CLUBE DOS YAMAHEIROS
Desculpa, você está desconectado, faça o Logon usando seu nome de usuário e senha previamente cadastrados ou faça o seu cadastro.

Teste longa duração, Crypton na estrada - Completo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Teste longa duração, Crypton na estrada - Completo

Mensagem por Jefferson Ledoux em Seg 27 Jan 2014 - 16:49

Teste Longa Duração – 1° parte – Yamaha T115 Crypton K 2012 “Por Marcos Branco”

Olá amigos, agora vou falar sobre consumo/autonomia da Crypton que realizei na cidadede São Paulo.

Neste teste achei interessante em avaliar o primeiro tanque, aproveitando a motoca zero, depois dos +- 1000Km vou avaliar novamente e analisar se deu alguma diferença.

Procurei pilotar como se anda em São Paulo de motoca, acompanhando as motos nos corredores entre os carros, principalmente na hora do rush, e quando pegava uma via com maior velocidade, procurei não ultrapassar os 80Km/h.

No teste de consumo até 80Km/h, a Crypton se mostrou econômica no primeiro tanque:

Fez 37.17Km/l.( o consumo pode variar de acordo com a cidade, peso do piloto, relevo do terreno, etc…)

Já no terceiro tanque da moto, queria saber mais do consumo da motoca na cidade, então fiz o seguinte:

* Nas acelerações sempre suave, trocando as marchas sem esticar e não ultrapassando os 60Km/h eu consegui um consumo de 48,63Km/l.

Só para informar, em São Paulo pilotando uma motoca, seja qual for, o mais seguro seria andar até os 80Km/h, porque neste teste dos 60Km/h eu tive que redobrar atenção e ter muito cuidado para não atrapalhar os automóveis, ônibus e caminhões.

Sempre digo e reafirmo, o mais seguro para pilotar uma moto, é sempre mais rapido que os carros, seja na cidade ou na estrada.

Quanto a autonomia do tanque achei pouco baixa, por volta dos 120km já tem que procurar um posto, creio que um tanque maior seria bem vindo.

Teste Longa Duração – 2° parte – Yamaha T115 Crypton K 2012

Agora foi a vez de testar autonomia em um ambiente que não é o habitat natural da Crypton; “ Estrada”.

“Quem não tem cão caça com gato”

Claro que muitos motociclistas pegam estrada com esta motoca por falta de possuir uma motoca maior, então achei importante testar na estrada a autonomia.

Realizei duas medições, no meu parecer já é o bastante em uma estrada, vamos lá:

1° medição:

Pilotando de 90 a 100Km/h a motoca fez 36,18Km/l;

2° medição:

Já com acelerador virado o tempo todo, isso variava de +-90 a 120Km/h, a motoca bateu a marca do consumo máximo 29,79Km/l.

Gostaria de ressaltar estas medições podem variar um pouco, por causa de vários fatores, sejam eles, peso do piloto, vento, inclinação da pista, etc….

Outro parecer que constatamos, é que estas motos com motores mais fracos em desempenho, são mais econômicas na cidade do que na estrada, como podem conferir na primeira parte do teste.

Teste Longa Duração – 3° parte ” Aferição do Velocímetro ” – Yamaha T115 Crypton K 2012 “Por Marcos Branco”
Qual a velocidade real que marca o velocímetro?
 Este é o assunto desta parte do teste.

Geralmente todos velocímetros marcam a mais as velocidades, como no caso da Crypton; não tem um padrão de porcentagem para calcular o erro, porque varia diferença de acordo com a velocidade.
Curiosidade: No caso da Crypton o velocímetro marca correto a 10Km/h, após esta marca começa a marcar a mais.
 Vamos para aferição do velocímetro da Crypton

Velocímetro / Real
 10Km/h = 10Km/h
 20Km/h = 16Km/h
 30Km/h = 26Km/h
 40Km/h = 35Km/h
 50Km/h = 43Km/h
 60KM/h = 50Km/h
 70Km/h = 59Km/h
 80Km/h = 69Kmk/h
 90 Km/h = 76Km/h
 100 Km/h = 85Km/h
 110 Km/h = 94Km/h

Teste Longa Duração – 4° parte ” Freios ” – Yamaha T115 Crypton K 2012 “Por Marcos Branco”

Um ponto muito importante de um veículo são os freios, será que é suficiente para o peso da motoca, etc?

Modelo que estou realizando teste de longa duração é o Crypton K 115 sendo o modelo mais simples e o mais em conta da linha Crypton.
 Os freios são a tambor, tanto na dianteira como na trazeira. Todo freio a tambor requer maior atenção na regulagem.

Claro que um freio a disco é muito melhor em desempenho e a manutenção é muito menor que um freio a tambor,  vou explicar:

-Freio a disco não tem que se preocupar com regulagens, e somente em trocar as pastilhas quando estiverem gastas;
 -Quanto ao freio tambor, tem que ficar sempre ligado para deixar bem ajustado, porque ele vai gastando e com isso a potência dele que já não é muita coisa, diminui muito, por isso manter sempre regulado; tomando cuidado para não deixar a roda prendendo é o ideal.

No Modelo da Crypton K 115 o freio a tambor cumpre bem seu papel, desde que sempre regulado; o pouco peso do modelo e as velocidades que modelo alcança, ajudam o trabalho dos freios.
 Tanto na cidade como na estrada, os freios se comportaram muito bem, até com garupa ele é razoável.

Notei com o freio especialmente dianteiro, fica muito borrachudo e perde muita potência quando não esta ajustado, então volto a frisar este quesito. O ajuste do freio dianteiro é muito importante para segurança, ok….

Teste Longa Duração – 5° parte ” Comportamento na Estrada ” – Yamaha T115 Crypton K 2012 “Por Marcos Branco”

Bem amigos, resolvi testar a Crypton em um local que não é o habitat natural dela, a ESTRADA……

Motoca foi projetada para o dia a dia na cidade, ou lazer, mas não destinada a viagens. Como quem não tem cão caça com gato, que pode ser a condição financeira ou escolha de muitos, resolvi fazer este teste.
O grande problema para motos de baixa potência nas estradas, são os caminhões e ônibus; vou explicar:
Pilotando motos desde 5 anos de idade, sendo piloto de motociclismo e automobilismo por vários anos,  cheguei a uma conclusão pessoal. O mais seguro em pilotar motos, é rodar pouco mais rápido que os veículos, desta forma o piloto tem maior controle da situação.
No caso da Crypton, ela briga o tempo todo com caminhões e ônibus, e isso gera um desconforto e é necessário atenção muito maior em pilotar a 90Km/h com a Crypton do que a 120Km/h com uma moto maior.

As vezes na estrada com varias faixas, numa subida por exemplo fui ultrapassar um caminhão e tive que ficar muito atento ao retrovisor, porque atrás vinha carros a 120Km/h e eu estava a 90Km/h, e claro que não queria atrapalhar os mais rápidos, e nem ser atropelado rsrsrs, mas eu tinha que ultrapassar… nesta situação ficava apreensivo as vezes….. porque a ultrapassagem é muito lenta e até perigosa.
Ai você me pergunta: Porque não esperou a descida ou plano para ultrapassar? A resposta é simples, muitos caminhões e ônibus rodam mais rápido que a Crypton nesta situação, e na subida são muito mais lentos, e a ultrapassagem é inevitável…

Na estrada é possível rodar, mas não indico rodar em estradas com limite acima de 100Km/h, para sua segurança.
Velocidade cruzeiro ficou entre 80 e 90Km/h.
Consumo na velocidade cruzeiro foi de 40,60Km/l.

Autonomia é baixa por causa de um tanque pequeno, apenas 4,2 litros (deveria ser maior na minha opinião), procure abastecer a cada 100 a 110Km para não ficar na estrada, e boa viagem.

MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Crypton Black

Re: Teste longa duração, Crypton na estrada - Completo

Mensagem por Alex em Seg 27 Jan 2014 - 21:17

Boa Jefferson, +1 Manolo, na alta!!!  parabéns 

ADMINISTRADOR

Moto: : YBR Factor ED

Mensagem por Jefferson Ledoux em Seg 27 Jan 2014 - 22:10

muito doido!  muito doido!  muito doido!

MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por rribeiroa em Ter 17 Jun 2014 - 12:16

Como fixar o GPS na crypton!?!?! rs
rribeiroa
Colaborador
Colaborador

Moto: : XTZ 125 XE

Mensagem por Jefferson Ledoux em Ter 17 Jun 2014 - 20:18

Ricardo, nos retrovisores... rsrs

MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por rribeiroa em Ter 17 Jun 2014 - 21:56

Algum suporte especifico? o kra q fez o teste aí fixou no painel...
No final de semana vou fazer um conector pra ligar o GPS e manter carregando quando estiver usando... vamos ver se vai dar certo!!! rs rs
rribeiroa
Colaborador
Colaborador

Moto: : XTZ 125 XE

Mensagem por Xandyroesch em Ter 17 Jun 2014 - 23:05

Amigo tem variosa tipos de suporte com ventosas, o melhor que vi até hoje foi o da GoPro, em relação ao conector que vc esta pensando e fazer, aqui no clube tem um tuto de uma tomada de 12 v que faz essa função.

minha Pretinha
Xandyroesch
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Factor k 2010

https://www.facebook.com/profile.php?id=100000017050376

Mensagem por Jefferson Ledoux em Qua 18 Jun 2014 - 0:29

rribeiroa escreveu:Algum suporte especifico? o kra q fez o teste aí fixou no painel...
No final de semana vou fazer um conector pra ligar o GPS e manter carregando quando estiver usando... vamos ver se vai dar certo!!! rs rs

Ricardo esse que o cara colocou no painel é daquele com aquelas borrachinhas tipo de arco e flexa de brinquedo que cola na geladeira sacou? vc faz uma pressão e ele cola, mas será que não tem perigo do GPS cair com a trepidação?!!

MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Iago da Crypton em Seg 12 Jan 2015 - 9:19

Boaa jeff
esses testes tiraram muitas duvidas.
otima postagem aê! aê!
Iago da Crypton
Novatos
Novatos

Moto: : Crypton T115

Mensagem por Jefferson Ledoux em Ter 13 Jan 2015 - 16:23

Brigadão Iago aê!

MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Leonardo00 em Seg 9 Mar 2015 - 9:13

Poxa, quero esse consumo na minha Crypton, abasteci quando estava na reserva, quando sai da concessionária e rodei 80km e ja voltou p a reserva novamente, pelas contas deve estar fazendo uns 20km/l .

Será que é por ser nova, o primeiro tanque ser mais beberrão? Sei que não é o tópico, mas vcs amaciaram a Crypton como diz o manual? Pow, no manual diz que mal pode acelerar até os 1000km.
Leonardo00
Iniciante
Iniciante

Moto: : Crypton

Mensagem por Jefferson Ledoux em Seg 9 Mar 2015 - 13:15

Leonardo, pode ter algo errado... carburador desregulado, freio mto justo pegando... alguma coisa está errado pq a minha quando saiu da CC fazia acima dos 40km/L, hoje está na casa dos 32km/L pq está com os dois pneus largos e eu so ando com a patroa. 20km/L ta mais que a fazer 250. Mesmo a moto sendo nova não é pra estar com esse consumo. Se vc reclamar na CC e eles disserem ser normal é pq não querem trabalhar pra procurar o problema. aê!

MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Antonio Carlos Teixeira J em Seg 9 Mar 2015 - 21:08

Leonardo00 escreveu:Poxa, quero esse consumo na minha Crypton, abasteci quando estava na reserva, quando sai da concessionária e rodei 80km e ja voltou p a reserva novamente, pelas contas deve estar fazendo uns 20km/l .

Será que é por ser nova, o primeiro tanque ser mais beberrão? Sei que não é o tópico, mas vcs amaciaram a Crypton como diz o manual? Pow, no manual diz que mal pode acelerar até os 1000km.

meu amigo a minha fez 25km por litro a primeira vez que abasteci, e depois foi melhorando chegou aos 38km 40km por litro agora deve estar fazendo uns 35km por litro pois mudei o pneu traseiro, no caso de amaciar eu não segui o manual mas eu arrisquei, moro ao lado de uma rodovia então não da pois tudo q vou fazer tenho q pegar a rodovia
Antonio Carlos Teixeira J
Iniciante
Iniciante

Moto: : Crypton 115

Mensagem por Antonio Carlos Teixeira J em Seg 9 Mar 2015 - 21:10

Leonardo00 escreveu:Poxa, quero esse consumo na minha Crypton, abasteci quando estava na reserva, quando sai da concessionária e rodei 80km e ja voltou p a reserva novamente, pelas contas deve estar fazendo uns 20km/l .

meu amigo a minha fez 25km por litro a primeira vez que abasteci, e depois foi melhorando chegou aos 38km 40km por litro agora deve estar fazendo uns 35km por litro pois mudei o pneu traseiro, no caso de amaciar eu não segui o manual mas eu arrisquei, moro ao lado de uma rodovia então não da pois tudo q vou fazer tenho q pegar a rodovia
Antonio Carlos Teixeira J
Iniciante
Iniciante

Moto: : Crypton 115

Mensagem por Leonardo00 em Ter 10 Mar 2015 - 8:20

Jefferson Ledoux escreveu:Leonardo, pode ter algo errado... carburador desregulado, freio mto justo pegando... alguma coisa está errado pq a minha quando saiu da CC fazia acima dos 40km/L, hoje está na casa dos 32km/L pq está com os dois pneus largos e eu so ando com a patroa. 20km/L ta mais que a fazer 250. Mesmo a moto sendo nova não é pra estar com esse consumo. Se vc reclamar na CC e eles disserem ser normal é pq não querem trabalhar pra procurar o problema. aê!

Pow, nem brinca cara, tenho uma moto que consome mais que uma 250cc kkkk vou pedir mais cc na concessionária rs, zueira.

Abasteci ontem, e vou ver como se comporta, ponteiro ficou acima da marca do F, e estava na km 110 no abastecimento, quando a marca do ponteiro chegar no começo do vermelho, vou ver quanto vai estar a km. É assim que se mede o consumo? Pq até a marca vermelha são 3 litros certo? Estou esperando que a moto chegue até o km 200 ( pelo menos fazer 30km/l). Se fizer menos que isso, vou ligar ou ir na concessionária ver o que ocorre. Espero que não seja problema, pq tempo p ir levar na CC é difícil para eu ir.
Leonardo00
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Leonardo00 em Ter 10 Mar 2015 - 8:27

Antonio Carlos Teixeira J escreveu:

Dose que que o consumo do Jeff foi de 40km/l na primeira e a sua foi 25km/l na primeira abastecida, fiquei bem abaixo de vc's, espero que suba esse meus números, pq comprar uma 115cc para gastar como uma 250cc é dose rs.
Nem acelero muito, ja jogo 4ª, chego e fico em torno dos 60km/h sem esticar as marchas anteriores.

Estou fazendo o que o manual diz, mas é dificil pq os carros ficam atras quase empurrando, mesmo eu ali nos 60km/h, da impressão que estou mais lento e ja esta a 60km/h. Vamos ver até quando rola essa gasolina que coloquei ontem.
Leonardo00
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Alex em Ter 10 Mar 2015 - 11:27

Leonardo não confie muito nesse ponteiro, não marca 100% e acho que nem perto disso, minha esposa tem uma Crypton e cansamos de parar a moto e o ponteiro está com marcação "X", e no outro dia ao ligar está com marcação "Y", então esse marcador é só pra vc ter uma noção da quantidade de gasolina que tem no tanque. Esse tanque cabe em torno dos 4 litros, vc tem que rodar acima de 130km com tanque cheio. Rodar com giro baixo nem sempre significa economia, vc estar andando a 60km/h numa reta de 4º é uma coisa, de repente vc pega uma subida e quer manter os mesmos 60km/h de 4º marcha, aí vai ter que puxar o acelerador quase todo, tal vez se descer pra 3º marcha nessa subida gastará menos que de 4º, sem falar que de 4º estaria ainda forçando o motor e todo o sistema. Foi só uma situação hipotética, pra te exemplificar, tudo depende, depende da subida, depende do vento, do peso que vai estar em cima da moto. Mas não pense que é complicado, é só questão de tempo pra tudo isso acontecer automaticamente.

ADMINISTRADOR

Mensagem por Leonardo00 em Ter 10 Mar 2015 - 11:41

Alex escreveu:Leonardo não confie muito nesse ponteiro, não marca 100% e acho que nem perto disso, minha esposa tem uma Crypton e cansamos de parar a moto e o ponteiro está com marcação "X", e no outro dia ao ligar está com marcação "Y", então esse marcador é só pra vc ter uma noção da quantidade de gasolina que tem no tanque. Esse tanque cabe em torno dos 4 litros, vc tem que rodar acima de 130km com tanque cheio. Rodar com giro baixo nem sempre significa economia, vc estar andando a 60km/h numa reta de 4º é uma coisa, de repente vc pega uma subida e quer manter os mesmos 60km/h de 4º marcha, aí vai ter que puxar o acelerador quase todo, tal vez se descer pra 3º marcha nessa subida gastará menos que de 4º, sem falar que de 4º estaria ainda forçando o motor e todo o sistema. Foi só uma situação hipotética, pra te exemplificar, tudo depende, depende da subida, depende do vento, do peso que vai estar em cima da  moto. Mas não pense que é complicado, é só questão de tempo pra tudo isso acontecer automaticamente.

Hoje mesmo peguei uma ladeira e baixei p a 3ª, para não acelerar muito, igual vc disse.
Mas como vc's fazem para calcular quantos km faz por litro? Estava me baseando no ponteiro.
Leonardo00
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Jefferson Ledoux em Ter 10 Mar 2015 - 12:05

Leo, encha o tanque e marque a kilometragem, vamos supor q esteja com 200km rodados, rode com a moto atééé ou baixar o tanque mais que a metade ou até passar dos 300km rodados. Ai encha o tanque novamente e veja quantos litro entrou, vamos supor que 2,5 litros, e vc rodou 100km. então faça a conta 100km dividido por 2,5 litros = 40km por litro.

MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Leonardo00 em Ter 10 Mar 2015 - 12:58

Jefferson Ledoux escreveu:Leo, encha o tanque e marque a kilometragem, vamos supor q esteja com 200km rodados, rode com a moto atééé ou baixar o tanque mais que a metade ou até passar dos 300km rodados. Ai encha o tanque novamente e veja quantos litro entrou, vamos supor que 2,5 litros, e vc rodou 100km. então faça a conta 100km dividido por 2,5 litros = 40km por litro.

Boa idéia Jeff, assim fica sussa de calcular, vou fazer isso, na próxima abastecida, ai venho aqui contar o consumo.
Leonardo00
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Jefferson Ledoux em Ter 10 Mar 2015 - 13:22

Show What a Face

MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Leonardo00 em Sex 13 Mar 2015 - 7:41

Jefferson Ledoux escreveu:Show What a Face

Fiz o teste hoje cara, rodei uns 116km e bateu na bomba 3,01, e segundo a telemetria da moto, o calculo deu uns 38,5 km/l hehe
Agora vou fazer o teste com a aditivada que esta no tanque, e com o afogador levantado p cima depois do motor esquentar, pq testei com o afogado baixado e a rotação alta. Vlw pela dica, vou fazer esse calculo no carro qualquer dia.
Leonardo00
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Alex em Sex 13 Mar 2015 - 20:04

Putz, diferença hein brother! Mas a média dela é por aí mesmo, a Factor 125 faz 40/l, a Crypton tem uma marcha a menos, só que é mais leve, mas por outro lado tem a carenagem que a segura um pouco no vento, enfim, essa média perto dos 40km/l dentro da cidade está ótima. aê!

ADMINISTRADOR

Mensagem por Jefferson Ledoux em Sab 14 Mar 2015 - 0:57

Isso aí Parceiro, agora sim ta massa!!! Eu sempre usei aditivada e sempre as médias são mais baixas, agora estou so na comum mas hoje enchi o tanque e esqueci de marcar a quilometragem, na hora do abastecimento eu estava com uma foooooome aí so pensava em chegar em casa ódio!!!

MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Leonardo00 em Sab 14 Mar 2015 - 23:20

Alex escreveu:Putz, diferença hein brother! Mas a média dela é por aí mesmo, a Factor 125 faz 40/l, a Crypton tem uma marcha a menos, só que é mais leve, mas por outro lado tem a carenagem que a segura um pouco no vento, enfim, essa média perto dos 40km/l dentro da cidade está ótima. aê!

Agora estou andando na lenta e com gasolina aditivada e sempre de boa, vamos ver a telemetria ( calculador da bolso rs ), ver quanto que vai dar agora. Estou levando a patroa de vez em quando na moto p voltar p casa, mas se ficar nos 40km/l fico feliz, ja que abasteço com 10 reais. Estava sofrendo pagando 50 reais por semana de etanol mais 45 reais de estacionamento por semana, com o carro. E agora 10 reais sem pagar estacionamento, estou sorrindo de orelha a orelha rs.
Leonardo00
Iniciante
Iniciante

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: