CLUBE DOS YAMAHEIROS
Desculpa, você está desconectado, faça o Logon usando seu nome de usuário e senha previamente cadastrados ou faça o seu cadastro.

Eliminando Ruídos das Tomadas de Ar do Tanque (carenagem, tampas)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Eliminando Ruídos das Tomadas de Ar do Tanque (carenagem, tampas)

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Sex 6 Jan 2017 - 21:42

.
Eliminando Ruídos das Tomadas de Ar (carenagem, tampa lateral)

Há duas origens – que eu tenha percebido – para ruídos nas tampas laterais do tanque (tomadas de ar) que soam como um nheck nheck. Que podem resultar de três situações:


1. Folga vertical e horizontal – a vertical seria entre o diâmetro (Ø) interno do ilho de borracha (no 1º desenho item #31) e o Ø externo do inserto dele que é um tubinho de metal com flange o qual não aparece no desenho porque ele faz parte do ilho como um todo. Isto é, são uma peça única embora sejam separáveis. Uma segunda folga essa horizontal seria entre a espessura do ilho de borracha + inserto e o assento do parafuso flange na parte da frente e mais uma folga que pode existir entre o ilho e o fundo do tubo de fixação do tanque. Vou explicar melhor. Porque a tampa lateral e o ilho (com o inserto) são fixados em uma estrutura soldada no tanque que possui um tubo com rosca interna. O ilho + inserto e a orelha da tampa (ver dentro do círculo roxo no desenho 2) são montados entrando por fora desse tubo que suporta a tampa + ilho + inserto + a tampa lateral presa pela orelha. Por fim, para travar todas essas peças existe um parafuso flange (#30) que é rosqueado dentro deste tubo com rosca interna;

2. Folga entre a tampa lateral e o amortizador dela – que por sua vez é montado numa linguinha (fixação) que sai da lateral do tanque, veja no 2º desenho essa peça dentro do círculo vermelho. Ou ainda;

3. Os dois casos, 1. e 2. combinados –  descrições acima por si só, já são explicativas. Veja o desenho 1 abaixo.




  Desenho 1


Para eliminar as folgas caso existam a solução começa da verificação de onde há folgas e ruídos. Primeiro segure na ponta da frente da tampa e faça movimentos verticais, para cima e para baixo. Olhando para o ilho #31 do desenho, ele fica meio escondido dentro da tampa entre ela e o tanque. Se a tampa se movimentar fácil e você perceber que o ilho não está segurando o movimento dela. Então ali tem alguma folga que se enquadra no caso 1.

Segundo, com a palma da mão aberta na lateral da tampa olhando por cima do tanque. Procure verificar se flexionando a tampa para dentro e para fora – não é para apertar - num movimento de gangorra. Se as frestas entre a tampa e o tanque abrirem e fecharem sem haver resistência. Note que a tampa é de plástico né, alguma flexibilidade mínima ele deve ter. Mas se ali você perceber pouca resistência ao movimento. Então a tampa pode encostar ou bater no tanque com a moto andando e fazer algum barulho. Que se enquadra no caso 2.

Nos dois casos, você precisará retirar a tampa para verificar. Para isso você precisará:

- uma chave L ou de biela 10 mm – para soltar os dois parafusos na frente que fixam cada uma das tampas, porque um deles fica meio escondido entre a tampa e o tanque; para o parafuso de baixo fique atento ao soltá-lo para não perder a porca mola dele;

- uma chave 8 mm canhão, soquete, estrela, fixa ou na falta de outra, uma chave inglesa – para soltar o parafuso lateral que fica atrás na parte de baixo do tanque. Quando for tirar esse parafuso fique atento, porque atrás do tanque este parafuso é preso por uma espécie de mola helicoidal com uma porca de latão (amarela) no final da mola;

- uma lima ou esmeril – somente para o caso de o Ø externo da arruela  ser grande e pegar em algum lugar na hora de montar.


Solução para o caso 1
Usar duas arruelas, uma na frente entre o parafuso flange e o ilho, e outra no fundo do tubo roscado do tanque que é fixado na estrutura do tanque. Entre a arruela que for no fundo e o ilho, entra primeiro uma alça (orelha dentro do círculo roxo) de plástico da tampa lateral. Para eliminar as folgas se existirem, usar  uma ou duas arruelas que podem ser:

Arruela norma DIN 433 (ISO 70920): essa não tem como dar errado
Ø interno - 10,5 mm
Ø externo – 18 mm (porque o Ø do ilho mede 20 mm)
Espessura – 1,6 mm

Ou também ficaria bom com,

Arruela norma DIN 125: eu usei e ficou no grau*
Ø interno – 10,5 mm (real deu 10 mm)
Ø externo – 21 mm (real deu 20,2 mm, se for maior que 21 mm perigas de pegar no tanque)
Espessura – 2,0 mm
*Usei duas DIN 125, com acabamento zinco preto que custaram R$ 0,45 no total para resolver.

O Ø interno da arruela precisa ser maior que 9,2 mm para não pegar no Ø externo do inserto metálico do ilho. Esse inserto com flange se parece com um tubinho liso por fora, o ilho #32 tem um furo para o inserto transpassar.

O ilho + inserto são fixados nesse tubinho que faz parte de uma estrutura que sai do tanque que no primeiro desenho lá em cima ficou cortado, mas aparece no segundo. Se por ventura a arruela for pegar no tanque por estar maior, não tem terror.  Dê uma esmerilhada ou limada nas bordas dela para fazê-la passar livre, e um abraço.

Note que cada caso é um caso, talvez somente uma arruela já tire a folga toda. Então sugiro testar usando primeiro somente uma arruela na frente do ilho. Se ainda houver folga coloque a segunda arruela no fundo, essa segunda seria colocada antes de todas as peças.


Solução para o caso 2
Veja o amortizador lateral da tampa (#5). Ele é encaixado numa linguinha (estrutura metálica) que sai do tanque para manter a tampa lateral alinhada com ele e tirar a folga lateral. Esse amortizador encaixa numa fenda que há na tampa lateral, essa fenda da tampa não aparece nos desenhos. Então se existir jogo lateral, provavelmente estraria faltando esse amortizador, mas caso o amortizador estiver no lugar. Você com cuidado terá que abrir levemente aos poucos essa linguinha para tirar a folga entre a tampa e o amortizador ou fechá-lo. O ajuste é feito na base da observação e experimentação.

Se estiver faltando o amortizador, não tem terror! Apele para uma fita isolante enrolando ela na linguinha para diminuir ou tirar a folga entre a fenda da tampa. Até você arrumar um amortizador original ou um pedaço fino de borracha ou espuma densa, que dê para ficar preso, por exemplo, com a mesma fita isolante ou usando cola. Aí vai da sua criatividade.  No meu caso a moto veio de fábrica sem o amortizador do tanque para a tampa do lado direito. Eu fiz uma espécie de cunha fina de com um material que lembra uma borracha. Mas é uma espuma de poliuretano de alta densidade que cortei com um estilete no tamanho adequado que é a largura da linguinha. Depois colei por fora da linguinha e também prendi com um pedaço de arame fino pelo furo que tem na linguinha para a cunha não ter como cair do lugar. E zerei o problema. Caso prefira colocar o amortizador se estiver faltando, o código Yamaha da peça é 1S4–F411J–00 amortizador da tomada de ar. Essa peça estou certo que é aplicável tanto para a Factor quanto para a Fazer YS 250. Veja o desenho 2.




 
                                  Desenho 2



Solução para o caso 3
Usar as soluções para os casos 1 e 2.


Por fim monte a tampa e confira se está tudo certo. E se as folgas foram eliminadas, em caso negativo. Faça nova verificação seguindo o procedimento descrito desde o começo analisando a situação.

_________________


Crtl-Alt-Del

avatar
Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Factor 125K1 14
Mensagens : 1202
Data de inscrição : 01/05/2016
Idade : 51
Localização : São Paulo, capital

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eliminando Ruídos das Tomadas de Ar do Tanque (carenagem, tampas)

Mensagem por Alex em Sab 7 Jan 2017 - 19:43

Muito bom Ctrl -Alt -Del, ótimo tópico, +1 merecido.
Tópico fixado aê!

_________________
avatar
Alex
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Moto: : YBR Factor ED
Mensagens : 19232
Data de inscrição : 03/04/2012
Idade : 42
Localização : DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eliminando Ruídos das Tomadas de Ar do Tanque (carenagem, tampas)

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Ter 10 Jan 2017 - 23:47

Obrigado Alex!

Deu mais trabalho fazer este tutorial, do que tirar as folgas e ruídos, ahuahuah. Mas sem a sua dica do caminho das pedras. Eu iria demorar um pouco mais para resolver esse caso.

Parte dos ruídos se originou em uma falha por falta do amortizador durante a montagem na Yamaha. Porque no projeto brasileiro a peça foi prevista.

_________________


Crtl-Alt-Del

avatar
Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Factor 125K1 14
Mensagens : 1202
Data de inscrição : 01/05/2016
Idade : 51
Localização : São Paulo, capital

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eliminando Ruídos das Tomadas de Ar do Tanque (carenagem, tampas)

Mensagem por Alex em Qua 11 Jan 2017 - 19:37

Tutorial muito bem feito meu amigo.
Uma pena que ninguém respeita os Brasileiros, nem mesmo os próprios Brasileiros. Rolling Eyes

_________________
avatar
Alex
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Moto: : YBR Factor ED
Mensagens : 19232
Data de inscrição : 03/04/2012
Idade : 42
Localização : DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eliminando Ruídos das Tomadas de Ar do Tanque (carenagem, tampas)

Mensagem por Tiago Silva D. em Qua 11 Jan 2017 - 20:26

Estou com uma folga na carenagem traseira, vc teria uma solução?
avatar
Tiago Silva D.
Novatos
Novatos

Moto: : factor 2015
Mensagens : 13
Data de inscrição : 04/12/2016
Idade : 30
Localização : Parnaíba

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eliminando Ruídos das Tomadas de Ar do Tanque (carenagem, tampas)

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Qua 11 Jan 2017 - 21:05

Tiago Silva D. escreveu:Estou com uma folga na carenagem traseira, vc teria uma solução?

Eu tiraria o banco e procuraria por parafusos mau apertados. Há ao menos 4 parafusos em cada lateral e um ilho. Há também a tampa traseira da rabeta fixada por dois parafusos Philips.

Procure baixar o catálogo de peças da sua moto e estude as vistas explodidas.

_________________


Crtl-Alt-Del

avatar
Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Factor 125K1 14
Mensagens : 1202
Data de inscrição : 01/05/2016
Idade : 51
Localização : São Paulo, capital

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum