CLUBE DOS YAMAHEIROS
Desculpa, você está desconectado, faça o Logon usando seu nome de usuário e senha previamente cadastrados ou faça o seu cadastro.

Dúvidas comuns dos iniciantes com motos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dúvidas comuns dos iniciantes com motos

Mensagem por Shazam em Qui 6 Out 2016 - 21:10

Boa noite!

Comprei uma linda Factor k 2009, "semi injeção" (oq isso quer dizer? kkk)

Ela de modo geral está muito boa, no entanto logo de cara tenho que lidar com algumas coisas herdadas do antigo dono.

1º= A moto, mesmo para quem é ninja, é muito difícil de pegar. Eu dou umas 10 pedaladas pra fazer ela pegar, já ouvi muitos palpites sobre bateria, vela, bobina de ignição. Como não sou grande entendedor e palpites não resolverão meu problema, decidi perguntar aqui no fórum pra já ter uma ideia melhor do que pode ser. Eu pedalo, ela dá uma leve acendida na luz de injeção e não liga, até o momento que ela começa a dar coice e depois de mais umas 2 pedaladas ela pega. O que pode ser? hum???

2º= As luzes do painel (piscas, neutro, injeção, farol alto) estão muito fraquinhas, já a dos marcadores de cima estão ótimas e os faróis estão ok, sem apagar. A do neutro nem acende, e tanto ex dono quanto mecanico disseram que a bateria é nova (há controvérsias kkkkk)

3º= quando estou subindo um morro, ou estou em baixa velocidade e preciso descer a marcha, a moto parece "engasgar" como se a gasolina estivesse acabando, mas quando eu acelero um pouco ela ja volta. Será que é a roldana do cabo do acelerador?

4º= O escape não é original, isso me gera um pouco mais de potencia (e barulho), mas já estou sentindo que ele vai estourar, pois quando a rotação ta alta ele faz um som de como estivesse areia dentro dele, chacoalhando todo. Vou trocar esse escape, certeza, mas existe alguma outra alternativa de escape bom e que não comprometa muito o consumo da moto?

Como podem perceber sou um jeca sobre motos, agradeço a qualquer um que tenha paciência de trocar ideia comigo e me orientar.

Se falei besteira, por favor, relevem!  Snif!

Boa noite e abraço a todos!
Shazam
Novatos
Novatos

Moto: : Factor 125 k

Re: Dúvidas comuns dos iniciantes com motos

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Qui 6 Out 2016 - 21:20

Saudações Shazan,

Para começar recomendo tu baixares o: Plano de lubrificação e manutenção básica e preventiva que está nesse tópico aqui:

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t4506-plano-de-manutencao-e-lubrificacao-basica-e-preventiva

Muito importante é também ler o manual do proprietário da sua moto. Mesmo os mais experientes precisam consultar o manual vez ou outra.

Quanto a primeira pergunta. Experimente acionar o afogador depois de girar a chave e esperar a luz amarela apagar. Isso inclusive está no manual. Por isso que ler o manual é importante.

Se não tiver o manual avise que diremos onde baixar.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Factor 125K1 14

Mensagem por Shazam em Qui 6 Out 2016 - 21:31

Procurei aqui no google e não achei o manual específico da minha moto, encontrei de outros modelos e de outros anos.

Shazam
Novatos
Novatos

Moto: : Factor 125 k

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Qui 6 Out 2016 - 21:50

Shazam escreveu:Procurei aqui no google e não achei o manual específico da minha moto, encontrei de outros modelos e de outros anos.

Mel na chupeta procê:

https://www.yamaha-motor.com.br/servicos/manual-do-proprietario

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Factor 125K1 14

Mensagem por Alex em Sex 7 Out 2016 - 19:50

Amigo acho que a primeira coisa a se fazer é mandar dar um trato nesse carburador, regular válvulas, limpar ou trocar o filtro de ar e vela, isso é o básico pra quem pega um veículo usado.
O grande problema é que pouca gente mexe ou gosta de mexer nesse carburador, então vai ter que ser alguém muito bem indicado pra fazer esse serviço pra vc.

ADMINISTRADOR

Moto: : YBR Factor ED

Mensagem por Diego_japa em Ter 8 Nov 2016 - 19:11

Ai companheiro... talvez a resposta para que as luzes do painel estejam fraquinhas é porque as plaquinhas das cores (verde, amarela e azul) que ficam dentro do painel acima das luzes podem estar com desgaste do tempo mesmo... experimente você mesmo desmontar o painel, são coisa simples, vai precisar de uma chave de fenda e uma chave 10 ou 8 mm, ai dá uma olhada como estão as pequenas lâmpadas, que caso seja preciso trocar não custaram nem 50 centavos, e as plaquinhas coloridas de indicação no painel também podem ser encontradas. É bom ir aprendendo a mexer na sua máquina, melhor coisa que tem, eu fui aprendendo aos pouquinhos mexer na minha Factoza...

Abraços!
Diego_japa
Novatos
Novatos

Moto: : YBR FACTOR 125

Mensagem por PedroCTR em Seg 19 Dez 2016 - 12:22

Shazam escreveu:Boa noite!

Comprei uma linda Factor k 2009, "semi injeção" (oq isso quer dizer? kkk)

Ela de modo geral está muito boa, no entanto logo de cara tenho que lidar com algumas coisas herdadas do antigo dono.

1º= A moto, mesmo para quem é ninja, é muito difícil de pegar. Eu dou umas 10 pedaladas pra fazer ela pegar, já ouvi muitos palpites sobre bateria, vela, bobina de ignição. Como não sou grande entendedor e palpites não resolverão meu problema, decidi perguntar aqui no fórum pra já ter uma ideia melhor do que pode ser. Eu pedalo, ela dá uma leve acendida na luz de injeção e não liga, até o momento que ela começa a dar coice e depois de mais umas 2 pedaladas ela pega. O que pode ser? hum???

2º= As luzes do painel (piscas, neutro, injeção, farol alto) estão muito fraquinhas, já a dos marcadores de cima estão ótimas e os faróis estão ok, sem apagar. A do neutro nem acende, e tanto ex dono quanto mecanico disseram que a bateria é nova (há controvérsias kkkkk)

3º= quando estou subindo um morro, ou estou em baixa velocidade e preciso descer a marcha, a moto parece "engasgar" como se a gasolina estivesse acabando, mas quando eu acelero um pouco ela ja volta. Será que é a roldana do cabo do acelerador?

4º= O escape não é original, isso me gera um pouco mais de potencia (e barulho), mas já estou sentindo que ele vai estourar, pois quando a rotação ta alta ele faz um som de como estivesse areia dentro dele, chacoalhando todo. Vou trocar esse escape, certeza, mas existe alguma outra alternativa de escape bom e que não comprometa muito o consumo da moto?

Como podem perceber sou um jeca sobre motos, agradeço a qualquer um que tenha paciência de trocar ideia comigo e me orientar.

Se falei besteira, por favor, relevem!  Snif!

Boa noite e abraço a todos!
Vamos lá então!
Parabéns pela motoca, fez uma boa escolha!
Não, não é "semi-injeção", aliás, isso nem existe! Ou é injeção ou é carburador. E a factor é CARBURADA, a questão é que desde 2008 o carburador possui um sensor ligado ao sistema de ignição. Só isso. Seu funcionamento básico é como de qualquer outro carburador á vácuo.
Sobre nº 1 e 3 é provável que seja decorrente de regulagem/sujeira no carburador. Uma revisão nele, mui provavelmente será suficiente para devolver o bom funcionamento á sua moto.
Sobre o nº2 pode ser as respectivas lâmpadas queimadas ou o acrílico sujo por dentro. Navegue pelo fórum e verá como é fácil desmontar o painel, limpá-lo e/ou substituir as lâmpadas.
Sobre o escape: Troque-o por outro esportivo á seu gosto ou busque um original. Único problema quanto ao original é seu preço, que já deve estar acima dos 600 reais. Um esportivo tipo V3, gemoto, torbal além de mais bonitos são bem mais em conta.
Seja bem vindo e aproveite para aprender mais sobre a moto, compartilhe suas dúvidas e curiosidades, ajudará muito á fugir de mecânicos picaretas e/ou burros. ABRAÇOS!

FOI A BARRIGA! kkk!!! kkk!!! ha!ha! ha!ha!
PedroCTR
Colaborador
Colaborador

Moto: : Yamaha Factor K

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: