CLUBE DOS YAMAHEIROS
Desculpa, você está desconectado, faça o Logon usando seu nome de usuário e senha previamente cadastrados ou faça o seu cadastro.

Troca da Caixa de Direção YBR/Factor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Troca da Caixa de Direção YBR/Factor

Mensagem por airamartins em Sab 1 Ago 2015 - 12:20

TROCA DA CAIXA DE DIREÇÃO

Fala galera, tudo bom?!

Como não deu pro nosso amigo Alex fazer o tutorial da caixa de direção, eu tive que trocar a minha e tirei as fotos...

ATENÇÃO: A caixa de direção da YBR é diferente da FACTOR!!!!  pare

Acabei de comprar minha factor ano 2011/11 e como estou sem um mecânico de confiança, resolvi eu mesmo fazer todas as manutenções necessárias, sem contar que é muito bom nós mesmos arrumar nossas coisas, certo?!
Tive que trocar a caixa de direção e tirei umas fotos pra ajudá-los caso queiram se aventurar também.

Coloquei a caixa de direção do tipo cônica da Danidrea ou de rolamentos, dura mais do que a caixa de direção de esfera, ouvi dizer isso em fóruns mesmo e na loja que comprei. E essa marca era a única que consegui encontrar aqui em Belo Horizonte. Um mecânico que levei antes pediu pra eu comprar da Siverst, como não tinha foi Danidrea mesmo. Paguei R$42,00.

Obs: Não é difícil, mas é bastante trabalhoso!!!!!!

Como não estou acostumado a fazer tutoriais faltou algumas fotos e coisas super detalhadas, mas da pra entender. As fotos que faltaram peguei em outros fóruns e no final deixarei os respectivos links. Confere o tutorial do pessoal lá também, não é da ybr mas ajuda!

Outra coisa é que toda hora falo +/- o tamanho da chave pra não correr risco de ninguém desmontar até uma certa parte e travar por falta de chave do tamanho correto. (acredito que usei chave 8, 10, 12, 14, 27, Philips, chave de cano e chave allen)

Uma coisa que achei muito útil foi retirar a peça e voltar com o parafuso para o lugar. Isso me evitou perdê-los e poupou bastante tempo em procurar o lugar certo ou organizá-los de alguma forma para me lembrar depois dos lugares.
Então retire os parafusos e os coloque de novo no lugar...

Começando, tire a roda, paralama, emblema da Yamaha.

Pode retirar o cabo do velocímetro desenroscando direto do painel e retire as bengalas.
Para retirar as bengalas basta desenroscar os parafusos atrás do emblema Yamaha (Chave 14) e os parafusos na mesa superior que são tamanho 10. (Compre uma chave boa tamanho 10 porque parece que a moto inteira tem parafuso 10! kkk)
Depois disso retire a lente do farol. Ela tem tipo uma trava em cima, então retire os dois parafusos Philips e puxe a parte debaixo da lente, assim irá soltar fácil.

Agora vamos retirar o painel.
Nesse emaranhado de fios é só procurar os que vem do painel e desconectar. Não precisa identifica-los pois cada um tem uma cor diferente.

Soltou os fios, agora é só tirar os parafusos que ficam na mesa superior. (Não tinha uma chave confiável, mas o tamanho acho que é 8)
(FOTO PEGADA EMPRESTADO! KKK)

Pegue uma cadeira para apoiar as coisas porque agora é tirar a aranha do farol.
Em cima ela é só encaixada mesmo e embaixo tem 2 parafusos que se não me engano são 10.
Perto do encaixe superior da aranha tem os parafusos para retirar a chave de ignição. (Chave Allen que não sei o tamanho)
E retire o guidão com a chave 10.
Nessa parte principalmente você precisa ter 4 mãos! Kkkk
Porque tem que ir soltando e ir segurando as coisas pois estão ligadas nos cabos.

Para remover a mesa superior basta tirar o parafuso grande com uma chave 27.

Agora é tirar as porcas castelo.
Com chave de fenda e martelo? Não faça isso! Pode dar certo, mas pra que correr risco de estragar a peça?
Com uma chave de cano da pra retirar sem problemas.

Pronto, nisso você retirou a mesa inferior também.

Agora é retirar as pistas dos rolamentos tanto no quadro da moto quanto na mesa inferior.
Retirar da mesa inferior é mais chato.
Ou você vai na paciência, batendo um pouco de um lado e do outro até resolver sair...

Ou modo hard!
Com uma mini retífica ou esmeril ou algo do tipo vc vai tipo cortando a pista que ta presa na mesa e quando estiver quase cortando você bate com o martelo e uma chave de fenda que ela trinca e sai bem mais fácil.
pare  Obs: Muito cuidado com esse método pra não estragar o eixo da mesa!!!!!!!!!

E pra tirar do quadro é ir na paciência também batendo um pouco de cada lado, com o auxílio de uma chave de fenda comprida, até sair sem estragar nada....

*Guarde a pista de baixo velha que tirou do quadro, ela vai ajudar a colocar a nova sem estragá-la.

Coloque a pista superior com o auxílio de um toco de madeira pra não marcar a peça!

Agora apoie a pista inferior antiga na ponta do toco e bata para encaixar a nova. Assim ela já vai entrar o mais reto possível. Esqueci de tirar foto dessa hora, então fiz essa montagem perfeita! Quem não tem 3 mãos? kkk!!!

Encaixado todo mundo no quadro vamos a parte chata.

OBS: (Lembrando, o rolamento da ybr tem tamanho diferente, o menor acredito que fique em cima.
Já na factor o tamanho dos 2 rolamentos são iguais, porém, o buraco do meio de um é maior que do outro. O com buraco Maior é Embaixo! )

O rolamento superior encaixa como uma luva, agora o que vai direto na mesa inferior...

Força porque está acabando!  amém

Temos duas formas.

Você precisa de um cano que fique pouca coisa folgado no eixo da mesa inferior. Ele deve pegar na parte de dentro do rolamento, a parte que fica encostada no eixo da mesa. Caso pegue na parte de fora, onde tem os roletes e vc aperte ou dê uma martelada, pode comprar outro rolamento porque esse vai embora na hora!

Então vamos lá!

Ou você conhece alguém que tenha uma prensa...

Ou é no braço mesmo! Coveiro

Aí é bater no cano até o rolamento encostar na mesa. Use o toco de madeira pra dar uma batida mais uniforme e não emperrar porque desceu um lado mais que o outro.

Ví um rapaz dizendo no tutorial do fórum motocustom o seguinte:
jirschik escreveu:
“Adotei um procedimento indicado no site da NSK: Aqueci o rolamento em óleo de motor, em uma panela com água (banho maria). Quando a água ferver, o óleo deverá aquecer a ~90'C. Isso dilatará o rolamento, facilitando a fixação. Usei metade de uma lata de cerveja como recipiente para o óleo e rolamento. Atenção para manusear o rolamento com um alicate, pois estará muito quente. “

Bom, eu dei muita sorte de ter um amigo mecânico de carros que tem uma prensa, então não posso falar muito sobre esse processo de ir no braço mesmo dando martelada.

Com tudo no lugar agora basta lambrecar tudo com graxa, SEM DÓ! Vai sair um pouco quando montar, mas nada que uma boa lavada na motoca não resolva.

Eu usei e indico que usem graxa azul, ela é específica para rolamentos e bem diferente das outras graxas. É bem fina. Gostei bastante dessa graxa! Comprei um pote pequeno de uns 250g no max e sobrou muito! Foi uns R$04,00. Só não lembro a marca.

Montei a mesa inferior e superior, apertei até a direção girar travando um pouco, pois quando montar a frente toda novamente, o peso das peças faz com que a direção fique bem livre sem travar.

Agora é só terminar de montar atentando para os cabos que passam entre a bengala e a mesa e ser feliz! =D
Qualquer coisa, antes de desmontar tire fotos da moto, de como os cabos passam pra não ter dúvidas depois!

Por fim é isso amigos!

Serviço feito, deu bastante trabalho, mas a satisfação de ter sido eu mesmo, compensa demais!

Não posso esquecer de agradecer imensamente ao meu tio que sempre me ajuda e foi o modelo da maior parte das fotos!  palmas
Até o presenteei com o terceiro braço! Kkk

Espero ter ajudado!
Abraço!  Jóia

Link das fotos que precisei.
http://www.motoscustom.com.br/forum/viewtopic.php?t=5651
http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t1054p75-painel-conta-giros-na-factor-tutorial
http://www.falcononline.com.br/forum/index.php?topic=14918.0
airamartins
Iniciante
Iniciante

Moto: : YBR Factor 11/1

Re: Troca da Caixa de Direção YBR/Factor

Mensagem por Djalma em Sab 1 Ago 2015 - 13:00

Parabéns nobre airamartins pelo tutorial, será de grande ajuda para a galera, merece + 1,,abs parabéns parabéns parabéns

Última edição por Djalma em Seg 3 Ago 2015 - 16:27, editado 1 vez(es)

MODERADOR

Moto: : YBR Factor 2011

https://www.facebook.com/djalma.bernardes.35

Mensagem por Alex em Dom 2 Ago 2015 - 20:30

Fala meu brother! Excelentíssima postagem, +1 na alta pra vc.
Eu coloquei sua postagem num tópico só pra ela, claro merece um lugar de destaque e não na ponta de outro tópico já existente. Está como Fixo tb.
Valeu parceiro! aê!

ADMINISTRADOR

Moto: : YBR Factor ED

Mensagem por airamartins em Seg 3 Ago 2015 - 10:04

Djalma escreveu:Parabéns nobre airamartins pelo tutorial, será de grande ajuda para a galera, merece mais 1,,abs

Fala Djalma, muito obrigado, espero que ajude nossos amigos mesmo!

Alex escreveu:Fala meu brother! Excelentíssima postagem, +1 na alta pra vc.
Eu coloquei sua postagem num tópico só pra ela, claro merece um lugar de destaque e não na ponta de outro tópico já existente. Está como Fixo tb.
Valeu parceiro! aê!

Fala meu caro, muito obrigado!
Fico muito grato pelo reconhecimento!
Espero ajudar várias pessoas, assim como nosso fórum já me ajudou grandiosamente!

Só tenho a agradecer todos por aqui e fico muito feliz em fazer parte dessa família! aê!
airamartins
Iniciante
Iniciante

Moto: : YBR Factor 11/1

Mensagem por Jefferson Ledoux em Seg 3 Ago 2015 - 15:15

Parabéns cara, show de bola o tuto!!! +1 na conta What a Face

MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Crypton Black

Mensagem por airamartins em Ter 11 Ago 2015 - 9:15