Ferrugem Generalizada!

Ir em baixo

Ferrugem Generalizada!

Mensagem por naralisseb em Ter Jan 23, 2018 5:07 pm

Bom, o título já fala todo meu drama... Evil or Very Mad
Comprei em março de 2017 uma Factor 150ED, sempre ouvi falar muito bem da Yamaha, por isso minha escolha não foi Honda.
Mas acho que tenho pé frio, até achar respostas no Google é difícil... Crying or Very sad
Toda feliz, moto zerada, powww, primeira chuva, aparentemente tudo suportou... Mas em 1 mês de uso, apareceram as tão temidas ferrugens, começou no disco de freio, que eu fui conferir se era normal, limpei, mas voltava sempre e sempre, quando resolvi levar na Concessionária, procurei mais alguns "pontos de ferrugens", a moto acabava sempre em... ferrugem.
Na oficina da Concessionária, me perguntaram se não lavei em nenhum "lava rápido, lava car" , claro que não, lavei em casa na águinha e sabão, adoro lavar meu carro e minha moto do meu jeito, fica topper.
Foi uma briga, segue as fotos:

Foram exatamente estas que mandei para o SAC abrindo a reclamação, informando os pontos de ferrugem junto a concessionária. Mostrei até minha garagem, onde a moto fica na frente do carro, bom, ela não pega chuva direto, mas mesmo que pegasse, deveria enferrujar em 1 mês?
A resposta deles foi:

Prezada Senhora Naralisse Borges,

Agradecemos por aguardar o retorno.

Em atenção ao registro nº 20170412-29878, referente ao modelo YBR150ED, informamos que a Yamaha Motor do Brasil, manteve contato com o Sr. Anderson consultor técnico da Autorizada DVR MOTOS, confirmando a análise realizada, onde se identificou que está com oxidação generalizada em alguns itens e a necessidade de substituição para a resolução do sintoma, conforme Ordem de Serviço nº 7.532.

Ressaltamos que devido não ser vicio de fabricação, a Concessionária apresentará um orçamento para a sua aprovação e realização dos serviços necessários.

Em caso de dúvidas, orientamos que contate o Sr. Anderson da Revenda para mais esclarecimentos.

Permanecemos a sua disposição também pelo telefone – (11) 2431-6500 (de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 20h00 e aos sábados das 8h00 às 14h00).

Atenciosamente,

Linkonn

Yamaha Motor do Brasil Ltda.
* Rodovia Presidente Dutra, Km 214 Jd. Cumbica
07178-580 Guarulhos - SP
( (55 11) 2431-6500

#chorei né! Como consumidora, como 1ª péssima escolha, achei alguns vídeos no youtube de pessoas com o mesmo problema em motos que custam pelo menos 3x o valor da minha, quero saber se alguém já passou por isso, o que fez?
Na época a Oficina fez a troca do meu disco de freio sem cobrar nada e deu uma limpada nas ferrugens, mas tudo voltou...
Hoje abri novamente uma reclamação, pois foi negado a troca de peças e agora meu chassi vaza ferrugem, meu amortecedor "chora" ferrugem quando molha, e novamente a Yamaha negou o pedido de troca feito pela Oficina... o pessoal da oficina é muito bacana, me atende bem, são show, eles sabem bem que é Defeito de fabricação das peças, não sei dizer bem com as palavras deles, mas eles não podem prosseguir sem que a própria Yamaha autorize...
Detalhe, to a quase 1 ano com a moto e ela tá com 3mil km!

desculpa o textão What a Face  I love you

naralisseb

Pontos : 7

Re: Ferrugem Generalizada!

Mensagem por Ctrl-Alt-Del em Ter Jan 23, 2018 8:26 pm

Olá Nara

Vi as fotos que postaste. E a réplica da Yamaha Motor do Brasil. Como consumidora tu tens a prerrogativa de acusar a existência do processo de ferrugem no quadro da motocicleta em curto espaço de tempo. A seguir faço algumas considerações e sugestões.

Camboriú como toda cidade litorânea tem o problema da maresia e em especial um clima húmido por natureza. Tu terás que ter cuidados adicionais para combater o ambiente agressivo da maresia. Além da maresia o sereno é um fator complicador no caso da tua motocicleta.

Sugiro as seguintes ações:

1 - Usar uma capa sobre a moto para protegê-la do sereno;

2 -  Antes da lavagem, aplicar (óleo) Diesel com um pincel inclusive nos locais mais suscetíveis à corrosão; eu tenho usado esta pratica em minhas motos com ótimos resultados ao longo dos anos. Porque depois da lavagem o Diesel forma uma fina película sobre as superfícies;

3- Lavá-la a cada quinze dias para prevenir a formação de depósitos salificados; nunca use sabão em pó, somente detergente neutro ou detergente automotivo e enxágue e seque bem os locais onde pode acumular água;

4- depois nos locais mais suscetíveis a ferrugem, aplique um óleo protetivo com um pequeno pincel ou na forma de spray para auxiliar na proteção das superfícies metálicas e evite o uso de querosene sobre qualquer parte pintada.

Quanto aos locais que já mostram oxidação, como por exemplo, na estrutura que suporta as pedaleiras do garupa. A primeira coisa que eu faria seria aplicar uma lixa de ferro fina (200 a 300). Nos locais para remover a ferrugem e com um pincel do tipo que se usa para fazer desenhos em papel ou tecido. Aplicar tinta preta similar para melhorar o aspecto e proteger o metal do ataque da maresia e sereno.

Tenho um procedimento para publicar sobre lavagem e proteção de peças e partes de motocicletas. Que fiz e é repleto de detalhes como é o meu jeito de fazer as coisas. Aguarde que quando eu tiver tempo farei a publicação.

Não deixe de mandar notícias.

Admin

Pontos : 417

Mensagem por naralisseb em Qua Jan 24, 2018 9:43 am

Ctrl-Alt-Del escreveu:Olá Nara

Vi as fotos que postaste. E a réplica da Yamaha Motor do Brasil. Como consumidora tu tens a prerrogativa de acusar a existência do processo de ferrugem no quadro da motocicleta em curto espaço de tempo. A seguir faço algumas considerações e sugestões.

Camboriú como toda cidade litorânea tem o problema da maresia e em especial um clima húmido por natureza. Tu terás que ter cuidados adicionais para combater o ambiente agressivo da maresia. Além da maresia o sereno é um fator complicador no caso da tua motocicleta.

Sugiro as seguintes ações:

1 - Usar uma capa sobre a moto para protegê-la do sereno;

2 -  Antes da lavagem, aplicar (óleo) Diesel com um pincel inclusive nos locais mais suscetíveis à corrosão; eu tenho usado esta pratica em minhas motos com ótimos resultados ao longo dos anos. Porque depois da lavagem o Diesel forma uma fina película sobre as superfícies;

3- Lavá-la a cada quinze dias para prevenir a formação de depósitos salificados; nunca use sabão em pó, somente detergente neutro ou detergente automotivo e enxágue e seque bem os locais onde pode acumular água;

4- depois nos locais mais suscetíveis a ferrugem, aplique um óleo protetivo com um pequeno pincel ou na forma de spray para auxiliar na proteção das superfícies metálicas e evite o uso de querosene sobre qualquer parte pintada.

Quanto aos locais que já mostram oxidação, como por exemplo, na estrutura que suporta as pedaleiras do garupa. A primeira coisa que eu faria seria aplicar uma lixa de ferro fina (200 a 300). Nos locais para remover a ferrugem e com um pincel do tipo que se usa para fazer desenhos em papel ou tecido. Aplicar tinta preta similar para melhorar o aspecto e proteger o metal do ataque da maresia e sereno.

Tenho um procedimento  para publicar sobre lavagem e proteção de peças e partes de motocicletas. Que fiz e é repleto de detalhes como é o meu jeito de fazer as coisas. Aguarde que quando eu tiver tempo farei a publicação.

Não deixe de mandar notícias.

Poxa, muito obrigada pelas dicas!
Na verdade algumas delas já faço, como lavar com shampoo específico, secar, e passar uma cera.
As partes que vejo que enferruja, sempre mantenho "lavadas" com Wd-40. Mas sem muito resultado, pois a ferrugem persiste.
A capa realmente pensei em comprar para mantê-la na garagem e coberta, meu medo é que a capa "abafe" mais ainda e a ferrugem se espalhe.
Sobre o Diesel, achei ótima a idéia, vou passar sim, e vou lixar as partes enferrujadas e passar a tinta, já tinha visto dica similar no Youtube sobre a pintura com tinta preta etc etc.

Sobre a resposta da Yamaha, a posição deles é complicada e eles teimam em manter, vi ferrugem na moto antes mesmo de dar tempo a "maresia grudar", existem várias motos no meu condomínio, a minha mesmo sendo nova parece que é a mais enferrujada, olhando as Honda, principalmente estas, vejo que mesmo velhas, na chuva direto, não tem pontos de ferrugem no chassi nem na bengala.
A mecânica autorizada já informou que eu deveria entrar com uma ação, caso a Yamaha não fizesse a troca das peças danificadas.
Agora penso, vale a pena entrar com pequenas causas? ou vale vender? Neutral

Poste o vídeo se possível! Muito obrigada!!! Very Happy

naralisseb

Pontos : 7

Mensagem por Ctrl-Alt-Del em Qua Jan 24, 2018 11:32 pm

Naralisse

Existem questões que são de foro íntimo como vender ou ficar com ela. No caso eu já teria feito há algum tempo o que lhe sugeri, remover os pontos de ferrugem e pintar com um pequenino pincel. Seria pouco produtivo contar com soluções que não dependam unicamente de nós mesmos.

A capa de proteção para motocicletas sempre será melhor que deixá-la no sereno. Vossa cidade é especialmente úmida e há maresia. Contra o poder da natureza é difícil vencer sempre.

A concessionária me parece que lhe atende bem e inclusive trocou o disco de freio dela. A montadora considerou a ferrugem algo não relacionado com vícios do produto. Então a alternativa seria judicial. Ações até vinte salários mínimos podem ser encaminhadas junto ao tribunal de pequenas causas. Ou contate o PROCON.

É notório que peças de aço-carbono sem tratamentos superficiais e pintadas. Em ambiente de maresia na presença de clima úmido como é de Camboriú. E sob a ação do sereno cedo ou tarde tendam a oxidar rapidamente em comparação com climas menos úmidos e agressivos aos metais e ligas ferrosas. O fato é que o dito produto que tens aplicado por si só, não retira ou impede a ferrugem da tua moto no ambiente onde ela está. Como um bom químico eu tenho uma fórmula eficaz e barata para substituir este Water Displacement que custa caro e não está resolvendo a parada.

O melhor a fazer seria remover toda a ferrugem e pintar as partes e depois  tomar vossa própria decisão. Caso decidas continuar com ela, deixe-nos saber para procurarmos auxiliá-la dentro do que pudermos. Todavia, se decidires vendê-la sempre serás bem-vinda.

Agora que a combinação de maresia + umidade + sereno corrói ligas ferrosas com vontade; ah este ambiente corrói.

Admin

Pontos : 417

Mensagem por Tibissa em Sab Mar 03, 2018 4:46 pm

Posso dar uma ajuda!
Conheci um produto chamado CorrosionX!
Desde então utilizo em praticamente tudo.
O corrosionx, uma lata spray vermelha, é um desingripante, e ótimo lubrificante. O legal desse produto, em relação aos "assemelhados" do mercado é que ele age diretamente na corrosão impedindo que ela evolua, há quem mostre vídeos no YT que tiraram a ferrugem com esse produto e uma escova / esponja.
Eu trataria as partes com o CorrosionX e utilizaria o CorrosionX HD (heavy duty) como uma fina película nas áreas críticas para proteger. Este é da mesma marca e serve para proteger peças metálicas que ficam ao tempo na maresia. Nos EUA usam em correntes e cabos de barcos, motores de barcos, usam inclusive em placas elétricas IMPERMEABILIZANDO a placa (usam em drone por ex). Eu mesmo já usei no controle remoto do portão da garagem do ap aqui... corrosionX... tirei excesso e CorrosionX HD, nunca mais tive problema com umidade.
Vale muito a pena usar. E sai na faixa de 60 reais cada lata.
Boa sorte espero ter ajudado!

Ps: Você acha em qqr loja de caça e pesca... e tem o CorrosionX for guns que vem num frasco tipo pipeta com bico e é o mesmo CorrosionX normal em spray só que com bico para "pingar"

Tibissa

Pontos : 14

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: