CLUBE DOS YAMAHEIROS
Desculpa, você está desconectado, faça o Logon usando seu nome de usuário e senha previamente cadastrados ou faça o seu cadastro.

Aumentando o desempenho da YBR Factor 125

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aumentando o desempenho da YBR Factor 125

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Qui 1 Set 2016 - 22:05

Carburação - Aumentando o desempenho da YBR Factor 125 sem alterar a originalidade

Por sugestão do Alex, fiz uma experiência básica, sem alterar a originalidade da minha YBR Factor 125. Porque muita gente não gosta de escapamentos esportivos (ao menos numa 125 cc), de alterar o filtro de ar e tão pouco de eventualmente mudar a relação original coroa/pinhão pelos prós e contras que existem.

Para tal, fiz uma única alteração, que deu um resultado interessante que foi:

Aumentar o gicleur principal ou de alta, como preferirem chamá-lo.

A alteração consistiu em trocar o gicleur original, por um #132.5. Mas cuidado, porque as medidas de gicleurs dependendo do fabricante da motocicleta ou do carburador mudam bastante. As numerações podem ser iguais, mas as medidas são bem diferentes. Contudo, a minha experiência foi positiva em termos de desempenho sem comprometer o consumo sensivelmente.

Os resultados e vantagens foram os seguintes:

1. respostas mais rápidas do acelerador e com maior vontade do motor em baixas rotações;

2. o motor “enche” mais rápido de baixas para médias rotações, causando a percepção do motor ter mais força;

3. como o motor sobe de rotação mais rapidamente e mantém melhor a rotação em aclives, há menor necessidade de trocas de marchas;

4. o tempo de retomada de velocidade de 40 para 70 km/h diminuiu;

5. as acelerações de 70 a 100 km/h também melhoraram;

6. no meu caso a velocidade final que no plano era de até 115, chegou a 120 km/h no velocímetro dela.

Quando verifiquei a regulagem do parafuso da mistura do carburador. Notei que não seria necessário ajustá-lo. Apenas baixei a marcha lenta no parafuso, que subiu um pouco depois da troca do gicleur. A vela mostrou que a queima ficou perfeita, cor acastanhada depois de vários testes em cidade e estrada.

O consumo médio que era de 41 km/l aumentou somente para 40 km/l. Isto é, sem fazer qualquer outra alteração na motocicleta e sem gastar nada além da troca do gicleur.

Quanto ao consumo de combustível , ele depende de vários fatores. Por exemplo, do estilo de condução de cada pessoa, da carga total (peso do condutor, com ou sem garupa e bagagem), percursos somente no plano ou com muito aclives, muito anda e para em faróis (paulista chama semáforo de farol  kkk!!!) e etc e etc.

Fica aqui registrado a minha experiência positiva. Havendo dúvidas que eu possa responder sintam-se a vontade para perguntar.

Crtl-Alt-Del
___________________________________________________________________________________

Leitura adicional

As YBR Factor 125, isto é, os modelos de 2009 a 2016 com carburador BS-25. São conhecidos por serem econômicos acima da média para uma 125 cc. Pessoalmente, eu andando em percursos urbanos na cidade de São Paulo onde a velocidade máxima permitida é de 60 km/h. Quando desejei, sem grandes esforços e com a “mão leve” consegui consumos de 47,5 km/l. Além do conforto ao dirigir que as YBR e YBR Factor proporcionam.

Porém, sempre achei que para as Factor 125 serem assim econômicas a Yamaha. E nesse caso não coloco nenhuma crítica. Para cumprir com o protocolo PROMOT 4 fases 1 e 2 para redução de poluentes. Optou por deixar a carburação com uma mistura combustível/ar um tanto magra, para não dizer pobre. Principalmente em altas rotações.

Como consequência a YBR Factor que considero de condução extremamente dócil. Por vezes parecia que não acelerava mais forte, ou tinha respostas lentas ao acelerador. Porque faltava um pouco de combustível. Então resolvi fazer a experiência relatada acima.

Última edição por Ctrl -Alt -Del em Sab 15 Out 2016 - 23:56, editado 18 vez(es)

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Factor 125K1 14

Re: Aumentando o desempenho da YBR Factor 125

Mensagem por Alex em Qui 1 Set 2016 - 22:41

Ótima postagem meu amigo!
Muito válido esse experimento, uma pena que não foi feito na época que isso aqui era lotado, com certeza dezenas de pessoas iriam pirar fazendo a mesma modificação, sucinta, porém pra quem já anda na moto a um bom tempo, qualquer melhoria no desempenho é bem perceptível.

Daqui mais um tempo, quando se acostumar, vc pode ir aumentando, devagar e gradativamente. Vai chegar em um ponto, e vc vai saber exatamente quando, que o desempenho começará a cair, e esse será o limite desse aumento de gicleur sem outra modificação, como escape, filtro etc.

Muito bom, vou fixar o tópico, e claro, +1 na alta pra vc. muito doido! muito doido! muito doido!

Alex
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Moto: : YBR Factor ED

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Sab 3 Set 2016 - 19:34

Obrigado por fixar o post. E +1 um na caixa pra você também pela assessoria e pela ideia do tamanho do gicleur.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Bortolucci em Seg 5 Set 2016 - 15:30

Opa, me interessei e muuuito !!!!

+1 pra você Ctrl - Alt - Del !

Cilindrada é Psicológico

Bortolucci
Colaborador
Colaborador

Moto: : Factor 125 ED

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Seg 5 Set 2016 - 16:14

Bortolucci escreveu:Opa, me interessei e muuuito !!!!

+1 pra você Ctrl - Alt - Del !

Bortulucci se te interessar o gicleur na medida certa de rosca e diâmetro externo para aumento de desempenho, mande mensagem. Há gicleurs que dão problemas de carburação ou na própria cuba mesmo que tenham a numeração que testei e recomendo.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Romulo C. G. F. Segundo em Dom 9 Out 2016 - 7:01

Ctrl -Alt -Del escreveu:
Carburação - Aumentando o desempenho da YBR Factor 125 sem alterar a originalidade

Por sugestão do Alex, fiz uma experiência básica, sem alterar a originalidade da minha YBR Factor 125. Porque muita gente não gosta de escapamentos esportivos (ao menos numa 125 cc), de alterar o filtro de ar e tão pouco de eventualmente mudar a relação original coroa/pinhão pelos prós e contras que existem.

Para tal, fiz uma única alteração, que deu um resultado interessante que foi:

Aumentar o gicleur principal ou de alta, como preferirem chamá-lo.

A alteração consistiu em trocar o gicleur original, por um #132.5. Mas cuidado, porque as medidas de gicleurs dependendo do fabricante da motocicleta ou do carburador mudam bastante. As numerações podem ser iguais, mas as medidas são bem diferentes. Contudo, a minha experiência foi positiva em termos de desempenho sem comprometer o consumo sensivelmente.

Os resultados e vantagens foram os seguintes:

1. respostas mais rápidas do acelerador e com maior vontade do motor em baixas rotações;

2. o motor “enche” mais rápido de baixas para médias rotações, causando a percepção do motor ter mais força;

3. como o motor sobe de rotação mais rapidamente e mantém melhor a rotação em aclives, há menor necessidade de trocas de marchas;

4. o tempo de retomada de velocidade de 40 para 70 km/h diminuiu;

5. as acelerações de 70 a 100 km/h também melhoraram;

6. no meu caso a velocidade final que no plano era de até 115, chegou a 120 km/h no velocímetro dela.

Quando verifiquei a regulagem do parafuso da mistura do carburador para recalibrá-la. Notei que não seria necessário fazê-lo. Apenas baixei a marcha lenta no parafuso, que subiu um pouco depois da troca do gicleur. A vela mostrou que a queima ficou perfeita, cor acastanhada depois de vários testes em cidade e estrada.

O consumo médio que era de 41 km/l aumentou somente para 40 km/l. Isto é, sem fazer qualquer outra alteração na motocicleta e sem gastar nada além da troca do gicleur.

Quanto ao consumo de combustível , ele depende de vários fatores. Por exemplo, do estilo de condução de cada pessoa, da carga total (peso do condutor, com ou sem garupa e bagagem), percursos somente no plano ou com muito aclives, muito anda e para em faróis (paulista chama semáforo de farol  kkk!!!) e etc e etc.

Fica aqui registrado a minha experiência positiva. Havendo dúvidas que eu possa responder sintam-se a vontade para perguntar.

Crtl-Alt-Del
____________________________________________________________________________________

Leitura adicional

As YBR Factor 125, isto é, os modelos de 2009 a 2016 com carburador BS-25. São conhecidos por serem econômicos acima da média para uma 125 cc. Pessoalmente, eu andando em percursos urbanos na cidade de São Paulo onde a velocidade máxima permitida é de 60 km/h. Quando desejei, sem grandes esforços e com a “mão leve” consegui consumos de 47,5 km/l. Além do conforto ao dirigir que as YBR e YBR Factor proporcionam.

Porém, sempre achei que para as Factor 125 serem assim econômicas a Yamaha. E nesse caso não coloco nenhuma crítica. Para cumprir com o protocolo PROMOT 4 fases 1 e 2 para redução de poluentes. Optou por deixar a carburação com uma mistura combustível/ar um tanto magra, para não dizer pobre. Principalmente em altas rotações.

Como consequência a YBR Factor que considero de condução extremamente dócil. Por vezes parecia que não acelerava mais forte, ou tinha respostas lentas ao acelerador. Porque faltava um pouco de combustível. Então resolvi fazer a experiência relatada acima.

Posta ai, essas dimensoes.

Romulo C. G. F. Segundo
Novatos
Novatos

Moto: : Factor 125 ED 2

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Dom 9 Out 2016 - 12:37

Eu estava com dois gicleurs #132.5, mas foram embora para o pessoal do fórum. Porque é uma peça relativamente barata e difícil de encontrar. Se tiver realmente interesse posso arrumar pra você.

Há um cara no sul que vende gicleurs para motos, o preço é maior. Ele deve ter para a Factor 125 também. Vi um anúncio dele no ML de gicleur, mas para a YBR.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: