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Aumentando o desempenho da YBR Factor 125

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Aumentando o desempenho da YBR Factor 125

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Qui 1 Set 2016 - 22:05

Carburação - Aumentando o desempenho da YBR Factor 125 sem alterar a originalidade

Por sugestão do Alex, fiz uma experiência básica, sem alterar a originalidade da minha YBR Factor 125. Porque muita gente não gosta de escapamentos esportivos (ao menos numa 125 cc), de alterar o filtro de ar e tão pouco de eventualmente mudar a relação original coroa/pinhão pelos prós e contras que existem.

Para tal, fiz uma única alteração, que deu um resultado interessante que foi:

Aumentar o gicleur principal ou de alta, como preferirem chamá-lo.

A alteração consistiu em trocar o gicleur original, por um #132.5. Mas cuidado, porque as medidas de gicleurs dependendo do fabricante da motocicleta ou do carburador mudam bastante. As numerações podem ser iguais, mas as medidas são bem diferentes. Contudo, a minha experiência foi positiva em termos de desempenho sem comprometer o consumo sensivelmente.

Os resultados e vantagens foram os seguintes:

1. respostas mais rápidas do acelerador e com maior vontade do motor em baixas rotações;

2. o motor “enche” mais rápido de baixas para médias rotações, causando a percepção do motor ter mais força;

3. como o motor sobe de rotação mais rapidamente e mantém melhor a rotação em aclives, há menor necessidade de trocas de marchas;

4. o tempo de retomada de velocidade de 40 para 70 km/h diminuiu;

5. as acelerações de 70 a 100 km/h também melhoraram;

6. no meu caso a velocidade final que no plano era de até 115, chegou a 120 km/h no velocímetro dela.

Quando verifiquei a regulagem do parafuso da mistura do carburador. Notei que não seria necessário ajustá-lo. Apenas baixei a marcha lenta no parafuso, que subiu um pouco depois da troca do gicleur. A vela mostrou que a queima ficou perfeita, cor acastanhada depois de vários testes em cidade e estrada.

O consumo médio que era de 41 km/l aumentou somente para 40 km/l. Isto é, sem fazer qualquer outra alteração na motocicleta e sem gastar nada além da troca do gicleur.

Quanto ao consumo de combustível , ele depende de vários fatores. Por exemplo, do estilo de condução de cada pessoa, da carga total (peso do condutor, com ou sem garupa e bagagem), percursos somente no plano ou com muito aclives, muito anda e para em faróis (paulista chama semáforo de farol  kkk!!!) e etc e etc.

Fica aqui registrado a minha experiência positiva. Havendo dúvidas que eu possa responder sintam-se a vontade para perguntar.



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Leitura adicional

As YBR Factor 125, isto é, os modelos de 2009 a 2016 com carburador BS-25. São conhecidos por serem econômicos acima da média para uma 125 cc. Pessoalmente, eu andando em percursos urbanos na cidade de São Paulo onde a velocidade máxima permitida é de 60 km/h. Quando desejei, sem grandes esforços e com a “mão leve” consegui consumos de 47,5 km/l. Além do conforto ao dirigir que as YBR e YBR Factor proporcionam.

Porém, sempre achei que para as Factor 125 serem assim econômicas a Yamaha. E nesse caso não coloco nenhuma crítica. Para cumprir com o protocolo PROMOT 4 fases 1 e 2 para redução de poluentes. Optou por deixar a carburação com uma mistura combustível/ar um tanto magra, para não dizer pobre. Principalmente em altas rotações.

Como consequência a YBR Factor que considero de condução extremamente dócil. Por vezes parecia que não acelerava mais forte, ou tinha respostas lentas ao acelerador. Porque faltava um pouco de combustível. Então resolvi fazer a experiência relatada acima.


Última edição por Ctrl -Alt -Del em Dom 11 Dez 2016 - 21:35, editado 19 vez(es)

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Re: Aumentando o desempenho da YBR Factor 125

Mensagem por Alex em Qui 1 Set 2016 - 22:41

Ótima postagem meu amigo!
Muito válido esse experimento, uma pena que não foi feito na época que isso aqui era lotado, com certeza dezenas de pessoas iriam pirar fazendo a mesma modificação, sucinta, porém pra quem já anda na moto a um bom tempo, qualquer melhoria no desempenho é bem perceptível.

Daqui mais um tempo, quando se acostumar, vc pode ir aumentando, devagar e gradativamente. Vai chegar em um ponto, e vc vai saber exatamente quando, que o desempenho começará a cair, e esse será o limite desse aumento de gicleur sem outra modificação, como escape, filtro etc.

Muito bom, vou fixar o tópico, e claro, +1 na alta pra vc. muito doido! muito doido! muito doido!

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Re: Aumentando o desempenho da YBR Factor 125

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Sab 3 Set 2016 - 19:34


Obrigado por fixar o post. E +1 um na caixa pra você também pela assessoria e pela ideia do tamanho do gicleur.

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Re: Aumentando o desempenho da YBR Factor 125

Mensagem por Bortolucci em Seg 5 Set 2016 - 15:30

Opa, me interessei e muuuito !!!!

+1 pra você Ctrl - Alt - Del !

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Re: Aumentando o desempenho da YBR Factor 125

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Seg 5 Set 2016 - 16:14

Bortolucci escreveu:Opa, me interessei e muuuito !!!!

+1 pra você Ctrl - Alt - Del !

Bortulucci se te interessar o gicleur na medida certa de rosca e diâmetro externo para aumento de desempenho, mande mensagem. Há gicleurs que dão problemas de carburação ou na própria cuba mesmo que tenham a numeração que testei e recomendo.

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Re: Aumentando o desempenho da YBR Factor 125

Mensagem por Romulo C. G. F. Segundo em Dom 9 Out 2016 - 7:01

Ctrl -Alt -Del escreveu:
Mas cuidado, porque as medidas de gicleurs dependendo do fabricante  da motocicleta ou do carburador mudam bastante. As numerações podem ser iguais, mas as medidas são bem diferentes. Contudo, a minha experiência foi positiva em termos de desempenho sem comprometer o consumo sensivelmente.

Os resultados e vantagens foram os seguintes:

1. respostas mais rápidas do acelerador e com maior vontade do motor em baixas rotações;

2. o motor “enche” mais rápido de baixas para médias rotações, causando a percepção do motor ter mais força;

3. como o motor sobe de rotação mais rapidamente e mantém melhor a rotação em aclives, há menor necessidade de trocas de marchas;

4. o tempo de retomada de velocidade de 40 para 70 km/h diminuiu;

5. as acelerações de 70 a 100 km/h também melhoraram;

6. no meu caso a velocidade final que no plano era de até 115, chegou a 120 km/h no velocímetro dela.


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Posta ai, essas dimensoes.

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Re: Aumentando o desempenho da YBR Factor 125

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Dom 9 Out 2016 - 12:37

Eu estava com dois gicleurs #132.5, mas foram embora para o pessoal do fórum. Porque é uma peça relativamente barata e difícil de encontrar. Se tiver realmente interesse posso arrumar pra você.

Há um cara no sul que vende gicleurs para motos, o preço é maior. Ele deve ter para a Factor 125 também. Vi um anúncio dele no ML de gicleur, mas para a YBR.


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Re: Aumentando o desempenho da YBR Factor 125

Mensagem por jeguinho em Qua 8 Fev 2017 - 16:01

passando pra comentar o cosumo da minha factor ed


eu ultimamente estou fazendo um curso de mecanica de motos e o trajeto ate ele em maior parte é andando em avenidas retas.


fiz duas medidas , a primeira deu 48 km/litro, achei que estava errada e entao fiz novamente uma medida, achei 47 km / litro

ando de maneira civilizada, raramente passo de 60 km/ hora.


concesso que fiquei surpreso, nao esperava essa media tao grande para uma moto carburada, conhecidos meus que tem moto injeção nao conseguiram consumo melhor que esse,  fiz uma pequena uma revisao dela a algum tempo, limpando carburador e filtro de ar, colocando vela e cachimbo novo .
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Re: Aumentando o desempenho da YBR Factor 125

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Dom 12 Fev 2017 - 10:31

Então Jeguinho

Esse carburador da Factor a vácuo com sensor TPS além de ser econômico pacas. Ele tem bom potencial para preparações até no mínimo +2mm, se o preparador for bom pode usa-lo até +3mm com resultados bastante razoáveis.

Eu dou rizada quando vejo o caboclo ir na conversa de algumas oficinas Brasil a fora. Entao o cidadão faz um carburador da 150Sport de terceira linha que nem tem sensor TPS, a base de troca no carburador original dá Factor ahuahua.

 Então a moto passa a fazer 27 km/l. Ao passo que na mão de um preparador do ramo, sem qualquer gambiarra,  a Factor andaria tão bem quanto com o carbura da 150Sport e fazendo mais de 34 km/l.

E os manolos especialistas em CGs da vida dizem que o BS25 não presta. Que ele é descavel e pérolas do tipo.

O Mikuni BS-25 além de ter o mesmo Venturi do carburador da Sport, ele têm tecnologia mais atual. E tem um detalhe, alguns mecânicos só sabem trabalhar com Honda CG. Se o capim mudar de cor o caboclo morre de fome.

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Re: Aumentando o desempenho da YBR Factor 125

Mensagem por jeguinho em Dom 12 Fev 2017 - 11:29

Verdade. o que mais tem por aí é fussador de cg . Não gosta de estudar e se aprimorar. Se aparece outra moto ele faz cara feia. Um sujeito desses não merece ser chamado de mecanico
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Re: Aumentando o desempenho da YBR Factor 125

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Qui 16 Fev 2017 - 10:24

Jeguinho,

Como na abertura do post e relato, aumentei o gicleur principal do carburador da minha moto. Mas o consumo teve um aumento quase nulo. 

Acredito que isso se deve ao fato de que para ter o mesmo desempenho agora preciso acelerar menos e então o consumo pouco alterou.

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Re: Aumentando o desempenho da YBR Factor 125

Mensagem por loddani' em Qua 23 Ago 2017 - 10:14

Bom dia Amigos!

Novato nos tópicos, tenho uma Factor ED 2010 (depois posto fotos na área de apresentação) ainda toda original, exceto pelo bagageiro com baú.

Como ví que o Ctrl -Alt -Del é de São Paulo, gostaria de recomendação de onde levar minha motoca pra fazer essas configurações com segurança.

O pessoal da CC aqui do Guarujá deixa ela amarrada demais, e não tenho o menor talento pra mexer.

Pego bastante estrada com ela e já to planejando por a bolha parabrisa e o descanso para pés.

Mas a prioridade é o motor dela!

Desde já agradeço.
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Re: Aumentando o desempenho da YBR Factor 125

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Qua 23 Ago 2017 - 14:27

loddani' escreveu:Bom dia Amigos!

Novato nos tópicos, tenho uma Factor ED 2010 (depois posto fotos na área de apresentação) ainda toda original, exceto pelo bagageiro com baú.

Como ví que o Ctrl -Alt -Del é de São Paulo, gostaria de recomendação de onde levar minha motoca pra fazer essas configurações com segurança.

O pessoal da CC aqui do Guarujá deixa ela amarrada demais, e não tenho o menor talento pra mexer.

Pego bastante estrada com ela e já to planejando por a bolha parabrisa e o descanso para pés.

Mas a prioridade é o motor dela!

Desde já agradeço.

A troca do gicleur principal é um procedimento relativamente simples. Um mecânico não dispenderia mais do que 20 minutos para fazê-lo e este não precisa ser um mecânico de concessionária.

A questão é qual o gicleur certo, a especificação correta e as novas regulagens a usar na troca para que o motor tenha maior desempenho. Sem aumentar muito o consumo de combustível, o motor ficar engazopando e carbonizando. Ou ainda ficar pior que antes por deixar a mistura pobre o que pode chegar a furar a cabeça do pistão.

Se você quiser um gicleur que permita obter o máximo desempenho de um motor original me mande uma mensagem e seu CEP que eu passarei o valor.

Também orientarei de como falar com o mecânico para fazer o serviço corretamente.  Quanto a preparação de motores, desenvolvi modelos matemáticos que foram testados e aprovados. Tenho kits modulares de preparação de qualidade com tutoriais detalhados para o camarada não ficar batendo cabeça para fazer o acerto e não virar cobaia dos alguns que são mexânicos preparadores.

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Re: Aumentando o desempenho da YBR Factor 125

Mensagem por loddani' em Qui 24 Ago 2017 - 7:34

Agradeço o breve retorno. Já fiz contato no Pvt. Excelente tópico!

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Re: Aumentando o desempenho da YBR Factor 125

Mensagem por Rogerio Silva em Sex 8 Set 2017 - 11:50

Gostei dessa dica,aonde arrumo esses gicleur? Penso em alterar a cilindrada de 125 para 150 ou 180!
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Re: Aumentando o desempenho da YBR Factor 125

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Sex 8 Set 2017 - 19:16

Rogerio Silva escreveu:Gostei dessa dica,aonde arrumo esses gicleur? Penso em alterar a cilindrada de 125 para 150 ou 180!

O gicleur devido ao grande interesse da galera e dificuldade de encontrar as medidas certas. Eu sempre tenho para vender e envio pelos Correios. Se interessar mande msg privada.

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Re: Aumentando o desempenho da YBR Factor 125

Mensagem por loddani' em Seg 9 Out 2017 - 10:00

Alteração do Gicleur de Alta

Retorno aqui para trazer meu relato sobre essa simples alteração e seus significativos resultados, pelo menos em minha humilde opinião.
Após algumas semanas de tentativa, consegui me organizar para ir até o QG do amigo Crtl-Alt-Del no último fim de semana, sábado, dia 30/09/2017.

A minha situação era: sair de Guarujá, ir até o QG do Crtl-Alt-Del e depois de lá até a cidade de Valinhos, onde prestaria um concurso no domingo pela manhã.
A situação da moto: ybr Factor ed 2010 caminhando para os 34 mil km e com pneu 100/90/18 na traseira. Fora o pneu, nenhuma outra alteração mecânica na moto.
Fotos da moto: http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t5481-apresentacao-leonardo-loddani-factor-125-2010-vermelha
Coloquei uma bolha parabrisa, pra diminuir o vento no peito: http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t4815-bolha-na-factor-125

Naquele dia estava prevista muita chuva e ventos fortes para a região.
De Guarujá até o QG peguei muito vento e, como sempre, a motinha sofreu (e eu com ela - quase 110kg em cima da bichinha subindo a imigrantes!!!).

No QG do Crtl-Alt-Del (desde já obrigado, amigo, pela atenção, pelo café e pela aula de mecânica!!!), meu bura deu um trabalhinho pra abrir, parafusos já usados, mas deu tudo certo!
Foi colocado um Gigleur 135, ao invés do 132,5 mencionado no início do post. Acredito que o Crtl-Alt-Del possa explicar melhor do que eu as justificativas para tal.
Gigleur trocado, bura regulado, fomos para os testes, afinal eu ainda ia viajar, tínhamos que ter certeza que estava tudo ok.

Primeiras impressões

Tenho a moto a sete anos, único dono, único usuário, e sei exatamente o comportamento da motoca, por menos que eu entenda de mecânica.
A primeira impressão era que não houve alteração nenhuma! rsrs
Calma, eu explico: o Crtl-Alt-Del já havia me alertado que essa alteração não é uma transformação na moto, ela não viraria outra, ou aumentaria cilindrada, nada disso.
Observando melhor, notei que conseguia manter melhor a velocidade, com menos necessidade de redução de marcha. Primeiro ganho!

Impressões na estrada - Ida

Saindo do QG fui encarar a Anhanguera sentido Valinhos.
Vocês não fazem idéia: acho que toda a tempestade que estava prevista decidiu desabar sobre mim na Anhanguera. Ventos fortes e uma chuva que os pingos pareciam pedra.
Aí começaram as minhas surpresas com a moto.
1º Manteve muito bem a velocidade entre 80 e 90km/h, mesmo com vento contra e algumas subidas.
2º Quando a chuva e o vento davam uma pequena tregua, essa velocidade rapidamente subia aos 100 a 110km/h em alguns trechos.
3º Em alguns momentos foi necessário reduzir a velocidade para 60km/h devido ao volume de água na pista e o movimento de caminhões. No entanto, todas as vezes que desejei, consegui rapidamente não apenas retomar a velocidade anterior como me aproveitar de subidas que os caminhões desaceleravam para ultrapassá-los com muito mais facilidade do que antes (lembrem que horas antes eu estava subindo a imigrante com muitíssima dificuldade por causa dos ventos)

Impressões na estrada - Volta

Voltando de Valinhos para o Guarujá no Domingo a tarde, já com tempo muito bom, ensolarado e sem vento, pude constatar numa situação de maior normalidade que os atributos observados no dia anterior realmente foram perenes:
1º Manutenção e retomadas de velocidades muito mais rápidas;
2º Sensação de aumento do torque do motor, era só acelerar que o motor respondia com muita “vontade”;
3º Consegui manter meus 100 a 110km/h sem dificuldades e sem “enrolar o cabo” (isso realmente me impressionou - quando precisava ultrapassar alguém, a brava pequena moto ainda tinha “fôlego”!!!)

Enfim…

Para mim, que uso a moto a bastante tempo e conheço suas limitações (pois continua a ser uma 125cc), a alteração, apesar de simples, foi efetiva e significativa. Me fez até começar a pensar em algumas outras pequenas alterações que melhorem ainda mais o desempenho da moto. Mas tudo ao seu tempo.

Estou feliz com a alteração e deixei para mencionar o detalhe mais importante no final: CONSUMO!

Peso mais de 100kg e a moto está com pneu maior na traseira. Seu consumo normal, com média entre cidade e estrada sempre foi de 33 a 36km/l. Nas duas últimas medições obtive a mesma média, de 34km/l. Então, no meu caso, não notei diferença alguma de consumo.

Recomendo a alteração pra quem tem a motinha mais original: pra quem conhece a própria moto certamente perceberá a gratificante diferença.

É isso! Desculpem o longo texto, mas achei que valia a pena relatar!

+1 pro Crtl-Alt-Del!!!

Abraços!

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Re: Aumentando o desempenho da YBR Factor 125

Mensagem por Tomaz em Seg 9 Out 2017 - 16:17

aê!

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Re: Aumentando o desempenho da YBR Factor 125

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Seg 9 Out 2017 - 18:55

Muito bom o teu texto Loddani,

Fico contente que tenha gostado do resultado. O para-brisa penso que contribui um pouco para limitar a velocidade máxima devido ao arrasto aerodinâmico. Pela proteção que ele proporciona a você em velocidades mais altas.

Sobre o consumo de combustível não ter alterado ou ser imperceptível. Eu acredito que seja pelo seguinte: como o motor ganhou potência instintivamente a pessoa acelera menos para ter o mesmo resultado. Assim não acorre aumento de consumo que seja significativo.

Sim haveria modificações para aumentar a potência do motor sem a necessidade de intervir internamente e mantendo a originalidade dele.

Eu calculei modificações a partir de modelos matemáticos e tenho projetos prontos para implementar.

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