CLUBE DOS YAMAHEIROS
Desculpa, você está desconectado, faça o Logon usando seu nome de usuário e senha previamente cadastrados ou faça o seu cadastro.

Enfim o Tópico da Irene: YBR Factor 11/11

Página 12 de 14 Anterior  1 ... 7 ... 11, 12, 13, 14  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Enfim o Tópico da Irene: YBR Factor 11/11

Mensagem por t_teles em Sex 20 Dez 2013 - 10:38

Todi, to no celular. Mas hj à tarde to em casa e dou uma olhada com mais calma no vídeo.

Nunca parei pra "estudar" essas instalações de xenon em motos menores como as nossas. Em específico da Factor não sei se tem como instalar sem comprometer a bateria, geralmente o que vejo pra não dar zica é que o pessoal não instala direto na bateria, mas sim pega a corrente alternada que a moto gera, retifica, deixa contínua e manda pro xenon.

Daí que vem a "restrição" de a galera (nos que eu vejo) dizer "só usa o xenon quando estiver rodando bem, se for no para-e-anda do transito deixa no halógeno"

Justamente porque se tiver ligado direto na bateria, o xenon vai demandar carga dela mais rápido do que a moto recarrega. E se for ligado na alternada, o xenon vai puxar parte da energia que seria usada pra recarregar a bateria. Nos dois casos, a carga da bateria vai embora rápido.

E quando fazem mal feito, a bateria, fios e a instalação do xenon sobreaquecem, e isso acaba com a vida útil da bateria, além do risco de superaquecimento "extremo" gerar um derretimento de fio ou algum curto.

Presta atenção PRINCIPALMENTE nos diodos e fusíveis que for usar, se estiverem queimando fácil, é porque tem alguma coisa errada e tem que mudar.

t_teles
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : XRE 190

http://t.me/TarcisioTeles

Mensagem por Todi em Sex 20 Dez 2013 - 11:34

Hugo, sabe me dizer há quanto tempo ele usa o Xenon? Aqui para falar a verdade eu não conheço bem como atuam os da PRF. Na última que passei (e primeira Blitz da vida, com mais de 2 anos de motociclismo) faltava um parafuso da placa e meus piscas são em LED's e piscam feito loucos. Fora que eu estava de viseira escura (fumê). Olhou documentos, foi para placa e disse: "arevoá"!  Laughing 
Também tem que ver o nível de lábia que o cidadão vai ter, como você fez.  aê! 
t_teles, ainda não efetuei a instalação, estou estudando como o fazer e vendo opiniões e experiência de quem já teve ou tem em uma Factor. Lembrando para você que o Kit que comprei do Hugo foi um Bi-Xenon (Alta e baixa na mesma lâmpada) e ele é de 55W e não 35W como muitos usam. Você viu o vídeo que postei? O cara colocou um fusível extra só para o kit (foi o que a minha ignorância compreendeu).
Obrigado aí pela força! E vamos em busca da solução (ou não).  aê! 

Ex: Yamaha YBR Factor 11/11 (Irene)
Atual: Suzuki Yes 08/08
Todi
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : YBR Factor ED

Mensagem por hugocesar em Sex 20 Dez 2013 - 12:12

entao, ele tem uma factor 2010 sem partida eletrica, ele compro a moto zero e instalo o xenon 2 semanas depois de zero, lembro pq ele fico enchendo o saco dum colega meu tecnico em eletronica na epoca que tava fazendo a facul.

não sei se comentei, mas o xenon 55W é a quase a mesma coisa que uma halogênea 35W ou até menos, sei disso pq testei na minha Fazer com a Lampada original dela com multimetro.

O cunsumo do xenon vs lampada:
Xenon 55W = 3,11A
Lampada 35W philips original da fazer = 2,92A

o foda do xenon é hora que ele liga, na que o meu ligava ele ficava com o consumo de 4,22A, mais isso por 15seg depois cai pra 3,11A

O xenon é igual as lampada fria de casa, consomem menos energia com mais eficiência energética, no youtube tem uns cara que testa, é so tentar achar.

O unico problema eu acho que é a conversar de corrente alternada p/ continua.

O pessoal fala pra colocar fusivel extra, como falei, é a mesma coisa que voce colocar um fusivel extra quando for colocar uma lampada diamond vision, não tem motivo.

fiz uma viagem com a fazer e o kit fico ligado direto por 6horas, se o problema era queimar alguma coisa, tenho ctz que ia queimar nessa viagem, mas tudo correu bem se sem nenhuma adaptação na fazer, como disse pra vc, só pluguei no conector e prendi o reator com fitar hellermann.

e Policia, pode ficar tranquilo, não sei como é ai, mas aki em SP, todo mundo usa xenon, e pra multar ou guichar o xenon eles tem que ter o luxometro, aparelho pra medir lumens pra ver se tem mais de 2000lum. conforme a resolução da Contram.
O maximo que podem fazer é pedir pra você tirar o xenon e apresentar a moto no batalhão sem o xenon, ai vc tira o xenon, pega o documento e volta o xenon.

PS: vixi... fico grande esse post hein!!! kkkkkk
hugocesar
Colaborador
Colaborador

Moto: : Fazer YS250

Mensagem por t_teles em Sex 20 Dez 2013 - 14:12

Hugo, se a potência do Xenon é 55W não tem como ele consumir menos do que a halógena de 35W.

Você falou da corrente que opera em 3,11 A, mas se o xenon tem reator é pq ele não opera em 12 V, lâmpadas xenon podem operar na casa de algumas centenas de volts facinho. Então os 55W são a potência demandada pra operar.

Vale lembrar que a Fazer nova já tem farol de 55W, a antiga é que tinha a mesma lâmpada da Factor de 35 W. Por isso as adaptações ou gambiarras necessárias são menores ou quase inexistentes, diferente da Factor. E por isso o cuidado ao adicionar os fusíveis extras.

t_teles
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : XRE 190

http://t.me/TarcisioTeles

Mensagem por hugocesar em Sex 20 Dez 2013 - 15:20

T_teles, a minha era a antiga fazer ano 2008.. e como disse, não cheguei aptar nada, e não usava muito a moto, usava somente fim de semana, então a moto ficava parada a semana inteira.

Milhares de volts é o reator que faz, na saida do reator alcança facil 23mil Volts... mas volts não influencia nada em fusivel, voce pode mandar 50mil volts num fusivel de 10amperes e não queimar, pq amperagem de 50mil volts com um reator de 12volts será menos de 0,001amp.

A potencia do xenon em Watts é aferida NA SAIDA do reator, e não na entrada!!

Por exemplo: A lampada e o reator tem a potencia de 55W com a voltagem de 23KV, mas a entrada do reator não segue a mesma potencia, pois o reator converte a amperagem em alta voltagem e com isso voce consegue resultado diferente na saida(lampada) e na entrada(Bateria/reator).

e o Xenon, pelo que lembro, o pico dele é de 4,28A, ta escrito atras do xenon, mas a corrente nominal testada pelo multimetro depois que a lampada "esquenta" ele cai a amperagem consumida, se aproximando do consumo da lampada halogênea 35W.

da uma procurada na net sobre a amperagem do Xenon que você acha explicações mais detalhadas.
hugocesar
Colaborador
Colaborador

Moto: : Fazer YS250

Mensagem por Todi em Sex 20 Dez 2013 - 20:34

Putz! Só NINJA aqui! Parabéns aos dois!  palmas palmas palmas 
É isso que eu acho interessante em um fórum: o debate de opiniões, o discurso, a discussão. Valeu mesmo pessoal pela pequena aula de eletrônica.  aê! 
Vamos lá então Hugo, t_teles e cia!
Na minha Irene eu tenho: piscas em LED's (os 4); placa traseira em LED's SMD; Lâmpadas T10 do painel com 3 LED's SMD cada (ligados no pós chave); Kit Alarme Som MP3 e a lâmpada original Phillips. SERÁ que pelo fato de eu utilizar tais componentes isso possa acarretar em um menor consumo da minha bateria ao longo desses 2 anos de vida? Nunca tive problema com partida pela manhã, mesmo em tempo frio (ultimamente, acreditem, Teresin a está fria) e hoje eu troquei vela e cachimbo, tudo novo!
Hugo, qual a bateria da Fazer? A da Factor é 5A, acredito que a da Fazer seja de 6 ou 7A certo? Isso te dá uma maior capacidade energética, certo ou estou escrevendo baboseira?
Estou em dúvida em apenas 2 escolhas: instalar o Kit apenas com o relê auxiliar e ver no que vai dar ou fazer a instalação como no vídeo postado na página anterior (18), com diodo de 6A, relê auxiliar, fusível e porta fusível? Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Todi
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Jefferson Ledoux em Sex 20 Dez 2013 - 21:15

To com você Todi, os caras aí estão acrescentando bastante aqui no clube!!! Parabéns aos dois... Todi eu não sei qual a bateria da Biz, mas meu primo usa xeron a anos e eu nunca ouvi ele falar que a bateria deu pau, mas vou perguntar a ele como foi a instalação. como sua moto tem muitos leds isso ajuda bastante. acho que alguns componentes podem ajudar no trabalho da lâmpada, mas quanto ao consumo da bateria é meio complicado, se não tiver de dar nada não vai dar... importante tbm é a instalação bem feita pra não ter pequenos curtos e nem fuga de corrente, e superaquecimento como os colegas ja mencionaram... eu tbm fico na maior dúvida sobre xenon, mas a minha é quanto ao apego dos policias à ele rsrsrs

MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Crypton Black

Mensagem por Todi em Sex 20 Dez 2013 - 21:17

Jefferson, fico agradecido meu velho! Se você puder obter esta informação. Quanto mais informação, melhor!
Muitos devem estar lendo e achando que estou com "frescura". Problema é que não quero "tocar fogo" na minha moto e também não queria ficar empurrando a moto. Se for para fazer, que seja ao menos bem feito! Smile

Todi
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Jefferson Ledoux em Sex 20 Dez 2013 - 21:20

Que frecura que nada... frecura é vento no bolso rsrsrsrs... vou ver isso sim e te falo

MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Todi em Sab 21 Dez 2013 - 10:14

Obrigado Jefferson.  aê! 
Fui falar com o tal "eletricista" que fica aqui perto de casa. Cara se interessou em fazer igual ao vídeo que postei. Vai depender do tempo hoje, se der, já mando logo essa bagaça dentro da moto!  Twisted Evil 

Todi
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Jefferson Ledoux em Sab 21 Dez 2013 - 17:38

É isso aí meu brother!!

MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Todi em Seg 23 Dez 2013 - 22:35

É galera, a novela terminou! Xénon instalado hoje e ainda em fase de testes. Antes do feedback inicial, vamos as fotos:
OBS: fotos tiradas de celular! Vou tirar de uma câmera digital e posto posteriormente

LUZ BAIXA

LUZ ALTA
---------
Vamos aos fatos: levei o esquema do vídeo que postei na página anterior, cara fez o serviço bem feito só até instalar o diodo e o relê. Depois, por conta da preguiça, fez caquinha: reator e outra peça do reator estão instaladas abaixo do globo óptico e, mais importante, se o manete de embreagem não estiver um pouquinho acionado, seja com o kit Xénon, seja com a lâmpada original (sim, já testei as 2) as lâmpadas apagam! Hoje pegar a patroa no trabalho foi um sufoco! Tive que me policiar para não acabar com a embreagem e para não deixar a lâmpada ficar apagada. O engraçado da história? Se a moto estiver parada, no neutro e o manete estiver 100% na posição original de descanso a lâmpada não apaga, estranho hein? Amanhã pela manhã vou debater com o carinha lá.
Ao amigo hugo, fica a sensação de missão cumprida para ele e para mim a de tranquilidade por ter o kit já 90% funcionando! Valeu brother!  aê! 
Posteriormente vou postando mais informações sobre as diferenças, sensações, etc.

Todi
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Jefferson Ledoux em Seg 23 Dez 2013 - 22:52

É meu brother, arrumando esse probleminha aí fica só sucesso!!! Parabéns pelo equipamento  aê! 
quando aciona a embreagem a lampada liga... vê se o cabo da embreagem está encostando em algum fio do kit e se tem algum mal contato... quando vc aciona a capa do cabo mexe um pouco aí pode atrapalhar alguma coisa. so uma suposição pq nunca vi um kit sendo instalado aí nem sei cm é o esquema kkkk

MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Todi em Seg 23 Dez 2013 - 23:07

O engraçado Jefferson é que usei também a lâmpada original e está acontecendo a mesma coisa. É isso que está me deixando encucado!
Valeu pelos elogios! Eles são o combustível para nos motivar a mexer mais ainda em nossas motos! Mais a verdade é que coloquei esse Kit, mesmo sem poder, mais por segurança do que estética. Pego BR todo santo dia e as vezes pela noite e não enxergo nada! Vi que a operação "2 Rodas" da PRF já finalizou. Agora é resolver esse problema da embreagem e finalizar a instalação escondendo o reator e a outra peça que ficou exposta. Smile

Todi
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Xandyroesch em Seg 23 Dez 2013 - 23:09

Agora é so resolver esse detalhe e ser feliz,

minha Pretinha
Xandyroesch
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Factor k 2010

https://www.facebook.com/profile.php?id=100000017050376

Mensagem por Jefferson Ledoux em Seg 23 Dez 2013 - 23:11

aê! 

MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Marlao4877c em Seg 23 Dez 2013 - 23:52

Que bom conseguiu instalar o kit, resolver os detalhes e curti e xenozão!
Marlao4877c
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : Ybr Factor ED

Mensagem por Todi em Ter 24 Dez 2013 - 10:17

Galera, já começou os "probremas" como diz o povo do "interiôr"! Hoje fui deixar a patroa no trabalho que dá mais ou menos uns 14~15 km saindo da minha casa até lá. Fui com o Xénon ligado direto, e o trajeto, dependendo da mão e do trânsito dura em torno de 20~30 minutos de viagem. Aí chegando lá parei a moto e desliguei para falar com um rapaz. Como ele demorou voltei para moto, conseguir ligar ela (um pouco tanto com dificuldade) acionei o Xénon e logo em seguida ele apareceu, desliguei a lâmpada e em depois a moto. Conversei e ao tentar ligar quem disse que ela queria pegar? Tive que dar um tranco de leve para ela funcionar, aí andei +- 1 km com a lâmpada desligada e liguei até chegar próximo da minha casa, desliguei a lâmpada novamente e vim com ela desligada até chegar na minha residência. Como está acontecendo o problema citado, acabei de deixar a moto lá no eletricista que fez a instalação, até que na hora de sair (há pouco) ela não deu trabalho. A nova novela é: quanto tempo tenho que andar com o farol desligado e se isso de fato ira fazer com que eu não fique na mão.
Ao Hugo e t_teles eu pergunto: o fato de o kit ser de 55W e o diodo ser de apenas 6A tem alguma ligação? O cara do vídeo que eu peguei o tutorial diz que está usando há 2 anos ligado direto e não teve problema. Aí eu deduzi que o kit dele deve ser de 35 e não de 55 como o meu...

Todi
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Alex em Ter 24 Dez 2013 - 19:16

Todi, até onde acompanhei a discussão sobre Xenon no outro Fórum, acompanhei até meio que sem querer, foi só pelo fato do cargo que eu tinha por lá, pois como só ando dentro da cidade e 99,5% durante o dia, nem me interessou o assunto, mas enfim, os caras falavam sobre meia hora com Xenon ligado, teve outro que fez algum tipo de gambiarra lá e estava muito feliz por poder andar com ele por 1 hora ligado, até que teve outro que colocou bateria da Twister e mandou enrolar o estator para funcionar com uma amperagem maior e só assim deixou de ter problemas.

ADMINISTRADOR

Mensagem por Todi em Sex 27 Dez 2013 - 13:23

Pessoal, más notícias: como já havia comentado o eletricista que colocou o kit para funcionar deixou exposto o reator e outra peça e disse que não tinha como escondê-los. Não satisfeito, no dia 24 eu fui almoçar na casa da minha mãe, aproveitei que não iria fazer nada a tarde e decidi desmontar a moto e ver se dava para instalar debaixo do tanque. Até que o globo óptico com a lâmpada dentro dele caiu no chão, daí já devem imaginar o resultado. Liguei a moto e a lâmpada não quis mais acender. Percebi que o reator estava esquentando, indicando que estava funcionando e antes mesmo do globo cair já tinha ligado a lâmpada e ela tinha funcionado. Tentei por diversas vezes tentar fazê-la funcionar sem sucesso. Descobri que aqui na cidade tem uma loja chamada "Casa do Xénon". Vou passar lá e conversar com o pessoal.
Agora vamos aos fatos antes dessa "tragédia" (e burrice) acontecer: como já havia mencionado a bateria "inventou" de descarregar e estava com aquele problema de se o manete estive totalmente desacionado a lâmpada apagava. Levei para o eletricista e resolveu. Fui pegar a dona encrenca no trabalho e resolvi ir com o Xénon direto só que há uns 300~400 metros antes de chegar no destino eu desligava o sistema. Cheguei, desliguei a moto e ao religá-la funcionou de primeira. Mesma coisa fiz na volta, antes de chegar em casa desliguei o Kit e ainda fiz 2 paradas antes de chegar em casa e a moto não teve dificuldade para ligar. Como mencionei que fui almoçar na casa da minha mãe e o trajeto é bem maior, fiz, novamente, a mesma coisa: antes de chegar desligava o sistema. Agora as impressões sobre a iluminação pela noite vou ficar devendo, pois, justamente na noite de natal eu iria iluminar e testar na prática. Sad
Fiquei p*to, coloquei a lâmpada original e fui embora...

Todi
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Xandyroesch em Sex 27 Dez 2013 - 13:29

q mano, tomara que seja pouca coisa

minha Pretinha
Xandyroesch
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Factor k 2010

https://www.facebook.com/profile.php?id=100000017050376

Mensagem por Jefferson Ledoux em Sex 27 Dez 2013 - 13:52

Todi como tinha dito a vc que iria perguntar a meu primo sobre a Biz dele que tem xenon e ele me falou que nunca deu problema, o único é que as conexões criam crosta por molhar na chuva e ele tem que trocar de vez em quando, fora isso ta td tranquilo... ele só mandou instalar o xenon na loja que comprou e depois só alegria.  aê! 
E essa do globo aí em brother, poxa da uma raiva quando acontece um acidente assim, mas liga não resolve isso aí e ta td blz.

MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Todi em Sex 27 Dez 2013 - 14:43

Xandy, tenho 99% de certeza que foi a lâmpada que foi para o saco.
Jefferson, o problema mesmo é re$olver e$$e acidente, $e é que me entende$... Sad

Todi
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Jefferson Ledoux em Sex 27 Dez 2013 - 15:24

aaahhh se entendo  Mad 

MODERADOR
MODERADOR