CLUBE DOS YAMAHEIROS
Desculpa, você está desconectado, faça o Logon usando seu nome de usuário e senha previamente cadastrados ou faça o seu cadastro.

Luz do Sensor TPS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Luz do Sensor TPS

Mensagem por Gildevan99 em Seg 27 Jul 2015 - 8:16

Minha duvida e saber pra que exatamente serve o sensor TPS, na factor 125...
O o que a luz do sensor TPS indica quando ta aceso no Painel ?

Obrigado
Gildevan99
Novatos
Novatos

Moto: : Factor 125 / 20

Re: Luz do Sensor TPS

Mensagem por Welton em Sab 13 Fev 2016 - 21:59

De acordo com o mecânico da Yamaha ele atua com o CDI em altas rotações. Sua ausência ou defeito diminui o desempenho.

Welton
Novatos
Novatos

Moto: : YBR Factor 2010

Mensagem por Alex em Dom 14 Fev 2016 - 20:08

Esse sensor TPS é uma verdadeira incógnita nessas motos. Se vc já teve carro com carburador deve saber o que é "Avanço Centrífugo do ponto de ignição", que era um dispositivo que adiantava o ponto de ignição gradativamente de acordo o giro ia subindo, deixando o carro um pouco mais esperto em alta, então o sensor TPS funciona mais ou menos desse jeito, ele faz a leitura da posição da borboleta e assim determina a que ponto a queima deve ser realizada.

Não sei qual a necessidade disso numa moto dessa, mas a variação de ponto e tão pouca que eu mesmo já desliguei o sensor e andei uns dois dias com ele desligado e não mudou em nada o desempenho do motor. Tanto que várias pessoas retiram esse carburador problemático da Factor e colocam de outras motos sem esse sensor e não dá nada.

Fora isso tem o lance das "piscadas" da luz amarela do painel, sei que ela acende quando a bateria tá fraca e pisca por outros motivos que sinceramente eu não sei.

ADMINISTRADOR

Moto: : YBR Factor ED

Mensagem por Welton em Dom 14 Fev 2016 - 20:17

Olha a tabela de códigos:

Welton
Novatos
Novatos

Mensagem por Welton em Dom 14 Fev 2016 - 20:19

Embora vários relatam que não notaram mudanças sem o TPS, no meu caso parece que o reposicionamento dele de fato melhorou o desempenho da moto.

Welton
Novatos
Novatos

Mensagem por Alex em Dom 14 Fev 2016 - 20:24

Show então. aê!

ADMINISTRADOR

Moto: : YBR Factor ED

Mensagem por pedromartins em Seg 7 Mar 2016 - 21:47

O sensor TPS tem uma funcao importante na moto: Adiantar ou atrasar o ponto de ignição da moto por via eletrônica, ao contrario do sistema mecanico como antigamente. A priori, ao retirar o sensor  a moto fica no ponto estatico e ela roda normalmente como uma YBR antiga onde nao ha ajuste do ponto, e para o piloto que anda em rotação media, nada acontece; o problema vem quando a moto precisa estar em alta rotação e carregando peso.

O carburador a vacuo é controlado pela quantidade de vacuo que tem no coletor do motor, mas tem horas que a borboleta esta aberta com pouco vacuo e o ponto precisa estar adiantado (ex: subindo uma ladeira com garupa ou peso) se a moto não queimar a mistura antes do ponto ideal o motor fica com barulho de pino batendo e mistura extremamente pobre podendo ocasionar a quebra do pistao e biela com aneis. Essa é a função do sensor TPS na Factor.

Se voce tirar o carburador e o sensor da Factor e por um carburador da YBR, voce tera que obrigatoriamente engordar a mistura senao bate pino.
pedromartins
Novatos
Novatos

Moto: : Yamaha YBR 125

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: