CLUBE DOS YAMAHEIROS
Desculpa, você está desconectado, faça o Logon usando seu nome de usuário e senha previamente cadastrados ou faça o seu cadastro.

Regular valvulas YBR - YBR Factor

Página 7 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Regular valvulas YBR - YBR Factor

Mensagem por BalaCega em Qui 12 Nov 2015 - 6:32

Jefferson Ledoux escreveu:Legal, mas do jeito que era ja não bastava? aquela pecinha nem precisa de mta força pra segurar.
hum???

Jefferson,

Veja como é a chave para a Factor que aparece no manual de serviço

Quando usei a chave que tenho pela primeira vez, percebi que ela não dava muita firmeza nos dedos para evitar que o parafuso de regulagem girasse às vezes, ao dar o aperto final na porca.

Essa chave ajuda melhor que um alicate para segurar, mas precisava apenas dessa gambiarra que fiz, para poder ficar melhor e como nesse fds já vou ter que usar ela, resolvi mandar logo fazer essa solda.

aê!

---------------------------------------------

BalaCega
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : FACTOR / XT660R

Mensagem por Jefferson Ledoux em Qui 12 Nov 2015 - 12:55

Show Bala!!!Com certeza assim ficou melhor.

MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Crypton Black

Mensagem por BalaCega em Sex 13 Nov 2015 - 22:00

Caramba e agora a noite tomei um susto...

Sempre tive o costume de ter uma planilha em excel, para anotar tudo o que faço e fiz nas motos em termos de manutenção, trocas e etc, tanto nas atuais quanto nas antigas, mas com a correria dos dias, deixei de fazer algumas coisas na Factor, o que nunca tinha ocorrido comigo antes, em qualquer moto, pois sou muito metódico:

Exemplos:

O óleo era para ser trocado aos 21.000 (visto que troquei com 18.000) e a moto está com 22.000km - 1.000km rodados com óleo velho

As válvulas foram reguladas em junho com 17.000km e era para eu regular aos 20.000 - rodei 2.000km a mais

O tempo passou muito rápido e não acompanhei kkk!!! kkk!!!

Ainda bem que eu já ia fazer nesse fim de semana achando que estava na época... mas que nada.ódio!!!  

Espero que isso não aconteça de novo

BalaCega
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por BalaCega em Sab 14 Nov 2015 - 16:19

Galera, desconsiderem a informação acima.

A moto fez 20.000 e não 22.000 que falei.

Ufa... Que bom.

Na correria essa semana achei que ela tinha feito 22.000km rsrs

BalaCega
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Alex em Sab 14 Nov 2015 - 20:30

Certinho brother, manutenção preventiva economiza dinheiro e moto parada na rua. muito doido! muito doido! muito doido!

ADMINISTRADOR

Moto: : YBR Factor ED

Mensagem por BalaCega em Sab 14 Nov 2015 - 21:35

Alex escreveu:Certinho brother, manutenção preventiva economiza dinheiro e moto parada na rua. muito doido! muito doido! muito doido!

Pois é Alex...

Eu tinha ficado puto da vida comigo mesmo, sem saber como eu tinha deixado passar essas manutenções e ao ir fazê-las hoje aqui em casa, ao olhar no painel, vi que estava com 20.000 e não 22.000, 00

Nunca deixo passar nada, seja mas motos, bike e carro rsrs

BalaCega
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por BalaCega em Dom 10 Jan 2016 - 16:31

​Galera,​ ​ando encucado com uma coisa.

Em novembro, regulei as válvulas da motoca e durante a semana seguinte, percebi um som tipo "tic tic tic" ​leve​ vindo do motor. Dai achei que talvez uma porca de ajuste tenha folgado, desregulando alguma válvula. No final d​a mesma semana, abri de novo e passei a lâmina. Estavam com as folgas ok (0,10mm)

Durante esses dias, o barulho ficou mais audível, que talvez tenha sido causado pelo calor intenso e infernal que estava fazendo esses dias e ontem, para desencargo de consciência, resolvi abrir novamente para checar as folgas. A lâmina estava passando justinha​ em ambas as válvulas.​
.
Pergunto​: o motor da Factor tem esse barulho de "tic tic tic" de válvula, que às vezes parece ficar mais audível mesmo? Sinceramente eu não lembro se antes dessa regulagem em novembro era assim rsrs.

