CLUBE DOS YAMAHEIROS
Desculpa, você está desconectado, faça o Logon usando seu nome de usuário e senha previamente cadastrados ou faça o seu cadastro.

Usar moto zero em rodovia sem amaciar motor?

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Usar moto zero em rodovia sem amaciar motor?

Mensagem por Marco Antonio RJ em Seg 14 Dez 2015 - 15:19

Olá pessoal!!
Seguinte, vou pegar minha Factor 125 ED zero na concessionária agora nessa semana. Estou com umas dúvidas aqui e queria a ajuda de vocês com relação ao amaciamento do motor.
Andei pesquisando e vi que não é bom forçar a moto logo de começo, não andar em velocidades constantes por muito tempo, é bom sempre dar uma variada na velocidade pra não esquentar muito o motor dentre outras coisas..

O que eu quero saber é o seguinte: vou usar ela para ir ao trabalho. Como trabalho por plantão, eu vou ir um dia sim e um dia não. O dia que tiver em casa não vou ficar andando tanto nela, então nem vou contar muito, então acredito que a cada 2 dias vou rodar cerca de 40 km. Para ir ao meu trabalho eu vou pegar a via Dutra por alguns km, cerca de 10km na ida e 10km na volta. A média dessa pista é de 90km pra cima mais ou menos, andando a 80 já estaria muito devagar em relação aos outros veículos, coisa que não acho muito legal.. Ficar com vários carros/ônibus passando por mim, ainda mais que é minha primeira moto e não tenho tanta experiência.

Dizem que até os primeiros 100km rodados não é bom passar dos 80km de velocidade nela, depois dos 500km rodados já pode 'abusar' mais um pouco e a atingir velocidades mais altas, mas não de forma tão constante, e somente depois dos 1000km rodados que a motos estará apta a rodar de uma forma mais severa.
O que posso fazer? Como devo agir mediante a essas situações? Qual deve ser meu comportamento com a moto até ela estar totalmente amaciada? Principalmente contando que logo de cara já vou pegar uma via onde a velocidade máxima permitida é até 110km e a média dos carros fica entre 90~100km? hum???

Marco Antonio RJ
Iniciante
Iniciante

Moto: : Factor 125 ED B
Mensagens : 33
Data de inscrição : 14/12/2015
Idade : 22
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usar moto zero em rodovia sem amaciar motor?

Mensagem por Alex em Seg 14 Dez 2015 - 21:18

Complicada sua situação Marco. Mas o jeito é esse infelizmente, vc ficar de olho no retrovisor, deixar os carros te passarem, entrar no acostamento e por aí vai. Ir além do que está descrito no manual estará afetando diretamente o tempo de vida útil do seu motor. O que vc pode fazer é nos momentos de folga vc tentar ir mais longe nela usando caminhos e rotas menos movimentadas. Gasta-se um pouco de tempo e combustível agora mas economiza mais na frente com gastos no motor.

_________________

Alex
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Moto: : YBR Factor ED
Mensagens : 18786
Data de inscrição : 03/04/2012
Idade : 41
Localização : DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usar moto zero em rodovia sem amaciar motor?

Mensagem por BalaCega em Ter 15 Dez 2015 - 8:19

Rpz, lembrei quando eu comprei a minha... Fui pegar numa cidade há uns 110km de distância. Mas nesse sacrificio economizei uns 500,00 pois as Yamaha locais onde eu morava não tava querendo dar desconto rs.

Foi eu e um brother numa Z800 buscar ela. Pense num castigo pra mim e pro parça rs...Tivemos que vir andando de 60km/h pra baixo na rodovia, visto que o motor estava zero.

Eu faria isso que o parça Alex falou ou então, nos dias de folga, ficava dando rolé com ela até amaciar mais um pouco...

Quanto a andar nas rodovias com ela, anda pelo lado direito mesmo mas com o olho no retrovisor e quando vir carreta ou ônibus, passa pro acostamento e deixa eles passarem... Mas cuidado ao trafegar no acostamento, para que não caia em algum buraco ou bata em alguma pedra grande, chegando do ponto de perder o controle da moto.

Depois de amaciada, dá para andar de boa até nos 100km/h (velocidade de pico e não constante)


Última edição por BalaCega em Ter 15 Dez 2015 - 9:25, editado 1 vez(es)

_________________

---------------------------------------------

---------------------------------------------

BalaCega
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : Factor ED / 660
Mensagens : 1407
Data de inscrição : 09/07/2014
Idade : 41
Localização : Campinas (SP)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usar moto zero em rodovia sem amaciar motor?

Mensagem por Marco Antonio RJ em Ter 15 Dez 2015 - 9:19

Entendi, Alex e BalaCega! Acho que esse deve ser o jeito mesmo.. Não quero prejudicar o motor dela nem um pouco.. To até pensando em deixar de ir de moto agora pro trabalho e ficar rodando bastante durante os dias de folga.. Enfim, não sei, dependendo da segurança que eu estiver sentindo, talvez eu vá de moto.

Mas obrigado pelas orientações, não sei direito o que vou fazer, mas forçar mais o motor do que diz o manual eu não faço. Abraços!!

Marco Antonio RJ
Iniciante
Iniciante

Moto: : Factor 125 ED B
Mensagens : 33
Data de inscrição : 14/12/2015
Idade : 22
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usar moto zero em rodovia sem amaciar motor?

Mensagem por urso3000 em Ter 15 Dez 2015 - 9:59

Os colegas supra já falaram tudo, endosso; toda cautela na hora de amaciar é pouco, os primeiros 1.000 km rodados vão definir o quanto o motor vai durar. Pegue um dia de folga, vá bem longe, devagar, não em rodovias, dá para puxar 500 km sussa sem forçar a maquina, em duas folgas já tem a primeira revisão que é a dos 1.000 km e dai para frente é so alegria.

PS, eu mesmo já estou quase chegando as 1.000 postagens, quase hora da primeira revisão no fórum ! kkk!!! kkk!!! kkk!!!

_________________

urso3000
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : Drag Star
Mensagens : 1301
Data de inscrição : 13/02/2014
Idade : 59
Localização : japan

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usar moto zero em rodovia sem amaciar motor?

Mensagem por BalaCega em Ter 15 Dez 2015 - 20:21

urso3000 escreveu:
PS, eu mesmo já estou quase chegando as 1.000 postagens, quase hora da primeira revisão no fórum ! kkk!!! kkk!!! kkk!!!

Se você fizer a "revisão" aqui, com certeza a galera vai querer te carimbar kkk!!! kkk!!!

_________________

---------------------------------------------

---------------------------------------------

BalaCega
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : Factor ED / 660
Mensagens : 1407
Data de inscrição : 09/07/2014
Idade : 41
Localização : Campinas (SP)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usar moto zero em rodovia sem amaciar motor?

Mensagem por urso3000 em Qua 16 Dez 2015 - 7:27

BalaCega escreveu:
urso3000 escreveu:
PS, eu mesmo já estou quase chegando as 1.000 postagens, quase hora da primeira revisão no fórum ! kkk!!! kkk!!! kkk!!!

Se você fizer a "revisão" aqui, com certeza a galera vai querer te carimbar kkk!!! kkk!!!

sorrisss sorrisss sorrisss

_________________

urso3000
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : Drag Star
Mensagens : 1301
Data de inscrição : 13/02/2014
Idade : 59
Localização : japan

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usar moto zero em rodovia sem amaciar motor?

Mensagem por Marco Antonio RJ em Qua 16 Dez 2015 - 9:09

urso3000 escreveu:Os colegas supra já falaram tudo, endosso; toda cautela na hora de amaciar é pouco, os primeiros 1.000 km rodados vão definir o quanto o motor vai durar. Pegue um dia de folga, vá bem longe, devagar, não em rodovias, dá para puxar 500 km sussa sem forçar a maquina, em duas folgas já tem a primeira revisão que é a dos 1.000 km e dai para frente é so alegria.

PS, eu mesmo já estou quase chegando as 1.000 postagens, quase hora da primeira revisão no fórum ! kkk!!! kkk!!! kkk!!!

AUHAUAUHUA Entendi, vou deixar os primeiros dias pra rodar em lugares mais calmos até conseguir chegar aos 1000kms e talvez aprender um caminho alternativo para o trabalho, por mais que demore um pouco. Quero a moto sempre nas melhores condições possíveis!! Abrçs! Jóia

Marco Antonio RJ
Iniciante
Iniciante

Moto: : Factor 125 ED B
Mensagens : 33
Data de inscrição : 14/12/2015
Idade : 22
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usar moto zero em rodovia sem amaciar motor?

Mensagem por BalaCega em Qui 17 Dez 2015 - 14:27

Marco Antonio RJ escreveu:
AUHAUAUHUA Entendi, vou deixar os primeiros dias pra rodar em lugares mais calmos até conseguir chegar aos 1000kms e talvez aprender um caminho alternativo para o trabalho, por mais que demore um pouco. Quero a moto sempre nas melhores condições possíveis!! Abrçs! Jóia

Isso. Assim tá filé.

Logo de começo, aconselho(amos) colocar um filtro de gasolina, visto que não vem e isso evitará problemas futuros de carburador sujo

Qualquer dúvida basta postar aqui no Fórum

_________________

---------------------------------------------

---------------------------------------------

BalaCega
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : Factor ED / 660
Mensagens : 1407
Data de inscrição : 09/07/2014
Idade : 41
Localização : Campinas (SP)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usar moto zero em rodovia sem amaciar motor?

Mensagem por Djalma em Qui 17 Dez 2015 - 14:48

É isso ai, os mestres acima te disseram tudo, o lance é ter muita paciência a amaciar aos poucos e ser feliz depois. he he he

_________________

Djalma
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : YBR Factor 2011
Mensagens : 1514
Data de inscrição : 30/06/2014
Idade : 49
Localização : Campinas São Paulo

https://www.facebook.com/djalma.bernardes.35

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usar moto zero em rodovia sem amaciar motor?

Mensagem por PedroCTR em Qui 17 Dez 2015 - 17:58

Endosso os comentários supracitados... siga os gurus e dará tudo certo! Não esqueça de sempre fechar a bendita torneirinha do combustível ao estacionar por mais de uma hora ou quando ela for "dormir". Vai evitar que seu carburador vá pro espaço como foi o meu aos 14mil km. O filtro de combustível também é uma dica valiosa. Não esqueça de lubrificar a corrente e mantê-la na tensão correta - Isso aliado á uma condução "tranquila" pode fazer a relação original superar os 20mil km, sem contar a economia em km/l que poderá facilmente marcar os 40km/l(ou mais...)

_________________
hum??? Qual foi a primeira consequência da invenção da roda?hum???

FOI A BARRIGA! kkk!!! kkk!!! ha!ha! ha!ha!

PedroCTR
Colaborador
Colaborador

Moto: : Yamaha Factor K
Mensagens : 159
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 30
Localização : Rio Grande RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usar moto zero em rodovia sem amaciar motor?

Mensagem por Jefferson Ledoux em Qui 17 Dez 2015 - 23:24

Galera mandou bem...
parabéns

_________________
Quem não acredita na honestidade tem a corrupção no coração. "Jefferson Ledoux"

Jefferson Ledoux
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Crypton Black
Mensagens : 7124
Data de inscrição : 19/04/2013
Idade : 36
Localização : Feira de Santana-Ba

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usar moto zero em rodovia sem amaciar motor?

Mensagem por Marco Antonio RJ em Sex 18 Dez 2015 - 14:35

Galera, muito obrigado meeeesmo!! só não agradeço pagando pq o salário está atrasado AUSHAUHS ha!ha!

BalaCega escreveu:
Marco Antonio RJ escreveu:
AUHAUAUHUA Entendi, vou deixar os primeiros dias pra rodar em lugares mais calmos até conseguir chegar aos 1000kms e talvez aprender um caminho alternativo para o trabalho, por mais que demore um pouco. Quero a moto sempre nas melhores condições possíveis!! Abrçs! Jóia

Isso. Assim tá filé.

Logo de começo, aconselho(amos) colocar um filtro de gasolina, visto que não vem e isso evitará problemas futuros de carburador sujo

Qualquer dúvida basta postar aqui no Fórum

Bom, minha experiência com mecânica é igual a zero. Pesquisei no mercado livre só pra ter uma ideia de como é esse filtro de gasolina mas vi de vários modelos.

É algo parecido com isso   ????

Como eu disse, só estou pesquisando pra ter uma ideia de como é, pois quero comprar em loja física perto daqui de casa mesmo. O que tenho que fazer é somente chegar na loja e dizer que quero um filtro de gasolina pra Factor ED 2015? Preciso de especificar alguma coisa a mais? E isso é uma peça a mais que estou colocando ou é uma troca por outra que vem na moto? De qualquer forma, como posso fazer a troca ou colocar esse filtro a mais?

PedroCTR escreveu:Endosso os comentários supracitados... siga os gurus e dará tudo certo! Não esqueça de sempre fechar a bendita torneirinha do combustível ao estacionar por mais de uma hora ou quando ela for "dormir". Vai evitar que seu carburador vá pro espaço como foi o meu aos 14mil km. O filtro de combustível também é uma dica valiosa. Não esqueça de lubrificar a corrente e mantê-la na tensão correta - Isso aliado á uma condução "tranquila" pode fazer a relação original superar os 20mil km, sem contar a economia em km/l que poderá facilmente marcar os 40km/l(ou mais...)

A torneirinha na qual você se refere é aquele “rodinha” que fica ao lado do tanque que tem a opção de deixar o combustível passar, abrir o reserva ou fechar a passagem total de combustível?

Com relação a tensão da corrente, eu mesmo posso fazer isso? Como? Lubrificarei com algum óleo em especifico?

Como eu disse, sou zerado de conhecimento mecânico..


Djalma escreveu:É isso ai, os mestres acima te disseram tudo, o lance é ter muita paciência a amaciar aos poucos e ser feliz depois. he he he


Jefferson Ledoux escreveu:Galera mandou bem...
parabéns

Todos vocês são nota 10, ainda bem que achei esse fórum!! De acordo em que eu for adquirindo experiência, espero poder ajudar aos outros como estão me ajudando!
Muito obrigado a todos! aê! palmas

Marco Antonio RJ
Iniciante
Iniciante

Moto: : Factor 125 ED B
Mensagens : 33
Data de inscrição : 14/12/2015
Idade : 22
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usar moto zero em rodovia sem amaciar motor?

Mensagem por BalaCega em Sex 18 Dez 2015 - 14:46

Sim. Esse é o filtro de gasolina. Custa menos de 10,00

Aqui explica como colocar:

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t296-instalando-filtro-de-combustivel-na-factor

A torneira de combustivel é essa mesma que você falou...

Baixa o manual dela e já vai dando uma lida...Lá fala sobre a corrente e etc.

Ninguém nasce sabendo e cada aprendizado vem a seu tempo... Não esquente não... Mas pelo amor de Deus, não venha perguntar por onde e como se calibra os pneus kkk!!! kkk!!!

Tem muita coisa aqui no Fórum...

_________________

---------------------------------------------

---------------------------------------------

BalaCega
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : Factor ED / 660
Mensagens : 1407
Data de inscrição : 09/07/2014
Idade : 41
Localização : Campinas (SP)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usar moto zero em rodovia sem amaciar motor?

Mensagem por Marco Antonio RJ em Sex 18 Dez 2015 - 15:13

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA essa dai até pra quem anda de bicicleta!!!

Obrigado BalaCega, vou olhar isso mais tarde em casa e dar uma olhada no fórum pra ver se tiro mais algumas dúvidas, no momento estou no trabalho e complica. Abraço What a Face

Amanhã pego minha moto!!! muito doido! cheers



Marco Antonio RJ
Iniciante
Iniciante

Moto: : Factor 125 ED B
Mensagens : 33
Data de inscrição : 14/12/2015
Idade : 22
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usar moto zero em rodovia sem amaciar motor?

Mensagem por PedroCTR em Sab 19 Dez 2015 - 15:27

Cara, ninguém nasce sabendo e, em matéria de mecânica, você NUNCA vai saber "tudo", poderá atingir um "nível" de conhecimento acima da média, mas SEMPRE terá algo novo esperando você descobrir. E, com a internet, não há lugar melhor que os fóruns e sites especializados para você arrecadar esses conhecimentos. E com o tempo também vai saber "separar o joio do trigo", discernindo entre informações reais e "mitos" populares da mecânica.

_________________
hum??? Qual foi a primeira consequência da invenção da roda?hum???

FOI A BARRIGA! kkk!!! kkk!!! ha!ha! ha!ha!

PedroCTR
Colaborador
Colaborador

Moto: : Yamaha Factor K
Mensagens : 159
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 30
Localização : Rio Grande RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usar moto zero em rodovia sem amaciar motor?

Mensagem por BalaCega em Sab 19 Dez 2015 - 18:09

Pegou a moto Marco?

_________________

---------------------------------------------

---------------------------------------------

BalaCega
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : Factor ED / 660
Mensagens : 1407
Data de inscrição : 09/07/2014
Idade : 41
Localização : Campinas (SP)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usar moto zero em rodovia sem amaciar motor?

Mensagem por Marco Antonio RJ em Seg 21 Dez 2015 - 7:55

PedroCTR escreveu:Cara, ninguém nasce sabendo e, em matéria de mecânica, você NUNCA vai saber "tudo", poderá atingir um "nível" de conhecimento acima da média, mas SEMPRE terá algo novo esperando você descobrir. E, com a internet, não há lugar melhor que os fóruns e sites especializados para você arrecadar esses conhecimentos. E com o tempo também vai saber "separar o joio do trigo", discernindo entre informações reais e "mitos" populares da mecânica.

Verdade, concordo com o que você falou, inclusive isso serve pra diversas áreas, não só essa!




BalaCega escreveu:Pegou a moto Marco?

Peguei sim cara, no sábado passado!! estou muito feliz com ela, é uma moto excelente para se pilotar, senti muita diferença da CG da auto escola pra essa! Melhor negócio que fiz foi pegar ela. ok! Smile


Já quero aproveitar pra tirar algumas dúvivas que me apareceram..

Primeiro com relação ao consumo.

- No dia em que peguei a moto, ela já veio com um pouco de gasolina que estava mais ou menos na metade do reserva, e ai coloquei 30 R$ de gasolina adtivada.. é a melhor opção pra ela, certo?

Pois bem, o ponteiro do combustível ficou marcando ali na direção aonde está o CÍRCULO vermelho. Até o presente momento rodei 169km e o ponteiro está na direção do TRAÇO vermelho que eu fiz!!



Sei que a moto ainda não está com o motor amaciado e essas coisas, mas pelo menos uns 28~30km/l ela tem que fazer, não é? Pelo preço que está a gasolina aqui (R$ 3,60~70), fiz as contas e deu cerca de 8,3 litros mais ou menos de combustível que eu coloquei. Arredondei para 8 e, pelos meus cálculos, contando com que ela rode pelo menos 30km/l, ela deve chegar a uns 240km no total.

Estou pilotando de forma bem tranquila, até pq ela é uma moto zero e estou em processo de amaciamento de motor. Já peguei a Dutra e não passei dos 80km e andando sempre mais nos 70km.. só aumento pra 80km se necessário, as vezes, em momentos oportunos, até aperto a embreagem pra diminuir um pouco o giro do motor mesmo estando nessa velocidade que relatei. Não fico esticando as marchas demais, só em extrema necessidade também na qual envolva minha segurança.. mas é raro.

Enfim, com a experiência de vocês, aonde o ponteiro do combustível está marcando, eu consigo bater os 240km ou pelo menos perto deles? O consumo estará anormal caso faça menos que isso?

- A segunda é com relação ao cheiro. Já pesquisei sobre problemas no consumo e dentre alguns sintomas que o pessoal fala é do cheiro do combustível forte, mas como ela é minha primeira moto e a ultima que pilotei foi a da auto escola a quase 1 ano atrás, eu não sei diferenciar o cheiro caracteristico do combustivel com algo anormal.. mas consigo sentir sim um pouco do cheiro dele logo quando termino uma viagem com ela.. é normal? sinto ela com o banco um pouquinho quente também, mas só quando saio dela e coloco a mão, andando não sinto nada.

Agradeço a todos novamente, obrigado!

Marco Antonio RJ
Iniciante
Iniciante

Moto: : Factor 125 ED B
Mensagens : 33
Data de inscrição : 14/12/2015
Idade : 22
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usar moto zero em rodovia sem amaciar motor?

Mensagem por urso3000 em Seg 21 Dez 2015 - 8:05

Olha para calcular consumo, use o odômetro (você tem 2 marcadores de quilometragem, o de cima é fixo o de baixo é para zerar para calcular distancias, consumo etc) encha o tanque até o talo, zere o odômetro , rode avontade, volte no mesmo posto e encha novamente até o talo, ai basta calcular , olhe no odômetro quantos km foram rodados e divide pelo volume em litros de gasolina, o resultado é quantos km faz por litro. Não precisa ir até o fim do tanque, e nem aconselho andar com menos de meio tanque, (isto evita entrada de sujeira na agulha).

_________________

urso3000
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : Drag Star
Mensagens : 1301
Data de inscrição : 13/02/2014
Idade : 59
Localização : japan

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usar moto zero em rodovia sem amaciar motor?

Mensagem por Marco Antonio RJ em Seg 21 Dez 2015 - 8:22

Obrigado pela resposta urso3000! Então cara, no momento estou com pouco dinheiro pra encher o tanque, fora que ainda devo perder mais R$ 300,00 hoje só pra agitar as coisas do emplacamento.. dinheiro ta curto hauauh mas assim que eu puder eu já farei isso. Estou falando o que aconteceu esses dias para ter apenas uma ideia do provável consumo e se pelo menos está na média "aceitável" dos motores não amaciados. Assim que der irei verificar o consumo mais precisamente.

Marco Antonio RJ
Iniciante
Iniciante

Moto: : Factor 125 ED B
Mensagens : 33
Data de inscrição : 14/12/2015
Idade : 22
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usar moto zero em rodovia sem amaciar motor?

Mensagem por BalaCega em Seg 21 Dez 2015 - 8:29

Marco Antonio RJ escreveu:

Peguei sim cara, no sábado passado!! estou muito feliz com ela, é uma moto excelente para se pilotar, senti muita diferença da CG da auto escola pra essa! Melhor negócio que fiz foi pegar ela.  ok!  Smile

Já quero aproveitar pra tirar algumas dúvivas que me apareceram..

Primeiro com relação ao consumo.

- No dia em que peguei a moto, ela já veio com um pouco de gasolina que estava mais ou menos na metade do reserva, e ai coloquei 30 R$ de gasolina adtivada.. é a melhor opção pra ela, certo?

Pois bem, o ponteiro do combustível ficou marcando ali na direção aonde está o CÍRCULO vermelho. Até o presente momento rodei 169km e o ponteiro está na direção do TRAÇO vermelho que eu fiz!!



Sei que a moto ainda não está com o motor amaciado e essas coisas, mas pelo menos uns 28~30km/l ela tem que fazer, não é? Pelo preço que está a gasolina aqui (R$ 3,60~70), fiz as contas e deu cerca de 8,3 litros mais ou menos de combustível que eu coloquei. Arredondei para 8 e, pelos meus cálculos, contando com que ela rode pelo menos 30km/l, ela deve chegar a uns 240km no total.

Estou pilotando de forma bem tranquila, até pq ela é uma moto zero e estou em processo de amaciamento de motor. Já peguei a Dutra e não passei dos 80km e andando sempre mais nos 70km.. só aumento pra 80km se necessário, as vezes, em momentos oportunos, até aperto a embreagem pra diminuir um pouco o giro do motor mesmo estando nessa velocidade que relatei. Não fico esticando as marchas demais, só em extrema necessidade também na qual envolva minha segurança.. mas é raro.

Enfim, com a experiência de vocês, aonde o ponteiro do combustível está marcando, eu consigo bater os 240km ou pelo menos perto deles? O consumo estará anormal caso faça menos que isso?

- A segunda é com relação ao cheiro. Já pesquisei sobre problemas no consumo e dentre alguns sintomas que o pessoal fala é do cheiro do combustível forte, mas como ela é minha primeira moto e a ultima que pilotei foi a da auto escola a quase 1 ano atrás, eu não sei diferenciar o cheiro caracteristico do combustivel com algo anormal.. mas consigo sentir sim um pouco do cheiro dele logo quando termino uma viagem com ela.. é normal? sinto ela com o banco um pouquinho quente também, mas só quando saio dela e coloco a mão, andando não sinto nada.

Agradeço a todos novamente, obrigado!

Parabéns Marco.

Tu quer comparar a moto mais macia da categoria com uma Honda e ainda mais de auto escola? kkk!!! kkk!!! (só para descontrair)

Bem, a moto só pede quando o ponteiro cola no pino preto do lado esquerdo. Interessante que quando comprei a minha, achei que iria pedir reserva quando estivesse em cima das duas linhas pretas na direção do "E" kkk!!! ... mas que nada.. Rodei até encostar no pino até engasgar pedindo reserva.

Quando o tanque está cheio até o talo, o ponteiro se move mais lentamente. Quando chega no meio, se move mais rapidamente. Como é uma moto muito econômica, o ponteiro parece não descer.

Eu sempre uso gasolina aditivada. O consumo da moto é relativo a diversos fatores, como lugar que conduz, estilo de pilotagem, peso do piloto e etc. Ela é para fazer no mínimo 37km/l (dentro de cidade). Eu sempre encho o tanque e zero o hodômetro parcial.

Sua moto só vai ficar econômica depois que amaciar, portanto nem esquente com isso.

Como sua moto ainda não está amaciada, no mínimo é para fazer mais que 35km/l sim e por falar em amaciamento, varie sempre a velocidade, tipo 60 - 70 - 80 - 60 - 50km/h ou seja, nunca fique numa velocidade só por muito tempo.

Cheiro de gasolina forte só se a moto estiver pingando e em relação ao banco quente, é tua bunda em cima peidando não? sorrisss




_________________

---------------------------------------------

---------------------------------------------

BalaCega
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : Factor ED / 660
Mensagens : 1407
Data de inscrição : 09/07/2014
Idade : 41
Localização : Campinas (SP)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usar moto zero em rodovia sem amaciar motor?

Mensagem por Marco Antonio RJ em Seg 21 Dez 2015 - 8:43

HAHAHAHA pois é, a diferença já foi grande só no dia que subi na moto, quando andei então.. Laughing

Pois é, não sei se é por falta de costume/experiência, mas senti como se ele estivesse descido um pouco mais rápido do que eu estava esperando. Mas pra tirar a prova real mesmo só quando eu encher o tanque. Assim que puder eu farei.

É isso que eu estou fazendo com relação ao o amaciamento, por mais que eu pegue essas rodovias, estou variando a velocidade e tentando aliviar a moto na maioria das vezes. Achei que isso seria mais difícil, até mesmo pelo tópico que eu iniciei com esse assunto, mas da pra rodar nessas velocidades tranquilamente, só redobrar o cuidado!

A moto não está pingando, nem sinal disso. O cheiro que eu senti deve ser o dentro do aceitável, não? ou não tem cheiro nenhum de combustível mesmo quando acabamos de rodar uns bons kilometros?

Ah, por curiosidade, quanto vocês gastam pra encher o tanque?

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK antes fosse isso. Mas só sinto ela quente quando coloco a mão hahahha ha!ha!

Obrigado, BalaCega! aê!

Marco Antonio RJ
Iniciante
Iniciante

Moto: : Factor 125 ED B
Mensagens : 33
Data de inscrição : 14/12/2015
Idade : 22
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usar moto zero em rodovia sem amaciar motor?

Mensagem por BalaCega em Seg 21 Dez 2015 - 9:03

Marco Antonio RJ escreveu:HAHAHAHA pois é, a diferença já foi grande só no dia que subi na moto, quando andei então.. Laughing

Pois é, não sei se é por falta de costume/experiência, mas senti como se ele estivesse descido um pouco mais rápido do que eu estava esperando. Mas pra tirar a prova real mesmo só quando eu encher o tanque. Assim que puder eu farei.

É isso que eu estou fazendo com relação ao o amaciamento, por mais que eu pegue essas rodovias, estou variando a velocidade e tentando aliviar a moto na maioria das vezes. Achei que isso seria mais difícil, até mesmo pelo tópico que eu iniciei com esse assunto, mas da pra rodar nessas velocidades tranquilamente, só redobrar o cuidado!

A moto não está pingando, nem sinal disso. O cheiro que eu senti deve ser o dentro do aceitável, não? ou não tem cheiro nenhum de combustível mesmo quando acabamos de rodar uns bons kilometros?

Ah, por curiosidade, quanto vocês gastam pra encher o tanque?

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK antes fosse isso. Mas só sinto ela quente quando coloco a mão hahahha ha!ha!

Obrigado, BalaCega! aê!

Está fazendo correto quanto ao amaciamento e se algum amigo seu, burro e trouxa, falar que tem que "amaciar no pau", agradeça pela dica valiosa e dê as costas Mad Mad

Só sinto cheiro de gasolina quando abro o tanque. Fora isso não. O cheiro da sua está no aceitável e provavelmente seja proveniente do tanque mesmo.  A minha quando está no sol com o tanque não cheio, ao movimentar ela, o vapor sai todo pelo tanque e dá até para escutar o barulho.

Em relação ao valor para encher, depende do tanto de gasosa que ainda tem no tanque... varia.

Quando o tanque está cheio o ponteiro vai parar onde está a linha azul



Ah, depois você vê como regular a tensão da mola do amortecedor para que fique mais macia ainda. Se você anda mais só e a depender do seu peso, dá para deixar na regulagem 1. Fica parecendo um sofá rs. Mas se de vez em quando anda com garupa, não é bom deixar no mais macio...

_________________

---------------------------------------------

---------------------------------------------

BalaCega
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : Factor ED / 660
Mensagens : 1407
Data de inscrição : 09/07/2014
Idade : 41
Localização : Campinas (SP)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usar moto zero em rodovia sem amaciar motor?

Mensagem por Marco Antonio RJ em Seg 21 Dez 2015 - 20:04

BalaCega escreveu:
Marco Antonio RJ escreveu:HAHAHAHA pois é, a diferença já foi grande só no dia que subi na moto, quando andei então.. Laughing

Pois é, não sei se é por falta de costume/experiência, mas senti como se ele estivesse descido um pouco mais rápido do que eu estava esperando. Mas pra tirar a prova real mesmo só quando eu encher o tanque. Assim que puder eu farei.

É isso que eu estou fazendo com relação ao o amaciamento, por mais que eu pegue essas rodovias, estou variando a velocidade e tentando aliviar a moto na maioria das vezes. Achei que isso seria mais difícil, até mesmo pelo tópico que eu iniciei com esse assunto, mas da pra rodar nessas velocidades tranquilamente, só redobrar o cuidado!

A moto não está pingando, nem sinal disso. O cheiro que eu senti deve ser o dentro do aceitável, não? ou não tem cheiro nenhum de combustível mesmo quando acabamos de rodar uns bons kilometros?

Ah, por curiosidade, quanto vocês gastam pra encher o tanque?

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK antes fosse isso. Mas só sinto ela quente quando coloco a mão hahahha ha!ha!

Obrigado, BalaCega! aê!

Está fazendo correto quanto ao amaciamento e se algum amigo seu, burro e trouxa, falar que tem que "amaciar no pau", agradeça pela dica valiosa e dê as costas Mad Mad

Só sinto cheiro de gasolina quando abro o tanque. Fora isso não. O cheiro da sua está no aceitável e provavelmente seja proveniente do tanque mesmo.  A minha quando está no sol com o tanque não cheio, ao movimentar ela, o vapor sai todo pelo tanque e dá até para escutar o barulho.

Em relação ao valor para encher, depende do tanto de gasosa que ainda tem no tanque... varia.

Quando o tanque está cheio o ponteiro vai parar onde está a linha azul



Ah, depois você vê como regular a tensão da mola do amortecedor para que fique mais macia ainda. Se você anda mais só  e a depender do seu peso, dá para deixar na regulagem 1. Fica parecendo um sofá rs. Mas se de vez em quando anda com garupa, não é bom deixar no mais macio...

Depois que fui retirar a moto da concessionária, como era a primeira vez que eu iria pegar ela no trânsito e estava com aquele certo receio, além de eu estar a quase 1 ano sem subir numa moto, falei para o rapaz do seguro que eu não iria voltar pela Dutra, pois além desse motivo, era melhor pois agora que o motor vai começar a amaciar, eu não queria força-lo demais.. ai ele virou e falou que como estava na garantia, era a hora de eu "sentar o pau" na moto pra ver até onde ela aguenta e qualquer coisa era só botar na assistência. Mas mesmo ouvindo isso, eu nem se quer pensei nessa possibilidade, vou cuidar para que a moto dure muito tempo e não quero depender de assistência técnica por maus cuidados meus. Sou cuidadoso mesmo com as minhas coisas.. principalmente com a minha motoca haha  kkk!!!  esses tipos de conselhos eu nem corro o risco de seguir Yeah!

Eu sinto o cheiro de gasolina quando abaixo a cabeça e fico perto do tanque/motor (quando não tem muito tempo que desliguei); assim que desligo a moto sobe um pouco do cheiro; depois de mexer naquela "rodinha" do reserva. Quero ressaltar que sempre olho o chão aonde a moto ficou parada e não vejo nenhum resquício de gasolina ou qualquer líquido no chão. Será que está normal?

Sempre quando sei que vou deixar a moto parada por mais de 1/2hrs eu coloco no "off" a tal "rodinha". Estou fazendo certo, né?

Ta beleza! Assim quando eu puder fazer o abastecimento total e fizer a contagem de km/l eu venho e relato!!

Vou ficar atendo aonde o ponteiro vai bater quando encher o tanque, valeu!! aê!

Só estou andando sozinho nela, também cheguei a ver que é bom evitar colocar garupa até os 1000km por conta do amaciamento. Vou procurar como mudo para a 1 e ver como fica haha mas agora devo usar ela somente quarta feira. Paguei hoje os 3 DUDAS de emplacamento, amanhã vou ligar pro Detran para marcar e talvez quarta eu esteja emplacando pra poder rodar sem medo  Laughing

Marco Antonio RJ
Iniciante
Iniciante

Moto: : Factor 125 ED B
Mensagens : 33
Data de inscrição : 14/12/2015
Idade : 22
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usar moto zero em rodovia sem amaciar motor?

Mensagem por BalaCega em Ter 22 Dez 2015 - 8:26

Marco Antonio RJ escreveu:

Depois que fui retirar a moto da concessionária, como era a primeira vez que eu iria pegar ela no trânsito e estava com aquele certo receio, além de eu estar a quase 1 ano sem subir numa moto, falei para o rapaz do seguro que eu não iria voltar pela Dutra, pois além desse motivo, era melhor pois agora que o motor vai começar a amaciar, eu não queria força-lo demais.. ai ele virou e falou que como estava na garantia, era a hora de eu "sentar o pau" na moto pra ver até onde ela aguenta e qualquer coisa era só botar na assistência. Mas mesmo ouvindo isso, eu nem se quer pensei nessa possibilidade, vou cuidar para que a moto dure muito tempo e não quero depender de assistência técnica por maus cuidados meus. Sou cuidadoso mesmo com as minhas coisas.. principalmente com a minha motoca haha  kkk!!!  esses tipos de conselhos eu nem corro o risco de seguir Yeah!

Eu sinto o cheiro de gasolina quando abaixo a cabeça e fico perto do tanque/motor (quando não tem muito tempo que desliguei); assim que desligo a moto sobe um pouco do cheiro; depois de mexer naquela "rodinha" do reserva. Quero ressaltar que sempre olho o chão aonde a moto ficou parada e não vejo nenhum resquício de gasolina ou qualquer líquido no chão. Será que está normal?

Sempre quando sei que vou deixar a moto parada por mais de 1/2hrs eu coloco no "off" a tal "rodinha". Estou fazendo certo, né?

Ta beleza! Assim quando eu puder fazer o abastecimento total e fizer a contagem de km/l eu venho e relato!!

Vou ficar atendo aonde o ponteiro vai bater quando encher o tanque, valeu!! aê!

Só estou andando sozinho nela, também cheguei a ver que é bom evitar colocar garupa até os 1000km por conta do amaciamento. Vou procurar como mudo para a 1 e ver como fica haha mas agora devo usar ela somente quarta feira. Paguei hoje os 3 DUDAS de emplacamento, amanhã vou ligar pro Detran para marcar e talvez quarta eu esteja emplacando pra poder rodar sem medo  Laughing

Marco,

Desencuca com a parada do cheiro da gasolina. Tu queria que exalasse cheiro de alfazema? kkk!!! kkk!!!

O problema de pingar gasolina é quando a sede e agulha do carbura não está bom e por isso começa a pingar. Como sua moto é nova ainda não terá esse problema, por isso que é bom fechar a torneira do tanque (e não "rodinha" What a Face). Eu só desligo o da minha em casa quando chego no final da tarde.

Depois posta uma foto dela

aê!

_________________

---------------------------------------------

---------------------------------------------

BalaCega
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : Factor ED / 660
Mensagens : 1407
Data de inscrição : 09/07/2014
Idade : 41
Localização : Campinas (SP)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum