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Plano de Manutenção e Lubrificação Básica e Preventiva

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Re: Plano de Manutenção e Lubrificação Básica e Preventiva

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Sex 23 Set 2016 - 0:11

Re: Duvidas sobre lubrificações na Factor

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Qua 21 Set 2016 - 21:22

Seidel,

O Alex já passou o link do tutorial revisão geral, que é show de bola. Pelo tutorial dele você começará a se familiarizar com muitos nomes.

Os últimos ítens que aparecem no plano que baixaste como eixo de acionamento... precisas soltar o anel trava primeiro de cada um. Se não tiveres graxa de sabão de lítio na hora, podes lubrificar com óleo 90 ou de motor depois de uma boa lavagem e secagem que o óleo penetra, mas dura pouco. Exceto o eixo de acionamento da embreagem, esse não é para desmontar, somente aplicar graxa no lado de fora para conservar a vedação, ele fica no final do cabo da embreagem.

Seria interessante tu baixares o manual de serviços da Factor, nele há várias vistas explodidas, eu uso os nomes oficiais que estão nos desenhos ou traduzi do Work shop manual original, porque algumas coisas não há em português.


Re: Duvidas sobre lubrificações na Factor

Mensagem por Ctrl -Alt -Del Ontem à(s) 23:13


Seidel,

Não precisa nem tirar o braço de acionamento. Você poderá usar uma almotolia ou um frasco com bico aplicador. Ademais, existem embalagens de graxa de sabão de lítio de 30 ou 50g que já vêm com um bico, é só fazer um pequeno corte nesse bico da embalagem que é de plástico, aplicar a graxa e depois rosquear a tampa para fechar a embalagem. É sem terror véio.

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Re: Plano de Manutenção e Lubrificação Básica e Preventiva

Mensagem por Seidel em Sex 23 Set 2016 - 9:41

agora eu entendi o esquema todo kkk,esses dias eu lubrifiquei os cabos de embreagem e freio,e percebi que o óleo não chegou a pingar no motor (coloquei um papel em cima do motor caso pingasse),senti que a embreagem ficou macia,mais ficou essa duvida de não pingar,será que o óleo ficou retido na borracha no fim do cabo ?

Seidel
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Re: Plano de Manutenção e Lubrificação Básica e Preventiva

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Dom 25 Set 2016 - 13:18

Seidel

Pela minha experiência para lubrificar bem um cabo de comando não é preciso mais que 2 ml de óleo, isto é, 2 ml no máximo.

Eu costumo contar as gotas quando as gotejo pelo cabo para que o óleo corra por ele e dentro do conduíte que pela vez dele está dentro do espiral metálico do cabo.

Um (1) ml de óleo é igual a 20 gotas de óleo, portanto 40 gotas de óleo costumam ser o suficiente para o óleo escorrer pela outra extremidade do cabo depois de alguns minutos de aplicado.

Para o cabo de embreagem, na primeira vez que lubrifico costumo aplicar 20 gotas, e nos intervalos seguintes aplico 15 gotas porque já há óleo dentro do cabo.

Quando tiverem alguma dúvida é só perguntar.

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Re: Plano de Manutenção e Lubrificação Básica e Preventiva

Mensagem por Seidel em Seg 26 Set 2016 - 9:51

sim,é como faço,eu uso uma seringa e agulha,e aplico no cabo,minha dúvida maior seria a borracha que tem no final dos cabos de embreagem e freio,pois o óleo fica "acumulado" ali,seria certo eu deixar as pontas dos cabos livres,tirando do braço da embreagem e do freio,para o óleo escorrer bem ?

Seidel
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Re: Plano de Manutenção e Lubrificação Básica e Preventiva

Mensagem por mauriciocsf em Seg 26 Set 2016 - 14:44

vou baixar pra conferir

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Re: Plano de Manutenção e Lubrificação Básica e Preventiva

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Seg 26 Set 2016 - 19:38

Maurício

Embora esse plano seja para a Factor até 2016. Em essência o princípio do plano não muda com relação ao plano de lubrificação, exceto o intervalo de troca do óleo de motor, filtros e volume de óleo nas bengalas que eu me lembre agora. E detalhes menores os quais você notará.

Já o plano de manutenção, esse é um pouco diferente porque o projeto e especificações são diferentes.


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Re: Plano de Manutenção e Lubrificação Básica e Preventiva

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Seg 26 Set 2016 - 23:21

Seidel escreveu:sim,é como faço,eu uso uma seringa e agulha,e aplico no cabo,minha dúvida maior seria a borracha que tem no final dos cabos de embreagem e freio,pois o óleo fica "acumulado" ali,seria certo eu deixar as pontas dos cabos livres,tirando do braço da embreagem e do freio,para o óleo escorrer bem ?

O fato de um pouco de óleo ficar acumulado na extremidade inferior (no fim do cabo) junto a vedação de borracha sanfonada, não compromete de forma alguma a funcionalidade do conjunto. O cabo de freio eu deixei a primeira vez solto e na posição vertical para ter uma ideia da quantidade de óleo suficiente para começar a sair por baixo. Escorrer ou não depende inclusive da viscosidade do óleo além da quantidade. Por exemplo, se for óleo de máquina de costura que está por volta da viscosidade de um óleo SAE 10; 40 gotas deixaria uma pequena poça de óleo no local. Já um óleo 40 tende a escoar lentamente.

Note que onde os cabos de acionamento mais precisam de redução de atrito é no começo deles. Porque próximos aos manicotos eles sempre fazem uma curva mais acentuada. Por isso costumam desfiar e romper nessas regiões ou próximo aos manetes.

A conclusão que cheguei é que os melhores óleos para cabos são os de viscosidade por volta de SAE 30, que poderia ser um óleo 2T, 10W-30 ou 5W-30 da vida. Como a quantidade necessária de óleo é mínima, é fácil de arrumar na faixa uns 10 ml por aí para lubrificar todos os cabos. Contudo óleos SAE 90 ou 20W-50 vão bem também e para a maioria das pessoas são óleos que estão sempre disponíveis.

No frigir dos ovos o importante é lubrificar, com óleo mineral, semi ou sintético, seja lá qual for tá valendo. Qualquer desses óleos citados acima é melhor do que deixar os cabos secos. No caso do cabo do velocímetro, como ele pode ser retirado, o Alex prefere tirar o cabo e passar graxa nele o que funciona muito bem. Já eu, prefiro usar nesse último o lubrificante que preparo para correntes que está nesse tópico do link abaixo, que não deixa de ser uma mistura homogênea de óleo 90 + graxa assim não se precisa tirar o cabo para aplicar:

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t4461-lubrificacao-de-correntes-lubrificante-e-limpeza

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Re: Plano de Manutenção e Lubrificação Básica e Preventiva

Mensagem por Diego_japa em Sex 30 Set 2016 - 16:25

Boa ideia, parabéns!

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Re: Plano de Manutenção e Lubrificação Básica e Preventiva

Mensagem por Seidel em Sex 30 Set 2016 - 17:23

e óleo de motor usado nos cabos,seria uma boa ?

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Re: Plano de Manutenção e Lubrificação Básica e Preventiva

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Sex 30 Set 2016 - 17:43

Seidel escreveu:e óleo de motor usado nos cabos,seria uma boa ?

Veja os comentários que há em cada item da planilha, talvez no smartphone eles não sejam visíveis. O que escrevi acima são observações mais detalhadas que não caberiam na planilha.

Sim pode usar óleo usado, qualquer óleo é melhor que não lubrificar. Exceto que esse óleo usado já está alterado com contaminantes do motor e está um pouco mais fino. Digamos que como um 10W-30 novo da vida que seria o ideal.


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Re: Plano de Manutenção e Lubrificação Básica e Preventiva

Mensagem por Shazam em Qui 6 Out 2016 - 21:33

Baixando...

Útilidade pública!

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Re: Plano de Manutenção e Lubrificação Básica e Preventiva

Mensagem por bisdre em Seg 31 Out 2016 - 20:06

Bacana

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Re: Plano de Manutenção e Lubrificação Básica e Preventiva

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Ter 1 Nov 2016 - 23:13

Diego_japa escreveu:Boa ideia, parabéns!

Essa planilha é bem prática e fácil de usar Diego.

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Re: Plano de Manutenção e Lubrificação Básica e Preventiva

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Qua 2 Nov 2016 - 1:24

Shazam escreveu:Baixando...

Útilidade pública!

Isso mesmo Shazan quem dispende um pouco de tempo na manutenção preventiva e lubrificação. Economiza tempo e dinheiro de manutenções corretivas.

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Re: Plano de Manutenção e Lubrificação Básica e Preventiva

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Sab 5 Nov 2016 - 19:06

bisdre escreveu:Bacana

Parceiro de boa, nem se você levasse na concessionária eles dariam o talento que é descrito nesse plano. Embora o que está nele faz parte do plano de manutenção criado pela Yamaha com poucas alterações. Nos comentários de algumas células há inclusive links de tutorias/faça você mesmo do fórum, ou de posts que eu publiquei no fórum.

Tá tudo lá, é só o cara procurar e ler. Melhor que isso nem pagando vão fazer igual pra você. Porque se o cara fosse cobrar iria ficar muito caro. E pra quem faz para si mesmo, sai quase de graça.

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Re: Plano de Manutenção e Lubrificação Básica e Preventiva

Mensagem por Donnegan em Sab 19 Nov 2016 - 20:01

baixando ..... aê!

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Re: Plano de Manutenção e Lubrificação Básica e Preventiva

Mensagem por william.garcia em Seg 21 Nov 2016 - 14:22

vlw

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Re: Plano de Manutenção e Lubrificação Básica e Preventiva

Mensagem por william.garcia em Seg 21 Nov 2016 - 14:40

Pessoal, tem alguem que fez video com funcionamento dessa planilha, não sei por onde começar, vlw.

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Re: Plano de Manutenção e Lubrificação Básica e Preventiva

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Seg 21 Nov 2016 - 14:59

Boa tarde Willian,

A planilha é intuitiva e autoexplicativa, para começar a se familiarizar com ela recomendo que a abra em um computador. Porque em smartphones os comentários das células podem não aparecer.

Comece pela primeira aba que é a de "lubrificação". Siga a ordem da planilha da esquerda para direita e de cima para baixo. Como se estivesse lendo um texto.

Por exemplo à esquerda e acima aparece o controle de lubrificação da corrente, leia os comentários e orientações. Vou repetir a figura que postei acima.



Depois é só seguir lendo horizontalmente. As manutenções mais frequentes aparecem primeiro. Do lado extremo esquerdo por questão de distribuição de espaço está o controle de troca de óleo de motor.

Aos poucos você irá se familiarizando com esse sistema de manutenção e controle. O segredo é começar, e aos poucos tu irás entendendo a lógica da planilha. A planilha tem várias abas e muita informação para absorver. Então vá devagar. Quando você absorver tudo que ela tem terá se tornado Ninja ha!ha! e o princípio servirá para todas as motos que tiveres para o resto da vida.

Para registrar os quilômetros e datas de execução. Você precisará clicar duas vezes sobre uma célula para abrir a edição para depois digitar. Quando terminar não esqueça de salvar o que fizeste.

A planilha foi feita para fazer a pessoa pensar a causar mudanças na mente dela. Shocked

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Re: Plano de Manutenção e Lubrificação Básica e Preventiva

Mensagem por william.garcia em Seg 21 Nov 2016 - 15:11

Obrigado, vou seguir as dicas aê!

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Re: Plano de Manutenção e Lubrificação Básica e Preventiva

Mensagem por lucaaspedroo em Seg 28 Nov 2016 - 15:24

booa parabens

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Re: Plano de Manutenção e Lubrificação Básica e Preventiva

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Ter 29 Nov 2016 - 17:20

william.garcia escreveu:Obrigado, vou seguir as dicas aê!


Qualquer dúvida sobre a planilha, estamos aqui.

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Re: Plano de Manutenção e Lubrificação Básica e Preventiva

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Qua 30 Nov 2016 - 23:11

lucaaspedroo escreveu:booa parabens

Seja bem-vindo Lucas.

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