Acho que vou desencucar com esse barulhinho, visto que as folgas estão ok.

BalaCega
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Alex em Seg 11 Jan 2016 - 20:57

Fala meu amigo Bala Cega!
Cara desencuque com esse barulho, e realmente as vezes fica mais audível, as vezes menos, acho que essa moto é lua kkkkkk.
Eu me grilei com esse barulho no começo, mas depois desisti, já deve ter mais de uns 50.000km que não mexo nessas válvulas. grau

ADMINISTRADOR

Mensagem por BalaCega em Seg 11 Jan 2016 - 21:05

Alex escreveu:Fala meu amigo Bala Cega!
Cara desencuque com esse barulho, e realmente as vezes fica mais audível, as vezes menos, acho que essa moto é lua kkkkkk.
Eu me grilei com esse barulho no começo, mas depois desisti, já deve ter mais de uns 50.000km que não mexo nessas válvulas. grau

Se você disse então está dito e resolvido hehehe.

Obrigado velho parça

aê!

BalaCega
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por mauricioavson em Qua 20 Jul 2016 - 12:33

*Bruguello* escreveu:Fala galera, ví esse tutorial em vários fórums, então resolví postá-lo por aqui tb, espero que seja util para quem tiver a coragem de fazer rss.

A primeira
coisa é esfriar o motor da moto e colocar no cavalete central. Peças
quentes estão dilatadas e vão dar diferencas no ajuste.

Voce ira
precisar de: Chave combinada 24, e 8mm, Chave L 17mm, um alicate
universal, um alicate de bico, um calibre de lâminas e duas moedas, uma
de 0,5 e outra de 0,25 centavos.

Abra as tampas das válvulas com a chave 24.

Usando a moeda de 0,25 presa ao alicate retire a tampa do virabrequem.

Com a moeda de 0,5 retire a tampa de ajuste do ponto.

Introduza a chave L de 17mm no eixo do virabrequim.

Gire a chave L no sentido anti-horario até alinhar a marca A coma B da tampa da carcaça.

Esse
procedimento ira deixar o pistao no PMS (ponto morto superior) que é o
momento que ele esta no tempo de compressão. Ss balancins (e nao as
válvulas) vao se soltar e forçando com a mao voce ira perceber que os
balancins estarão frouxos.

Introduza a lamina no espaço que fica
entre a válvula e o pino do balancim e verifique a folga que deve estar
entre 0,10 a 0,15mm. e geralmente costumo colocar em 10mm pois está
dentro da especificação e a moto fica um pouco mais calada, sem aquele
barulho de maquina de costura.

Solte
a porca usando a chave de 8mm e usando a mao mesmo vá apertando o pino
do balancim com cuidado com o calibre introduzido. A lamina nao deve
ficar nem folgada e nem apertada, a lamina deve deslizar justa. Ajuste
feito, com a chave 8mm introduzida mantenha o pino preso com o alicate
de bico retire a lamina, gire devagar a chave 8mm ate prender a porca e
novamente verifique o ajuste.

Repita
o procedimento na outra tampa e pronto. Válvulas ajustadas. Não
funcione a moto com as tampas abertas, senao o oleo vai escorrer pra
fora do motor e melar tudo.

As moedas servem pra não deixar
marcas na fenda das tampas que são de pástico, elas encaixam
perfeitamente. Sem elas seria necessario ter uma chave de fenda bem
grande.

Grande Abraço á todos!

Tem como disponibilizar as imagens? Não estou conseguindo visualizar para fazer essa manutenção na minha Factor.
mauricioavson
Novatos
Novatos

Moto: : Factor 125

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Ter 13 Set 2016 - 22:11

Hoje eu regulei pela primeira vez as folgas das válvulas de admissão e escape da Factor que está agora com 14.700 km. Segundo o primeiro dono, depois da revisão de 1.000 km na concessionária ele não fizera regulagem delas.

Até 14.300 km o barulho das válvulas era praticamente imperceptível. Só começou a ficar audível depois que eu fiz testes na estrada enrolando o cabo até o limite por dezenas de quilômetros. Depois de ter trocado o gicleur de alta para testar. Senão, imagino que iria demorar para surgir o barulho delas.
A título de informação para os interessados. O manual de serviços Factor 125 da Yamaha instrui as seguintes faixas de ajuste de folgas:

Admissão: de 0,08 a 0,12 mm (de oito centésimos de milímetro a doze centésimos)

Escape:      de 0,10 a 0,14 mm (de dez centésimos a quatorze centésimos de milímetro)

Então optei por ajustá-las exatamente no meio da faixa da tolerância indicada pelo manual, usando as lâminas:

Para Admissão: 0,10 mm
Para Escape:     0,12 mm

Uma ferramenta útil e prática para facilitar os ajustes de folga é esse regulador de válvulas (regulador universal de válvulas curto).

Nas casas do ramo tu encontras essa ferramenta na faixa de R$ 8,00 a 12,00.  Exemplo:
http://www.motobrasilferramentas.com.br/detalhes_produto.php?cod_produto=107&cod_categoria=30#.V9iSNTX0Njk

As lâminas de folga você poderá comprar avulsas, não precisa comprar um pente completo de lâminas que tenha as medidas que precisa (calibre de folgas). Uma loja que também vende lâminas avulsas, onde paguei uns R$ 3,50 cada uma foi na http://www.everestmotos.com.br

Para soltar a porca do parafuso de regularem da folga recomendo usar uma chave combinada 8 mm. Porque o lado estrela dela por ter uma certa inclinação facilita trabalhar no espaço que é apertado. Senão vai ser punk.

Depois que regulei as folgas com 0,10 mm na admissão e 0,12 mm no escape, percebi que a marcha lenta ficou mais firme em rotação mais baixa. O barulho de válvulas diminuiu bastante, contudo ficou perceptível sem incomodar, não ficou igual era antes. Penso que regular as folgas bem no meio da tolerância como fiz seria o mais sensato.

Pelos relatos que há ao longo desse post todo, que já está na sétima página. Entendi que a folga de escape com 0,10 mm pode reduzir o som dessa válvula. E que ainda estaria dentro do limite mínimo recomendado pela Yamaha. Mas preferi deixar com 0,12 mm, mesmo que fique levemente audível.

Lembrando três detalhes importantes:

- para regular as folgas de válvulas o motor deve estar completamente frio, o que quer dizer deixá-lo parado por pelo menos 9 h.

- não deixe as lâminas esquentarem na tua mão se forem avulsas como as que usei; porque elas dilatam, segure no meio do comprimento delas e só tocando as bordas delas para não transferir muito calor dos dedos.

- não é para arroxar os parafusos nas lâminas véio! Somente tenha certeza que o parafuso encostou e está firme nelas, mas a lâmina não pode ficar presa pelo parafuso, ela deve deslizar mostrando que está justa. Ou seja, não deve ficar presa por estar apertada demais.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Factor 125K1 14

Mensagem por Alex em Ter 13 Set 2016 - 23:27

Boa meu brother! palmas palmas palmas

ADMINISTRADOR

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Seg 30 Jan 2017 - 3:35

Obrigado Alex

As mensagens foram do ano passado, só agora que me dei conta rs.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por davidlirab em Seg 30 Jan 2017 - 13:27

Ctrl -Alt -Del escreveu:
Hoje eu regulei pela primeira vez as folgas das válvulas de admissão e escape da Factor que está agora com 14.700 km. Segundo o primeiro dono, depois da revisão de 1.000 km na concessionária ele não fizera regulagem delas.

Até 14.300 km o barulho das válvulas era praticamente imperceptível. Só começou a ficar audível depois que eu fiz testes na estrada enrolando o cabo até o limite por dezenas de quilômetros. Depois de ter trocado o gicleur de alta para testar. Senão, imagino que iria demorar para surgir o barulho delas.
A título de informação para os interessados. O manual de serviços Factor 125 da Yamaha instrui as seguintes faixas de ajuste de folgas:

Escape:      de 0,10 a 0,14 mm (de dez centésimos a quatorze centésimos de milímetro)

Então optei por ajustá-las exatamente no meio da faixa da tolerância indicada pelo manual, usando as lâminas:

Para Escape:     0,12 mm

Uma ferramenta útil e prática para facilitar os ajustes de folga é esse regulador de válvulas (regulador universal de válvulas curto).

Nas casas do ramo tu encontras essa ferramenta na faixa de R$ 8,00 a 12,00.  Exemplo:
http://www.motobrasilferramentas.com.br/detalhes_produto.php?cod_produto=107&cod_categoria=30#.V9iSNTX0Njk

As lâminas de folga você poderá comprar avulsas, não precisa comprar um pente completo de lâminas que tenha as medidas que precisa (calibre de folgas). Uma loja que também vende lâminas avulsas, onde paguei uns R$ 3,50 cada uma foi na http://www.everestmotos.com.br

Para soltar a porca do parafuso de regularem da folga recomendo usar uma chave combinada 8 mm. Porque o lado estrela dela por ter uma certa inclinação facilita trabalhar no espaço que é apertado. Senão vai ser punk.

Depois que regulei as folgas com 0,10 mm na admissão e 0,12 mm no escape, percebi que a marcha lenta ficou mais firme em rotação mais baixa. O barulho de válvulas diminuiu bastante, contudo ficou perceptível sem incomodar, não ficou igual era antes. Penso que regular as folgas bem no meio da tolerância como fiz seria o mais sensato.

Pelos relatos que há ao longo desse post todo, que já está na sétima página. Entendi que a folga de escape com 0,10 mm pode reduzir o som dessa válvula. E que ainda estaria dentro do limite mínimo recomendado pela Yamaha. Mas preferi deixar com 0,12 mm, mesmo que fique levemente audível.

Lembrando três detalhes importantes:

- para regular as folgas de válvulas o motor deve estar completamente frio, o que quer dizer deixá-lo parado por pelo menos 9 h.

- não deixe as lâminas esquentarem na tua mão se forem avulsas como as que usei; porque elas dilatam, segure no meio do comprimento delas e só tocando as bordas delas para não transferir muito calor dos dedos.

- não é para arroxar os parafusos nas lâminas véio! Somente tenha certeza que o parafuso encostou e está firme nelas, mas a lâmina não pode ficar presa pelo parafuso, ela deve deslizar mostrando que está justa. Ou seja, não deve ficar presa por estar apertada demais.

brother será q daria algum problema se deixar os ajustes no mínimo?

Admissão: de 0,08 mm (oito centésimos)

Escape:      de 0,10 mm (dez centésimos)
davidlirab
Iniciante
Iniciante

Moto: : Factor 125 K1

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Seg 30 Jan 2017 - 14:34

davidlirab escreveu:
Ctrl -Alt -Del escreveu:
...

Para Escape:     0,12 mm...

...

O

Sem restrições de ajustar as folgas para os valores mínimos instruídos pela Yamaha. Destaco um detalhe que é o seguinte.

Alguns são encanados pensando que as válvulas do motor da YBR e Factor não devem fazer barulho. E ficam nessa neurose. Ainda que se regule as folgas para os valores mínimos indicados pela Yamaha. As válvulas têm algum som, que é uma característica natural desse motor.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por davidlirab em Seg 30 Jan 2017 - 15:34

Ctrl -Alt -Del escreveu:
davidlirab escreveu:
Ctrl -Alt -Del escreveu:
...

Para Escape:     0,12 mm...

...

O

Sem restrições de ajustar as folgas para os valores mínimos instruídos pela Yamaha. Destaco um detalhe que é o seguinte.

Alguns são encanados pensando que as válvulas do motor da YBR e Factor não devem fazer barulho. E ficam nessa neurose. Ainda que se regule as folgas para os valores mínimos indicados pela Yamaha. As válvulas têm algum som, que é uma característica natural desse motor.

perfeita conotação, muito obg, mas será q alguém aqui do fórum já fez esse ajuste no minimo e se houve dificuldade em partidas a frio ou não enfluência em nada?
davidlirab
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Seg 30 Jan 2017 - 16:30

Há sete páginas somente neste tópico sobre o assunto. Se a dúvida ainda persistir basta usar a ferramenta de busca.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por davidlirab em Seg 30 Jan 2017 - 17:33

Ctrl -Alt -Del escreveu:Há sete páginas somente neste tópico sobre o assunto. Se a dúvida ainda persistir basta usar a ferramenta de busca.

brigadão então Ctrl -Alt -Del
davidlirab
Iniciante
Iniciante

Página 7 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: