CLUBE DOS YAMAHEIROS
Desculpa, você está desconectado, faça o Logon usando seu nome de usuário e senha previamente cadastrados ou faça o seu cadastro.

Como dimunuir a marcha da Crypton sem dar solavancos?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como dimunuir a marcha da Crypton sem dar solavancos?

Mensagem por Mayara Bentes em Sex 21 Fev 2014 - 11:55

Bom dia gente!
Minha moto está quase pra chegar =D e a minha única preocupação  são os solavancos que as semiautomáticas dão. Gostaria de saber como evita-los.
Já vi alguns tutoriais na internet e alguns dizem para acelerar um pouco antes de diminuir a marcha, mas não entendi muito bem, já que acelerando mais irá aumentar a rotação e assim provocar um solavanco maior.
Quem puder me dá uma ajuda, eu iria agradecer =)
Té mais galera!

Última edição por Todi em Qui 27 Fev 2014 - 16:16, editado 1 vez(es) (Razão : uso desnecessário de negrito)
Mayara Bentes
Novatos
Novatos

Moto: : Crypton T115 20

Re: Como dimunuir a marcha da Crypton sem dar solavancos?

Mensagem por Jefferson Ledoux em Sex 21 Fev 2014 - 12:26

Oláá Mayara, seja muito bem vinda e sinta-se em casa pra interagir com a galera!!  amigos 
Olha nesses tipos de câmbio o segredo não é acelerar e sim reduzir na velocidade certa. Exemplo, se você vier de 3ª e vai parar em um cruzamento, primeiro reduza a velocidade no freio, quando a moto atingir +ou- 15km/h poderá reduzir uma marcha. a redução para a 1ª marcha é quase com a moto parada ou se puder com ela já parada pra não dar esse tranco, mas tbm em contra partida a redução usando os trancos ajuda a moto a parar com mais eficiência. com o tempo vc vai tendo a noção de velocidade correta para a redução de cada marcha, mas é basicamente isso. Espero que tenha sido claro, mas se não, pode perguntar e tirar suas dúvidas. abraço  aê! 

MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Crypton Black

Mensagem por Alex em Sab 22 Fev 2014 - 23:27

Putz, de início é impossível não dar tranco, mas depois de algum tempo vc acostuma com o tempo certo de passar as marchas. Uma forma que uso para não dar tranco nem estalos na reduzida é dar uma aceleradinha, somente uma repicada no acelerador no momento da redução da marcha, tipo, encostou o pé na alavanca pra reduzir dá uma acelerada e solta Assim a marcha entra macia.  aê! 

ADMINISTRADOR

Moto: : YBR Factor ED

Mensagem por Mayara Bentes em Qui 27 Fev 2014 - 11:29

Essa tal acelerada que eu tenho dúvidas Alex.
Só encontrei um vídeo até agora no youtube.
Acho que a prática ajuda bastante tb não é?
Obrigada gente pelas respostas!  aê! Smile

Última edição por Todi em Qui 27 Fev 2014 - 16:17, editado 1 vez(es) (Razão : uso desnecessário de negrito)
Mayara Bentes
Novatos
Novatos

Moto: : Crypton T115 20

Mensagem por Todi em Qui 27 Fev 2014 - 16:17

Sim Mayara, com o tempo e quilômetros rodados você vai aperfeiçoando seu modo de pilotagem.  aê! 

Ex: Yamaha YBR Factor 11/11 (Irene)
Atual: Suzuki Yes 08/08
Todi
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Jefferson Ledoux em Qui 27 Fev 2014 - 17:30

Por nada, só não pode abandonar o clube...  Laughing 

MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Alex em Sex 28 Fev 2014 - 12:22

Mayara Bentes escreveu:Essa tal acelerada que eu tenho dúvidas Alex.
Só encontrei um vídeo até agora no youtube.
Acho que a prática ajuda bastante tb não é?
Obrigada gente pelas respostas!  aê! Smile

Mayara, não se preocupe que com o tempo vai pegando o jeito. Eu ando de moto há décadas e quando peguei a Crypton apanhei mais que cachorro sem dono rss.
Sobre a aceleradinha na reduzida, não só para a Crypton, mas ajuda em outras motos tb. Pena que é complicado fazer um vídeo, se não faria pra explicar a situação.

ADMINISTRADOR

Mensagem por Jefferson Ledoux em Sex 28 Fev 2014 - 12:29

Xann, eu tbm nunca dei esses toques nas reduzidas não, vou reduzindo e na velocidade correta vou baixando as marchas, e tbm gosto de frenar com o motor pq acho meio fraco os freios dessas motinhas...

MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Alex em Sex 28 Fev 2014 - 13:17

Experimente Jeff, vai ver que a marcha reduz mais macia.  aê! 

ADMINISTRADOR

Mensagem por Jefferson Ledoux em Sex 28 Fev 2014 - 14:27

Vou ter que aprender primeiro kkkkkkkk

MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Leonardo00 em Sex 6 Mar 2015 - 20:07

Jefferson Ledoux escreveu:Xann, eu tbm nunca dei esses toques nas reduzidas não, vou reduzindo e na velocidade correta vou baixando as marchas, e tbm gosto de frenar com o motor pq acho meio fraco os freios dessas motinhas...

Frenar com o motor não é ruim para o motor?

Como sou marinheiro de primeira viagem, tb tenho dificuldades na redução de marcha, estou pegando o jeito de acelerar e baixar a marcha, mas fico preocupado quando tem um veiculo a frente, ai essa acelerada tenho medo de ser muito forte e não dar tempo de parar antes de chegar no veiculo a frente.
Leonardo00
Iniciante
Iniciante

Moto: : Crypton

Mensagem por Leonardo00 em Sex 6 Mar 2015 - 20:10

Alex escreveu:Putz, de início é impossível não dar tranco, mas depois de algum tempo vc acostuma com o tempo certo de passar as marchas. Uma forma que uso para não dar tranco nem estalos na reduzida é dar uma aceleradinha, somente uma repicada no acelerador no momento da redução da marcha, tipo, encostou o pé na alavanca pra reduzir dá uma acelerada e solta Assim a marcha entra macia.  aê! 

Vou tentar essa técnica, parece ser boa também.
Leonardo00
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Alex em Sab 7 Mar 2015 - 21:27

Leonardo tudo é uma questão de coordenação motora, no começo tudo é meio complicado mesmo, em caso de emergência esqueça tudo isso e segure firme nos dois freios, mas isso se tiver numa reta e com asfalto seco, cuidado ao frear nas curvas, em pista molhada ou cascalho esqueça o freio da frente, ande longe dos carros, não deixe a roda traseira travar, se travar a espaço de frenagem será maior.

Quanto ao freio motor, tudo vai depender da velocidade que vc estará quando for reduzir, vc não pode vir a 100km/h por exemplo e descer de 4º pra 3º que as chances de danificar o motor serão grandes. Vc já dirigia carro antes de começar nas motocicletas? Se sim o esquema é o mesmo, mas se está começando agora com carro e moto, na dúvida não reduza, solte o acelerador e vai freando até chegar ao obstáculo(semáforo, quebra molas etc), e quando a velocidade já estiver bem baixa aí sim vc desce as marchas, uma de cada vez, se tentar descer duas marchas na Crypton de uma vez só não vão descer duas e somente uma.

É tudo costume, são muitos detalhes que em algum tempo se tornarão automáticos de sua parte e vc os fará sem nem perceber, é como se a máquina e seu corpo fossem um só compreende?

ADMINISTRADOR

Mensagem por Leonardo00 em Seg 9 Mar 2015 - 8:22

Alex escreveu:Leonardo tudo é uma questão de coordenação motora, no começo tudo é meio complicado mesmo, em caso de emergência esqueça tudo isso e segure firme nos dois freios, mas isso se tiver numa reta e com asfalto seco, cuidado ao frear nas curvas, em pista molhada ou cascalho esqueça o freio da frente, ande longe dos carros, não deixe a roda traseira travar, se travar a espaço de frenagem será maior.

Quanto ao freio motor, tudo vai depender da velocidade que vc estará quando for reduzir, vc não pode vir a 100km/h por exemplo e descer de 4º pra 3º que as chances de danificar o motor serão grandes. Vc já dirigia carro antes de começar nas motocicletas? Se sim o esquema é o mesmo, mas se está começando agora com carro e moto, na dúvida não reduza, solte o acelerador e vai freando até chegar ao obstáculo(semáforo, quebra molas etc), e quando a velocidade já estiver bem baixa aí sim vc desce as marchas, uma de cada vez, se tentar descer duas marchas na Crypton de uma vez só não vão descer duas e somente uma.

É tudo costume, são muitos detalhes que em algum tempo se tornarão automáticos de sua parte e vc os fará sem nem perceber, é como se a máquina e seu corpo fossem um só compreende?

Obrigado pelas dicas Alex.

Ja andava de carro faz um tempo, a moto que é o primeiro contato mesmo, e fiz isso que vc falou hoje, me dirigindo ao trabalho, e foi de boa, estou me ajustando melhor a cada dia, como vc disse, é questão de costume mesmo, estou aos poucos melhorando a redução de marcha.
Leonardo00
Iniciante
Iniciante

Mensagem por urso3000 em Seg 9 Mar 2015 - 9:08

O correto para frear uma moto é sempre usando os freios mesmo, dianteiro e traseiro (o dianteiro freia e o traseiro equilibra), usar freio motor acaba por danificar o motor pois o mesmo não foi feito para isto, mas é um costume pois a maioria começa com carro (que se usa muito a redução na marcha) e depois vai para a moto e leva o costume junto. É importante em redução de velocidade usando o motor, sempre reduzir a marcha "acelerando a moto"(como o colega citou acima) para não correr o risco de dar uma travada na roda na hora de redução (tombo na certa), mas tenha em boa mente que sai mais barato a manutenção dos freios do que do motor, portanto freie sempre usando aquilo que foi criado para este propósito, ou seja o "freio".

PS- em qualquer situação: "mantenha distancia do veiculo da frente" isto de dá tempo de pensar, frear, desviar ou tomar a atitude que o fato oferece. Ou ande colado no carro da frente a toda velocidade e nos vemos no paraíso em breve. aê! kkk!!!

Usuário Ouro

Moto: : Drag Star

Mensagem por Leonardo00 em Seg 9 Mar 2015 - 13:12

urso3000 escreveu:O correto para frear uma moto é sempre usando os freios mesmo, dianteiro e traseiro (o dianteiro freia e o traseiro equilibra), usar freio motor acaba por danificar o motor pois o mesmo não foi feito para isto, mas é um costume pois a maioria começa com carro (que se usa muito a redução na marcha) e depois vai para a moto e leva o costume junto. É importante em redução de velocidade usando o motor, sempre reduzir a marcha "acelerando a moto"(como o colega citou acima) para não correr o risco de dar uma travada na roda na hora de redução (tombo na  certa), mas tenha em boa mente que sai mais barato a manutenção dos freios do que do motor, portanto freie sempre usando aquilo que foi criado para este propósito, ou seja o "freio".

PS- em qualquer situação: "mantenha distancia do veiculo da frente" isto de dá tempo de pensar, frear, desviar ou tomar a atitude que o fato oferece. Ou ande colado no carro da frente a toda velocidade e nos vemos no paraíso em breve. aê! kkk!!!

Ando bem de boa ainda, e uso os freios para reduzir, e pelo que percebi, a Crypton parece que gosta de andar de 3ª e 4ª, dificilmente reduzo para 2ª ( digo nos trechos lentos e de curva tb).
Como sou novato ando bastante atras dos carros ainda e corredor só quando tenho certeza que cabe um carro no meio, ai eu passo rs.
Essa questao de travar a roda é que tenho medo, pq as vezes esqueço e ja desço a marcha, e da aquela travadinha na moto, mas graças a Deus ainda não aconteceu nada.
Leonardo00
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Jefferson Ledoux em Seg 9 Mar 2015 - 13:43

Leonardo, até hoje so desço as marchas depois de frear, e como ja tenho mais costume com a moto ja sei em que velocidade cada marcha se encaixa na redução, somente a 1ª marcha é que quase não usamos a não ser num cruzamento com parada obrigatória ou em transito mto pesado. Essa aceleradinha que o Alex faz eu ja tentei mas não quis continuar não kkkkkkkkkkkkkkk, a corrente bate d+ pq freamos e a relação fica solta. Aí sentimos a moto querendo ir pra frente mesmo com o freio acionado. Não me acostumei e fazer assim não. A redução é coisa simples, comece como ele falou, so desça as marchas depois da frenagem.
Uma dica:
Na aceleração cada marcha tem sua velocidade maxima segura, exemplo:
1ª vai de 0 a 20km/h
2ª de 20 a 35km/l
3ª de 35 a 45km/h
4ª acima dos 45km/h
Sendo assim, na hora de reduzir, a marcha entra para cada velocidade correspondente diminuindo 10km/h, tipo pra reduzir pra segunda a moto tem que estar de 20 a 25km/h, ou pra reduzir pra 1ª a moto tem que estar abaixo de 10km/. Vai ser automatico com o tempo.

MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Alex em Seg 9 Mar 2015 - 20:05

kkkk, pow Jeff, a repicada no acelerador é quando o motor está solto,e não engrenado, é só pra subir o giro para a marcha reduzida entrar suave. Na Crypton quando vc pressiona o pé um pouquinho no pedal de marcha o motor já solta, nessa hora que vc dá a acelerada, no momento da passagem da marcha, entra liso que nem faca quente na margarina rss, depois vou tentar gravar um vídeo, desde aquela época que discutimos isso que estou te devendo rsss.

ADMINISTRADOR

Mensagem por Leonardo00 em Ter 10 Mar 2015 - 8:00

Jefferson Ledoux escreveu:Leonardo, até hoje so desço as marchas depois de frear, e como ja tenho mais costume com a moto ja sei em que velocidade cada marcha se encaixa na redução, somente a 1ª marcha é que quase não usamos a não ser num cruzamento com parada obrigatória ou em transito mto pesado. Essa aceleradinha que o Alex faz eu ja tentei mas não quis continuar não kkkkkkkkkkkkkkk, a corrente bate d+ pq freamos e a relação fica solta. Aí sentimos a moto querendo ir pra frente mesmo com o freio acionado. Não me acostumei e fazer assim não. A redução é coisa simples, comece como ele falou, so desça as marchas depois da frenagem.
Uma dica:
Na aceleração cada marcha tem sua velocidade maxima segura, exemplo:
1ª vai de 0 a 20km/h
2ª de 20 a 35km/l
3ª de 35 a 45km/h
4ª acima dos 45km/h
Sendo assim, na hora de reduzir, a marcha entra para cada velocidade correspondente diminuindo 10km/h, tipo pra reduzir pra segunda a moto tem que estar de 20 a 25km/h, ou pra reduzir pra 1ª a moto tem que estar abaixo de 10km/. Vai ser automatico com o tempo.

Cara, estou fazendo dessa forma que vc disse e caiu como uma luva para mim, desacelero de boa e reduzo nessas velocidades, a moto não da tranco nenhum e não preciso dar uma acelerada, foi bem de boa e só vou usar dessa maneira, é baixar marcha igual carro. Vlw pela dica, são tantas aqui que ajudam, e só quero ver o vídeo do Alex, nessa reduzida suave hehe.
Leonardo00
Iniciante
Iniciante

Mensagem por ivan.caldas em Ter 10 Mar 2015 - 10:01

Eu estou trocando a marcha um pouco diferente, tipo estou em quarta marcha para reduzir para terceira, dou uma segurada pra tras na Embreagem a moto fica desengatada reduzo nos freios dianteiro e traseiro dou uma leve acelerada e solto. a marcha entra de boas.
Tudo isso rapidamente, pois antes só baixava a marcha a moto dava uma grudada no chão akele barulho de reduzida e eu tomava susto.

Clique Aqui e veja Minha Crypton

Nois num anda Nois Desfila

ivan.caldas
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Jefferson Ledoux em Ter 10 Mar 2015 - 11:50

ivan.caldas escreveu:Eu estou trocando a marcha um pouco diferente, tipo estou em quarta marcha para reduzir para terceira, dou uma segurada pra tras na Embreagem a moto fica desengatada reduzo nos freios dianteiro e traseiro dou uma leve acelerada e solto. a marcha entra de boas.
Tudo isso rapidamente, pois antes só baixava a marcha a moto dava uma grudada no chão akele barulho de reduzida e eu tomava susto.
Desse jeito que o Alex faz... agora eu ja sei como é, ele demorou tanto pra mostrar o video que eu sou autodidata kkkkkkkkkkkkk

MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Alex em Ter 10 Mar 2015 - 12:06

Então pessoal, consegui fazer o vídeo não pq estava só, mas o áudio foi garantido.

ADMINISTRADOR

Mensagem por ivan.caldas em Ter 10 Mar 2015 - 12:09

Comecei a fazer isso depois que minha moto começou a acelerar sozinha, do nada ela dava uns pico que ate saia empinando.Ai o mecânico falow - Cara não vai se matar usa a embreagem ate para frear e se ela fizer isso novamente segura na embreagem.

Clique Aqui e veja Minha Crypton

Nois num anda Nois Desfila

ivan.caldas
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Jefferson Ledoux em Ter 10 Mar 2015 - 13:26

parabéns parabéns parabéns

MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Leonardo00 em Ter 17 Mar 2015 - 18:03

Poxa, diminuindo a marcha com acelerada, com um garupa, as vezes a marcha mesmo lenta e reduzindo na acelerada de repentina, as vezes escuto um barulho meio oco, de peça batendo seco, ai parei de fazer isso e reduzo quando estou bem lento ou quando estou parado mesmo.
Leonardo00
Iniciante
Iniciante

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: