CLUBE DOS YAMAHEIROS
Desculpa, você está desconectado, faça o Logon usando seu nome de usuário e senha previamente cadastrados ou faça o seu cadastro.

Duvida, trocar a relação inteira ou só o pinhão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Duvida, trocar a relação inteira ou só o pinhão

Mensagem por andersonpg em Sex 17 Mar 2017 - 13:04

Pessoal, minha moto tem mais de 30.000 km e a relação é toda original ainda, pelo o que eu pude constatar, apenas o pinhão esta gasto, dentes finos e afiados.
Coroa parece boa e corrente no meio da regulagem.

Achei um kit DID com passo 520 sem retentor por 150,00

O pinhão é barato, 30,00

Mas não é tanto pelo valor, e sim que a corrente é a original ainda sem emenda e parece boa. mas estou na dúvida se vale a pena trocar tudo ou trocar só o pinhão.

Levei para um mecânico e ele disse que coroa e corrente estão meia vida ainda, e que se eu achar um pinhão vale a pena trocar só o pinhão sim, o que você acham?

Alguém aqui ja fez ou costuma trocar só o pinhão da Fazer? Isso vale para Landers e Teneres.

Ai vão as fotos da coroa:

andersonpg
Novatos
Novatos

Moto: : Fazer 250 - 201

Re: Duvida, trocar a relação inteira ou só o pinhão

Mensagem por andersonpg em Sex 17 Mar 2017 - 13:07

Ah, outra coisa. O mecânico me disse que cobra 10 reais para trocar só o pinhão.

Se eu trocar em casa, vou ter que comprar um soquete de 30mm que eu não tenho e que custa 30,00

Vale a pena eu trocar em casa será?
andersonpg
Novatos
Novatos

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Sex 17 Mar 2017 - 16:39

Olá Anderson aquele abraço!

Façamos uma análise financeira da situação. A corrente está com 60% dá vida útil dela pela graduação da régua, então:

30.000 km/ 0,6 = 50.000 km seria a vida útil máxima.

Assumamos por segurança usa-la até 90% da vida útil:

50k x 0,9 = 45.000 km

Se uma relação secundaria completa custasse para ti 150 Temers:

R$ 150,00/ 45.000 km = R$ 0,0333 por km

Se tu rodaste 30k e para rodar os 15k restantes custaria:

15.000 km x 0,00333 = R$ 49,95

Se você pagar 36 Temers no pinhão e trocar você mesmo. Então o soquete que precisaria comprar teria que custar menos que R$ 13,95. Ou emprestar de um amigo o soquete.

CQD

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Factor 125K1 14

Mensagem por andersonpg em Sex 17 Mar 2017 - 22:25

Acabei comprando o pinhão e trocando. Acabei de trocar, deu um pouco de trabalho para soltar a porca, vem bem apertada, fora isso é tranquilo. Um serviço meio chato e sujo, não sei como pode o mecânico cobrar só 10,00 de mão de obra.

Uma coisa que chamou a atenção é que aquela peça que estica a corrente e que fica dentro da balança estava invertida , os dois lados. Vi um vídeo uma vez que o cara chamava a atenção para cuidar o lado de montagem, fiquei na dúvida e fui conferir no catálogo de peças e realmente quem mexeu dá última vez montou virado. Para arrumar tive que tirar o eixo fora, o que me deu bastante trabalho pois tive q escorar a moto...

Olha o estado do pinhão, bem afiado, quase corta os dedos só de pegar nele, é o mais engraçado é que parece ser o original, mas não tem nada escrito nele, não diz qual o fabricante...

http://img141.imagevenue.com/img.php?image=86682_IMG_20170317_220938424_122_204lo.jpg
andersonpg
Novatos
Novatos

Mensagem por andersonpg em Sex 17 Mar 2017 - 23:40

Olhem só que coisa... Fui dar uma volta agora com a moto para testar e uma coisa me chamou a atenção:

A um tempo atrás, após eu trocar a embreagem, achei as marchas mais macias, porém uma coisa ficou ruim, a 1 marcha as vezes não entrava com a moto parada, eu tinha que andar um pouquinho para frente ou para trás, ou dar uma soltadinha na embreagem para a 1 entrar, por exemplo: ao parar no sinal com a moto em neutro, quando eu ia colocar a 1 ela não entrava, então eu tinha que andar um pouquinho com a moto pra frente que ela entrava.

Agora depois de trocar o pinhão esse problema parou de acontecer. A 1 marcha está entrando de primeira.

Que coisa não? Notei que agora a corrente ficou bem Justinha no pinhão, antes estava bem folgada, como pode isso interferir no engate da 1 marcha.

Uma vez lembro do meu tio me falar que nas Yamahas para os engates de marcha ficarem bons, a corrente tem que estar bem ajustada.
Eu não tinha visto nenhum sentido nisso, mas agora vi que realmente a relação interfere nisso.
andersonpg
Novatos
Novatos

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Sab 18 Mar 2017 - 13:16

Anderson

É importante o seu retorno sobre o assunto do post porque agrega informações para outros confrades. Fazendo um relato com detalhes e clareza a tal ponto que merece um ponto.

Quanto a questão de agora a primeira  marcha engatar com maior facilidade e isso ser dependente​ da tensão da corrente. Me parece haver pouca conexão entre ambos. O importante para você foi que parece que resolveu duas questões de uma vez.

Suas impressões

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por andersonpg em Dom 19 Mar 2017 - 19:26

Hoje retirei a capa do pinhão e lavei tudo com o lava jato. Foi o único jeito de tirar aquela sujeira que fica impregnada por ali, é uma mistura de terra com graxa que fica uma graxa abrasiva, acho que o antigo dono nunca limpou ali, só lubrificava a corrente.

Creio que deve durar mais uns 20.000km até precisar trocar a relação. Isso sem rodar até o limite.
andersonpg
Novatos
Novatos

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Seg 20 Mar 2017 - 7:31

Na minha que peguei com 11.000 eu tirava esse tipo de massaroca da capa com colher de pedreiro. E depois dissolvia o remanescente com querosene.

Para não acumular limpando com Diesel que custa menos depois de retira-la a cada 3/4.000 km tá beleza.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por andersonpg em Seg 20 Mar 2017 - 9:05

Ctrl -Alt -Del escreveu:Na minha que peguei com 11.000 eu tirava esse tipo de massaroca da capa com colher de pedreiro. E depois dissolvia o remanescente com querosene.

Para não acumular limpando com Diesel que custa menos depois de retira-la a cada 3/4.000 km tá beleza.

Eu limpei logo que peguei a moto, porém a sujeira éra tanta que não saiu tudo. Agora com o lava jato aproveitei para dar uma limpada melhor.

Isso sim deve encurtar bastante a vida útil da relação, principalmente do pinhão, já que ele fica ali escondido no meio da sujeira.

Esse pinhão que eu comprei diz que é aço cementado, mas estou achando que não é 1045.
andersonpg
Novatos
Novatos

Mensagem por andersonpg em Seg 20 Mar 2017 - 11:05

Perguntei para o fabricante porque eles fabricavam a coroa com aço 1045 e o pinhão com aço 1023, eis a resposta:

Bom dia Anderson

O pinhão necessita de uma certa flexibilidade, pois ele trabalha mais que a coroa.
Para ele não estourar, é necessário que seja mais duro na superfície, e mais flexível no interior.
Por isso ele sofre o processo de cementação, para introduzir o carbono apenas na superfície do aço, e a têmpera,
para aumentar a dureza posteriormente. Isso faz com que ele tenha uma vida útil bem maior, equiparado as coroas 1045.
Se o pinhão fosse 1045, ele quebraria rapidamente por não ter essa flexibilidade.

Att
andersonpg
Novatos
Novatos

Mensagem por andersonpg em Seg 20 Mar 2017 - 11:35

A principio, sabendo-se que o pinhão 1045 dura menos que a coroa, se eles tiverem razão, o pinhão vai durar mais....

Vamos ver.
andersonpg
Novatos
Novatos

Mensagem por andersonpg em Qua 22 Mar 2017 - 10:07

Verifiquei que a relação original 0km vem no 4º traço da regulagem, a minha está no 5º, ou seja, só gastou/esticou um traço.... Então teoricamente tem mais da metade da vida útil.

https://youtu.be/WhbV0vQqNJE?t=2m32s

andersonpg
Novatos
Novatos

minha opniao sobre só trocado pinhao

Mensagem por Junior Queiroz em Dom 18 Jun 2017 - 18:25

anderson eu tbm troquei só o pinhão da moto, porque não vi motivo de troca a relação inteira, sendo q coroa e corrente estava em perfeita condição, o único problema de troca só pinhão é que na maioria das vezes fica estralando, mas isso faz parte, mas quando o kit desgasta novamente ai sim, você troca kit relação inteira,. flw obg pela atenção.... ate mais e um abraço para família Yamaheiros
Junior Queiroz
Novatos
Novatos

Moto: : Fazer 250 12-13

Mensagem por andersonpg em Dom 18 Jun 2017 - 18:39

Opa, então.

Na minha moto ficou beleza, não ficou estralando ou fazendo barulho.

No final das contas acho que foi o melhor a se fazer, até porque no caso das Fazer, e creio que das outras Yamahas também, a durabilidade da coroa e da corrente são grandes, então dá pra trocar dois pinhão para cada coroa e corrente.
Sem contar que a minha corrente é a DID japan, acho que nem encontro mais essa corrente para comprar nas concessionárias, e se achar deve ser uma facada.

Amigo meu tem uma Twister com 20.000km e tanto coroa quanto pinhão estão com os dentes finos.
Na minha Fazer a coroa ainda está quase nova, só o pinhão mesmo que estava bem pontudo.
andersonpg
Novatos
Novatos

Mensagem por t_teles em Ter 20 Jun 2017 - 8:32

Não vale a pena trocar só na das peças, o desgaste fica irregular, e a peça nova terá vida útil menor do que se tivesse sido trocada com tudo junto.

Kit relação, o recomendado é sempre trocar o conjunto todo, principalmente por questão de segurança.
t_teles
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : XRE 190

http://t.me/TarcisioTeles

Mensagem por t_teles em Ter 20 Jun 2017 - 8:32

Véi, tem economia que não vale a pena, na moral.
t_teles
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : XRE 190

http://t.me/TarcisioTeles

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: