CLUBE
Desculpa, você está desconectado, faça o Logon usando seu nome de usuário e senha previamente cadastrados ou faça o seu cadastro.

Consumo Excessivo [RESOLVIDO Modo de dirigir]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Consumo Excessivo [RESOLVIDO Modo de dirigir]

Mensagem por rcosta86 em Ter 28 Jun 2016 - 12:09

Fala pessoal Pessoal, queria pedir a opiniao e ajuda de voces,

meu problema é que desde zero, minha Factor 125 (2015) faz em media 26km/l, chegando a no máximo 30Km/l.

Ela hoje esta com quase 13.000Km, sem vazamentos ou defeitos. Só uso Gasolina V Power, A vela foi trocara pela Iridium conforme indicado aqui mesmo no fórum, não sou de acelerar ou correr. Ando sempre no sapato, em alguns momentos com garupa, mas nada que justifique esse consumo altissimo. alguem faz alguma ideia?

Grande abraço.

Iniciante

Moto: : Factor ED

Re: Consumo Excessivo [RESOLVIDO Modo de dirigir]

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Ter 28 Jun 2016 - 20:17

Olá rcosta,

Sugiro leres "toda a linha de mensagens" deste post aqui:

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t4468-ybr-factor-2009-201060-000km-26km-litro

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Factor 125K1 14

Mensagem por rcosta86 em Qui 25 Ago 2016 - 10:21

Fala pessoal,

Estou de volta com a solução do meu problema.

Problema: Alto Consumo
Falhas detectadas: Eu
Solução: Mudar meu modo de condução

Isso mesmo, aos 16.000 Km rodados, tudo encontra-se na mais perfeita ordem, a não ser pelo condutor.  Laughing

Quando aprendi que não da pra exigir que uma moto 125 chegue a uma certa velocidade em um curto espaço de tempo e respeitar isso, meu consumo mudou completamente. A moto que fazia 25 Km/L Passou a fazer 45 Km/L na cidade. (Na estrada com serra o consumo infelizmente é pior do que na cidade devido a baixa cilindrada e falta de força)

Deixando a pressa de lado que no final só me levava a um alto consumo, descobri que não preciso acelerar mais do que 25% para ter a mesma aceleração e velocidade porém com um consumo muitíssimo menor, sem contar que 60% do tempo estou com garupa e mesmo assim o consumo se mantém quase que inalterado, podendo chegar a uns 47 Km/L andando 100% do tempo sozinho.

Essa semana vou limpar o carburador que nunca foi aberto, mas que só bebeu V-Power desde zero e encontra-se em perfeito funcionamento.

Então é isso meus amigos, esse foi mais um aprendizado que adquiri observando minha condução e fazendo testes.

Grande abraço a todos.

Iniciante

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Qui 25 Ago 2016 - 11:22

Olá rcosta,

Legal que você tenha por suas próprias observações concluído que o modo e estilo de condução é decisivo para o consumo de combustível.

Com relação a limpeza do carburador, a imensa maioria dos problemas surgem nele. Quando se usa somente gasolina comum. A Yamanha no manual recomenda gasolina aditivada porque ajuda a manter o carburador limpo.

Evite abastecer em postos que você não conhece ou se tenha dúvida sobre a qualidade do combustível. Porque gasolina batizada, adulterada que geralmente é muito barata a longo prazo compromete o motor como um todo.

Há postos que adulteram a gasolina com solvente de borracha. Esse solvente ataca inclusive a agulha da boia do carburador trazendo problemas de vazamento.

Se você usa sempre gasolina aditivada de postos de confiança. E a moto está econômica e funcionando redonda. Se eu fosse você não mexeria no carburador sem necessidade.

Com 16.000 km se você nunca fez a lavagem e reoleamento do filtro de ar, sugiro fazê-lo. Eu criei um plano de manutenção para as YBR Factor que pode lhe interessar, leia o post e responda para disponibilizar o link para baixar o plano, o link é esse:

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t4506-plano-de-manutencao-e-lubrificacao-basica-e-preventiva

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por rcosta86 em Qui 25 Ago 2016 - 11:37

Ctrl -Alt -Del escreveu:Olá rcosta,

Legal que você tenha por suas próprias observações concluído que o modo e estilo de condução é decisivo para o consumo de combustível.

Com relação a limpeza do carburador, a imensa maioria dos problemas surgem nele. Quando se usa somente gasolina comum. A Yamanha no manual recomenda gasolina aditivada porque ajuda a manter o carburador limpo.

Evite abastecer em postos que você não conhece ou se tenha dúvida sobre a qualidade do combustível. Porque gasolina batizada, adulterada que geralmente é muito barata a longo prazo compromete o motor como um todo.

Há postos que adulteram a gasolina com solvente de borracha. Esse solvente ataca inclusive a agulha da boia do carburador trazendo problemas de vazamento.

Se você usa sempre gasolina aditivada de postos de confiança. E a moto está econômica e funcionando redonda. Se eu fosse você não mexeria no carburador sem necessidade.

Com 16.000 km se você nunca fez a lavagem e reoleamento do filtro de ar, sugiro fazê-lo. Eu criei um plano de manutenção para as YBR Factor que pode lhe interessar, leia o post e responda para disponibilizar o link para baixar o plano, o link é esse:

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t4506-plano-de-manutencao-e-lubrificacao-basica-e-preventiva

Fala meu querido,

Muito bom seu plano de manutenção, vou seguir com certeza.

Realmente, a gasolina sempre usei V-power em postos de confiança e nunca tive problemas. Uma vez usei até a Podium, que é excelente, mas nao vejo necessidade até mesmo pelo alto preço. A V-power atende muito bem!

Se você acha que nao há necessidade de mexer no carbura ainda, vou deixa-lo quetinho hehe

Quanto ao filtro de ar, vou fazer essa troca de oleo no fim de semana. Uma coisa que me da muita raiva em relação a ele, é que no inicio, quando pedi pra verificar o filtro, o mecanico falou que estava sujo de oleo e jogou TUDO Crying or Very sad fora, inclusive o suporte original (a grade que nao sei o nome hehe). Conclusao, ainda nao pude comprar o original que é caro, e a partir dai passe ia eu mesmo pesquisar e resolver o que eu conseguia na moto. não consigo mais confiar em mecanico nenhum visto o que ja passei e gastei em vão com eles.

Mas os poucos a gente vai aprendendo e deixando de se frustar na mão de quem só sabe ganhar dinheiro as custas de quem não tem muito conhecimento.

Mais uma vez obrigado pelas dicas ai.

Grande Abraço.

Iniciante

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Qui 25 Ago 2016 - 13:05

Sobre a manutenção do filtro de ar das YBR e YBR Factor 125

Depois de lavar os elementos do filtro com querosene (duas vezes), a cada lavagem esprema com cuidado uma espuma de cada vez. Não as torça em hipótese alguma! Somente aperte. Depois deixe secar por pelo menos 1 hora no verão ou várias horas no inverno. Aproveite e lave também a armação metálica do filtro.

Para olear o filtro use óleo SAE 90 ou óleo de motor "novo" de preferência entre 20W-50 e 15W-40. Não é preciso mais que três colheres de óleo para o filtro interno e duas para o externo. O filtro não pode ficar encharcado, somente digamos umedecido com o óleo.

A forma mais prática que eu encontrei de fazê-lo foi. Com as mão bem limpas, lambuzá-las com as medidas de óleo acima. Depois limpar bem as mãos por dentro, por fora e dos lados dos elementos. Procurando distribuir o óleo em todo o elemento. Por fim, "cuidadosamente" espremer cada elemento de uma vez, sem torcer ou dobrar para não abrir na junção da cola. Para tirar algum excesso de óleo que eventualmente exista. Note que a ação de espremer o filtro permite que o óleo se distribua de forma mais uniforme pela espuma.

Em seguida, coloque os elementos soltos dentro de um saco plástico e deixe lá no saco fechado por algumas horas para o óleo se distribuir melhor pelas espumas. Antes de montar na estrutura metálica para recolocá-lo na caixa de ar.

Aproveite que a caixa de ar está aberta e faça uma boa limpeza dentro dela com um tecido limpo ou toalhas de papel. Antes de recolocar o conjunto do filtro de volta.

No Youtube há um vídeo legal e bem didático que mostra um método de fazê-lo numa Factor. A maneira que eu tenho de fazer é mais prática porque faz menos sujeira.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por rcosta86 em Qui 25 Ago 2016 - 13:40

Muito legal e muito bem explicado.

Essa vai ser a primeira vez que faço esse procedimento, algum problema usar oleo retirado do motor na troca? o oleo nao fica mais do que 2.000km na moto.

Iniciante

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Qui 25 Ago 2016 - 20:25

Não vejo algo de relevante contra usar óleo queimado no filtro de ar, alguns o reaproveitam para o filtro. Além do fato que ele depois de 2.000 km no motor. Perdeu bastante da viscosidade e o pH terá a tendência de estar mais ácido.

No meu caso, como eu sempre tenho um frasco de óleo 90 para fazer o meu super lubrificante de corrente kkk!!! , quatro, cinco ou seis colheres de sopa de óleo novo sempre estão disponíveis.

Veja o post:

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t4461-lubrificacao-de-correntes-lubrificante-e-limpeza

PS: de um up no post que ele tá meio esquecido.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: