CLUBE DOS YAMAHEIROS
Desculpa, você está desconectado, faça o Logon usando seu nome de usuário e senha previamente cadastrados ou faça o seu cadastro.

Plano de Manutenção e Lubrificação Básica e Preventiva

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Plano de Manutenção e Lubrificação Básica e Preventiva

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Dom 22 Maio 2016 - 22:30

Olá Yamaheiros de plantão,

Fiz um plano de lubrificação e manutenção básica e preventiva pra a YBR Factor 125. Um fato comum para mim era não saber prever o momento de fazer as lubrificações na motocicleta. Quando eu fazia, não me lembrava mais de quando tinha feito. Exceto o mais básico que é a troca de óleo do motor e a lubrificação da corrente de transmissão. Com esse plano resolvi essa questão.

Estou disponibilizando este plano e controle como arquivo do Excel. Conforme você for atualizando esse controle com as datas e quilometragem dos itens que você verificou e lubrificou. Você poderá aproveitar para se programar para os próximos itens. Se você esquecer de algum item, o plano lhe ajuda a lembrar. Responda ao post e baixe a planilha nesse link:

CLIQUE SOMENTE NO BOTÃO BAIXAR NO 4SHARED (o link aparecerá após escrever mensagem no post)
Última versão: V2

Ou copie e cole o url abaixo direto no navegador:

O plano agora contempla:

1- Plano de lubrificação (inclui o modelo ED);

2- Plano de manutenção periódica, é um guia que inclui itens para manutenção preventiva, itens previstos nas revisões do manual do proprietário ou do manual de serviços da Yamaha. Baseados nos manuais em português ou inglês, contudo com inclusões de informações, observações e modificações nos intervalos por quilometragem ou tempo, que em minha opinião seriam oportunos para um uso normal;

3- Data Record, é um tipo de formulário onde você poderá registrar a seu critério o que tu consideras pertinente registrar que tenha sido feito na motocicleta;

4- Ficha técnica dos modelos K1, K e E (da segunda geração).

O gráfico que está no arquivo foi extraído do manual do proprietário de uma YBR comercializada na Inglaterra, para vocês refletirem. Porque usar um óleo 20W-50 em pleno inverno nas serras gaúchas onde a temperatura pode chegar a -6° C faz pouco sentido. A Yamaha do Brasil no manual da YBR Factor 2014 declara: use óleo de motor somente 20W-50 API SL, JASO MA e enfatiza que seja Yamalube. Isso para mim é um contra senso.

No meu caso nos meus arquivos, eu crio uma nova aba (planilha) aonde eu vou registrando as peças que eu troquei, quando e com qual quilometragem e até quanto gastei. Quando vender um dia a moto eu poderei passar ao comprador esses registros. Isso ajuda o novo dono porque ele já terá uma ideia do que foi feito antes.

O plano não é perfeito porque cada pessoa tem condições de uso diferentes. Por exemplo, se o camarada anda muito na chuva, enxurradas ou próximo ao mar, muitos itens devem ter intervalos encurtados. Como seria o caso com a corrente, balança traseira (quadro elástico), rolamentos e cabos.

Partindo da premissa de uma utilização urbana da moto somente como transporte e não de uso como motofretista. Quem seguir esse plano ficará tranquilo e sem maiores imprevistos.

Uma das vantagens de seguir este plano é que você poderá observar as condições dos componentes enquanto faz as lubrificações e fazer correções se necessário. Um cabo que já está desfiando e precisará se substituído, um filtro de ar que depois de várias lavagens está meio sambado, etc. Deixei as células preenchidas para vocês terem uma ideia de como fazer, basta apagar o que for preciso.

Agradeço ao Alex que deu algumas sugestões. Caso queiram enviar sugestões ou adicionar algum item que não inclui. Sintam-se a vontade. No fórum há vários posts sobre os itens e uma seção “Faça Você Mesmo” que o auxiliarão a implementar o plano.

Forte abraço.

Posts interessantes relacionados:
http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t4486-oleo-para-garfos-bengalas-quase-tudo-o-que-voce-precisa-saber

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t4530-custo-x-beneficio-de-oleos-para-motores-4t-voce-usa-o-oleo-certo

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t4461-lubrificacao-de-correntes-lubrificante-e-limpeza

Última edição por Ctrl -Alt -Del em Qua 12 Out 2016 - 16:42, editado 14 vez(es)

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Factor 125K1 14

Re: Plano de Manutenção e Lubrificação Básica e Preventiva

Mensagem por Bortolucci em Seg 23 Maio 2016 - 17:53

SEEEENSACIONAAAAAL !!!!
Parabéns !

Me ajudou muito em relação a Km das revisões, muito obrigado !

Uma dúvida, por que usar 15w40 ? Condições climáticas da sua região ?

Cilindrada é Psicológico

Bortolucci
Colaborador
Colaborador

Moto: : Factor 125 ED

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Seg 23 Maio 2016 - 19:42

Bortolucci escreveu:

Obrigado Bortolucci.

Sim, devido a temperatura ambiente. Por exemplo, hoje as 7h da manhã estava 9º C aqui, que é o momento mais crítico para o motor, que é o momento da primeira partida a frio. Entre maio e setembro/outubro eu uso 15W-40 e entre setembro/outubro a abril eu uso 20W-50 ou 15W-50.

Depois eu vou postar um estudo atualizado que fiz sobre óleos para motores 4T de motocicletas.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Danilo Silva em Seg 23 Maio 2016 - 22:58

Opa, arquivo baixado...Veio na hora certa. ok!

Brigadão por compartilhar.

Danilo Silva
Novatos
Novatos

Moto: : YBR Factor 2012

Mensagem por Bortolucci em Ter 24 Maio 2016 - 9:06

Ctrl -Alt -Del escreveu:
Bortolucci escreveu:

Obrigado Bortolucci.

Sim, devido a temperatura ambiente. Por exemplo, hoje as 7h da manhã estava 9º C aqui, que é o momento mais crítico para o motor, que é o momento da primeira partida a frio. Entre maio e setembro/outubro eu uso 15W-40 e entre setembro/outubro a abril eu uso 20W-50 ou 15W-50.

Depois eu vou postar um estudo atualizado que fiz sobre óleos para motores 4T de motocicletas.

Estou aguardando !!!

Isso me interessa e muito.

Cilindrada é Psicológico

Bortolucci
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Jefferson Ledoux em Ter 24 Maio 2016 - 18:08

parabéns

Jefferson Ledoux
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Crypton Black

Mensagem por Alex em Ter 24 Maio 2016 - 20:52

Amigo estava esperando a galera começar a acessar pra ter certeza que os links funcionaram para todos, então está tudo correto.

Meus parabéns pelo tópico, pelo esforço e pela vontade de estar ajudando a todos que aparecerão por aqui no futuro.

Estou fixando o tópico pra não descer.
+1 brother! muito doido! muito doido! muito doido!

Alex
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Moto: : YBR Factor ED

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Sex 27 Maio 2016 - 10:41

Danilo Silva escreveu:Opa, arquivo baixado...Veio na hora certa. ok!

Brigadão por compartilhar.

aê! Fico feliz que o arquivo possa ser útil para você.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Qui 2 Jun 2016 - 18:03

Jefferson Ledoux escreveu:parabéns

Obrigado Jeff, é nóis muito doido! muito doido!

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Jefferson Ledoux em Sex 3 Jun 2016 - 12:11

Tamo junto!

Jefferson Ledoux
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Crypton Black

Mensagem por PedroCTR em Qua 8 Jun 2016 - 20:39

Essa história da viscosidade do óleo já me tirou o sono várias vezes... Paro e penso o quanto é estranho, por exemplo, no manual da Honda, de sua CB300 estar constando o mobil 20W50 mineral - Sem nenhuma ressalva quanto ao ritmo de utilização da moto e/ou condições climáticas. No caso dos automóveis não é de hoje que vêm especificados os lubrificantes aprovados e indicados para cada "padrão" de utilização. Me questiono se no caso das motos é realmente uma questão técnica ou "FALTA" de técnica dos fabricantes. Claro que á exceção de tratar-se de motor á combustão interna, a concepção de funcionamento e exigências do lubrificante é diferente entre motos e carros, mas acho bem válida a observação de um lubrificante mais "fluído" para as motocas de regiões mais frias e/ou serranas.

FOI A BARRIGA! kkk!!! kkk!!! ha!ha! ha!ha!

PedroCTR
Colaborador
Colaborador

Moto: : Yamaha Factor K

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Qui 9 Jun 2016 - 21:24

PedroCTR escreveu:Essa história da viscosidade do óleo já me tirou o sono várias vezes... Paro e penso o quanto é estranho, por exemplo, no manual da Honda, de sua CB300 estar constando o mobil 20W50 mineral - Sem nenhuma ressalva quanto ao ritmo de utilização da moto e/ou condições climáticas. No caso dos automóveis não é de hoje que vêm especificados os lubrificantes aprovados e indicados para cada "padrão" de utilização. Me questiono se no caso das motos é realmente uma questão técnica ou "FALTA" de técnica dos fabricantes. Claro que á exceção de tratar-se de motor á combustão interna, a concepção de funcionamento e exigências do lubrificante é diferente entre motos e carros, mas acho bem válida a observação de um lubrificante mais "fluído" para as motocas de regiões mais frias e/ou serranas.

Pedro,

A impressão que eu tenho é que no caso da Yamaha, ela procura direcionar o pensamento do proprietário para usar somente um grau de viscosidade. Porque é o único óleo que a Yamaha manda fazer com o nome dela que está dentro da própria recomendação dela, é o Yamalube 4T SL 20W-50. Então ela recomenda somente esse óleo  ha!ha! . Como se o proprietário não deveria usar outro que não esse Yamalube.

Ao menos na Europa o comportamento deles nesse sentido é diferente. Tanto é que, na planilha eu copiei e colei nela o gráfico do Owner's Manual da YBR vendida na Inglaterra.

Das duas uma, ou pensam que brasileiro é incapaz de entender um gráfico ou não estão preocupados com as partidas do motor a frio por exemplo em um dia como hoje que em sampa as 6 horas da manhã estava 9º C e em algumas cidades do sul estava -5º C. De acordo com o gráfico da Yamaha inglesa um óleo 20W-50 não seria recomendável para temperaturas abaixo de 10º C.

Alguém poderia argumentar, mas isso é na Inglaterra, no Brasil é diferente. Ora bolas, as leis da física são iguais em qualquer lugar do planeta. 0º C é igual na Inglaterra, no Brasil ou em qualquer outro lugar. Ademais o motor é o mesmo. A diferença é apenas que na Inglaterra a YBR já foi lançada injetada senão me engano em 2006 ou 2008.

Vou postar um estudo sobre óleos 4T que acredito que possa esclarecer algumas dúvidas de muitas pessoas.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Dom 12 Jun 2016 - 12:25

Atualização

Subi para o servidor a versão V2 do plano de manutenção básica e preventiva para YBR Factor. Incluí três planilhas (abas), no total são quatro:

1- Plano de lubrificação (inclui o modelo ED);

2- Plano de manutenção, é um guia que inclui itens para manutenção preventiva, itens previstos nas revisões do manual do proprietário ou do manual de serviços da Yamaha; baseados nos manuais em português ou inglês, contudo com inclusões de informações, observações e modificações nos intervalos por quilometragem ou tempo, que em minha opinião seriam oportunos para um uso normal;

3- Data Record, é um tipo de formulário onde você poderá registrar a seu critério o que tu consideras pertinente registrar que tenha sido feito na motocicleta;

4- Ficha técnica dos modelos K1, K e E (da segunda geração).
OBS: as lubrificações e ações que registrei, basta vocês apagarem e iniciarem os seus próprios registros se desejarem.

O carburador contemplado em 2- é o da Factor 125 modelo 2014 em diante até o presente, que não tem a válvula Cut off, só isso. Para as Factors modelos 09 a 13 a regulagem do ar (parafuso de mistura) de referência seria 2 ½ voltas, nos modelos posteriores 2 ¼ voltas.

Se tu usares este plano, será pouco provável precisar levar a moto ao mecânico para esses itens. Quem poderia executar um plano desse para tu a não ser você mesmo? Exceto se precisar abrir o motor, ou aparecer algum problema que não consigas identificar como resolver. Ou ainda algum problema elétrico mais cabeludo.

Para executar o plano você encontrará no fórum várias orientações e ótimos tutoriais “faça você mesmo”, usando o mecanismo de busca do fórum. Sem dúvida esse é o melhor fórum brasileiro como um todo para as motos Yamaha. Além disso, há uma galera bacana que sempre que pode passa experiências e dicas de como resolver os problemas que aparecem.

Há um post sobre óleos 4T que pode lhe iteressar: http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t4530-custo-x-beneficio-de-oleos-para-motores-4t-voce-usa-o-oleo-certo

Divirta-se !

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Marco Antonio RJ em Sab 20 Ago 2016 - 13:14

Show! Vou baixar para dar uma conferida, estou precisando! Parabéns pelo post! aê!

Marco Antonio RJ
Iniciante
Iniciante

Moto: : Factor 125 ED B

Mensagem por rcosta86 em Qui 25 Ago 2016 - 11:42

parabéns

rcosta86
Iniciante
Iniciante

Moto: : Factor ED

Mensagem por Bortolucci em Qui 25 Ago 2016 - 11:53

Não faz noção o quanto esse matrerial fornecido por você me ajudou, e muuuuuito !

Cilindrada é Psicológico

Bortolucci
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Qui 25 Ago 2016 - 20:29

Marco Antonio RJ escreveu:Show! Vou baixar para dar uma conferida, estou precisando! Parabéns pelo post! aê!

Fico contente que o plano e informações sejam úteis para você. Qualquer dúvida estamos aqui.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Sex 26 Ago 2016 - 21:27

rcosta86 escreveu:parabéns

aê!

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Sab 27 Ago 2016 - 18:41

Bortolucci escreveu:Não faz noção o quanto esse material fornecido por você me ajudou, e muuuuuito !

aê! Qualquer dúvida sobre o plano, estamos aqui.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por charlesmg22 em Ter 6 Set 2016 - 0:14

muito bom irei baixar obrigado.

charlesmg22
Novatos
Novatos

Moto: : Factor ED 2011

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Qua 7 Set 2016 - 14:04

charlesmg22 escreveu:muito bom irei baixar obrigado.

Bem-vindo ao fórum Charles. O pessoal tem gostado desse plano, desde a primeira versão que disponibilizei. Dezenas de pessoas têm baixado e adotado o método.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Elvis GT em Ter 20 Set 2016 - 9:48

rolé Vou baixar! Obrigado. aê!

Elvis GT
Novatos
Novatos

Moto: : Factor ED 125

Mensagem por Seidel em Ter 20 Set 2016 - 17:18

boooooa,parabéns

Seidel
Novatos
Novatos

Moto: : YBR Factor 14/1

Mensagem por Tomaz em Qua 21 Set 2016 - 1:27

Parabens

Tomaz
Colaborador
Colaborador

Moto: : ybr factor ed 2

Mensagem por Seidel em Qua 21 Set 2016 - 9:44

me surgiu uma duvida,baixei a tabela e já passei para o celular,mais algumas coisas me chamaram a atenção e não consegui identificar,tais como : lubrificar o eixo de acionamento do pedal de freio traseiro , eixo de acionamento da embreagem no bloco ( onde fica isso ? em baixo do braço da embreagem ? tem que tirar do motor ?) e a articulação entre pedal de partida e eixo ( onde fica isso ? ),essas dúvidas peço a ajuda dos colegas por favor...

Seidel
Novatos
Novatos

Moto: : YBR Factor 14/1

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: