CLUBE
Desculpa, você está desconectado, faça o Logon usando seu nome de usuário e senha previamente cadastrados ou faça o seu cadastro.

Nível do óleo de motor na escala da vareta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Nível do óleo de motor na escala da vareta

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Dom 18 Set 2016 - 17:30

Olá, tenho uma pergunta para os que quando trocaram o óleo de motor, mediram o volume de óleo velho que restava no cárter.

Troquei o óleo do motor hoje, o nível do óleo tem uma graduação na vareta com quatro marcas. A marca mais alta corresponde ao nível máximo = 1.000 ml.

Eu escoei quente todo o óleo que estava no cárter. Medi esse óleo que desceu depois de frio , havia 850 ml. Portanto baixou 150 ml. Na vareta esses 850 ml correspondem a segunda marca na vareta.

Agora eu lhes pergunto para quem já mediu o volume de óleo quando estava na primeira marca da vareta de baixo para cima. Quando o nível do óleo está na primeira marca (risquinho) de baixo para cima, qual é o volume em ml que desceu do cárter?

Essa pergunta é para quem já mediu e não tem dúvida, como eu tenho. Porque para fazer contas e dizer que é 700 ml na primeira marca, eu sei fazer né.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Factor 125K1 14

Re: Nível do óleo de motor na escala da vareta

Mensagem por urso3000 em Seg 19 Set 2016 - 8:31

Olha não faço a mínima idéia , a minha nem vareta tem, tem um olho visor que fica embaixo do escape, e para ver a marcação tenho que apoiar a moto no jack, me deitar no chão para visualizar o nível, uma coisa sei : tenho uma vontade imensa de matar o engenheiro que fez isto. kkk!!! kkk!!! kkk!!!

Usuário Ouro

Moto: : Drag Star

Mensagem por Alex em Seg 19 Set 2016 - 19:43

Meu brother, acho que vai ser difícil vc obter essa resposta aqui, até mesmo pq a grande maioria nunca nem confere na vareta, somente troca o óleo de tempos em tempos.
Mas é fácil saber, vai dar um pouco mais de trabalho porém vc vai ver com seus próprios olhos e tirar suas próprias conclusões

Quando for fazer a próxima troca vc observa o nível na vareta, com uma seringa, ou uma mangueirinha, ou uma seringa com uma mangueirinha na ponta, vc vai retirando de pouco em pouco por cima até o óleo atingir a marca mais baixa, daí é só escoar tudo e medir o volume da mesma forma que já fez.

Quanto aos 150ml que supostamente queimaram, não leve em consideração só essa medição, faça várias outras para concluir o fato, digo pq até uns 75.000km rodados eu sempre coloquei o óleo escoado de volta ao vasilhame e até então a diferença de volume era paticamente quase nada, ou seja, praticamente 1 litro saia do motor, SÓ QUÊ, durante esse período aconteceu de as vezes sair bem menos de 1 litro, assim como tb já aconteceu de sair bem mais de 1 litro, ou seja, quando saiu mais de 1 litro, é pq na vez anterior eu não escorri o óleo devidamente e por isso deu bem menos de 1 litro.

Eu só troco óleo com motor quente, não dá nada desenroscar o parafuso com  ele quente, mas é necessário deixar esfriar para enroscá-lo novamente, pois aí jé é perigoso apertar com tudo quente.

É bem chato escoar esse óleo, pra ficar bem feito vc tem que passar uns 10 minutos agachado ao lado da moto, deita ela pra um lado, deita pra outro, deita pra um lado, deita pra outro rsss, e nem sempre estamos com essa disposição toda.

Ahhh, até os 75.000km rodados eu trocava o óleo de 1000 em 1000, saia clarinho quase como entrou, e já precavendo o futuro eu estoquei todo esse óleo, ou seja, 75 litros hehe, e depois dessa KM ela começou a baixar um pouco o óleo, então passei a trocar a cada 2.000/2500, e usar esse óleo estocado pra completar, e assim tem sido até hoje que já beira os 162.000km. Esse óleo que passei a tirar com maior km e já completado com outro, eu jogo fora pra não se misturar com o outro do estoque.

ADMINISTRADOR

Moto: : YBR Factor ED

Mensagem por MB em Ter 20 Set 2016 - 17:01

urso3000 escreveu:Olha não faço a mínima idéia , a minha nem vareta tem, tem um olho visor que fica embaixo do escape, e para ver a marcação tenho que apoiar a moto no jack, me deitar no chão para visualizar o nível, uma coisa sei : tenho uma vontade imensa de matar o engenheiro que fez isto. kkk!!! kkk!!! kkk!!!

kkk!!! kkk!!! kkk!!! kkk!!!

MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Factor 150 ED

Mensagem por Jefferson Ledoux em Ter 20 Set 2016 - 17:41

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkklkkkkkkkkkkk

MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Crypton Black

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Ter 20 Set 2016 - 19:55

Alex você deu uma ideia boa, deve ser a melhor maneira de saber o volume real de óleo quando a marca está no último risco da vareta. Pela ideia + um procê.

Essa ideia de guardar óleo velho só para completar é boa. Na situação, por exemplo,que faltam uns digamos de 200 a uns 400 km para trocar todo o óleo. No meu caso eu teria que guardar dois tipos de óleo porque como aqui em sampa as estações do ano são bem distintas. No frio eu uso óleo 15W-40 que troco a cada 1.700 km, e de setembro até maio eu uso 15W-50 semissintético que troco a cada 2.000 km.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Alex em Qua 21 Set 2016 - 20:17

Hehehe, aí sim, só não pode errar e colocar o óleo "X" no vasilhame "Y".
Valeu pelo +1

ADMINISTRADOR

Mensagem por PedroCTR em Qui 22 Set 2016 - 13:47

Alex escreveu:Meu brother, acho que vai ser difícil vc obter essa resposta aqui, até mesmo pq a grande maioria nunca nem confere na vareta, somente troca o óleo de tempos em tempos.
Mas é fácil saber, vai dar um pouco mais de trabalho porém vc vai ver com seus próprios olhos e tirar suas próprias conclusões

Quando for fazer a próxima troca vc observa o nível na vareta, com uma seringa, ou uma mangueirinha, ou uma seringa com uma mangueirinha na ponta, vc vai retirando de pouco em pouco por cima até o óleo atingir a marca mais baixa, daí é só escoar tudo e medir o volume da mesma forma que já fez.

Quanto aos 150ml que supostamente queimaram, não leve em consideração só essa medição, faça várias outras para concluir o fato, digo pq até uns 75.000km rodados eu sempre coloquei o óleo escoado de volta ao vasilhame e até então a diferença de volume era paticamente quase nada, ou seja, praticamente 1 litro saia do motor, SÓ QUÊ, durante esse período aconteceu de as vezes sair bem menos de 1 litro, assim como tb já aconteceu de sair bem mais de 1 litro, ou seja, quando saiu mais de 1 litro, é pq na vez anterior eu não escorri o óleo devidamente e por isso deu bem menos de 1 litro.

Eu só troco óleo com motor quente, não dá nada desenroscar o parafuso com  ele quente, mas é necessário deixar esfriar para enroscá-lo novamente, pois aí jé é perigoso apertar com tudo quente.

É bem chato escoar esse óleo, pra ficar bem feito vc tem que passar uns 10 minutos agachado ao lado da moto, deita ela pra um lado, deita pra outro, deita pra um lado, deita pra outro rsss, e nem sempre estamos com essa disposição toda.

Ahhh, até os 75.000km rodados eu trocava o óleo de 1000 em 1000, saia clarinho quase como entrou, e já precavendo o futuro eu estoquei todo esse óleo, ou seja, 75 litros  hehe, e depois dessa KM ela começou a baixar um pouco o óleo, então passei a trocar a cada 2.000/2500, e usar esse óleo estocado pra completar, e assim tem sido até hoje que já beira os 162.000km. Esse óleo que passei a tirar com maior km e já completado com outro, eu jogo fora pra não se misturar com o outro do estoque.

hahahahahahahahahahahaah
Boa essa do Alex...! O cara usa o óleo das Km mais baixas como "elixir" nas Km mais altas!
Eu até tenho guardado o óleo que já troquei, mas uso para matar evas-daninhas no quintal e vez em quando lubrificar dobradiças e fechaduras das portas da casa....

FOI A BARRIGA! kkk!!! kkk!!! ha!ha! ha!ha!
PedroCTR
Colaborador
Colaborador

Moto: : Yamaha Factor K

Mensagem por Alex em Sex 23 Set 2016 - 20:07

kkkkkkk.... Yeah!

ADMINISTRADOR

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Sex 23 Set 2016 - 21:38

É vero Alex o que o Pedro disse. Eu também uso o óleo usado em alguns lugares no fundo do quintal para inibir ervas.

Agora terei que usar glifosfato.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Alex em Sex 23 Set 2016 - 22:05

Show, meu pai mexe com chácara, durante um bom tempo usou óleo queimado para vários fins

ADMINISTRADOR

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: