CLUBE DOS YAMAHEIROS
Desculpa, você está desconectado, faça o Logon usando seu nome de usuário e senha previamente cadastrados ou faça o seu cadastro.

CONSUMO NMAX 160

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

CONSUMO NMAX 160

Mensagem por correa.flavio em Ter 25 Out 2016 - 9:41

Prezados,

Faço um breve relato sobre o consumo de combustível da NMAX:

- Inicialmente até os 1.000 km rodados, procurei abastecer apenas com gasolina comum (experiência boa anterior quando tive a PCX 2014 e PCX 2016). A média que consegui até os 1.000 km foi de 41 Km/L andando normal sem "torcer o cabo".

- Após a 1ª revisão de 1.000 km comecei abastecer com Gasolina Aditivada (Grid ou V-Power), para minha surpresa o consumo melhorou, onde a moto começou a fazer 43 Km/L. Autonomia chegando a 280 Km no hodômetro parcial. OBS: Também já abasteci com a Gasolina Podium mas o consumo se manteve em 43 Km/L.

- Na estrada em 2 viagens realizadas até Sorocaba/SP, o consumo foi de 37 Km/L em velocidade de 100 km/h. Usando Gasolina Aditivada.

Dicas para economia de combustível

1 - Ao arrancar com a moto evite "torcer o cabo" isso não ajuda em nada no desempenho e economia. Deixe a moto ganhar velocidade gradativamente
2 - Procure manter velocidades constantes.
3 - Se estiver em uma subida por exemplo, evite acelerar até o fim de curso, solte levemente o acelerador e volte acelerar. Isso é fundamental, porque o câmbio CVT (como todo e qualquer câmbio) realiza as reduções de marcha.
4 - Nunca abasteça em postos de combustível sem bandeira (já tive problemas com gasolina e má qualidade). A moto fica falhando, não alcança velocidade.

Características atuais da moto:

- 4.000 Km rodados. Usada para ida e volta ao trabalho, num trajeto total de 65 Km por dia
- Trajeto em vias rápidas, com velocidade média entre 60 e 70 Km/H.
- Calibragem dos pneus: 31 traseira e 28 dianteira (optei por baixar a calibragem para a moto não ficar muito dura).

Abraço a todos!

correa.flavio@gmail.com
correa.flavio
Novatos
Novatos

Moto: : NMAX 160

Re: CONSUMO NMAX 160

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Ter 25 Out 2016 - 13:37

Entre as gasolinas comum e aditivada não há diferença de octanagem, todas possuem 87 octanas (IAD). Portanto não deveria haver diferença de consumo, tendo como premissa que não sejam gasolinas adulteradas. Ocorre que motores no início de amaciamento consomem mais combustível que com a evolução da quilometragem tende a reduzir.

Até meados de 2015 todos os tipos de gasolina existentes para veículos continham 25% de etanol. Desde então, a ANP alterou o teor para 27,5% de etanol. Exceto para as gasolinas premium que mantiveram os 25%. Porém as gasolinas premium tem octanagem maior, entre 91 e 94 IAD.

Todavia somente motores com taxa de compressão acima de 10,1:1 podem se beneficiar da maior octanagem segundo a Petrobras que de fato é o único fabricante brasileiro de gasolina. Consulte os dados técnicos oficiais para verificar se a taxa de compressão da NMAX está acima da taxa de compressão recomendada. Parece me que seria 10,5:1

Última edição por Ctrl -Alt -Del em Sab 10 Dez 2016 - 17:55, editado 1 vez(es)

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Factor 125K1 14

Mensagem por correa.flavio em Qua 26 Out 2016 - 9:53

Ctrl -Alt -Del escreveu:Entre as gasolinas comum e aditivada não há diferença de octanagem, todas possuem 87 octanas (IAD). Portanto não deveria haver diferença de consumo, tendo como premissa que não sejam gasolinas adulteradas. Ocorre que motores no início de amaciamento consomem mais combustível que com a evolução da quilometragem tende a reduzir.

Até meados de 2015 todos os tipos de gasolina existentes para veículos continham 25% de etanol. Desde então, a ANP alterou o teor para 27,5% de etanol. Exceto para as gasolinas premium que mantiveram os 25%. Porém as gasolinas premium tem octanagem maior, entre 91 e 94 IAD.

Todavia somente motores com taxa de compressão acima de 10,1:1 podem se beneficiar da maior octanagem segundo a Petrobras que de fato é o único fabricante brasileiro de gasolina. Consulte os dados técnicos oficiais para verificar se a taxa de compressão da NMAX está acima da taxa de compressão recomendada. Parece me que seria 10,5:1

Grato pelos esclarecimentos. A taxa de compressão é essa sim (site do fabricante). Resolvi colocar Gasolina Aditivada apenas por um teste, visto que o próprio manual do fabricante recomenda a mesma.

Voltarei abastecer com Gasolina Comum para fazer um comparativo.

Abs!
correa.flavio
Novatos
Novatos

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Qua 26 Out 2016 - 10:21

Gasolina comum não é a gasolina recomendada.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Mozart em Ter 14 Fev 2017 - 13:28

Bom dia, comprei minha Nmax 160 há 8 dias, ela está com quase 400km rodados e estou preocupado com o consumo dela.
Observei no site da yamaha e alguns vídeos no youtube que ela faz entre 40 e 44km/l.
Atualmente ela está marcando consumo médio entre 29 e 31 km/l.
Abasteci com gasolina comum e aditivada, fim de semana pilotei em BR e na cidade, senti tbm falta de torque na arrancada no sinal, disseram que ela de saída deixa as motos de menores cilindradas para trás, não achei.
Gostaria de saber se é normal por está amaciando o motor ainda ou se tem algo errado. Obrigado!
Mozart
Novatos
Novatos

Moto: : N MAX 160

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Ter 14 Fev 2017 - 13:40

Não devia nem ter pegado BR. Agora é tarde, leia o manual dela inteiro que irá adiantar bastante o seu lado e muitas dúvidas triviais

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

RESERVA COMBUSTÍVEL NMAX 160

Mensagem por Alinemax em Qui 27 Abr 2017 - 10:16

Hola!!!Snif!
Estou tentando saber qual é a quantidade de litros segundo a fração do indicador de combustível para saber qual é a reserva em litros da NMAX.que medo!

Alguém pode me ajudar? hum???

Sou leiga mas peguei 6,6 litros que é a capacidade do tanque e dividi por 6 que a indicação de "porcentagem" no painel. O resultado deu 1,1 para cada indicador ali. Seria isso correto?
Alinemax
Novatos
Novatos

Moto: : nmax160

Mensagem por correa.flavio em Qui 27 Abr 2017 - 10:25

Alinemax escreveu:Hola!!!Snif!
Estou tentando saber qual é a quantidade de litros segundo a fração do indicador de combustível para saber qual é a reserva em litros da NMAX.que medo!

Alguém pode me ajudar? hum???

Sou leiga mas peguei 6,6 litros que é a capacidade do tanque e dividi por 6 que a indicação de "porcentagem" no painel. O resultado deu 1,1 para cada indicador ali. Seria isso correto?

Olá Alinemax

A reserva do tanque é em torno de 1,5 litros nem próximo do que você encontrou. Quando o tanque entra na reserva e o marcador é alterado para indicar quantos KM você está rodando na reserva, eu rodo aproximadamente 40 Km com o marcador "piscando". Ao abastecer cabe um total de 6,8 litros (enchendo até a boca).

Portanto creio que a reserva seja por volta de 1,5 litros. OBS: eu estou rodando 285 Km com um tanque. Ao abastecer cabem 6,7, ou seja, média de 42,5.
correa.flavio
Novatos
Novatos

Mensagem por Alinemax em Qui 27 Abr 2017 - 10:36

Muito obrigada! aê! Embarassed
Alinemax
Novatos
Novatos

Moto: : nmax160

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo