ANP põe em consulta pública resolução que aprimora qualidade da gasolina

Ir em baixo

ANP põe em consulta pública resolução que aprimora qualidade da gasolina Empty ANP põe em consulta pública resolução que aprimora qualidade da gasolina

Mensagem por Ctrl-Alt-Del em Sex Jun 28, 2019 3:48 pm

Fonte: Portal Lubes em 28/06/2019

Qualidade da gasolina

A diretoria da ANP aprovou hoje (27/6) a realização de consulta pública, por 45 dias, de proposta de resolução que visa aprimorar a qualidade da gasolina automotiva brasileira. A resolução estabelece as especificações e as obrigações quanto ao controle da qualidade a serem atendidas pelos agentes econômicos, em substituição à Resolução ANP nº 40, de 2013.

A revisão da especificação da gasolina automotiva contempla, principalmente, dois pontos. O primeiro é o aumento da massa específica mínima da gasolina, o que significa mais energia e menos consumo. A segunda é a fixação de limites para a octanagem RON, já presente nas especificações da gasolina de outros países. A fixação de tal parâmetro mostra-se necessária devido às novas tecnologias de motores e resultará em uma gasolina com maior desempenho para o veículo.

Existem dois tipos de octanagem – MON e RON. No Brasil, só era especificada a octanagem MON e o índice de octanagem (IAD), que é a média entre MON e RON.

A iniciativa é resultado da realização, pela ANP, de estudos e pesquisas dos padrões de qualidade, considerando o acompanhamento das especificações e harmonizações internacionais e de debates com os agentes do mercado de combustíveis. Atende aos atuais requisitos de consumo de combustível dos veículos e de níveis de emissões progressivamente mais rigorosos, considerando cenário futuro das fases L-7 e L-8 do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve – Ibama), e do Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística (Governo Federal).

Fonte de origem: ANP

_________________
   Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Admin

Mensagens : 330
Data de inscrição : 15/12/2017
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 583

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum