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Transformando o farol em corrente direta- por Andre Deyvison

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Transformando o farol em corrente direta- por Andre Deyvison

Mensagem por JJota em Qui 10 Jul 2014 - 18:35

Transformando o farol em corrente direta- por Andre Deyvison (copiado do XTZForumClub.com e editado por JJota).

Eu consegui fazer o farol da minha moto ficar ligado feito a Lander, liga a meia-chave e o farol ta ligado, e resolvi postar aqui um tutorial para quem quiser fazer também.

O q vai precisar é:
1 relê auxiliar de 4 pinos;
1 metro de fio 0,75;
4 plugs de encaixe macho para conectar ao relê;
2 plugs para ligar na bateria e;
1 plug fêmea.

usando o relê de 4 pinos:

O relê tem quatro conectores q você ligara assim:
30 - positivo direto da bateria;
85 - positivo pós chave de ignição;
86 - negativo;
87 - saí­da para o consumidor (nesse caso para o farol);

1º passo, o material para usar.



2º passo desconecte o fio amarelo (q liga o farol) q vem do alternador para o regulador retificador.



3º passo é escolher o lugar onde o relê ficara, eu deixei o meu em cima da bateria.



4º passo, é conectar o fio d saída para o consumidor do relê (87) com o fio q vai para chave liga/desliga do farol (aquele que foi desconectado do regulador retificador), conecte por meio da plug fêmea para não sangrar nenhum fio.



O relê com o fio positivo (direto da bateria), o negativo, e o de saída para o farol.



5º passo, escolher o local onde vai ser ligado o outro positivo (pós chave de ignição), no meu caso eu escolhi o positivo da buzina.



Como estava ficando o esquema, fio positivo, negativo e o q vai para o farol conectado.



6º passo, isolar os fios, no meu caso ai na foto já estão escondidos no chicote principal com fita isolante.



7° passo, isolar também o fio q foi desconectado do regulador e conectado no relê.



O fio positivo pós chave de ignição ligado no positivo da buzina e já isolado, mais da para ver um pedaço. E também se observar bem vai ver ele dentro do encaixe de cima q liga na buzina (positivo), eu encaixei só um pedaço do fio descascado mesmo.



8º passo, não se esquecer de também desconectar o fio do farol no encaixe que sai do alternador (aquele perto da tampa do motor e carburador) porque se não vai mandar duas cargas para a lâmpada do farol (uma alternada e uma continua) podendo queimar a lâmpada.



Pronto galera assim sua moto vai ligar o farol só com a meia-chave ligada, tipo as 250cc.

Qualquer duvida podem perguntar, e me desculpem a qualidade das fotos foram tiradas de um celular.

_____________________________________

informações importantes adicionadas depois

_____________________________________

não aconselho tirar a buzina para fazer o esquema!!

o parafuso dela tem um encaixe sextavado no centro !! ai esta o caso ao retirar a buzina pode desregular ela e a mesma ira parar de funcionar.

se isso ocorrer terá que regular ela por este parafuso, encontrando o ponto a apertando a porca 10 que tem envolta do parafuso.

___________________________________________________________

este é o fio que deve ser retirado na instalação (estava meio confuso no tutorial)



____________________________________________________________

acredito que é isso pessoal e espero poder ajudar com qualquer duvida posterior.

este esquema funciona na YBR e na factor também, mas acredito que o local do retificador seja diferente. mas logo aparece alguém e diz onde é.

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Re: Transformando o farol em corrente direta- por Andre Deyvison

Mensagem por Djalma em Qui 10 Jul 2014 - 18:50

Nice JJota ganhou +1,,vlw.

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Re: Transformando o farol em corrente direta- por Andre Deyvison

Mensagem por Xandyroesch em Qui 10 Jul 2014 - 22:05

Show de bola Jjota +1 na tua conta.

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Re: Transformando o farol em corrente direta- por Andre Deyvison

Mensagem por Alex em Qui 10 Jul 2014 - 22:20

Boa JJota! +1 merecido! aê! 

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Re: Transformando o farol em corrente direta- por Andre Deyvison

Mensagem por Jefferson Ledoux em Qui 10 Jul 2014 - 22:49

+ 1ss pelo tuto Irmão!! Massa mesmo

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Re: Transformando o farol em corrente direta- por Andre Deyvison

Mensagem por t_teles em Sex 11 Jul 2014 - 8:27

Muito bom!

Fazer isso e instalar aquela lâmpada de farol de led estilo Cree fica show!

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Re: Transformando o farol em corrente direta- por Andre Deyvison

Mensagem por Bruno Garcia em Sex 11 Jul 2014 - 10:24

Valeu aew maninho   aê!
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Re: Transformando o farol em corrente direta- por Andre Deyvison

Mensagem por Cristiano Neto em Sex 11 Jul 2014 - 10:29

Caraca JJota. Trabalhoso hein!!!

Parabéns pelo serviço.

+ 1 pra vc...

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Re: Transformando o farol em corrente direta- por Andre Deyvison

Mensagem por Bruno Garcia em Sex 11 Jul 2014 - 13:22

85 - positivo pós chave de ignição;????????
Esse eu não entendi fico sobrando o 85 da relê, e não ligou o farol ao girar a chave
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Re: Transformando o farol em corrente direta- por Andre Deyvison

Mensagem por JJota em Sex 11 Jul 2014 - 14:15

é o que liga na buzina Bruno, tem que puxar um fio da buzina até o pino 85 do relê.

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Re: Transformando o farol em corrente direta- por Andre Deyvison

Mensagem por Bruno Garcia em Sex 11 Jul 2014 - 14:25

aeeeee agora sim funciona ligo a maldita lampada , cara muito obrigado abarçs
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Re: Transformando o farol em corrente direta- por Andre Deyvison

Mensagem por JJota em Sex 11 Jul 2014 - 14:34

que isso, estamos aqui pra ajudar.

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Re: Transformando o farol em corrente direta- por Andre Deyvison

Mensagem por MB em Sex 11 Jul 2014 - 14:40

Parabéns pelo tuto JJota

+1 merecido!

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Re: Transformando o farol em corrente direta- por Andre Deyvison

Mensagem por adriano.fg em Qua 3 Maio 2017 - 20:48

Parabéns mano pelo esquema.. Mas fiquei com uma dúvida e uma pergunta ao mesmo tempo!
Com esquema, tem como desligar/ligar o farol no interruptor que fica do lado aonde fica de luz baixa/alta (Esqueci o nome. Kk ) ?
Quero deixar minha moto assim, mas queria no esquema de desligar/ligar tbm..
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Re: Transformando o farol em corrente direta- por Andre Deyvison

Mensagem por t_teles em Qui 4 Maio 2017 - 8:58

Adriano, acho que pra poder desligar e ligar, teria que adicionar um botão/chave.

No caso, esse botão não cortaria a alimentação pro farol, mas sim a alimentação da bobina do relé (senão vc ia desligar o farol, mas o relé ia ficar acionado sempre que a chave estivesse virada).

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Re: Transformando o farol em corrente direta- por Andre Deyvison

Mensagem por t_teles em Qui 4 Maio 2017 - 9:02

Pelo que vi no texto, teria que ligar o interruptor no pino 85 do relé.

Sendo assim, o farol só ligaria com a chave virada E o interruptor acionado. A princípio, vc poderia inclusive andar com a moto com o farol desligado, se esses fios não acionarem mais nada além do farol.

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Re: Transformando o farol em corrente direta- por Andre Deyvison

Mensagem por adriano.fg em Qui 4 Maio 2017 - 9:32

Entendi..
Mas estava perguntando, porque to querendo mesmo esquema original, desligar/ligar farol, dar toque de luz, essas coisas, mas na corrente contínua.. Gostei do esquema.. Muito bom! +1 merecido!
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Re: Transformando o farol em corrente direta- por Andre Deyvison

Mensagem por t_teles em Qui 4 Maio 2017 - 22:17

Ah, é só mudar o interruptor de ligar e desligar o farol, e fazer a ligação no relé da mesma forma q disse. Talvez precise mudar de onde vem os dois fios do interruptor original, mas a ideia é a mesma:

Ao invés de ligar/desligar o farol, vc vai ligar/desligar a bobina do relé, e esse sim vai ligar e desligar o farol.


Última edição por t_teles em Ter 9 Maio 2017 - 18:51, editado 1 vez(es)

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Re: Transformando o farol em corrente direta- por Andre Deyvison

Mensagem por adriano.fg em Seg 8 Maio 2017 - 13:59

Ah sim! Muito obrigado! Voce é fera! ;)
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