CLUBE DOS YAMAHEIROS
Desculpa, você está desconectado, faça o Logon usando seu nome de usuário e senha previamente cadastrados ou faça o seu cadastro.

GRANDE DICAS PEQUENOS GASTOS MAIS NIQUEL SOBRANDO PRA BREJA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

GRANDE DICAS PEQUENOS GASTOS MAIS NIQUEL SOBRANDO PRA BREJA

Mensagem por Lil Saint em Qui 31 Maio 2012 - 15:12

Grandes dicas, pequenos gastos

MOTOR

O amaciamento do motor visa garantir sua durabilidade e maior vida útil. Por isso, alguns cuidados são necessários, principalmente durante os primeiros quilômetros, a fim de evitar danos e desgastes prematuros. Abaixo, seguem dicas para amaciar o motor:

Conduzir a motocicleta, durante os primeiros 1.000 Km, de modo que o motor não seja solicitado excessivamente, evitando ultrapassar os limites de rotação (nos modelos que possuem tacômetro) ou velocidade (nos modelos que não possuem tacômetro) para cada marcha;
Evitar acelerações bruscas e utilizar marchas adequadas para poupar o motor de esforços desnecessários;
Não conduzir a motocicleta por longos períodos em velocidade constante;
Não deixar que o motor funcione em rotações muito baixas ou elevadas.

Após a fase de amaciamento, o motor, operado em rotações excessivas, também pode sofrer danos. Por isso, o motociclista deve seguir as recomendações técnicas feitas pela Yamaha.

COMBUSTÍVEL

Todos os modelos Yamaha fabricados no Brasil são equipados com carburador e trazem registro de combustível, sendo que a maioria possui 3 posições: “On” , “Off” e “ Res”.

Na posição “ On” , o combustível flui normalmente do tanque para o carburador. Essa posição deve ser utilizada quando o motor da motocicleta estiver e funcionamento.

A posição “Off” interrompe a passagem do combustível do tanque para o carburador e deve ser mantida sempre que a motocicleta não estiver em uso.

Já na posição “Res” , o combustível fui do suprimento reserva do tanque para o carburador e indica que a gasolina está se esgotando, o que é de grande utilidade, principalmente nos modelos que não dispõem de marcador de combustível.

Após o reabastecimento, o motociclista deve retornar o registro para a posição “On”. Caso permaneça na posição “Res”, a próxima vez que o combustível esgotar não haverá mais gasolina no suprimento reserva do tanque.

É importante salientar que o cliente deve aprender a operar o registro enquanto estiver pilotando a motocicleta.

Com isso ele evitará parar no transito por falta de combustível. Oriente-se também no sentido de não tocar em alguma parte quente do motor quando acionar o registro.

COMO IMPROVISAR UMA CAPA DE CHUVA

Viajar de moto requer um bom planejamento.

Entretanto, apesar de toda a preparação, de vez em quando um item acaba escapando, como por exemplo, a “famigerada” capa de chuva, ou impermeável. É que além de ocupar muito espaço, o viajante é sempre otimista e tem a certeza que a chuva não vai cair justo em sua viagem. Porém, nem sempre São Pedro leva em conta seus pedidos e a capa acaba fazendo falta. Nestas emergências, uma improvisação bem simples pode ajudar a contornar o problema. Um prosaico saco de lixo, com abertura na parte inferior e nas laterais para passar os braços, vira um perfeito quebra-galho. Para completar, o piloto pode ainda completar a improvisação, utilizando o mesmo artifício para as pernas e pés.

REVISÃO DA MOTO

PNEUS – Os sulcos devem estar perfeitamente visíveis. Abaixo de “meia” vida devem ser substituídos. A calibragem deve ser a recomendada no manual. Leve câmara reserva e remendo químico.

MOTOR – Se faltar pouco para a troca de óleo, é melhor não esperar. O filtro de ar deve ser limpo, ou substituído, quando seu elemento for de papel. O carburador ( se não for por injeção eletrônica), deve ser limpo e a vela substituída, melhorando o consumo e desempenho.

ELÉTRICA – Terminais e cabos devem ser checados e reapertados, assim como as lâmpadas, motor de arranque e bateria. Leve lâmpada de freio e farol de reserva.

FREIOS – Verifique o sistema de acionamento hidráulico. Se abaixo do nível, pode representar vazamento, ou pastilhas gastas, que devem ser substituídas. Verifique o estado das lonas ( se este for o sistema), além de lubrificar os cabos.

LUBRIFICAÇÃO – Lubrifique os cabos de acelerador e embreagem. Se o destino for o litoral, um “banho” de óleos anticorrosivos no quadro, rodas e partes metálicas ajuda a proteger.

REGULAGEM – O estado e a folga da corrente, coroa e pinhão devem ser checados. Dentes gastos, ou inclinados denunciam a hora da troca. A folga dos manetes e do pedal de freio devem ser ajustadas.

REFRIGERAÇÃO – Se a moto for refrigerada a água, verifique o radiador, a ventoinha e a qualidade do líquido refrigerante. Muito exigida, especialmente em trechos íngremes, pode superaquecer.

FERRAMENTAS – Leve o kit de ferramentas da própria moto, acrescido de um pedaço de arame, mini lanterna, câmara de ar cortada em tiras, fita isolante, porcas e parafusos reservas, elo de corrente, fusíveis, cabos de acelerador e embreagem reservas.

CORRENTE, COROA E PINHÃO

Mantenha sempre sua corrente lubrificada, principalmente em dias de chuva, quando geralmente ocorre o ressecamento da corrente, porque o óleo é expelido o que gera o desgaste de todo o conjunto reduzindo a vida útil do conjunto.

Além da lubrificação é extremamente importante que a regulagem da corrente seja feita periodicamente. Para isso, basta consultar o manual do proprietário onde é explicado passo a passo como se faz a regulagem. Caso você tenha alguma dificuldade, procure uma oficina autorizada pela Yamaha.

Lembre-se: A manutenção preventiva é sempre melhor que a manutenção corretiva pois traz mais benefícios para você e sua Yamaha, além de economia financeira para o seu bolso!

ÓLEO DO MOTOR - O SANGUE QUE CORRE NAS VEIAS DE SUA YAMAHA!!!

Observar sempre o nível correto do óleo do motor e cumprir suas trocas periódicas é vital para que sua maquina esteja sempre em ordem.

Confira estas dicas:

Para verificar o nível do óleo do motor proceda assim:
1º Coloque sua maquina sobre o cavalete central(quando houver) e aguarde aproximadamente 3 minutos;
2º Desenrosque a vareta do óleo e limpe-a com um pano ou papel;
3º Recoloque a vareta sem enrosca-la e retire-a novamente para aferir o nível do óleo.

Você deve observar a marca superior da vareta. O nível correto de óleo deve alcançar esta marca superior sem que a vareta esteja enroscada.

Caso o nível esteja entre o meio e a marca inferior da vareta, você deve completar o óleo ate que ele atinja a marca recomendada. Não se esqueça de utilizar o lubrificante indicado para o seu modelo.

Trocas periódicas:

Fazer a troca periódica é tão importante quanto completar o nível do óleo. Por isso, fique atento!

Recomendo a troca entre 1.000 Kms a 1.500 Kms para motos de pequeno e médio porte (até 150cc);

Se sua for entre 250cc a 400cc as trcoas são a cada 3000 Kms;

As de 500cc a 1100cc tem trocas a cada 6.000 Kms.

Obedeça sempre as trocas periódicas indicadas para a sua Yamaha.
Para saber quando trocar e qual óleo usar, consulte seu manual.

IMPORTANTE:

Sempre esteja atento a vazamentos aparentes ou fumaça no escapamento. Estes são indícios de que você está tendo algum problema com sua moto

Lil Saint
Colaborador
Colaborador

Moto: : YBR FACTOR ED

Re: GRANDE DICAS PEQUENOS GASTOS MAIS NIQUEL SOBRANDO PRA BREJA

Mensagem por Tomaz em Qui 31 Maio 2012 - 16:37

Parabens parabéns muito bom

Tomaz
Colaborador
Colaborador

Moto: : ybr factor ed 2

Mensagem por Strondaxxx em Qui 31 Maio 2012 - 18:00

Acabei de comprar minha YBR 125 2005 usada, mais só com 15.000 km rodada. E já levei para fazer uma revisão(porque infelizmente não tinha encontrado esse fórum aqui né kkkk) mais já saiu 400 reais pra dar uma geral. E já que doeu no bolso agora irei seguir essas dicas ae a risca... Muito obrigado por compartilha la aqui no fórum. Irá me ajudar muito.

Att; Stronda.
Strondaxxx
Iniciante
Iniciante

Moto: : Ybr 125

Mensagem por Convidad em Qui 31 Maio 2012 - 18:17

parabens otimo topico!!
Convidad
Convidado

Mensagem por Cássio Teixeira em Qui 31 Maio 2012 - 19:23

100% o tópico!!!!!!!!!!!!! parabéns

aê! Novas fotos.
http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t104p60-preta-anonima-factor-ed-2011-cassio-teixeira
aê! >>Clique aqui. << Slideshow

Cássio Teixeira
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : Factor ED preta

Mensagem por Natan_Shark em Qui 31 Maio 2012 - 21:29

otimo topico parabéns Lil, posso te chamar assim né aê!

visite meu tiziu

me add no face

curta a pagina do clube no facebook
Natan_Shark
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Crosser / Facto

https://www.facebook.com/natan.silva.792

Mensagem por Adriano Tosta em Qui 31 Maio 2012 - 22:01

Caramba Strondaxxx R$400,00 reais na revisão é puxado hein!!! morra!
O que trocaram na sua moto? hum???

CLUBE DOS YAMAHEIROS
Portal da sua Motocicleta YAMAHA
Adriano Tosta
Colaborador
Colaborador

Moto: : Fazer 250

Mensagem por Lil Saint em Qui 31 Maio 2012 - 23:05

ae natan suave pode sim brother
poiseh adriano foi forte a facada mesmo da revisao do stronda

Lil Saint
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Leonardo Medeiros em Sex 1 Jun 2012 - 2:34

muito bom o topico.
+1 pra vc !

já usei o improviso da capa de chuva,
obs: lendo aqui e rindo da situação..kkkkk

Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
Use a Busca! Evite tópicos repetidos!
Leonardo Medeiros
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Moto: : YBR Factor K

Mensagem por Strondaxxx em Sex 1 Jun 2012 - 9:18

Adriano Tosta escreveu:Caramba Strondaxxx R$400,00 reais na revisão é puxado hein!!! morra!
O que trocaram na sua moto? hum???

Então Adriano, saiu bem mais do que pensei, mas irei pegar a moto hoje de tarde, dae eu post aqui tudo que trocaram ou fizeram nela.
Strondaxxx
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Alex em Sex 1 Jun 2012 - 20:04

Ótimo tópico, +1 pra vc LIL

ADMINISTRADOR

Moto: : YBR Factor ED

Mensagem por Natan_Shark em Sex 1 Jun 2012 - 20:16

é stronda tomara q tenhão feito bastante coisa no sua moto, pq 400 tá salgado morra!

visite meu tiziu

me add no face

Natan_Shark
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Strondaxxx em Sex 1 Jun 2012 - 21:43

Então Adriano ontem prometi que iria trazer o orçamento da moto. Mais infelizmente fui buscar ela hoje bem feliz e eles me informaram que ainda não tinha chegado uma peça. Então me prometeram que amanhã la por umas 11hr posso ir buscar. Espero que esteja zerada né.
Strondaxxx
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Adriano Tosta em Sex 1 Jun 2012 - 22:26

Que zica hein Strondaxxxx,vc louco pra dar um role e os caras segurando sua moto ódio!!!
Depois abre um topico contando o que trocaram na sua moto, pra galera discutir! aê!

CLUBE DOS YAMAHEIROS
Portal da sua Motocicleta YAMAHA
Adriano Tosta
Colaborador
Colaborador

Moto: : Fazer 250

Mensagem por Natan_Shark em Sex 1 Jun 2012 - 22:58

isso ai cria o topico e coloca as fotos dela

visite meu tiziu

me add no face

Natan_Shark
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Leonardo Medeiros em Sab 2 Jun 2012 - 12:04

caramba, agora que vi...400 contos é muito, tô curioso pra saber o que foi feito nela.

Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
Use a Busca! Evite tópicos repetidos!
Leonardo Medeiros
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Moto: : YBR Factor K

Mensagem por Xandyroesch em Sab 2 Jun 2012 - 12:56

400 conto é muita coisa, pra uma moto relativamente nova, tem q ver se nao foi feita alguma coisa desnecessaria nela.

minha Pretinha
Xandyroesch
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Factor k 2010

https://www.facebook.com/profile.php?id=100000017050376

Mensagem por Lil Saint em Ter 5 Jun 2012 - 16:24

verdade vivente eu axei meio com gosto de charque essa revisão ae....
a gente tem q fika ligado pq os mano axa q a gente e leigo no assunto....dae mete a faca.

No meu caso mesmo a ximo tava reinando pra pega dava a partida e virava pesado fui ver era bateria...
Tava no fiapo a moto e 2010 e a batera era original ainda nunca tinha sido trokada....por um lado fikei feliz pois ateh q durou bastante...resolvi coloka da mesma marca da original custou 100 pila mais espero q dure 2 anos como durou a ultima....
Se eu nao soubese o q era o mluko iria me dizer q era a partida dela...por iso temos q fika ligado sempre tem uns kerendo fatura...

Kebra costela pra tu vivente

Lil Saint
Colaborador
Colaborador

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: