Fórum Yamaheiros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ANP põe em consulta pública resolução que aprimora qualidade da gasolina

Ir para baixo

ANP põe em consulta pública resolução que aprimora qualidade da gasolina Empty ANP põe em consulta pública resolução que aprimora qualidade da gasolina

Mensagem por Ctrl-Alt-Del Sex Jun 28, 2019 3:48 pm

Fonte: Portal Lubes em 28/06/2019

Qualidade da gasolina

A diretoria da ANP aprovou hoje (27/6) a realização de consulta pública, por 45 dias, de proposta de resolução que visa aprimorar a qualidade da gasolina automotiva brasileira. A resolução estabelece as especificações e as obrigações quanto ao controle da qualidade a serem atendidas pelos agentes econômicos, em substituição à Resolução ANP nº 40, de 2013.

A revisão da especificação da gasolina automotiva contempla, principalmente, dois pontos. O primeiro é o aumento da massa específica mínima da gasolina, o que significa mais energia e menos consumo. A segunda é a fixação de limites para a octanagem RON, já presente nas especificações da gasolina de outros países. A fixação de tal parâmetro mostra-se necessária devido às novas tecnologias de motores e resultará em uma gasolina com maior desempenho para o veículo.

Existem dois tipos de octanagem – MON e RON. No Brasil, só era especificada a octanagem MON e o índice de octanagem (IAD), que é a média entre MON e RON.

A iniciativa é resultado da realização, pela ANP, de estudos e pesquisas dos padrões de qualidade, considerando o acompanhamento das especificações e harmonizações internacionais e de debates com os agentes do mercado de combustíveis. Atende aos atuais requisitos de consumo de combustível dos veículos e de níveis de emissões progressivamente mais rigorosos, considerando cenário futuro das fases L-7 e L-8 do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve – Ibama), e do Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística (Governo Federal).

Fonte de origem: ANP

_________________
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Admin

Mensagens : 494
Data de inscrição : 15/12/2017
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 819

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos