neo AT 115

Mensagem por Cristiano Neto em Sab 28 Jul 2012 - 22:39

Rafael, esse óleo ficando preto antes de 1500, 2000 kms significa motor sujo. Vou te dar uma dica: quando vc for fazer a próxima troca, coloque o óleo novo, rode pelo menos 400 kms, depois troque de novo. Faça isso a cada 3 ou 4 trocas. Eu faço isso na minha e nunca tive problemas. Isso é bom e ajuda a manter as peças do motor intactas e tbm o motor em si bem limpo.

Abraços...

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Re: Trocando o óleo da Neo AT 115

Mensagem por braz wilson em Sex 3 Ago 2012 - 22:28

bem vou tentar a sorte a minha neo comprei na YMOTO aqui de são gonçalo RJ o leonardo chefe da oficina e tão atencioso que chega ser chato vamos ver como vai ser,pretendo fazer todas as revisões na concesionaria,mas vou observar,mexo com motores a mais de 35 anos e complicado tentar me enrolar;massss vou ficar de olho,meu dinheiro não e capim abraços do amigo braz

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Re: Trocando o óleo da Neo AT 115

Mensagem por Cristiano Neto em Sab 4 Ago 2012 - 13:36

Amigo Braz...

Disse tudo. Dinheiro não é capim mesmo. Se não ficar em cima, vão acabando fazendo m**** na sua moto!!!

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Re: Trocando o óleo da Neo AT 115

Mensagem por Natan_Shark em Sab 4 Ago 2012 - 13:59

eai braz se apresenta lá no topico de apresentação é muito bom ver mais um do rj aki no forum

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Re: Trocando o óleo da Neo AT 115

Mensagem por Cristiano Neto em Sab 4 Ago 2012 - 14:08

Isso mesmo Braz, se apresenta pra nós aí. Ficaremos felizes com a sua presença no Fórum!!!!!

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Re: Trocando o óleo da Neo AT 115

Mensagem por Carlos E Mayer em Qua 15 Jan 2014 - 1:19

Olá, pessoal

Também fiz a minha primeira troca de óleo do motor e da transmissão em casa... Como sabem minha Neo eu comprei usada e o ex dono super cuidadoso me recomendou que trocasse o óleo aos 19.500 Km (comprei-a com 19.400 Km).

Não pretendo seguir com as trocas a cada 3.000 Km mas sim a cada 2.000 Km... O custo é baixo, e não gastei mais do que 20 minutos para troca. Optei pelo Castro Actevo 20W50 que uso em minhas bicicletas motorizadas de 4 tempos a anos sem problemas... Particularmente não gosto do Yamalube... Vejam a cor do óleo do motor...

Obs: O escape já foi lixadfo, pintado e a abraçadeira trocada heheheh



Para os amigos que não viram de perto mola, peneirinha, o'ring e retentor (devidamente retirados e limpos)



E finalmente o óleo da transmissão



Aproveitei o embalo e troquei a vela de ignição e o elemento do filtro de ar... Segui também o procedimento recomendado no manual - Verificação de ar no sistema através da abertura do parafuso existente na lateral direita do motor. De acordo com um "expert" em Yamahas ele deve ser feito a cada troca...

A Neo ficou ótima com óleo de motor e transmissão novos, vela e filtro novos. Meus novos amortecedores traseiros chegam esta semana e sua troca será minha nova postagem.

Forte abraço a todos

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Re: Trocando o óleo da Neo AT 115

Mensagem por Jefferson Ledoux em Qua 15 Jan 2014 - 1:27

Huma blz em irmão!! pra ficar melhor, trocando os amortecedores aí é só alegria... tbm tenho vontade de usar o oleo castrol mas não encontrei aqui, na proxima troca vou testa-lo, com o yamalube o pedal do câmbio estava meio duro e fio a unica vez que usei ele, estava usando o mobil semissintetico.

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Re: Trocando o óleo da Neo AT 115

Mensagem por Carlos E Mayer em Qua 15 Jan 2014 - 2:36

Engraçado é que já ouvi muitas reclamações sobre a qualidade do tal Yamalube será que procedem? Estranho a Yamaha colocar o nome num produto que aparentemente deixa a desejar em relações a outros com a mesma especificação...

Sabe a real? Usei este Castrol Actevo porque já conhecia... Agora estou louco esperando os amortecedores (chegam pelos Correios)...

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