CLUBE DOS YAMAHEIROS
Desculpa, você está desconectado, faça o Logon usando seu nome de usuário e senha previamente cadastrados ou faça o seu cadastro.

moto com dificuldade de dar partida depois de quente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

moto com dificuldade de dar partida depois de quente

Mensagem por clecio em Qui 16 Out 2014 - 14:30

Olá galera! sou novo no tópico.. mais gostaria de contar com a ajuda de vocês para se possível me dar umas dicas para quem sabe ate conseguir resolver um problema que já está me deixando um tanto preocupado Rolling Eyes

Bom, é o seguinte tenho uma fator ED 2011, e ela me deu alguns problemas depois da limpeza de carburador que fiz em uma oficina... de lá pra cá, eu tive problemas de ajuste de carburador ou quem sabe eu esteja enganado o problema possa ate ser outro!!! ela sempre pegava de manha ou melhor quero dizer, dava partida com ela fria de primeira sem se quer acelerar... agora quase sempre acelero para ela pegar. tudo bem apesar de ter tentado por varias vezes regular o parafuso do ar e o de aceleração ficando um pouco forte aceleração mais melhorou um pouco quando deixei o parafuso do ar em 4 voltas e meia.

mais o problema a seguir é o que não estou entendo... uso muito ela para ir ate o trabalho e do trabalho para casa, e já marquei a quilometragem desse percurso. são exatamente 22km, e o que acontece é que ao rodar a quilometragem  já citada ai desligo a moto, ao passar alguns segundos que vou liga-la de novo ela pega com uma aceleração baixíssima como se o motor estivesse pedindo socorro morra!  rss... mais isso é coisa de alguns segundos! isso acontece em torno de 3 ou 4 segundos e ai volta  para sua aceleração normal e depois desse episodio posso liga e desliga-la quantas vezes quiser que ela pega normal... o fato é que estou preocupado se esse pedido de socorro é falso ou verdadeiro???hum??? notei que isso acontece toda vez que o motor esquenta muitoooo!!!

então é isso galera, já tentei tirar essa duvida por aqui mais ninguém se arrisca a da uma opinião, por isso é que estou pedindo a opinião dos companheiros  aqui do clube, tendo em vista que aqui em fortaleza a predominância é Honda são poucas as oficinas que oferecem um serviço de qualidade para nossas Yamaha, espero que isso mude por aqui pois as motos Yamaha são excelentes só quem anda em uma sabe!!! desde já um abraço a todos aê!
clecio
Novatos
Novatos

Moto: : factor

Re: moto com dificuldade de dar partida depois de quente

Mensagem por Jefferson Ledoux em Qui 16 Out 2014 - 20:10

Clecio seja mto bem vindo a familia, sinta-se em casa pra interagir com a galera... depois posta fotos de sua maquina pra galera!!
Quanto a sua dúvida isso parece sinal de mistura desregulada mesmo, a aceleração fica instável...
O melhor funcionamento do motor na marcha lenta é quando a mistura deixa ele funcionando sem oscilações... faça o seguinte:
Feche o parafuso da mistura e vá abrindo volta por volta, quando sentir que o motor subiu o giro vc deixa nessa regulagem, exemplo? vc deu 1 volta, 2 voltas, 3 voltas aí o motor subiu o giro, aí vc da mais meia volta e ele continuará constante, vc da mais meia volta e ja estará na 4ª aí sente que o motor voltou a baixar o giro, isso significa que a mistura ficou pobre, então vc volta pra 3 voltas e meia, onde o giro do motor ficou mais alto (isso no parafuso da mistura)... terminando aí vc vai no parafuso da aceleração (marcha lenta) e regula se for o caso de ficar mto acelerada!
Espero ter ajudado! abração e mais uma vez seja bem vindo! cheers

MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Crypton Black

Mensagem por Alex em Qui 16 Out 2014 - 20:30

Boa Jeff! Disse tudo. aê!

ADMINISTRADOR

Moto: : YBR Factor ED

Mensagem por Jefferson Ledoux em Qui 16 Out 2014 - 21:38

What a Face

MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por t_teles em Qui 16 Out 2014 - 23:25

Clecio, tive sintomas (ou melhor, a moto teve, kkkk) parecidos perto dos 9mil km. Era somente regulagem, o problema apareceu após uma revisão.

Não sei se é seu caso, mas você fez a regulagem do carburador com o motor aquecido? Na minha, essa foi a bronca, tinham regulado com o motor frio. Depois que regulei de novo com o motor já quente, não deu + nada.

Tenta essa regulagem aí que o Jeff falou, com o motor quente pra ver se melhora.
t_teles
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : XRE 190

http://t.me/TarcisioTeles

Mensagem por Djalma em Dom 19 Out 2014 - 14:13

Boa meninos, só Expert aqui,,abs

MODERADOR

Moto: : YBR Factor 2011

https://www.facebook.com/djalma.bernardes.35

Mensagem por clecio em Qua 22 Out 2014 - 11:21

ok pessoal desde já agradeço a atenção de todos, isso já é de grande alegria pra mim, obrigado mesmo.

eu acredito que já tentei de tudo para reverter esse quadro... mais não desconsidero a possibilidade de ter tentado ajustar esse parafuso da mistura de forma errada, sei que já tentei ajusta-lo com o motor quente isso tenho certeza, agora por não saber ao certo sobre a forma de voltas do parafuso da mistura isso sim posso não ter feito certo!!

mais irei repetir dessa vez conforme a dica passo a passo do amigo Jefferson.... mais me deu curiosidade agora, a fato de ajustar essa mistura com o motor quente é pela importância de poder sentir ou escutar os giros melhor?? ou existe nessa pratica um macete eletrônico de memorização ou algo parecido por parte do cdi ou coisa parecido??

mais uma vez obrigado pela recepção de todos
clecio
Novatos
Novatos

Mensagem por clecio em Qua 22 Out 2014 - 11:48

galera fiz o procedimento conforme o ensinamento do nosso amigo jefferson e conforme a quantidade de voltas no parafuso fui notando que somente na 6 volta é que o motor começa a perder giros, ficando com a aceleração querendo falhar isso repetir algumas vezes para ter a certeza que essa redução de giros acontece na 6 volta ok!... então voltei meia volta e + meia, ficando assim na 5 volta do parafuso da mistura.

espero ter feito tudo certinho, mais o fato é que melhorou e muito o desempenho, mais o problema do super. aquecimento conforme já mencionei ainda continua... basta rodar um pouco que na 1 desligada e ao ligar ela pega com muita pouca força e em alguns segundos se instabiliza!!!

agora também me pergunto e pergunto aos amigos do clube? o óleo do motor poderia me trazer problema desse tipo, pois tenho feito um teste com o óleo castrol 10w-30 semi sintético ele é um óleo bem mais fino do que o yamalube por um outro lado também troquei a vela a um mês atrás e já pesquisei na net que sempre temos que ajustar o eletrodo da vela nova, apesar de que o vendedor da casa de peças aqui da Yamaha disse não haver essa necessidade por que essa regulagem já vem de fabrica na vela. mais fica ai pergunta??
clecio
Novatos
Novatos

Mensagem por Jefferson Ledoux em Qua 22 Out 2014 - 12:28

Hum blz Clécio, o procedimento é cm vc fez mesmo... legal!
1º- fazer a regulagem com o motor quente é justamente pra o motor não ficar oscilenado e vc ouvi-lo melhoor.
2º- o óleo que vc usa é como vc falou muito fino, eu uso o mobil semi sintético, mas com especificações 15W50 o da embalage prata com tampa vermelha esse da foto. Mas creio que não seja ele, a não ser que a moto esteja fumando por passar óleo pelos aneis e retentores por ser mais fino. Quanto a isso deixa os mais entendidos falarem.

3º- como o vendedor falou a vela ja vem com o eletrodo regulado de fábrica, a não ser que por algum motivo tenha sofrido impácto no transporte da mercadoria e o eletrodo tenha aberto ou amassado. No mais não precisa de ajuste não. Troca o óleo e ve se melhora.
Abração cara e não deixe de nos informar. aê!

MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Jefferson Ledoux em Qua 22 Out 2014 - 12:30

Ah, so pra lembrar, não muda de tipo de óleo constantemente não, se usar o semi sintetico fica so com ele, se for usar o mineral tbm... a troca constante pode criar borras no motor e danifica-lo. o semi sintético é bom pq aguenta mais a mudança brusca de temperatura e resiste melhor à oxidação!

MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Xandyroesch em Qua 22 Out 2014 - 12:53

A vela tem uma regulagem sim, agora se o motor esta esquentando muito é sintoma de mistura pobre, da uma olhada na cor da vela, se for branca é mistura pobre se for preta é rica, o certo é que a cor seja marrom.

minha Pretinha
Xandyroesch
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Factor k 2010

https://www.facebook.com/profile.php?id=100000017050376

Mensagem por Jefferson Ledoux em Qua 22 Out 2014 - 13:04

Tem regulagem Xandy mas quando a gente compra não precisa fazer. A minha ja testei com várias regulagens e não mudou em nada! kkk!!!

MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por t_teles em Qua 22 Out 2014 - 19:56

Troca a viscosidade desse óleo Clecio, 10W30 não rola.

Acho que Fortaleza tem clima parecido com aqui em Recife. Quente e úmido. Quando ajustei o carburador, em 4 voltas abertas deixou de pipocar nas reduzidas e o consumo tá nuns 42 km/litro. Não sinto que o motor superaquece ou algo assim, e na última revisão o mecânico trocou a vela só por desgaste normal, mas disse que a cor tá boa.

Logo que comprei a moto, tinha umas 6 voltas no carburador. E a moto só ligava com afogador quando fria. Depois que ajustei nunca mais usei o afogador, pega no 1o ou 2o toque no botão.
t_teles
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Alex em Qua 22 Out 2014 - 20:11

Vishhhh, óleo fino demais parceiro, em lugar quente então é caixão e vela preta para seu motor. Com certeza deve estar esquentando demais e barulhento.

ADMINISTRADOR

Mensagem por Xandyroesch em Qua 22 Out 2014 - 22:08

Jefferson Ledoux escreveu:Tem regulagem Xandy mas quando a gente compra não precisa fazer. A minha ja testei com várias regulagens e não mudou em nada! kkk!!!

Jeff a regulagem influencia na fagulha que a vela produz, se fechar muito ela vai ficar com pouca fagulha logo ela vai queimar menos, eu sei pq fiz a regulagem errada na minha, fechei muito ai a mistura ficou rica d mais.

minha Pretinha
Xandyroesch
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Xandyroesch em Qua 22 Out 2014 - 22:12

Nem tinha reparado nesse óleo, realmente ta fino, ai se o clima é quente o negocio fica pior ainda.

minha Pretinha
Xandyroesch
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por t_teles em Qui 23 Out 2014 - 0:53

Não rola com esse óleo Clecio. Eu tava pensando em trocar pra semi sintético 15W50 da Castrol, que ia ficar o mesmo preço pra mim, pq teoricamente teria menos desgaste na partida a frio. Mas desencanei.

Continuo só no Yamalube/Havoline Premium.
t_teles
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Jefferson Ledoux em Qui 23 Out 2014 - 16:16

Eu sei homi hehehe, mas quando compramos ela nova a regulagem ja ta blz... depois vou ver na minha se a vela está mto fechada ja que ta mto rica!!
É nois Xandy amigos

MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por clecio em Sex 24 Out 2014 - 10:07

é bem verdade o que Xandyroesch disse, essa regulagem tem alguma influencia principalmente no que se referi a otimização do motor, abri um pouco o eletrodo coisa mínima mais notei desempenho nessa questão da força do motor. agora fiquei com medo do que disse o amigo Alex, será que deu problema no motor devido o uso desse óleo??/ hum??? devido as questões aqui levantadas estive pesquisando nesse últimos dias na net. sobre o referido óleo castrol 10w30 para factor e achei informação ainda mais satisfatória, pelo menos para mim que sou marinheiro de 1 viagem rsrss... eu não sabia ainda muito sobre óleos de motor e li que por exemplo: 20w50 ou seja que sua viscosidade quando frio é de 20 e quando quente 50. Quando frio, o óleo tende ser mais grosso, e quando quente, mais fino.

Bom o fato é que já substitui o óleo, ate por que já estava chegando no seu prazo de 1.540 km.. dessa vez troquei pelo Motul 20w50.... mais em relação o meu problema não resultou em nada, como já disse abri também o eletrodo da vela um pouquinho mais já sentir um melhor desempenho so que em relação o problema nada também que medo! então resolvi voltar ao inicio da aula rsrs... novamente para mistura dessa vez resolvi criar uma escala reta imaginaria de 2 à 6 voltas, números que eu considero que entre esses estão a melhor performance. ai entre esses a metade é 4,5 voltas do parafuso do ar... então logo me lembrei do nosso amigo t_teles que mora em recife aê!

mais ainda é cedo para comemorar, mais diante mão parece ter havido efeito positivo, ontem mesmo depois de ter feito essa configuração parece ter solucionado, mais sou igual a tome so acredito vendo kkk!!! então vou fazer uma viagem do tipo mais prolongada como aquelas de costume de 22km para o motor aquecer o suficiente para tirar as conclusões Basketball e ai digo ao certo para galera!!!!

um abraço a todos!!!
clecio
Novatos
Novatos

Mensagem por Jefferson Ledoux em Sex 24 Out 2014 - 20:54

Isso aí amigo, parabéns pela persistência... aqui adotamos o "faça você mesmo", com a juda da galera é claro pq no início não conhecemos a linguagem da mecânica!!
Estamos no aguardo das próximas impressões e espero ter solucionado seu problema.
parabéns

MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Alex em Sex 24 Out 2014 - 21:07

Boa amigo! No aguardo. aê!

ADMINISTRADOR

Mensagem por Xandyroesch em Sex 24 Out 2014 - 21:50

É bem assim mesmo, não se pode desanimar, motos carburadas são complicadas para regular(todo carburador na verdade é), mas com paciência se chega lá.

minha Pretinha
Xandyroesch
MODERADOR
MODERADOR

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: