CLUBE DOS YAMAHEIROS
Desculpa, você está desconectado, faça o Logon usando seu nome de usuário e senha previamente cadastrados ou faça o seu cadastro.

Luz de advertência de problema no motor se acende durante condução

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Luz de advertência de problema no motor se acende durante condução

Mensagem por Eduardo Alves em Seg 17 Set 2012 - 22:07

Olá Pessoal. Sou novo aqui, mas pelo que pude ler, essas novas dúvidas devem sem cadastradas como novo tópico. Espero estar fazendo da maneira correta.

Comprei uma Factor usada, mas com KM bem boa. 6000KM apesar dela ser 08/09. A KM é confiável pois a moto está em ótimo estado de conservação.

A dúvida que tenho é a seguinte. Ocorreram por umas 3 vezes da moto aparentemente se desligar durante a aceleração. Contudo, nos episódios anteriores o desligamento era rápido, fazendo com que a moto se desacelerasse, mas voltava a funcionar rapidamente. Já na segunda vez comecei a tentar observar qual era a situação que o fato ocorria. Na terceira observei que a luz do motor não se acendeu e eu estava de 3ª ou 4ª em crescente aceleração. Hoje não foi muito diferente, estava com a mesma marcha em uma subida e o motor falhou. Observei o painel e vi que a luz permaneceu acesa vindo a piscar ininterruptamente. Desliguei a chave, esperei por 5seg e quando liguei, tudo voltou a funcionar.

Como já foi a 4ª vez estou buscando informação, pois sei que se levar numa cc, vão meter a faca...
Eduardo Alves
Novatos
Novatos

Moto: : Factor 2008/200

Re: Luz de advertência de problema no motor se acende durante condução

Mensagem por RicardoVerdao em Ter 18 Set 2012 - 19:27

Eduardo, a minha teve esse problema da luz se acender depois de um tempo com ela em movimento, mas nunca chegou a morrer por causa disso, era um erro meu que em uma das vezes que desmontei o carburador para limpar retirei do lugar o sensor de aceleração (TPS) coisa que não era necessária fazer, problema que depois de algum tempo consegui resolver trocando o sensor e fazendo a regulagem correta dele, mas só o troquei porque ao montá-lo de volta e encaixá-lo de forma errada acabei danificando o mesmo, não sei se é o caso da sua, caso você ou o antigo proprietário tenham retirado-o do lugar, ok.

Se for o caso depois te passo umas dicas, e uma coisa é certa como vc disse na cc eles inventam vários defeitos, no meu caso era parte elétrica provavelmente por ter sido instalado alarme na moto e mais um monte de coisas, até o próprio mecânico do qual comprei o outro TPS para substituir, não soube montá-lo e disse que se continuasse a apresentar o problema eu teria de levá-la na cc para fazer diagnóstico do CDI e blá blá blá, abraço.
RicardoVerdao
Iniciante
Iniciante

Moto: : YBR 125 FACTOR

Mensagem por Marlao4877c em Ter 18 Set 2012 - 23:02

Ricardo quanto vc pagou no sensor do carburador?
Dizem que essa peça é caro, vale apena compra outro carburador!
Marlao4877c
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : Ybr Factor ED

Mensagem por Alex em Qua 19 Set 2012 - 8:00

Eduardo, se fosse somente a luz acendendo vc poderia ficar tranquilo, mas esse lance da moto apagar aí já complica um pouco, pode ser CDI, pode ser vela, pode ser Bobina da vela, pode ser vela ou somente algum mau contato na chave de ignição. Nesse caso ai como os motivos podem ser qualquer um desses acho melhor vc levar mesmo á uma oficina de confiança, não necessariamente uma concessionária, mas uma oficina boa.

ADMINISTRADOR

Moto: : YBR Factor ED

Mensagem por Eduardo Alves em Qua 19 Set 2012 - 18:02

Ricardo e Xann, obrigado pela resposta.

No meu caso acredito não se tratar de sensor, uma vez que eu nunca o desmontei. Quem pode tê-lo feito determinada vez foi o mecânico de uma cc onde fiz a revisão dos 6.000Km. De qualquer forma, se e somente se a falha no sensor gerasse apenas o acendimento da lâmpada, não deve estar relacionado ao meu caso.

Em relação a ser vela, acho pouco provável pois troquei a original (que veio na moto) por outra NGK respeitando a KM indicada no Manual. Mau contato na ignição é uma possibilidade, pois esporadicamente ao virar a chave, as luzes não se acendem vindo acender após alguns segundos, ou quando dou um toque na chave (isso aconteceu hoje). Contudo, há o porém da luz ter permanecido piscando, isso me leva a crer que um mero mau contato faria com que o motor voltasse a funcionar quando o contato fosse reestabelecido.

Aproveitando o gancho, alguém tem um tutorial de como desmontar o tambor da ignição para verificação de eventual mau contato?

Obrigado, senhores.
Eduardo Alves
Eduardo Alves
Novatos
Novatos

Moto: : Factor 2008/200

Mensagem por RicardoVerdao em Qua 19 Set 2012 - 18:56

Marlao4877c escreveu:Ricardo quanto vc pagou no sensor do carburador?
Dizem que essa peça é caro, vale apena compra outro carburador!

Marlao boa noite, eu paguei R$70,00 num usado em bom estado porque o cara de quem comprou vai em São Paulo e compra peças usadas de motos batidas em leilões ou até mesmo as moto para vender as peças, na cc um novo estava saindo por R$170,00 e o carburador deve ser ainda mais caro, mas este cara costuma ter também o carbura ok.
RicardoVerdao
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Xandyroesch em Qua 19 Set 2012 - 20:54

Putz 170 conto uma coisinha daquelas, vo ter q cuidar pra nao estragar o meu entao

minha Pretinha
Xandyroesch
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Factor k 2010

https://www.facebook.com/profile.php?id=100000017050376

Mensagem por Alex em Qua 19 Set 2012 - 21:02

Eduardo, o problema é que os sintomas são distintos, se fosse só a lampada poderia ser o sensor, se fosse só o motor apagar poderia ser o tambor de ignição, á menos que sejam realmente dois problemas distintos, mas acho pouco provavel. Quando ta chovendo direto minha moto tb começa com uns mau contatos besta na ignição, as vezes até passo num buraquinho e o motor morre, mas resolvo dando um trato com WD sem abrir mesmo, mas não creio que este seja o seu problema, ou um deles. Sobre desmontar eu nunca desmontei da minha, mas não tem segredo não, vc começa retirando o painel, aí fica fácil o acesso ao restante.

ADMINISTRADOR

Mensagem por RicardoVerdao em Qui 20 Set 2012 - 9:58

Aí Xann, nestes casos de chuva e mau contatos, é melhor você usar grafite em pó, eu compro em supermercado, moto ou auto peças, sempre que pego chuva por longos períodos eu coloco porque cai muita água já que a ignição fica virada para cima e não fica na vertical como na Cripton e outra motonetas.

O grafite é bom porque não sendo oleoso não atrai poeira, eu coloco porque a ignição às vezes fica dura mas nunca deu mau contato.
RicardoVerdao
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Natan_Shark em Qui 20 Set 2012 - 10:17

Eu tbm uso grafitte aê!
Natan_Shark
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Crosser / Facto

https://www.facebook.com/natan.silva.792

Mensagem por Marlao4877c em Qui 20 Set 2012 - 12:05

Eu uso desengripante
Marlao4877c
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : Ybr Factor ED

Mensagem por Xandyroesch em Qui 20 Set 2012 - 18:45

eu uso os dois

minha Pretinha
Xandyroesch
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Factor k 2010

https://www.facebook.com/profile.php?id=100000017050376

Mensagem por Alex em Sex 21 Set 2012 - 20:24

É isso aê galera, vou comprar o grafite, é bom tb pra colocar nos vidros elétricos do carro quando começam a ficar pesados.

ADMINISTRADOR

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: