CLUBE DOS YAMAHEIROS
Desculpa, você está desconectado, faça o Logon usando seu nome de usuário e senha previamente cadastrados ou faça o seu cadastro.

Bateria de nobreak na Factor/YBR

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Bateria de nobreak na Factor/YBR

Mensagem por t_teles em Dom 23 Ago 2015 - 1:10

Alex, tinha esquecido: cortar a caixinha na parte de cima, ao invés de na lateral, significa cortar um pedaço da parte onde ficam as ferramentas, e acima dela tbm. A bateria passaria da altura total da caixa, quase que encostando no quadro da moto... Mas pelo menos nas medidas que consegui aqui, tem 1cm de folga SEM a parte da bateria que ficar acima da caixinha encostar no quadro.

As ferramentas precisariam mudar de lugar, e talvez a cinta da bateria original não sirva pra segurar a bateria de nobreak na vertical, já que esta é mais "baixa" que a de moto.

O motivo de tantas dúvidas é bolso raso! KKKKK
estou precisando levar a moto pra revisão (50 pilas, não tenho como fazer em casa, tem que pagar mesmo), trocar bateria (140 pilas se for a de moto) e kit relação (100 pilas?) de uma vez só... Aí me quebrou ha!ha! ha!ha! , o máximo que daria pra fazer é segurar a bateria por mais uns 30 ou 45 dd, o resto não tem como adiar Snif!
t_teles
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : XRE 190

http://t.me/TarcisioTeles

Mensagem por Alex em Dom 23 Ago 2015 - 6:41

Teles meu parceiro! Cara quanto a bateria, a minha usei até realmente não aguentar mais, tipo, eu notei que a bateria mudou um pouco seu comportamento depois do primeiro ano de vida, foi aí que verifiquei que o nível da solução estava baixo e comecei completá-la quase que de 3 em 3 meses. Depois de um tempo ví que quando eu ia de carro pro trampo, ou na moto da patroa,  no outro dia a minha já não funcionava, mas no mesmo dia se eu parasse de manhã, a noite funcionava de boa, e assim ficou por mais de ano, continuei completando até que chegou o dia que parei a moto no trampo a noite e no outro dia tive que empurrar, aí sim foi o momento que troquei.

Então se tiver despreparado no momento, não se preocupe, não força nada, não estraga nada, o máximo que vai acontecer vai ser justamente chegar o momento que vc vai ter que empurrar a moto no mesmo dia que a parou.
Essa estimativa de 2/3 meses não procede, não tem como prever, pode ficar mais de ano desse jeito, complete a solução com água da torneira mesmo, precisa muita frescura não, e suga a bichinha parceiro hehe. Eu sou mais prático do que técnico, eu gosto é de ver para crer kkkkkk. A minha durou mais de 4 anos.

ADMINISTRADOR

Moto: : YBR Factor ED

Mensagem por t_teles em Dom 23 Ago 2015 - 10:47

Blz Xann, mas a minha bateria é selada, o comportamento dela é idêntico ao da de solução, quando mais perto do fim de vida?

Ela chegou a 12,35 V na quarta-feira, quando fui testar pra ver se era só a bateria que precisava trocar. Deixei a moto desligada, liguei o pisca-alerta, painel e a luz de freio traseira, depois de uns 20 minutos notei a intensidade de luz do pisca-alerta mais fraca. Desliguei tudo, tentei religar a moto e não ligou...

Depois quando REALMENTE precisei ligar, teve que ser no tranco (que sei que deve-se evitar o máximo possível), pegou de primeira descendo uma rampa pequena, depois que carregou de novo na própria moto, não tive mais problema pois todos os dias saí com ela.
t_teles
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Alex em Dom 23 Ago 2015 - 15:03

Hummmm tendi , mas tirando o fato de ser selada, de resto mesma coisa , vai se degradando aos poucos

ADMINISTRADOR

Mensagem por t_teles em Dom 23 Ago 2015 - 16:18

Então blz, menos mal. Valeu.

Outra pergunta, eu tenho minhas dúvidas mas só pra ter certeza: Pra moto carregar a bateria, só precisa estar com o motor ligado, né isso? Não precisa estar com o motor ligado E com marcha engatada e o pneu de trás rodando (mesmo que seja no cavalete), certo?
t_teles
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Alex em Dom 23 Ago 2015 - 17:12

Isso, basta estar ligado que já estará carregando. Só que vc não vai deixar o motor ligado mais que uns 10 minutos parado sem refrigeração, então vai carregar andando mesmo.

ADMINISTRADOR

Mensagem por t_teles em Dom 23 Ago 2015 - 23:05

Blz. Não deixei não, na única vez que precisei ligar no tranco, marquei 5 min certinho só pra carregar. Depois disso não descarregou mais.

Apesar de eu ter qse certeza da resposta, escutei um colega comentar isso de "só carrega com marcha engatada e pneu de trás girando". Achei que não tinha nada a ver, já que o alternador trabalha independente do câmbio, mas como o cara é muito mais experiente que eu, vim tirar a dúvida aqui após ja ter pesquisado de novo.
t_teles
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Alex em Seg 24 Ago 2015 - 20:29

Pois então, não sei de onde ele tirou isso que a roda de trás precisa estar girando, só se a bateria carregasse através de um dínamo conectado ao pneu, aí faria sentido.
Sobre dar tranco, existe todo um mito atrás disso, se vc soltar a embreagem de leve, não tão leve ao ponto da moto ou carro frear ao invés de girar o motor, mas leve, e quando o motor queimar vc apertá-la novamente pra moto/carro não ficar fazendo "cavalinho", não estraga nada.
Já passei meses nessa vida funcionando moto no empurrão por falta de tempo pra mexer, em carro então, putz, e nunca tive problema algum, tb não conheço ninguém que tenha ferrado com o motor na hora de dar um tranco.

ADMINISTRADOR

Mensagem por t_teles em Ter 25 Ago 2015 - 9:23

Blz então Alex, mais uma vez obrigado.

Então o negócio é colocar pra pegar no tranco só em emergências e tá tranquilo.

Achei uma bateria Moura aqui por 125 reais. A do nobreak custa 75... Mas ainda to achando que a do nobreak vale a pena. Só fico receoso de cortar a caixinha e dar zica depois. Enfim, vou trocar a relação que tem urgência, e fazer a revisão. Próximo mês me organizo pra ver se dou andamento no esquema da bateria.
t_teles
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Alex em Qua 26 Ago 2015 - 19:47

Salve Teles!
Cara, outra opção seria vc colocar duas baterias de 6V ao invés de uma de 12V.
Explicando melhor, veja fotos, eu tenho tb essas duas baterias de 6V cada uma, as uso numa caixa de partida dos meus carrinhos que funciona com 12V, então as duas em série formam os 12V que preciso, são de 4,5 amperes, diferença pouca da original, e fisicamente são bem menores. Essas no Mercado Livre custam 28/30 conto cada.

Veja elas ao lado de uma dessas que vc tá querendo colocar de 7Amperes, e ao lado da original da Factor.

ADMINISTRADOR

Mensagem por t_teles em Qui 27 Ago 2015 - 9:11

Valeu Alex! Foi ninja essa das fotos.

To realmente tentado a pegar a de nobreak, até o cabo consegui fazer ontem pra não mexer no original.

Usando a de no break, de 5 Ah ou de 7 Ah, vai ter que cortar o pedaço da caixa da bateria como tem no começo do tópico.

Essas que vc falou ainda não achei, mas aí a capacidade é menor. Mesmo próximo da original, com 4,5 Ah. Não precisaria cortar a caixinha...

Enfim, precisei ligar a moto no tranco ontem, após percorrer 10km e deixar 8h desligada (08 às 16h), não ligou sozinha.

To na oficina fazendo a revisão, to pensando seriamente em fazer o esquema da bateria hj ou amanhã já que minha aula de amanhã foi cancelada
t_teles
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por t_teles em Qui 27 Ago 2015 - 19:28

Update (infeliz): Não rolou a bateria de nobreak. Medi, medi de novo. Medi mais uma vez. Testei. Só depois comprei. Testei se ligava a moto e carregava com a bateria de nobreak, blz.

Medi mais 2 vezes antes de cortar a caixinha, cortei.

Instalação blz, sossegada, fiz os mesmos conectores do tópico. Deu zica! Onde? Na maldita tampa lateral esquerda, ela não fecha. Fica topando no finzinho, parte esquerda da bateria de nobreak instalada.

To tentando resolver, ou compro outra caixinha de bateria e arrisco deixar a bateria na vertical cortando a parte das ferramentas, ou desisto, ou se conseguir vender a bateria de nobreak sem tomar muito prejú compro outra de 12 V 5Ah que tinha lá... (a minha original é 12 V 5 Ah, comprei a de nobreak 12V 7 Ah pq era a que tinha pesquisado e etc.

Me desejem sorte galera, hehehehe.
t_teles
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por t_teles em Qui 27 Ago 2015 - 19:29

Ah, a tampa lateral ta no lugar, mas "forçada". Encaixou nos lugares certos, tá travada, mas tá meio estufada na parte perto da alavanca do afogador...
t_teles
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Alex em Sex 28 Ago 2015 - 19:06

Fala Teles! Pow que zica hein! Depois posta fotos de como ficou o trampo.
Em que tipo de loja vc comprou essa de Nobreak?
Essas pequenas vc acha fácil no ML.

ADMINISTRADOR

Mensagem por t_teles em Sex 28 Ago 2015 - 21:16

A instalação ficou sussa, fiz os conectores, usei o "espaguete" termocontrátil e blz.

Minha bateria ficou na mesma posição da do tópico, os terminais na direita. O corte na caixinha foi igual. Justamente a parte esquerda da bateria, que "sobra" além da caixinha, é onde a tampa externa fica topando e assim perto da torneira de combustível fica uns 1,5 cm pra fora de onde deveria.

Tirei foto de quase tudo, já que fiz igual ao tópico não achei necessário. Assim que puser as fotos no pc posto sim.

Assim, o serviço ficou "passável", mas é que sou chato mesmo. Foi um vacilo não medir o espaço da tampa externa, mas enfim.

Comprei a bateria na Rua da Concórdia, numa loja grande e conhecida aqui (essa rua tem varias lojas de instrumentos musicais e componentes eletrônicos e de informática, fica no centro da cidade). Lá tinha da menor, 6 V 4,5 Ah 38 reais. A 12 V 7 Ah foi 68. 12 V 5 Ah não lembro. Tava +- o mesmo preço do ML Xann, com frete não compensaria.
t_teles
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Alex em Sex 28 Ago 2015 - 21:24

Entendi, tranquilo então.

ADMINISTRADOR

Mensagem por t_teles em Qui 3 Set 2015 - 11:17

Bom, até agora tudo blz com a bateria de nobreak, mas só o tempo dirá. Tirando a estética, que tá me incomodando um pouco, mas isso é "frescura". Vamos a algumas fotos, como prometido:

Caixa de bateria original, sem qualquer alteração
_________________________________________________________________________________________________________

Detalhe da lateral onde foi feito o corte (eu desmontei tudo pra cortar, como mostrado no tópico)
_________________________________________________________________________________________________________

Após cortar a caixa, já com a bateria e os cabos fixados. Os conectores são iguais aos do tutorial.

Detalhe da parte que a bateria de nobreak excede a caixa original

Detalhe dos conectores retangulares, e um pedacinho de câmara de ar pra bateria não ficar balançando muito.
Os conectores redondos fixei nos originais com os parafusos e porcas da bateria antiga, e isolei tudo com fita isolante 3M 33+, suporta temperaturas maiores (até 100ºC)

Serviço quase finalizado, depois peguei esse excesso de fios e fiz a volta por cima, prendendo com a própria cinta das ferramentas. Pretendo diminuir os cabos depois tbm. A braçadeira de nylon cortei a ponta, e o lugar onde trava girei pra direita, agora ela tá no lado direito da bateria

Fico devendo as fotos de como ficou após os ajustes finais, e de como a tampa lateral esquerda não encaixou 100%, mas é que esses dias tenho chegado tarde, assim que puder atualizo.

Última edição por t_teles em Qui 3 Set 2015 - 20:29, editado 1 vez(es)
t_teles
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Alex em Qui 3 Set 2015 - 19:57

Putz, não sei se é só comigo, mas as fotos não abriram.

ADMINISTRADOR

Mensagem por t_teles em Qui 3 Set 2015 - 20:36

Acho que agora consegui resolver, mudei o servidor das imagens.

Segue mais algumas, só vou ficar devendo com a tampa aberta e como está atualmente.

Detalhe de onde a bateria encosta na tampa lateral

Tampa lateral com a parte de cima deslocada

É isso... Minha gambiarra não me deixou 100% satisfeito... Sad Crying or Very sad Vacilo de esquecer de medir a tampa externa ódio!!!
t_teles
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Alex em Qui 3 Set 2015 - 20:55

Agora sim vi tudo, valeu pelas fotos.
Meio chato mesmo quando algo não fica como agente quer, ainda mais quando vc lida com aquilo todos os dias, aí chega o dia que vc pira, e quer ajeitar de todo jeito rssss.

ADMINISTRADOR

Mensagem por t_teles em Qui 3 Set 2015 - 21:20

Pois é, infelizmente não vou sossegar enquanto não resolver isso. Mas nas fotos tá "maior" do que realmente é.

Só que pra resolver, só vejo duas opções: comprar outra caixinha, e cortar esta antiga na parte de cima, e etc. Ou na próxima bateria, comprar a bateria certa, hehehe.
t_teles
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Alex em Qui 3 Set 2015 - 23:29

Vc ainda tem o pedaço da caixinha que cortou? Se sim dá pra emendar, fazer o enjambre com cola quente, lixa, pinta, se precisar faz um enxerto com arame e fica zero. Daí vc faz o corte da bateria em cima. Se jogou o pedaço fora, dá pra arrumar ouro plástico da mesma espessura, recortar e fazer o serviço.

O enxerto com arame é o seguinte, depois de tudo colado e no lugar, vc pega um pedacinho e faz tipo uma cobrinha ou círculo ou qualquer coisa não reta, esquenta ele até ficar vermelho e enxerta de forma que pega nas duas peças.

Outro dia mesmo eu acabei dando ré no carro dentro do quintal e empurrei a moto, eu esqueci que tinha colocado ela na sombra quando saí, os vidros do carro são escuros, não deu pra ver ela preta na sombra, não caiu mas a frente torceu e quebrou o paralama, bem onde prende nos parafusos, eu quase chorei, paralama original, então colei ele com Superbonder só pra segurar, fiz uns círculos de arame e enxertei no plástico bem na emenda, depois fiz o acabamento com Araldite e ficou zero, certeza que ali não quebra nunca mais, e só dá pra ver se deitar e olhar por dentro do paralama.

Muitos não curtem a "gambiarra", ou "Ajuste técnico", como gosto de chamar, mas como foi num lugar que não dá pra ver, paralama na concessionária caro pra kct e eu não coloco esse tipo de peça paralela pq não presta, então não deu outra. Mesmo caso seu aí, não vai dá pra ver a menos que vc tire a tampa lateral.

ADMINISTRADOR

Mensagem por Jefferson Ledoux em Sex 4 Set 2015 - 1:05

Comigo aconteceu com a Scooter que tinha, quebrou a caremagem frontal depois que um maluco carregando vergalhões passou na minha frente na contra mão e não tive como desviar... colei com super bonder pra fixar e por dente foi araudite que é mais flexivel e colou blz... outra opção é fazer tipo uma fibra com super bonder e algodão e depois é so pintar de preto.

MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Crypton Black

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: