CLUBE DOS YAMAHEIROS
Desculpa, você está desconectado, faça o Logon usando seu nome de usuário e senha previamente cadastrados ou faça o seu cadastro.

Bateria de nobreak na Factor/YBR

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Bateria de nobreak na Factor/YBR

Mensagem por RodaPeza em Sab 2 Maio 2015 - 15:42

Quem não sonha em poupar dinheiro com a bateria ou ate mesmo colocar uma com amperagem maior ?

Então vamos lá:
Substituir a bateria da moto por uma de nobreak, dependendo do caso, pode ser uma boa opção. É bem mais barata, não existe risco de vazamento, não requer ativação nem manutenção periódica.

Para a Factor e YBR e aconselhável a  de 12v 7Ah.

Primeiro tirem a sua bateria:

Depois retirem a caixa de bateria:

A bateria usada aqui e AJAX Valor: 40,00:

Depois de retirada a caixa de bateria pegue a bateria de nobreak e meça para realizar o corte:

Depois que cortar a caixa de bateria teste se a bateria fica bem acomodada:

Para maior segurança e pra prender a bateria temos que usar a cinta de borracha:

Para não danificar o chicote principal faça uma emenda com os conectores Olhal, e Mosquito pra ser plug and play:

Depois de montado:

Vídeo do colega Ricardo demonstrando na YBR dele:

Agradecimentos a : Ricardo Arbly.

Iniciante

Moto: : Factor 125 ED

http://www.apunha.blogspot.com.br

Re: Bateria de nobreak na Factor/YBR

Mensagem por Alex em Sab 2 Maio 2015 - 20:04

Rapaz, 40 conto é barato hein, tomara que dure pelo menos metade da original, já vai ser lucro, visto que a original custa R$180,00

ADMINISTRADOR

Moto: : YBR Factor ED

Mensagem por Xandyroesch em Sab 2 Maio 2015 - 23:03

Ta barato mesmo,

minha Pretinha
Xandyroesch
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Factor k 2010

https://www.facebook.com/profile.php?id=100000017050376

Mensagem por RodaPeza em Seg 4 Maio 2015 - 22:09

Alex escreveu:Rapaz, 40 conto é barato hein, tomara que dure pelo menos metade da original, já vai ser lucro, visto que a original custa R$180,00

Meu colega que colocou na YBR ED dele durou 2 Anos. parabéns

Assim que minha bateria der sinal de morte vou fazer o procedimento na minha. muito doido!

Iniciante

Mensagem por RodaPeza em Seg 4 Maio 2015 - 22:12

Xandyroesch escreveu:Ta barato mesmo,

Muito, da ate pra colocar xenon ou ate mesmo aquelas caixinhas na moto.

Na teoria e pratica as baterias são as mesmas, tem uma da Helliar que aguenta temperatura alta. A Moura estacionaria esta de 50,00 ótima bateria.

Iniciante

Mensagem por williamk9 em Sex 26 Jun 2015 - 21:11

Galera, recomendam mesmo o uso de bateria de nobreak na factor ? Estou pensando em botar na minha pois o preço é muito mais acessível e conseguem fornecer uma melhor amperagem para o meu xenon haha !

Abraçcos

Iniciante
Iniciante

Moto: : YBR Factor 2009

Mensagem por williamk9 em Qui 9 Jul 2015 - 0:06

Amigos, comprei a bateria de nobreak 7ah e ela veio descarregada, posso carregar ela no carregador de baterias automotivo na carga lenta ?

Iniciante
Iniciante

Moto: : YBR Factor 2009

Mensagem por Alex em Qui 9 Jul 2015 - 22:05

Pode sim amigo.

ADMINISTRADOR

Mensagem por manoe em Dom 9 Ago 2015 - 14:16

Eu tenho uma instalada ha mais de 2 anos e tá tudo beleza, vejam aí o processo em pdf, pode baixar:
https://drive.google.com/file/d/0B0xaftrGONlFVG02b1VUbWdzc2s/view?usp=sharing

manoe
Novatos
Novatos

Moto: : ybr factor ED

Mensagem por davisazaki em Dom 9 Ago 2015 - 20:45

manoe escreveu:Eu tenho uma instalada ha mais de 2 anos e tá tudo beleza, vejam aí o processo em pdf, pode baixar:
https://drive.google.com/file/d/0B0xaftrGONlFVG02b1VUbWdzc2s/view?usp=sharing

Parabéns manoe, muito bem explicado!!
davisazaki
Novatos
Novatos

Moto: : Ybr 125

Mensagem por Alex em Seg 10 Ago 2015 - 21:14

Muito bom Manoe!

ADMINISTRADOR

Mensagem por Djalma em Ter 11 Ago 2015 - 11:05

Boa mesmo, parabéns..

MODERADOR

Moto: : YBR Factor 2011

https://www.facebook.com/djalma.bernardes.35

Mensagem por PedroCTR em Qua 19 Ago 2015 - 16:41

Tenho 2 bateras dessa em casa, nunca foram usadas e volta e meia dou uma testada e uma carregada nelas(carregador automotivo comum) e já havia pensado nessa possibilidade, tanto que fiz um "enjambre" para uma ponte e fiz chupeta delas numa cg150 que tive uns anos atrás.

FOI A BARRIGA! kkk!!! kkk!!! ha!ha! ha!ha!
PedroCTR
Colaborador
Colaborador

Moto: : Yamaha Factor K

Mensagem por Alex em Qui 20 Ago 2015 - 20:24

Pedro, vc carrega essas baterias com qual modelo de carregador automotivo? Tem tempo que tem essas baterias? É que tenho uma que utilizo em outro tipo de equipamento e tenho carregado ela tb com carregador automotivo, só que esse carregador manda 150 amperes, então estou com medo de ferrar essa bateria. Apesar de ser barata, entre 40 e 50 mangos, não quero ter esse prejuízo por mal uso.

ADMINISTRADOR

Mensagem por PedroCTR em Sex 21 Ago 2015 - 10:58

Alex, o problema da amperagem alta é que pode ocorrer de "ferver" a bateria e ela entrar em curto. O carregador que uso é pequeno, "made in china", pra te falar a verdade nem sei qual amperagem ele manda, mas pelo porte dele e tempo pra carregar uma bateria automotiva de 65Ah, acredito que não mande mais de 15ah.
Não saberia dar uma dica de como usar um carregador tão forte numa bateria tão pequena... Ele não tem pré-ajustes de carga? Caso não tenha, eu usaria o mínimo de tempo de possível.

FOI A BARRIGA! kkk!!! kkk!!! ha!ha! ha!ha!
PedroCTR
Colaborador
Colaborador

Moto: : Yamaha Factor K

Mensagem por t_teles em Sab 22 Ago 2015 - 10:54

Putz galera! Minha bateria tem exatos 3 anos, a que veio na Factor foi a XTZ da Heliar, 12V 5Ah. E essa semana ela deu sinal de que ta perto do fim da vida, fiquei uns 6 dias sem ligar a moto por motivo de doença, e qdo fui ligar deu um trabalhinho.

Um porteiro aqui do prédio que tem moto ha bastante tempo, tem uma bateria de nobreak 12V 7Ah da Moura na Suzuki Yes dele há mais de 18meses, ate agora tudo certom a bateria custou 70 reais. Fui no mecânico que ele disse que de o serviço de adaptar os plugs da bateria pra esse que precisa, ele adapta sem precisar cortar o original.

Fui no cara, ele viu a caixinha, mediu, olhou, e mesmo ganhando dinheiro se fizesse o serviço (a bateria vc quem leva) o cara NÃO aconselhou que eu fizesse pq ia ter que cortar a caixinha, e posteriormente corre o risco de a caixinha quebrar pq cortou. Ele disse que minha bateria ainda dura uns 3 meses se eu usar a moto todo dia, acabei desistindo da bateria de nobreak...

Gostaria de uma opinião de vcs, vale a pena cortar a caixinha? A bateria de nobreak tbm pode ser usada na vertical, no caso as ferramentas teriam que mudar de lugar, e o corte seria na parte de cima da caixa, com uns 6,5 cm de largura.

Mais alguém já fez? Eu já tinha me conformado em gastar os 150 na bateria "normal", mas vim pesquisar e o primeiro tópico que abriu, foi justamente esse, na mosca!
t_teles
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : XRE 190

http://t.me/TarcisioTeles

Mensagem por t_teles em Sab 22 Ago 2015 - 11:03

Sobre a dúvida do carregamento da bateria, seja a de nobreak ou a de moto mesmo, não é aconselhável fazer carga rápida "nunca". Usando fio, uma lâmpada incandescente e 4 diodos em ponte retificadora, da pra fazer um carregador lento, caseiro, e que funciona muito bem.

Podem ver que nas próprias baterias, indica-se as correntes de carga lenta (na minha: 0,5 A carregando entre 5 e 10 h, ou 5 A carregando por MEIA hora). A regra básica é, a carga lenta é a ideal, e usa 10% da capacidade da bateria:
Bateria 12 V 5 Ah - carregar usando 0,5 A por no máximo 10 horas
BATERIA 12 V 7 Ah ) carregar usando 0,7 A por no máximo 10 horas
... E assim segue
t_teles
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por t_teles em Sab 22 Ago 2015 - 11:04

Tô no celular, mas assim que der posto o link do carregador caseiro. Se procurar no Google "carregador 12 V caseiro", um vídeo de uns 22 min do YouTube é um dos melhores que tem. Só não lembro se funciona pra 110 e 220V sem precisar alterar alguma coisa.
t_teles
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Jefferson Ledoux em Sab 22 Ago 2015 - 11:50

Tenho um carregador desse em casa, mas já comprei feito, veio td bonitinho bem acabado... mas é o mesmo caseiro! Carrega td direitinho, carga lenta e com a lâmpada encandescente de 150W podendo usar uma de no máximo 200W. Comprei a uns 3 anos atrás por 30 reais no supermercado Hiper bompreço e está novinho e funcionando ainda! Mas a gente pode ir numa eletrônica e pedir pra fazer um, caso ja não tenha pronto pra venda, eles fazer e fica show!
Exatamente esse:    

MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Crypton Black

Mensagem por t_teles em Sab 22 Ago 2015 - 15:54

É desse aí Jeff, se comprar o material e for fazer, gasta ainda menos que 30 pilas. Mas quem não tem manha de usar solda e talz, melhor comprar feito.

Esse aqui é o vídeo que falei, https://www.youtube.com/watch?v=RPYwwaad4tk , vale a pena conferir quem quiser fazer.
Aqui tem um igual ao do vídeo acima: http://www.renaultclube.com/tutorial-montando-um-carregador-de-baterias-caseiro/comment-page-1/

E aqui tem um mais "profissional" : http://eletricamentefalando.blogspot.com.br/2011/10/carregador-de-bateria-12v.html

E aí, alguém fez o esquema da bateria de no break, é sussa? Ajudem aí, tô em dúvida...
t_teles
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Alex em Sab 22 Ago 2015 - 21:36

PedroCTR escreveu:Alex, o problema da amperagem alta é que pode ocorrer de "ferver" a bateria e ela entrar em curto. O carregador que uso é pequeno, "made in china", pra te falar a verdade nem sei qual amperagem ele manda, mas pelo porte dele e tempo pra carregar uma bateria automotiva de 65Ah, acredito que não mande mais de 15ah.
Não saberia dar uma dica de como usar um carregador tão forte numa bateria tão pequena... Ele não tem pré-ajustes de carga? Caso não tenha, eu usaria o mínimo de tempo de possível.

Fala Pedro!
Então, não tem ajustes, é desses que todo mundo usa no carro quando está parado e com som ligado.
Quanto a temperatura, não esquenta, medi várias vezes durante o carregamento e não passou de temperatura ambiente, 25º graus. Valeu Brother!

ADMINISTRADOR

Mensagem por Alex em Sab 22 Ago 2015 - 21:40

t_teles escreveu:Sobre a dúvida do carregamento da bateria, seja a de nobreak ou a de moto mesmo, não é aconselhável fazer carga rápida "nunca". Usando fio, uma lâmpada incandescente e 4 diodos em ponte retificadora, da pra fazer um carregador lento, caseiro, e que funciona muito bem.

Podem ver que nas próprias baterias, indica-se as correntes de carga lenta (na minha: 0,5 A carregando entre 5 e 10 h, ou 5 A carregando por MEIA hora). A regra básica é, a carga lenta é a ideal, e usa 10% da capacidade da bateria:
Bateria 12 V 5 Ah - carregar usando 0,5 A por no máximo 10 horas
BATERIA 12 V 7 Ah ) carregar usando 0,7 A por no máximo 10 horas
... E assim segue

Exatamente Teles, to ligado na parada dos 10% da amperagem da bateria na hora de carregar, eu tenho carregador inteligente, mas este modelo que possuo no momento não carregada bateria de Chumbo. Vou acabar tendo que comprar do outro que tive tempos atrás, esse sim é pra qualquer modelo de baterias. Enquanto isso vou carregando essa com o carregador veicular já tenho. Mas uma carga somente duram meses.

ADMINISTRADOR

Mensagem por Alex em Sab 22 Ago 2015 - 21:42

t_teles escreveu:

E aí, alguém fez o esquema da bateria de no break, é sussa? Ajudem aí, tô em dúvida...

Teles, 70 conto ainda está caro, vc acha na faixa de 46/50 reais no ML.
Segundo o manual, essa bateria trabalha em qualquer posição, e concordo plenamente com a idéia de cortar em cima e não nas laterais da caixinha original da moto.

ADMINISTRADOR

Mensagem por Alex em Sab 22 Ago 2015 - 21:42

Jefferson Ledoux escreveu:Tenho um carregador desse em casa, mas já comprei feito, veio td bonitinho bem acabado... mas é o mesmo caseiro! Carrega td direitinho, carga lenta e com a lâmpada encandescente de 150W podendo usar uma de no máximo 200W. Comprei a uns 3 anos atrás por 30 reais no supermercado Hiper bompreço e está novinho e funcionando ainda! Mas a gente pode ir numa eletrônica e pedir pra fazer um, caso ja não tenha pronto pra venda, eles fazer e fica show!
Exatamente esse:    

Jeff eu tinha um desses, acabei jogando fora, pois não se acha mais lâmpadas incandescentes.

ADMINISTRADOR

Mensagem por t_teles em Dom 23 Ago 2015 - 0:32

Alex escreveu: (...)
Exatamente Teles, to ligado na parada dos 10% da amperagem (...)

Ah, mas isso aí eu tinha certeza que tu sabias, hehehe.

Alex escreveu: Teles, 70 conto ainda está caro, vc acha na faixa de 46/50 reais no ML.
Segundo o manual, essa bateria trabalha em qualquer posição, e concordo plenamente com a idéia de cortar em cima e não nas laterais da caixinha original da moto.

Vi que no ML o preço tava mais em conta, mas as que vi tinham frete e dava no mesmo.

Pensei em não cortar do lado, mas em cima, pq o corte seria menor. E até onde vejo, numa parte menos "estrutural" da caixinha... Tõ seriamente tentado a fazer isso, e depois dos tutoriais que vi aqui, usando outro conector sem precisar cortar o original, aí pronto. Mas não consegui nenhuma bateria de nobreak pra medir bem certinho e decidir se cortava ou não. A tentação está grande, tanto pelo preço qto pelo "projeto" em si.

Alex escreveu: Jeff eu tinha um desses, acabei jogando fora, pois não se acha mais lâmpadas incandescentes.

PUTZ! Eu quase compro material essa semana pra fazer um desses, essa da lâmpada incandescente eu não tinha me ligado. Não lembrava que vão deixar de fabricar, MUITO bem lembrado Alex.

P.S.: vou tentar conseguir uma bateria de nobreak de sucata pra fazer as medidas e decidir se corto a caixinha, tenho um mês pra testar que é o tempo que quero comprar a outra bateria.

Alguém mais experiente que eu, minha bateria só descarregou quase toda pq fiquei alguns dias sem ligar a moto pq estive doente (nada sério). O mecânico falou que ela só vai descarregar se eu ficar uns 2 ou mais dias sem andar, e que daria pra esperar uns 3 meses ainda pra trocar sob essa condição. A informação procede? Tem risco de forçar motor de partida, ou outro problema? A moto tá ligando 90% do tempo no primeiro toque do botão...
t_teles
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: