CLUBE DOS YAMAHEIROS
Desculpa, você está desconectado, faça o Logon usando seu nome de usuário e senha previamente cadastrados ou faça o seu cadastro.

Factor com curto brabo!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Factor com curto brabo!

Mensagem por Paulo Álef em Seg 18 Jan 2016 - 20:40

Olá pessoal, sou novo aqui no fórum, me desculpe se eu estiver postando no lugar errado, tenho uma Factor ED 2009, comprei ela usada, de vagar estou arrumando ela do jeito que quero. De um tempo para cá   notei que a mesma ficou com dificuldades para ligar, a bateria ficou enfraquecida, fazendo junto um barulho "trec trec".

Até ai pensei ser problema da bateria, meu pai é eletricista (não de moto) e recarregou ela, coloquei no lugar e no mesmo dia a noite ela descarregou, continuando com esse barulho. Fiz o seguinte, retirei o banco dela, tirei aquela peça quadrada (acho que o módulo) taquei WD nos contatos dele, nos contatos dos reles (acho q é isso), e coloquei no lugar, ai ligou mais dando esses "trecs".

Então do nada ela apagou, não quis ligar mais e fui ver o fusível tinha queimado, troquei por outro de 10. Ai ela enlouqueceu, a luz de neutro ligou bem fraca sem mesmo a chave tar virada, aperto para frear a luz acende mais forte, e nem da sinal de partida. ai daqui a pouco queimou esse outro fusível.

Pessoal estou perdido, sou novo na área motociclista e gostaria de alguma orientações enquanto a isso, pq senão vou ter que ir pedalando pro trabalho amanha! rsrs

Obs: aqui onde moro os dias estão chuvosos.

Fico no aguardo pessoal! Obrigado.
Paulo Álef
Novatos
Novatos

Moto: : Factor ED 2009

Re: Factor com curto brabo!

Mensagem por pedromartins em Seg 18 Jan 2016 - 21:06

Olá, boa noite... tambem tenho uma ED 2009.
Em primeiro lugar voce tem que testar a bateria, se ainda for a Original,então pela idade ela ja deve estar ruim, se nao for e estiver dando 13V esta boa. Se esta dando curto a primeria coisa que voce tem a fazer é isolar por partes. Essa peça quadrada embaixo do Banco é o CDI, que nas 2009 é diferente, se queimar prepare o bolso, pra testar só com outro no lugar. O fusível queima quando voce tenta ligar a moto ou assim que voce gira a chave?
pedromartins
Novatos
Novatos

Moto: : Yamaha YBR 125

Mensagem por Paulo Álef em Seg 18 Jan 2016 - 21:20

Boa noite. Amigo então, meu pai testou essa bateria, diz ele que está dando 12v e pouco e acho que ela é paralela. Não vou garantir, mas acredito que não seja a bateria, e esses "trecs" quando aperta a partida, é de que? lembro que esse barulho vinha desses quadradinhos parecidos com reles...

Sobre o fusível, a primeira vez queimou quando fiquei forçando ela ligar com esses "trecs", ai troquei por outro, mesmo com esses curtos tentei fazer ela pegar no tranco, só de empurrar ela sem subir ela queimou de novo.

O que achei mais estranho é a luz neutra ficar ligado fraquinha sem ao menos a chave está no contato.

Paulo Álef
Novatos
Novatos

Mensagem por Paulo Álef em Seg 18 Jan 2016 - 22:30

Descobri mais um sintoma, a moto só da sinal de vida se colocar o fusível, ai acende bem fraca a luz de neutro sem a chave, então bati de vagar no motor de partida e a luz ficou mais forte quando bate, o que isso quer dizer?
Paulo Álef
Novatos
Novatos

Mensagem por pedromartins em Seg 18 Jan 2016 - 22:49

12v é a tensao nominal, uma bateria deve ter mais de 13v pra ser considerada boa, a pecinha que faz esse barulho é o relé de partida, se a tensao for insuficiente ele faz esse barulho que voce descreveu porque a bateria nao vai conseguir armar o relé, se o motor de partida for o original pode estar com as escovas gastas, o que voce tem que fazer é desconectar o fio que vai ate ele e apertar o botao start pra ver se os 12v chega ate ele. Quanto ao fusivel, a moto so funciona com ele senao necas.
pedromartins
Novatos
Novatos

Mensagem por Paulo Álef em Seg 18 Jan 2016 - 23:06

Então realmente pode ser a bateria, mas por qual o motivo da luz fraca ligada sem a chave na ignição? e sobre o motor de partida, desparafusei aquele fio que vai até ele, e mesmo assim continuou do mesmo jeito...
Paulo Álef
Novatos
Novatos

Mensagem por pedromartins em Seg 18 Jan 2016 - 23:43

Vamos por partes: quando voce desparafusou e apertou o botao de partida os 12v chegaram ate o terminal do motor de arranque? Se nao chegou o relé de pertida ta oxidado, ai so trocando. meca a tensao antes e depois do relé de partida.
pedromartins
Novatos
Novatos

Mensagem por Paulo Álef em Ter 19 Jan 2016 - 0:10

Olá Pedro, bem que você tinha falado, resolvemos abrir a bateria e ela estava seca, sem líquido. Agora o que fiquei em duvida é referente a luz acessa...

não cheguei a fazer esse teste antes, tenho que ver a questão da bateria primeiro.
Paulo Álef
Novatos
Novatos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: