CLUBE DOS YAMAHEIROS
Desculpa, você está desconectado, faça o Logon usando seu nome de usuário e senha previamente cadastrados ou faça o seu cadastro.

Trocando o óleo da Neo AT 115554

Trocando o óleo da Neo AT 115

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Trocando o óleo da Neo AT 115

Mensagem por rafael_oliveira em Qui 17 Maio 2012 - 11:59

Aproveito e já reinicio com um post do assunto favorito que faz as pessoas virem aqui: a NEO. Hoje, com cerca de 16.500 kms rodados com ela, pela primeira vez eu mesmo fiz uma troca de óleo dela! Existe um motivo para isto: a Yamaha. Sou um feliz proprietário de uma Yamaha, e falo sem medo de ser feliz que Honda é Honda! Rsrsrsrs. Pois é, o pós venda da Y deixa muito a desejar, então desde a última revisão (15.000 kms) só quem vai colocar a mão na NEO sou eu, por motivos que já me incomodaram tanto que nem quero mencionar...

Bom, primeiro o essencial: se você for fazer isto também, lembre-se de que o manual ensina tudo o que você precisa, exceto que precisa de uma chave do tipo L 12mm. Não serve estrela, não serve de boca, acredite em mim, só vai destruir o parafuso do dreno, compre uma chave L decente para trocar o óleo. Também aviso crianças que a mãe da gente xinga pra caramba o uso da garagem para isto! Faça uma plaquinha escrito "Cuidado! Garagem Escorregadia" e coloque antes de começar. Também é bom prender o cachorro pra ele não ficar mordendo seu cotovelo, e nem "marcando território" em nada. Arrume algum lugar pro óleo velho escorrer também né, e não esqueça de ser ecológico e levar o óleo num posto de gasolina pra ser devidamente reciclado. Jamais jogue pelo ralo!!!

Agora, vamos ao histórico então. Veja neste comprovante abaixo (clique nele pra ampliar... acho), que minha NEO fez a revisão dos 15.000 kms com 14.783 kms rodados da Feltrin da Av. Sto. Amaro, aqui em São Paulo, chamada de "Santo Feltrin". Conforme este comprovante, o óleo foi trocado por 0,9 litro de Yamalube ao custo de R$15,30. Aproveita e dá uma olhada no roubo que é o preço da revisão de 15mil!!

Agora, veja que conforme o manual, a troca de óleo deve ser feita a cada 6 meses ou 3.000 kms rodados. Conforme a foto logo a seguir, tirada com o celular (porque tô gordo e preguiçoso demais pra ir pegar a câmera no meu quarto), fiz a troca com pouco mais de 1.500 kms rodados, pois achei que o motor estava muito áspero (mas ainda confiando que ao menos a "Santo Feltrin" tinha trocado o óleo).

Tudo pronto aqui, chave em L na mão, mais um litro de Yamalube lacrado, conforme imagem abaixo, manual lido e relido, fui fazer a troca. Olha só a cor do óleo que saiu!

Confesso que não foi nada acidental deixar a foto do Yamalube novo lacrado bem acima da foto do que saiu do motor, usado.
Só uma outra vez ví um óleo sair tão queimado assim de um motor: quando experimentei o Repsol noutra moto, e tive que trocar com 700 kms rodados pois realmente achei que ia fundir o motor da moto de tanto que esquentava, e tanto barulho que vinha lá de dentro. De resto amigos, já troquei Castrol Actevo depois de rodar 4.000 kms e tava bem mais claro do que isso daí.
A dúvida que fica é: o Yamalube é ruim demais, ou a Feltrin cobrou e não trocou o óleo? Deixo para você leitor decidir. Eu não colocaria o Yamalube novamente se achasse que foi o óleo...
Resolvido o motor, troquei também o óleo da transmissão (já que ia sobrar os 100 mls da troca do óleo do motor), conforme instruções do manual. Ao tirar o óleo da transmissão, tirei esta última foto aqui para mostrar a diferença dele para o que saiu do motor, foi impressionante (e até mesmo bonito) de ver o contraste.

Por hoje é isso pessoal! A dica deste post é: faça você mesmo, pois as concessionárias da Yamaha vão te cobrar, não fazer o prometido, e provavelmente entregar sua scooter um pouco pior. Só como um comentário: tudo o que foi feito na revisão de 15.000 kms da minha NEO foi em motor/carburador/CVT. Mas entregaram com o painel mal encaixado, com parafuso fora do furo, e condensado, conforme fotos abaixo! Se alguém souber me explicar porque desmontaram meu painel (que dá um trabalho lascado pra fazer, tive que desmontar e remontar inteiro, levei horas), me explique.

Abraços a todos!

Fonte: Blog do Neumar - http://neumar.blogspot.com.br/

rafael_oliveira
Iniciante
Iniciante

Moto:: Yamaha Neo

Re: Trocando o óleo da Neo AT 115

Mensagem por Xandyroesch em Qui 17 Maio 2012 - 12:34

Muito bom o tuto rapaz, tenho certeza que vai ajudar muita gente +1 merecido pelo trabalho

minha Pretinha

Xandyroesch
MODERADOR
MODERADOR

Moto:: Factor k 2010

https://www.facebook.com/profile.php?id=100000017050376

Mensagem por Adriano Tosta em Qui 17 Maio 2012 - 12:40

Boa Rafael! aê! +1 pra vc!

CLUBE DOS YAMAHEIROS
Portal da sua Motocicleta YAMAHA

Adriano Tosta
Colaborador
Colaborador

Moto:: Fazer 250

Mensagem por Natan_Shark em Qui 17 Maio 2012 - 12:57

Rafael +1 pra vc, e concordo plenamente com vc o pós venda da Y é péssimo.

Natan_Shark
MODERADOR
MODERADOR

Moto:: Factor Black Ed

https://www.facebook.com/natan.silva.792

Mensagem por Alex em Qui 17 Maio 2012 - 14:29

Fala Rafael, cara tb vou te dar +1 pelo tópico aê!

Brother ja nas duas primeiras revisões que fiz na Concessionária onde comprei minha Factor (as duas grátis) eu já passei a maior raiva, arranharam a aba do meu tanque e lavaram minha moto, não sei com que tipo de produto, só sei que ficou algumas manchas brancas no paralama traseiro Não sei pq diabos lavaram minha moto pois se eu havia lavado ela um dia antes da revisão. Mas enfim, nas duas revisões quando montei na moto pra vir embora a corrente tava estralando de tão apertada, sendo que a regulagem já estava perfeita, tive que mandar afrouxarem das duas vezes.

Então ficam as perguntas, pra quê lavaram minha moto sendo que estava "espelhada" de tão limpa?
Pra quê mexeram na regulagem da corrente se estava no ponto certo?

Então são mistérios, assim como o por quê de terem desmontado seu painel. Então desde então eu resolví que não ia mais levar para as revisões posteriores e passei desde então cuidar eu mesmo da minha moto.

Quanto ao óleo do seu motor, eu divido da mesma suspeita que vc, tal vez não tenham trocado ele, mas á respeito desse detalhe logo vc vai ter certeza ou não já que na próxima troca vc mesmo vai fazer. Enquanto não sanar essa dúvida eu recomendo que vc não passe dos 1500km rodados com esse óleo novo, para assim vc trocar e ver como vai estar.

Eu troco o óleo da minha Factor á cada 1.000km e ele sai bem claro, é tanto que um amigo meu que tem uma Fan "fumante" reutiliza meu óleo em seu motor.

Que absurdo o preço da revisão aí hein! Mad

Alex
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Moto:: YBR Factor ED

Mensagem por rafael_oliveira em Sex 18 Maio 2012 - 8:28

Obrigado Xann, pois é duvidas assim temos que sanar e deixarmos bem claro.

rafael_oliveira
Iniciante
Iniciante

Moto:: Yamaha Neo

Mensagem por Alex em Sex 18 Maio 2012 - 9:16

Então, e não deixe de nos informar todos os acontecimentos

Alex
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagem por Natan_Shark em Sex 18 Maio 2012 - 10:04

Rsrsrs ha!ha!

XANN meu primo tbm reutiliza o meu oleo velho, nos chamamos a fan dele de fumacê da dengue, e olha q a moto dele é 2010 e tem 23 mil só, parece moto 2 tempos sem exagero

Natan_Shark
MODERADOR
MODERADOR

Moto:: Factor Black Ed

https://www.facebook.com/natan.silva.792

Mensagem por Alex em Sex 18 Maio 2012 - 11:22

kkkkkkk, então cara, a Fan desse brother meu tb é 2010, não tem 30.000 rodados, já fez o motor uma vez e agora já tá fumando que nem 2T hehe!

Alex
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagem por Paulo Victor em Sex 18 Maio 2012 - 12:17

Estou vendo se faço a revisão de 1000km semana que vem. Acho que vou trocar o trabalho e ficar o dia na Ymoto para acompanhar o serviço...

Paulo Victor
Iniciante
Iniciante

Moto:: Factor ED Verme

Mensagem por Alex em Sex 18 Maio 2012 - 14:14

Paulo, eles tem mania de falar pra vc deixar a moto la de manhã e pegar só á tarde. O que da raiva é que nas primeiras revisões se eles pegassem mesmo na hora que vc levasse lá, não iria 15 minutos. Evil or Very Mad

Alex
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagem por Paulo Victor em Sex 18 Maio 2012 - 14:19

Mas lá eles já sabem que eu sou chato haha.

Quando comprei a moto, cheguei pra buscá-la e ela ainda nem estava ativada. Fiquei em pé observando todo o trabalho do mecânico, desde o começo até a hora da entrega.

Paulo Victor
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Alex em Sex 18 Maio 2012 - 14:22

kkkk, aí sim brother. Pior que tem lugar que os caras nem deixam o dono entrar. Mas é isso aí, a Yamaha tem pecado no pós venda, então vc ficando em pé la do lado eles vão mostrar serviço rss aê!

Alex
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagem por Paulo Victor em Sex 18 Maio 2012 - 14:26

Lá não tem como esconderem. Fica tudo à mostra

Paulo Victor
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Cássio Teixeira em Sab 26 Maio 2012 - 14:05

Rafael, eu uso o YAMALUBE e troco a cada 2,000km e não sai preto como esse que saiu da tua não. Na próxima troca que tu mesmo fizer faz um comparativo!!

Cássio Teixeira
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto:: Factor ED preta

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: