Fórum Yamaheiros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS

2 participantes

Ir para baixo

catalogo de peças - Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS Empty Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS

Mensagem por Mike009 Seg Fev 06, 2023 6:31 pm

Olá a todos! Peguei uma Factor 150 2019/2020 recentemente, estava com 15 mil rodados. Moto bem conservada e toda original, o dono não estava usando muito, então vendeu. Enfim, na primeira semana não notei nada de anormal, fui duas vezes para a cidade vizinha sem problemas (ou pelo menos não notei de início). Porém da segunda semana em diante percebi que a moto estava engasgando um pouco em baixa. Se eu quisesse subir um morrinho devagar até subia, mas ela dava uma engasgada tipo como se faltasse combustível e perdia a força, eu tinha que fazer meia embreagem pra subir o giro, aí então ela subia de boa. O mesmo acontece se eu estiver andando devagar e quiser acelerar, ela não responde de imediato, tem que dar uma engasgadinha pra depois pegar velocidade. Nunca chegou a apagar nesses engasgos e em alta também não percebi isso. Troquei a vela (visto que a que estava não era original da moto, era da biz C100), coloquei a original correta para a moto, os engasgos melhoraram em 80%, porém ainda ocorrem.
Aqui começo o título do post: fui trocar o óleo essa semana e percebi que embaixo do motor de arranque tinha uma quantidade de óleo, pouca, mas tinha. Então peguei uma estopa e sequei, já preocupado. Pus o óleo novo e rodei ontem e hoje de manhã. Agora de tarde fui olhar e tem outra quantidade, ou seja, está havendo vazamento. Alguém já passou por algum problema semelhante? Sabe informar o valor para reparar e se pode estar relacionado ao problema dos falhamentos?

Mike009

Mensagens : 19
Data de inscrição : 29/01/2023
Localização : Pau Brasil - Bahia
Pontos : 23

Ir para o topo Ir para baixo

catalogo de peças - Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS Empty Re: Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS

Mensagem por Ctrl-Alt-Del Qua Fev 08, 2023 2:28 pm

A cada 15 mil km deve-se fazer uma revisão geral, são vários itens a revisar. Moto é como um filho, sempre dá despesas e requer cuidados e carinho.
Via Internet é difícil acertar um diagnóstico... A primeira suspeita recai sobre a qualidade do combustível que está no tanque, o filtro de combustível está na hora de trocar.
Consulte o cronograma da revisão de 15 mil km que está no manual da tua Moto, há muitos itens a revisar, tire o escorpião do bolso e leve a moto a um profissional $$ competente

_________________
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Admin

Mensagens : 493
Data de inscrição : 15/12/2017
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 818

Mike009 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

catalogo de peças - Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS Empty Re: Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS

Mensagem por Mike009 Qua Fev 08, 2023 7:35 pm

Ctrl-Alt-Del escreveu:
Obrigado por responder! Então, eu tinha olhado no manual os itens que devem ser substituídos com essa quilometragem, porém notei que a vela era para ter sido trocada com 10 mil Km, se foi trocada, o antigo dono colocou essa que não era o modelo correto. Aí comprei o óleo e o dinheiro do filtro teve que ir pra vela rss. Na próxima troca já vou fzr a substituição do filtro do óleo, filtro de ar e filtro de combustível. Por ora estou com a grana curta, mas caso efetue as trocas desses componentes e o problema não seja resolvido, terei que procurar um profissional. Voltarei aqui para contar o desfecho assim que tiver alguma novidade

Mike009

Mensagens : 19
Data de inscrição : 29/01/2023
Localização : Pau Brasil - Bahia
Pontos : 23

Ir para o topo Ir para baixo

catalogo de peças - Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS Empty Re: Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS

Mensagem por Mike009 Qua Fev 08, 2023 8:05 pm

Sobre o vazamento do óleo, levei em um mecânico aqui da cidade. Ele está suspeitando que esteja vazando pelo sensor de velocidade, pois o mesmo é a parte mais alta da carcaça e está manchado de óleo.

Mike009

Mensagens : 19
Data de inscrição : 29/01/2023
Localização : Pau Brasil - Bahia
Pontos : 23

Ir para o topo Ir para baixo

catalogo de peças - Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS Empty Re: Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS

Mensagem por Mike009 Qua Fev 08, 2023 9:55 pm

Ainda sobre o vazamento do óleo, não resisti e removi cuidadosamente o sensor de velocidade. Antes, fiz a limpeza ao redor do conector para não cair impurezas dentro do motor. Limpei bem o sensor e a borracha, tinha poeira misturada com óleo, não sei se estava interferindo na vedação. Apertei melhor o parafuso. Vamos ver se resolve o vazamento.

Mike009

Mensagens : 19
Data de inscrição : 29/01/2023
Localização : Pau Brasil - Bahia
Pontos : 23

Ir para o topo Ir para baixo

catalogo de peças - Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS Empty Re: Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS

Mensagem por Mike009 Sex Fev 17, 2023 6:34 pm

Voltei. Conversei com o pessoal de uma loja da Yamaha na cidade próxima, eles fazem manutenção também. Relatei sobre vazamento do óleo, eles disseram que muito provavelmente será a borracha de vedação do motor de arranque. Vou levar ela lá após o recesso de Carnaval e volto aqui pra informar valores e se era isso mesmo

Mike009

Mensagens : 19
Data de inscrição : 29/01/2023
Localização : Pau Brasil - Bahia
Pontos : 23

Ctrl-Alt-Del gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

catalogo de peças - Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS Empty Re: Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS

Mensagem por Mike009 Qua Abr 05, 2023 8:57 am

Atualizando: ainda não levei a motoca para verificar o vazamento kkkk. Mas tentei novamente resolver a questão do 'engasgo', tirei a bobina de ignição e testei a resistência do primário e secundário e está dentro das especificações. Retirei o "cachimbo" (terminal supressivo) pra dar uma olhada e estava podre por dentro, nem estava conduzindo no multímetro, resistência infinita. Pensei que só poderia ser aquilo o causador do problema, então comprei um original NGK. Melhorou e muito a potência, mas ainda dá uma segurada quando vc tá em baixa e puxa o punho rapidamente pra arrancar. Só falta trocar o filtro de combustível e olhar essa questão do óleo para ver se resolve. Caso não resolva, aí já vou ter que partir pra limpeza de bico da injeção, testar bomba de combustível e o escambau. Vi alguns vídeos no YouTube que o pessoal reseta o módulo ECU e esses falhamentos acabam, mas não tenho coragem de fazer e não sei se o pbm da minha é igual

Mike009

Mensagens : 19
Data de inscrição : 29/01/2023
Localização : Pau Brasil - Bahia
Pontos : 23

Ir para o topo Ir para baixo

catalogo de peças - Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS Empty Re: Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS

Mensagem por Mike009 Sáb Abr 08, 2023 10:13 pm

Atualizando: troquei hoje o oring do motor de arranque, filtro de ar e filtro de combustível. Ainda sinto uma leve segurada, farei mais testes amanhã. Sobre o vazamento, irei secar agora e olhar amanhã se resolveu.

Mike009

Mensagens : 19
Data de inscrição : 29/01/2023
Localização : Pau Brasil - Bahia
Pontos : 23

Ir para o topo Ir para baixo

catalogo de peças - Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS Empty Re: Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS

Mensagem por Mike009 Qui Abr 13, 2023 2:59 pm

Atualizando: é oficial, o problema persiste. Com menos frequência mas o engasgo ainda continua. Sobre o vazamento ainda não deu pra saber se resolveu pq vou ter que lavar a moto e limpar bem o local onde está sujo para ver se continua ou não, não lavei ainda porque aqui choveu a semana inteira. Esperar o sol aparecer pra dar um grau nela e trazer a notícia

Mike009

Mensagens : 19
Data de inscrição : 29/01/2023
Localização : Pau Brasil - Bahia
Pontos : 23

Ir para o topo Ir para baixo

catalogo de peças - Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS Empty Re: Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS

Mensagem por Mike009 Seg maio 22, 2023 7:49 am

Mais de um mês se passou e eu voltei pra dizer que o problema do vazamento foi resolvido com a troca do oring do motor de arranque. Sobre os engasgos, terei de comprar uma bomba de combustível, tudo leva a crer que será ela mesmo. Quando trocar (Deus sabe quando rss), volto aqui

Mike009

Mensagens : 19
Data de inscrição : 29/01/2023
Localização : Pau Brasil - Bahia
Pontos : 23

Ir para o topo Ir para baixo

catalogo de peças - Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS Empty Re: Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS

Mensagem por Mike009 Ter Jun 13, 2023 11:50 pm

Voltei, mas não troquei a bomba ainda. Pesquisando bastante vi que antes de partir direto pra troca da bomba, posso trocar o regulador de pressão (que causa o mesmo sintoma). Já que irei fuçar no tanque, comprei o pré-filtro também, vou substituir pra não restar dúvida. O original Yamaha está na bagatela de 180 pila, peguei o original da asinha de frango que está 60 conto mais barato (ouvi de três mecânicos que é a mesma peça, são idênticas na forma e no funcionamento), o pré filtro peguei por 23 reais. Já estou me programando para substituir tudo nesse domingo, se acontecer, volto aqui pra dizer o resultado.

Mike009

Mensagens : 19
Data de inscrição : 29/01/2023
Localização : Pau Brasil - Bahia
Pontos : 23

Ir para o topo Ir para baixo

catalogo de peças - Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS Empty Re: Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS

Mensagem por Mike009 Sáb Jun 17, 2023 11:03 am

Não consegui esperar até domingo, fiz a troca do regulador e do pré-filtro ontem de noite depois do serviço rss. Deu um trabalho, mas não é nada complicado, só ter cuidado na hora tirar as mangueiras do refil da bomba porque a gasolina deixa elas bem fixas e o plástico um pouco ressecado, então é bom ir puxando com calma. O pré-filtro estava um tanto sujo, não muito, mas tinha sujeira sim. O fundo do refil também, passei um pano e soprei a sujeira.
Após a troca, o primeiro start demora uns 4 segundos pra funcionar a moto e faz um barulho tipo um estalo, mas é normal porque a gasolina que estava na bomba e no filtro acabam saindo quando retira as mangueiras, então esse é o tempo que o combustível volta a preencher tudo de novo e o estalo provavelmente deve ser o ar saindo de algum lugar pro combustível preencher.

Pelos testes que fiz até agora, resolveu. Vou rodar com ela hoje mais um pouco e volto aqui novamente. O código do regulador pressão é 16710-KRE-R01

Mike009

Mensagens : 19
Data de inscrição : 29/01/2023
Localização : Pau Brasil - Bahia
Pontos : 23

Ir para o topo Ir para baixo

catalogo de peças - Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS Empty Re: Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS

Mensagem por Mike009 Sáb Jun 17, 2023 5:35 pm

Acabei de ir buscar meu pai e numa subida senti a motoca segurar igual antes. Pqp, acho que vai ser a bomba mesmo, enchi o tanque hoje com gasolina aditivada para os testes. Se for alguma sujeira, vai ser no bico injetor. Vou levar pra limpar e se não resolver, comprar outra bomba

Mike009

Mensagens : 19
Data de inscrição : 29/01/2023
Localização : Pau Brasil - Bahia
Pontos : 23

Ir para o topo Ir para baixo

catalogo de peças - Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS Empty Re: Vazamento de óleo Factor 150 2020 UBS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos