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Limpeza do Filtro de Ar Original Lavável - PROCEDIMENTO P/ FACTOR

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Limpeza do Filtro de Ar Original Lavável - PROCEDIMENTO P/ FACTOR

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Seg 21 Nov 2016 - 15:26


A função do conjunto do filtro de ar é impedir que partículas de poeira e sujeiras entrem no motor. Se isso ocorresse a vida útil do motor seria reduzida, nunca trafegue com a moto sem o filtro de ar. Por outro lado, a falta de limpeza e oleamento do elemento do filtro. Implica na perda de rendimento do motor em altas rotações e aumento do consumo de combustível.

A ausência do elemento do filtro instalado. Resultará no funcionamento irregular do motor além da redução da vida útil da parte de força dele. Inclusive haveria acúmulo na cabeça do pistão, válvulas e no acento delas de material particulado.  O conjunto do filtro de ar da YBR Factor tem duas espumas laváveis com querosene (item #9 do desenho), que constituem o elemento do filtro de ar. Que se manuseadas adequadamente conservar-se-ão por muitas limpezas/manutenções.

Recomendo proceder com a limpeza destas espumas a cada 9.000 km. Ou em períodos menores caso se trafegue em locais empoeirados e estradas de terra. Este procedimento que está detalhadamente descrito. Visa orientar como executar a manutenção do conjunto do filtro de ar que compreende: as duas espumas do filtro, chassi (armação metálica estrutural), caixa de ar, tampa da caixa e o dreno da caixa de ar. Veja o desenho abaixo que mostra uma vista em perspectiva explodida.





Procedimento

Após soltar a presilha (item #19 do desenho) retire o conjunto inteiro do filtro da caixa de ar. Com toda delicadeza, retire uma espuma do elemento de cada vez do chassi/suporte metálico dos elementos. A razão desse cuidado é para que as espumas não deformem ou abram na junção da cola.

Em um recipiente limpo coloque um elemento de filtro de cada vez, comece pela espuma interna. Sobre a espuma entorne pelo menos um copo cheio de querosene (aproximadamente 220 ml). Movimente e role a espuma dentro do recipiente durante um minuto enquanto o aperta, para que o querosene solte as sujidades da espuma do filtro e dissolva o óleo que estiver impregnado.

Em seguida aperte a espuma com a palma da mão sobre uma superfície limpa sem torcê-la para que todo o querosene possível escorra levando a maior parte da sujeira do filtro, não torça as espumas do filtro em hipótese nenhuma. Evite agora e nas fases seguintes apertá-las no sentido oposto a junção da cola, aperte somente ao longo do comprimento delas.

Agora, coloque a espuma sobre uma superfície limpa ou dentro de um saco plástico para protegê-la da poeira.

Repita todo o procedimento para a espuma externa do elemento. Depois, dispense o querosene sujo dessa primeira lavagem e lave o recipiente com um pouco de querosene limpo para eliminar a sujeira que tenha ficado no recipiente. Isto feito, repita o procedimento de lavagem das duas espumas do elemento, com o querosene limpo e retire o excesso de querosene novamente. Por último lave o chassi dos filtros, essa lavagem também pode ser feita com água e detergente ou sabão de coco e posterior enxágue.

Então, deixe as espumas e o chassi secarem por no mínimo 1h em local isento de poeira e evitando expô-los ao sol muito forte. Se for preciso, use uma toalha de papel absorvente para auxiliar na secagem. Para aplicar o óleo é importante que as espumas não tenham mais querosene nelas. Do contrário o querosene irá dissolver o óleo que será aplicado ou deixá-lo muito fino a ponto de escorrer para o fundo da caixa de ar com o uso, depois de montado.

Para olear as espumas do filtro use óleo novo, de preferência óleo próprio para filtros, óleo SAE 90 ou 20W-50. Somente na falta destes use óleo 10W-40, óleo 2T ou 10W-30. Porque estes últimos não possuem a viscosidade adequada para se fixarem nas espumas sem escorrer e reter eficientemente impurezas que passarem pelos elementos do filtro. Para usar óleo de motor usado eu tenho ressalvas, mas é melhor do que não usar nada. Exceto que ele contém subprodutos de queima, material particulado e estará com a viscosidade alternada. Portanto muito fino, óleo usado tenderá a escorrer e sair do filtro dentro da caixa de ar com facilidade. Para a espuma interna, não é preciso mais do que cinco ou seis colheres de sopa de óleo. Para a espuma externa use de quatro a cinco colheres de sopa. O filtro não deverá ficar encharcado, somente digamos umectado com o óleo.

A forma mais prática que eu encontrei de fazê-lo foi. Com as mãos bem limpas, lambuzá-las com as medidas de óleo acima, use uma colher de óleo de cada vez. Depois limpar bem as mãos e os dedos por dentro, por fora e dos lados de cada elemento, espalhando o óleo. Procurando distribuir o óleo em toda a espuma de cada elemento. Nessa fase do processo aperte cada espuma por vez com cuidado e várias vezes, mas sem o objetivo de espremer para tirar o excesso de óleo. O objetivo de fazê-lo é para que o óleo aplicado se distribua uniformemente por "todo" o elemento de cada espuma.

Por fim, "cuidadosamente" espremer um elemento de cada vez, sem torcer ou dobrar para não abrir na junção da cola. Para tirar algum excesso de óleo que eventualmente exista. As espumas não deverão ficar encharcadas nem pingando óleo, somente uniformemente umectadas.

Em seguida, coloque as espumas soltas dentro de um saco plástico limpo. Feche-o e deixe-as lá por algumas horas para o óleo melhor se distribuir nas espumas. Antes de montá-las no chassi para recolocá-lo na caixa de ar.

Aproveite que a caixa de ar está aberta e faça uma boa limpeza dentro dela e na tampa com um tecido limpo ou toalhas de papel. Caso estejam muito sujas, pode-se lavar com água e detergente e posterior enxágue e secagem. Remova a tampa do dreno da caixa se precisar. Antes de recolocar o conjunto do filtro de volta.

Por fim, monte as espumas no chassi do filtro, assentando-as perfeitamente para que não existam frestas por onde o ar possa passar livremente sem filtrar. Reposicione o conjunto do filtro no local onde estava. Fixe o conjunto na caixa de ar recolocando a presilha #19 no lugar dela. E feche a caixa de ar com a tampa dela com os parafusos. Anote a data e a quilometragem no plano de lubrificação e manutenção.

Após alguns dias de uso, verifique a tampa transparente (tubo de dreno e presilha Fauser #15 e 16) ao fundo da caixa de ar e drene um eventual excesso de óleo que tenha acumulado. Se houver óleo na tampa transparente, é porque você não havia tirado todo o querosene na secagem, encharcou demais as espumas ou ainda o óleo aplicado estaria mais fino (pouco viscoso) do que seria o ideal para usar nas espumas de poliuretano do elemento.

    
Avisos retirados do manual do proprietário e do manual de serviços da Yamaha do Brasil


No Youtube há um vídeo legal e bem didático que mostra um método de fazê-lo em uma YBR Factor. A maneira que eu descrevi acima igualmente é prática e eficaz.




Recomendo baixar o plano de lubrificação e manutenção básica para a YBR 125 Factor, disponível nesse post:
http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t4506-plano-de-manutencao-e-lubrificacao-basica-e-preventiva


Referências/ Códigos de Peças Originais Yamaha

Elemento do filtro de ar - Código/Ref: 18D–E447F–00 (duas espumas do elemento)

                               

Conjunto do filtro de ar completo - Código/Ref: 18D–E4450–00 (duas espumas + espuma quadrada do chassi + chassi)

                       



Referências/ Códigos de Peças Mercado de Reposição/Paralelas/Não Originais


Elementos do filtro de ar para YBR 125 Factor de marcas conhecidas

Metal Leve Mahle - Código/ Ref.: LX 3110 (duas espumas do elemento)
AAS - Código/Ref.: N/D  (duas espumas do elemento)
AAS - Código/Ref.: N/D  (duas espumas do elemento + espuma quadrada do chassi)

                                   

Conjuntos do filtro de ar completo para YBR 125 Factor de marcas conhecidas

Vedamotors - Código/Ref.: S4V0485200034
Filtran          - Código/Ref.: 2051436

                         


Última edição por Ctrl -Alt -Del em Dom 11 Dez 2016 - 19:35, editado 14 vez(es)

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Re: Limpeza do Filtro de Ar Original Lavável - PROCEDIMENTO P/ FACTOR

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Ter 22 Nov 2016 - 9:23


Solventes de limpeza não indicados.


Posso usar gasolina para lavar as espumas do elemento do filtro da YBR Factor?

A gasolina não é um solvente adequado porque tende a ressecar a espumas as deixando frágeis e quebradiças.


Posso usar thinner no lugar do querosene?

Os solventes para tintas chamados também de thinner definitivamente são prejudiciais as espumas e poderão simplesmente dissolve-las. A acetona é um dos solventes mais agressivos para as espumas do elemento do filtro de ar.


Posso usar Diesel?

O Diesel não possui o mesmo poder de limpeza (solvência) que o querosene. Ademais não evapora completamente deixando a superfície da espuma com bastante oleosidade. Este óleo remanescente do Diesel causa depois alterações na viscosidade do óleo que deve ser aplicado nas espumas. Isto resultaria na perda de eficiência de retenção de poeira pelo filtro.


Portanto o produto para lavagem das espumas do elemento mais indicado é o querosene.


Última edição por Ctrl -Alt -Del em Sex 2 Dez 2016 - 11:36, editado 2 vez(es)

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Re: Limpeza do Filtro de Ar Original Lavável - PROCEDIMENTO P/ FACTOR

Mensagem por Alex em Ter 22 Nov 2016 - 21:01

Ótimo tópico meu brother! Tá de parabéns pelo empenho. +1 e Fixado na alta. aê!

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Re: Limpeza do Filtro de Ar Original Lavável - PROCEDIMENTO P/ FACTOR

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Seg 28 Nov 2016 - 13:12

PRODUTO BOMBA!


Complementando o post  o produto abaixo é um "PRODUTO BOMBA". Prestenção esse não é para comprar!


PRODUTO BOMBA!

As espumas desse filtro são muito densas. Então não há vazão suficiente de ar para o carburador, minha moto depois dos 30 km/h afogava. E olha que eu comprei na General Motos da G.O. que é uma loja tradicional. O pior que achei essa foto dessa marca no ML hoje de passagem...é comprar e ter dor de cabeça.


Última edição por Ctrl -Alt -Del em Seg 28 Nov 2016 - 13:19, editado 1 vez(es)

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Re: Limpeza do Filtro de Ar Original Lavável - PROCEDIMENTO P/ FACTOR

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Seg 28 Nov 2016 - 13:19

.

Obrigado Alex por fixá-lo!!


Última edição por Ctrl -Alt -Del em Qua 7 Dez 2016 - 23:27, editado 1 vez(es)
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Re: Limpeza do Filtro de Ar Original Lavável - PROCEDIMENTO P/ FACTOR

Mensagem por Alex em Seg 28 Nov 2016 - 19:48

Putz. Mad

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Re: Limpeza do Filtro de Ar Original Lavável - PROCEDIMENTO P/ FACTOR

Mensagem por jeguinho em Ter 29 Nov 2016 - 20:11

valeu pelas dicas, otimo post, vou segui lo quando for limpar o meu filtro.



obrigado
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Re: Limpeza do Filtro de Ar Original Lavável - PROCEDIMENTO P/ FACTOR

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Ter 29 Nov 2016 - 20:25

jeguinho escreveu:valeu pelas dicas, otimo post, vou segui lo quando for limpar o meu filtro.



obrigado

Jequinho seguindo esse esquema pode ir com fé que não dá xabú.

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Re: Limpeza do Filtro de Ar Original Lavável - PROCEDIMENTO P/ FACTOR

Mensagem por jeguinho em Ter 29 Nov 2016 - 20:48

esses manuais de serviço ajudam muito, tinha desmontado a manivela do afogador, tava na duvida como montar tudo de novo, baixei o manual de serviços da factor , salvou na hora de montar essa manivela
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Re: Limpeza do Filtro de Ar Original Lavável - PROCEDIMENTO P/ FACTOR

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Qua 30 Nov 2016 - 15:32

.
Um ponto que não citei no procedimento da primeira mensagem - ver acima -  é que, a retirada do filtro de ar. Além de permitir a entrada de partículas para dentro do motor, perda de desempenho e redução da vida útil dele.

Ocorre um desbalanceamento na relação ar/combustível no carburador, tornando a mistura pobre. Ou seja, o motor trabalharia com excesso de ar. A consequência principal seria que o motor trabalharia mais quente que o normal.

Nesse tipo de situação - mistura pobre - a câmara de combustão trabalha tão quente que a temperatura pode ser suficiente para furar o pistão(ões) e/ou danificar os anéis e em casos extremos comprometer válvulas, retentores e sedes de válvulas.

É por essa razão que a Yamaha e a Mikuni projetaram o carburador BS-25 para a Factor. Com um sistema que não permite que o motor trabalhe em altas rotações sem o filtro de ar. Ou seja, para que o caboclo não insista em andar sem o elemento do filtro de ar. Neste quesito a Yamaha do Brasil está de parabéns.

Usar gicleurs maiores para compensar o excesso de ar sem usar filtro de ar. Somente iria esconder o erro e causar maiores problemas no futuro. Se você procura um aumento de desempenho, procure o tópico: Aumentando o desempenho da YBR Factor 125; ou pesquise na área de Preparação.

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Re: Limpeza do Filtro de Ar Original Lavável - PROCEDIMENTO P/ FACTOR

Mensagem por Djalma em Qua 30 Nov 2016 - 17:31

Ctrl -Alt -Del escreveu:PRODUTO BOMBA!


Complementando o post  o produto abaixo é um "PRODUTO BOMBA". Prestenção esse não é para comprar!


PRODUTO BOMBA!

As espumas desse filtro são muito densas. Então não há vazão suficiente de ar para o carburador, minha moto depois dos 30 km/h afogava. E olha que eu comprei na General Motos da G.O. que é uma loja tradicional. O pior que achei essa foto dessa marca no ML hoje de passagem...é comprar e ter dor de cabeça.

Certos itens, vale apena CC " Original, alguns produtos não são tão caros, mas vlw a dica, pode-se detonar a Moto por poco valor,rs

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Re: Limpeza do Filtro de Ar Original Lavável - PROCEDIMENTO P/ FACTOR

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Qua 30 Nov 2016 - 22:46


Concordo contigo Djalma, depois que comprei esse filtro da foto acima - de etiqueta vermelha - por 5 Temers e deu xabú, foi na época que comprei a moto com 11.000 km. Não pensei duas vezes, comprei um original.

Depois fiz uma pesquisa junto a mecânicos que conheço aqui da região, que citaram como recomendação essas marcas que informei na primeira mensagem. Porque em algumas regiões as concessionárias ficam muito distantes ou o camarada tá com a grana curta.

De qualquer forma, o post está aqui para receber informações a respeito dos produtos do mercado de reposição que atendam as necessidades e tenham qualidade por um preço acessível. Um elemento do filtro Yamaha não custa menos de 30 Temers, base 12/16. Já do mercado de reposição completo incluindo um chassi novo desses últimos que postei fotos dá para comprar por uns 19 Temers + frete.

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Re: Limpeza do Filtro de Ar Original Lavável - PROCEDIMENTO P/ FACTOR

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