CLUBE DOS YAMAHEIROS
Desculpa, você está desconectado, faça o Logon usando seu nome de usuário e senha previamente cadastrados ou faça o seu cadastro.

aferição do nível de óleo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

aferição do nível de óleo

Mensagem por peteco10 em Sab 8 Ago 2015 - 0:35

e aeee... povo bunito...

eu tenho uma crypton 2012, e gostaria de saber como aferir o nível de óleo da crypton, se com cavalete ou não, se deve enroscar a vareta ou não....

senta que lá vem história
hoje por acaso eu fui trabalhar e descendo o viaduto, percebi "Pipoka" a crypton rebolar, e logo fui alertado por um parceiro, que o pneu tinha muchado, parei no posto e tentei calibrar, ( e o equipamento nem apitou ) fui no borracheiro e ele já veio dizendo que tinha uma má noticia, mas só não era má, como (comeu o meu dinheiro do meu cigarro kkk!!! ) o onde fica o pitu ( ou capsulane sei lá como escreve sé negocio) tinha arrancado metade fora, isso com a camará de ar ia faze 2 meses que tinha trocada... ate ai beleza, comprei uma camará de ar de uma fan 125 usada RS 20,00 OK ok! porem como alguns borracheiros que conheço, ele jogou aquele óleo queimado na corrente pra da o "grau palmas "...

motivo do tópico
quando sai do medico tinha aquela borra de óleo no descanso da moto, ao sair do trabalho também estava a mesma mancha de óleo e no mercado a mesma mancha de óleo saindo do pedal...

conclusão...
lavei a moto, e fui aferir o nível de óleo, e com a moto no descanso central liguei ela, passou uns 3 min, acelerando de leve as vezes, e desliguei, quando fui ver o nível, nem na ponta da vareta tava marcando...

a duvida e...
como devo aferir o nível de óleo, com o descanso ou com o central? sem rosquear a vareta ou rosqueando? estudar estudar estudar estudar
peteco10
Iniciante
Iniciante

Moto: : Yamaha Crypton

Re: aferição do nível de óleo

Mensagem por Antonio Carlos Teixeira J em Sab 8 Ago 2015 - 10:33

ae meu amigo eu vejo o nível da minha com o cavalete central, motor frio e sem rosquear a vareta
Antonio Carlos Teixeira J
Iniciante
Iniciante

Moto: : Crypton 115

Mensagem por urso3000 em Sab 8 Ago 2015 - 10:55

depois que desliga a moto, dá um tempo ao tempo para o óleo descer, ai sim fazer a medição.

Usuário Ouro

Moto: : Drag Star

Mensagem por BalaCega em Sab 8 Ago 2015 - 11:19

Antonio Carlos Teixeira J escreveu:ae meu amigo eu vejo o nível da minha com o cavalete central, motor frio e sem rosquear a vareta

Tá errado

---------------------------------------------

BalaCega
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : FACTOR / XT660R

Mensagem por BalaCega em Sab 8 Ago 2015 - 11:49

Eu NUNCA (repito NUNCA) tive o hábito de checar o nível de óleo das minhas motos... Só lembro que óleo existe, quando vou trocar kkkk

Penso o seguinte: Se a moto não fuma e não tem vazamentos, não tem para que se preocupar.

Mas se fuma que nem a moto do fumacê

e todo lugar que pára, marca o território, ai o papo é diferente kkk!!! kkk!!!

BalaCega
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Alex em Sab 8 Ago 2015 - 21:08

peteco10 escreveu:e aeee... povo bunito...

eu tenho uma crypton 2012, e gostaria de saber como aferir o nível de óleo da crypton, se com cavalete ou não, se deve enroscar a vareta ou não....

senta que lá vem história
hoje por acaso eu fui trabalhar e descendo o viaduto, percebi "Pipoka" a crypton rebolar, e logo fui alertado por um parceiro, que o pneu tinha muchado, parei no posto e tentei calibrar, ( e o equipamento nem apitou ) fui no borracheiro e ele já veio dizendo que tinha uma má noticia, mas só não era má, como (comeu o meu dinheiro do meu cigarro kkk!!! ) o onde fica o pitu ( ou capsulane sei lá como escreve sé negocio) tinha arrancado metade fora, isso com a camará de ar ia faze 2 meses que tinha trocada... ate ai beleza, comprei uma camará de ar de uma fan 125 usada RS 20,00 OK ok! porem como alguns borracheiros que conheço, ele jogou aquele óleo queimado na corrente pra da o "grau palmas "...

motivo do tópico
quando sai do medico tinha aquela borra de óleo no descanso da moto, ao sair do trabalho também estava a mesma mancha de óleo e no mercado a mesma mancha de óleo saindo do pedal...

conclusão...
lavei a moto, e fui aferir o nível de óleo, e com a moto no descanso central liguei ela, passou uns 3 min, acelerando de leve as vezes, e desliguei, quando fui ver o nível, nem na ponta da vareta tava marcando...

a duvida e...
como devo aferir o nível de óleo, com o descanso ou com o central? sem rosquear a vareta ou rosqueando?   estudar estudar estudar estudar  

Brother, se vc coloca sempre óleo na corrente, é comum os cavaletes se sujarem e quando vc parar a moto essa sujeira de óleo escorrer pelos próprios cavaletes até o chão. Mas tb pode acontecer de o retentor do pinhão ou do eixo da alavanca de marchas estar danificado e o óleo tb escorre por ali. O certo vai ser vc trocar o óleo e ficar sempre observando pela vareta.
Pra verificar o nível não tem segredo, não precisa funcionar, acelerar e nem nada, basta deixar a moto descansando alguns minutos, de 5 a 10 pelo menos no cavalete central em um terreno que não seja torto, descido ou algo do tipo. A vareta vc só encosta, não rosqueie.

Vc precisa criar o hábito de estar verificando o óleo pelo menos uma vez por semana, não lhe custa nada, 1 minuto vc faz o serviço, tira a vareta, limpa com um pano, papel toalha ou algo do tipo, e encoste no buraco, simples assim.

Dependendo da sua "tocada", se costuma esticar as marchas, ou andar muito acima dos 100km/h ela vai baixar óleo, num tem jeito, pode ser nova que baixa. Vc não vai ver fumaça, quando começa a fumaçar é pq a coisa já vai estar muito ruim.

ADMINISTRADOR

Moto: : YBR Factor ED

Mensagem por peteco10 em Dom 9 Ago 2015 - 12:13

valeu galera...

fui trocar o óleo dela, por método de sucção, onde sempre eu vou fazer serviço nela, dai saiu praticamente os 800ml de óleo dela, preto não PRETOO KKKKKKK...

ai vem os detalhes...

1. uso lubrax...

2. só estico a 100km quando só no fim de semana, geralmente pra tirar os gsxzeiros cbzeiro e outreiros saindo no sinal lol! ...

3. não, minha moto nunca fumaçou...

4. como rodo pouco na cidade e viajo uns 200km de 30 em 30 dias, eu troco o óleo a cada 3 meses... motivo... meu odômetro ta quebrado, depois de um baque que levei, só marca a velocidade e o combustível kkk!!!  hoje uso o odômetro digital no celular concentra
peteco10
Iniciante
Iniciante

Mensagem por BalaCega em Dom 9 Ago 2015 - 12:50

Parceiro,

Não recomendo troca de óleo por sucção, visto que não tira toda a sujeira do motor que está contida no óleo e na parte baixa do mesmo, e que acaba ficando dentro de motor e se misturando ao óleo novo. Isso pra mim é serviço porco, de local que não tem infraestrutura (me desculpe se alguém aqui trabalha em local com esse método)

Um dia fui trocar o óleo do carro e o local que eu sempre troco, não estava fazendo no dia pois o responsável estava doente. Dai parei numa loja que faz troca e o cara veio com um aparelho parecendo um aspirador. Dai eu perguntei para que servia e ele disse que era para tirar o óleo por sucção. Fechei o capô do carro e disse que se fosse para trocar o óleo por esse método, que eu preferia deixar o óleo velho no motor. Fui embora.

Troca de óleo tem que ser igual a lavagem estomacal: sentou na privada e deixou tudo descer.

Última edição por BalaCega em Dom 9 Ago 2015 - 15:07, editado 1 vez(es)

BalaCega
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por peteco10 em Dom 9 Ago 2015 - 13:22

huuuummm balacega... bom saber... mas de carro pode ser diferente? pois existe um cárter para reter o óleo e o mais grosso fica nele... eu sempre faço a troca da minha Palio ADV sempre na concessionaria e uma vez eu perguntei justamente isso, se na moto por método de sucção serviria e o cara disse que por método de sucção na moto pode ate funcionar se ele não estiver muito velho... mas em carro o cárter retem o óleo mais grosso por isso tem que abrir e esvaziar e fazer limpeza a cada 3 trocas, dependendo do uso/km...
peteco10
Iniciante
Iniciante

Mensagem por BalaCega em Dom 9 Ago 2015 - 13:51

peteco10 escreveu:huuuummm balacega... bom saber... mas de carro pode ser diferente? pois existe um cárter para reter o óleo e o mais grosso fica nele... eu sempre faço a troca da minha Palio ADV sempre na concessionaria e uma vez eu perguntei justamente isso, se na moto por método de sucção serviria e o cara disse que por método de sucção na moto pode ate funcionar se ele não estiver muito velho... mas em carro o cárter retem o óleo mais grosso por isso tem que abrir e esvaziar e fazer limpeza a cada 3 trocas, dependendo do uso/km...  

Peteco,

Dentro de um motor, não vai existir isso de "óleo mais grosso ou mais fino" rs.

Sempre o óleo vai ficar no cárter, pois a tendência do óleo é descer, formando também assim, as borras.

Trocar óleo de moto é coisa simples, porque não aprender e fazer mesmo em casa?

Hoje mesmo troquei o da Factor em casa...

BalaCega
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Antonio Carlos Teixeira J em Dom 9 Ago 2015 - 17:41

BalaCega escreveu:
Antonio Carlos Teixeira J escreveu:ae meu amigo eu vejo o nível da minha com o cavalete central, motor frio e sem rosquear a vareta

Tá errado

oq esta errado amigo?? foi oq eu entendi lendo o manual
Iniciante
Iniciante

Mensagem por BalaCega em Dom 9 Ago 2015 - 17:44

Antonio Carlos Teixeira J escreveu:
BalaCega escreveu:

Tá errado

Parça,

para checar o nível do óleo, o certo é fazer com o motor aquecido um pouco...

Ex. coloque a moto no cavalete central e em local plano. Aqueça ela por uns 5 minutos. Tire a vareta, limpe e insira novamente. Tire e veja como está o nível..

BalaCega
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Jefferson Ledoux em Dom 9 Ago 2015 - 22:32

So seguir o manual, nem todas as motos tem o mesmo método, umas precisam enroscar a vareta outras não, que é o caso da Crypton... eu verifico das duas maneiras, ao amanhecer com o motor frio e depois de aquece-lo, a medição sempre mostra o mesmo nivel nas duas formas... na Crypton são 800ml de óleo mas na troca do filtro são inseridos 900ml. Minha moto NUNCA baixou o nível e Bala boas informações sobre esse método de escoar o óleo com sucção, eu não conhecia aê!... eu mesmo faço todas as revisões em minha Blackout e não deixo mecânico nenhum passar a mão rsrsrsrs sou ciumento kkkkkkkkkkkkkk

MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Crypton Black

Mensagem por BalaCega em Dom 9 Ago 2015 - 23:14

Jefferson Ledoux escreveu:So seguir o manual, nem todas as motos tem o mesmo método, umas precisam enroscar a vareta outras não, que é o caso da Crypton... eu verifico das duas maneiras, ao amanhecer com o motor frio e depois de aquece-lo, a medição sempre mostra o mesmo nivel nas duas formas... na Crypton são 800ml de óleo mas na troca do filtro são inseridos 900ml. Minha moto NUNCA baixou o nível e Bala boas informações sobre esse método de escoar o óleo com sucção, eu não conhecia aê!... eu mesmo faço todas as revisões em minha Blackout e não deixo mecânico nenhum passar a mão rsrsrsrs sou ciumento kkkkkkkkkkkkkk

Pois é parça, baita fuleragem esse método de sucção.

Eu também não sei quando uma moto minha baixou óleo... Hoje troquei o da Factor aqui em casa, e quase encheu a vasilha que estava o óleo novo (Havoline).

Como às vezes não tenho tempo ou ferramenta adequada, eu deixo no mecânico e como ele é brother das antigas, ele adianta meu lado no que for preciso

Já na Factor, regulei as válvulas um tempo atrás. Vai demorar um pouco ainda para lubrificar a balança e caixa de direção, pois meu mecânico lubrificou em janeiro, quando ela estava com quase 13.000km... Lá para os 23.000km eu darei uma lubrificada. Carburador só quando começar a "faiá"

Já a 66, não vou me atrever a mexer. As revisões dela são de 10 em 10.000km

BalaCega
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Antonio Carlos Teixeira J em Seg 10 Ago 2015 - 17:35

BalaCega escreveu:
Antonio Carlos Teixeira J escreveu:
BalaCega escreveu:

Tá errado

Parça,

para checar o nível do óleo, o certo é fazer com o motor aquecido um pouco...

Ex. coloque a moto no cavalete central e em local plano. Aqueça ela por uns 5 minutos. Tire a vareta, limpe e insira novamente. Tire e veja como está o nível..

valeu aê! aê!
Iniciante
Iniciante

Mensagem por urso3000 em Ter 11 Ago 2015 - 10:57

Quente ou frio, eis a questão hum???

Olha existe muita discussão em relação a isto, acredito que deve ser seguido o que diz o manual do fabricante, pois se houver dano sabemos em quem dar um belo chute no saco.

pesquisando a respeito, li coisas que fazem sentido, tipo: para medir o óleo, sempre a frio, pois ele esta totalmente retido na parte baixa e nada esta banhando as peças, dai a medição seria mais exata.
Agora para a troca de óleo, com ele quente, pois fica mais fino menos denso e escorre totalmente fora.

resumo: medir a frio e trocar quente.

Isto é correto ? não sei não sou cientista mas parece que faz sentido. que medo!

Usuário Ouro

Mensagem por BalaCega em Ter 11 Ago 2015 - 14:33

Quando o motor está frio, realmente quase todo o óleo está na parte inferior do motor.

Quando se mede o óleo com o motor quente, parte do óleo já não vai estar mais na parte baixa do motor e sim, espalhado por ele todo e nisso, poderemos ter a real certeza de que o óleo estará entre o nível desejado, permitindo assim a lubrificação correta entre todo o sistema.

Se fizermos a medição com o motor frio e o motor quente, ambas as medições sairão diferentes.

aê!

BalaCega
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por urso3000 em Ter 11 Ago 2015 - 14:47

BalaCega escreveu:Quando o motor está frio, realmente quase todo o óleo está na parte inferior do motor.

Quando se mede o óleo com o motor quente, parte do óleo já não vai estar mais na parte baixa do motor e sim, espalhado por ele todo e nisso, poderemos ter a real certeza de que o óleo estará entre o nível desejado, permitindo assim a lubrificação correta entre todo o sistema.

Se fizermos a medição com o motor frio e o motor quente, ambas as medições sairão diferentes.

aê!

não querendo estabelecer nenhuma meta de aferição, mas quando a meta for alcançada, dobraremos a meta de aferição e partiremos rumo a nova meta. kkk!!! kkk!!! kkk!!!

Usuário Ouro

Mensagem por BalaCega em Ter 11 Ago 2015 - 14:52

kkk!!! kkk!!! kkk!!! kkk!!! kkk!!! kkk!!! kkk!!! kkk!!! kkk!!! kkk!!! kkk!!!

Sacanagem.

Você não perde uma sorrisss sorrisss sorrisss

BalaCega
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Jefferson Ledoux em Ter 11 Ago 2015 - 23:42

BalaCega escreveu:Quando o motor está frio, realmente quase todo o óleo está na parte inferior do motor.

aê!
Bala, eu faço dos dois jeitos e aqui sai a mesma medida... depende muito da moto, como falei tem que seguir o manual... o nível de óleo é medido pra saber o quento tem no motor, se medir com ele quente vai ter óleo espalhado e não terá uma medida exata, so irá saber o quanto está na parte de baixo... consequentemente se for fazer uma troca e não retirar td o óleo não irá colocar uma medida exata por conta do que está escondido.

MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Crypton Black

Mensagem por BalaCega em Qua 12 Ago 2015 - 7:19

Jefferson Ledoux escreveu:

aê!
Bala, eu faço dos dois jeitos e aqui sai a mesma medida... depende muito da moto, como falei tem que seguir o manual... o nível de óleo é medido pra saber o quento tem no motor, se medir com ele quente vai ter óleo espalhado e não terá uma medida exata, so irá saber o quanto está na parte de baixo... consequentemente se for fazer uma troca e não retirar td o óleo não irá colocar uma medida exata por conta do que está escondido.

é isso ar brother aê!

BalaCega
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Alex em Qua 12 Ago 2015 - 20:19

urso3000 escreveu:Quente ou frio, eis a questão hum???

Olha existe muita discussão em relação a isto, acredito que deve ser seguido o que diz o manual do fabricante, pois se houver dano sabemos em quem dar um belo chute no saco.

pesquisando a respeito, li coisas que fazem sentido, tipo: para medir o óleo, sempre a frio, pois ele esta totalmente retido na parte baixa e nada esta banhando as peças, dai a medição seria mais exata.
Agora para a troca de óleo, com ele quente, pois fica mais fino menos denso e escorre totalmente fora.

resumo: medir a frio e trocar quente.

Isto é correto ? não sei não sou cientista mas parece que faz sentido. que medo!

Ao meu ver essa questão não fará diferença alguma. Se está quente ou frio, se vai ficar uns milímetros a mais ou a menos na vareta, pra quem anda com o óleo sempre no nível máximo, um tracinho a menos ou um tracinho a mais não fará mal algum, mas pra quem quer andar com óleo baixo, aí sim é bom fazer a aferição de todas as maneiras que puder, pra ter certeza de que o óleo não estará abaixo do mínimo hehe.
Agora sim, acabar de parar a moto e querer ver o nível num rola, já que o óleo estará boa parte nas paredes de todo o motor.

Sobre trocar óleo com motor quente eu faço igual, acabo de chegar em casa e já abro o parafuso e deixo escorrer o óleo, assim sai tudo bem fácil, já pra fechar o parafuso de dreno eu espero esfriar o motor, já que ele quente ainda estará dilatado e o parafuso frio não, outra que apertar parafuso com motor quente o risco que espanar algo é bem maior.

ADMINISTRADOR

Moto: : YBR Factor ED

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: