CLUBE DOS YAMAHEIROS
Desculpa, você está desconectado, faça o Logon usando seu nome de usuário e senha previamente cadastrados ou faça o seu cadastro.

Dica lâmpada super branca boa, barata p/ farol Factor e Fazer 150

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dica lâmpada super branca boa, barata p/ farol Factor e Fazer 150

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Dom 7 Maio 2017 - 4:45

.
Recentemente adquiri, testei e estou usando uma lâmpada halógena soquete H4 de farol de marca menos conhecida e dita super branca na Factor. Lâmpada que para minha surpresa excedeu minhas expectativas pelo preço pago por ela. Esta lâmpada produz uma luz um pouco mais intensa que a lâmpada original, estimo que ela tenha de 10 a 18 m maior alcance com relação a lâmpada original Philips (made in Germany) que estava na moto.

Há de se considerar que toda lâmpada de filamento no caso a original com os anos de uso naturalmente perca um pouco da luminosidade inicial. Esta nova lâmpada possui uma cor branca levemente amarelada que se aproxima de uma cor branca chapada. Olhando o farol de frente, a luz é bem mais branca que da lâmpada original que é  nitidamente amarelada. Como o bulbo de cristal tem cor azul claro, dentro do farol vê-se raios de luz levemente azulados num fundo branco brilhante chapado.

A lâmpada original e primeira da minha moto durou 21.000 km, o que entendo ser um ótimo resultado. Tendo em vista que a moto saiu de fábrica sem o interruptor liga desliga dele conforme hoje é resolução do CONTRAN. Ou seja, ao girar a chave o farol acende automaticamente.

Fazendo um cálculo estimativo “grosso modo” a lâmpada original resistiu aproximadamente 650 h até queimar o filamento do farol alto, porque este eu usava direto após o por do sol.

O que interessa é que nova lâmpada tem maior alcance e luminosidade e não tem o problema de algumas lâmpadas super brancas de 5.000 k. Que na chuva ou na neblina reduzem a visão devido a reflexão. Porque a luz mais branca reflete nas gotículas da neblina e gotas de chuva causando um efeito que diminui a profundidade da visão. Por isso que faróis de neblina de verdade como dos carros de rally tem luz amarela ou bem amareladas.

O preço da lâmpada foi 18,90 Temers, fora o frete [maio/17], o que seria  em média 27% menor que uma Philips ExtraDuty ou Osram Original Line “verdadeiras”. Porque o mercado está repleto de falsificações ching lings de segunda e terceira, fique esperto com isso! Já uma Crystal Vision Philips “verdadeira” custa por volta de 57 Temers nas lojas do ramo e também há muitas lâmpadas falsas principalmente no ML.

Quanto a durabilidade dela, só o tempo dirá, desejo eu. As especificações dela são:

Temperatura de cor: 4.200 K [branco brilhante]
Soquete base: P43t-38 (vulgo H4); 12 V né
Fluxo luminoso (declarado): 1.450 lm (lúmens) que deve ser o valor total da soma dos dois filamentos baixo e alto; porque para uma lâmpada de 35W seja no alto como no baixo qualquer coisa acima de 830 lúmens seria quase que um milagre e pelo preço dela.
Vida útil estimada em horas: não declarado
Registro no INMETRO: 005157/2013 (não confirmei a validade na página do INMETRO)
Certificação SGS: OCP 0040

O vendedor declarou no anúncio:
- Específica para motos (o vendedor que disse, não eu ok?)
- Excelente visualização de placas de sinalização (procede)
- Menor consumo de energia (ninguém faz milagres com halógenas, eu hein)
- Proteção UV [ não amarela o bloco ótico do farol ] (o vendedor declara não eu)
- Dobro do alcance de luz (me engana que eu gosto)
- Vida útil maior que as convencionais (essa só o tempo irá confirmar)
- Uso permitido por lei (este é um ponto discutível, embora pouco provável de dar xabú com os agentes da fiscalização)

Esta última explora a lacuna de informação que as vezes temos. Negativo! Se você não tiver o CSV e algum agente da fiscalização cismar com o bulbo azul da lâmpada; você poderá estar lascado e terá que usar todos os seus argumentos legais, técnicos, científicos, persuasivos e simpatia para sair na boa. Isso não quer dizer que isso irá acontecer, mas poderá. Este assunto das questões legais daria um novo post, somente sobre o assunto.

Porque a lâmpada pode ter registro no INMETRO (obrigatório), SGS, carta do presidente da república, autorização da mãe, alvará da esposa e o diabo a quatro. Mas se não tiver o CSV podem alegar que a lâmpada não é tipo original. Portanto você estaria fora da lei e na mão do critério muitas vezes subjetivos e dependentes da tua conduta e de a mulher do guarda não ter dormido de calça jeans um dia antes, ou a sogra ter discutido com ele.

Então é isso, a lâmpada é boa. Se ela durar umas 470 h (contra 650 h da original) mantendo a iluminação de quando nova. Então já se terá se pago. Se exceder 470 h, será lucro. Fica aqui minha singela contribuição.

Nome e marca da lâmpada halógena:
O nome da lâmpada estará oculto para os que ainda não responderam comentaram no post. Responda ao post para saber o nome dela se você quiser. Porque de informação todo mundo gosta, mas de contribuir participar e interagir, atualmente são poucos que o fazem.

Nome da lâmparada:

E tenho dito,

Última edição por Ctrl -Alt -Del em Sex 26 Maio 2017 - 7:12, editado 2 vez(es)

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Factor 125K1 14

Re: Dica lâmpada super branca boa, barata p/ farol Factor e Fazer 150

Mensagem por Alex em Dom 7 Maio 2017 - 20:12

Show Brother!
A luminosidade original da Factor é muito ruim, depois de uns anos a lente embaça um pouco, muito pouco mas suficiente pra perder seu poder quase total de transparência, o fundo cromado tb acaba queimando um pouco, e como vc mesmo bem mencionou a própria lâmpada acaba perdendo um pouco sua capacidade de brilhar plenamente, enfim, vejo o farol da minha moto apenas como uma forma de eu não levar multas hehe, pois a noite nas vias iluminadas  e com movimento grande de outros veículos no qual ando, tanto faz o farol estar ligado como desligado, nem vejo sinal dele no asfalto a minha frente.

Até penso muitas vezes em investir em melhorias para esse sistema, mas como ando pouco a noite e sempre em vias iluminadas e movimentadas isso acaba ficando pra outra época.

ADMINISTRADOR

Moto: : YBR Factor ED

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Seg 8 Maio 2017 - 5:42

Realmente Alex, todas as motos com faróis que usam lâmpadas halógenas de 35 W deixam a desejar na iluminação. Quando as lentes do farol eram de vidro eram mais duráveis.

Para as lentes de plástico têm solução, quando percebo que está começando a ficar opaca. Mando cera limpadora tipo Grand Prix, melhora 99% depois faço uma última aplicação de cera com algodão e dou lustro também com algodão. Aprendi essa com um funileiro.

Eu ando de moto muito a noite ultimamente, minha maior preocupação é ser visto e chamar a atenção no sentido da segurança e abrir caminho. Porque em Sampa onde havia antes ex. duas faixas botaram três e onde ando mais está infestado de SUVs que não dá para passar uma moto entre elas muitas vezes.

Tou a ponto de inverter os espelhos igual os motoboys fazem para ganhar alguns milímetros. Dia desses prensado entre dois carros arranquei o para-choque de um carro  com a pedaleira numa dividida porque buzinei e mesmo assim o cara não abriu.  Depois vi o estrago pelo espelho e meti marcha hehe.

Estou estudando botar um farol LED auxiliar, no ML existem à venda a partir duns 35 Temers. Só não sei se melhora mesmo a visão ou só ajuda  a ser visto. Lançaram um modelo específico para a Fazer 150 que é bem Loko.

Quem deve entender mais dessa parada é o nosso assessor de iluminação o Jefferson.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por t_teles em Ter 9 Maio 2017 - 18:58

Hehehehe, gostei do "produto oculto".

Uma coisa que achei bem interessante na minha atual XRE190: o farol não é ligado direto na bateria, não acende ao virar a chave. Mas ao dar partida na moto, quando o motor realmente "vira" , o farol acende. Dá pra perceber que este é ligado na tensão alternada, visto que a luminosidade varia de acordo com a rotação do motor (como era a minha Factor).

Ainda não parei pra ver como é esse controle do acendimento, não tive tempo. Mas como trabalho na área de eletrônica, fico pensando como seria isso... que medo! que medo! que medo!

t_teles
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : XRE 190

http://t.me/TarcisioTeles

Mensagem por Alex em Ter 9 Maio 2017 - 20:12

t_teles escreveu:Hehehehe, gostei do "produto oculto".

Uma coisa que achei bem interessante na minha atual XRE190: o farol não é ligado direto na bateria, não acende ao virar a chave. Mas ao dar partida na moto, quando o motor realmente "vira" , o farol acende. Dá pra perceber que este é ligado na tensão alternada, visto que a luminosidade varia de acordo com a rotação do motor (como era a minha Factor).

Ainda não parei pra ver como é esse controle do acendimento, não tive tempo. Mas como trabalho na área de eletrônica, fico pensando como seria isso... que medo! que medo! que medo!

Agora o amigo tocou num ponto interessante, esse sistema da Factor segunda geração em diante de virar a chave e o farol já acender, eu fico pensando, uma bateria tão pequena, uma lâmpada de farol puxa uma tensão muito grande, daí o cara vira a chave e o farol já liga, assim dá-se a partida, outra situação que a tensão cai lá em baixo, outra coisa, não sei em outros lugares mas aqui tem semáforos que ficam 7 minutos no vermelho, uma moto dessa em marcha lenta por 7 minutos com farol ligado a 100%, sei não hein, se a bateria não tiver em plena capacidade vai chorar é cedo. Há outras situações tb no qual temos que ligar a chave pra realizar algum tipo de manutenção, nisso o farol ficará ligado o tempo todo.
Bom, são só observações nas quais me deixam com pulga atrás da orelha, mas claro que os engenheiros são altamente gabaritados e  sabem bem o que fazem, eu sou apenas um simples mortal. What a Face

Última edição por Alex em Qui 11 Maio 2017 - 21:00, editado 2 vez(es)

ADMINISTRADOR

Mensagem por Alex em Ter 9 Maio 2017 - 21:17

Ctrl -Alt -Del escreveu:

Tou a ponto de inverter os espelhos igual os motoboys fazem para ganhar alguns milímetros. Dia desses prensado entre dois carros arranquei o para-choque de um carro  com a pedaleira numa dividida porque buzinei e mesmo assim o cara não abriu.  Depois vi o estrago pelo espelho e meti marcha hehe.

.

Perigoso demais, ano passado acertei dois carros no corredor, era noite e eu vinha tranquilamente quando um insano resolveu mudar de faixa, tb arranquei o parachoque dele e fui atirado para o outro lado, daí batí na lateral do carro que tava do outro lado e consegui me aprumar novamente, desse segundo arranquei o retrovisor, não caí mas fiquei com as duas pedaleiras com pedal de freio e tudo virados pra trás, a manete de freio dianteiro tb ficou toda torta, nem sei onde ela bateu, e uns dois meses com o pé inchado Rolling Eyes .

ADMINISTRADOR

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Qua 10 Maio 2017 - 19:39

A bateria de minha Factor que a partida é no feijão eu meço a tensão a cada três meses. A moto tem alarme, o qual sempre consome alguma corrente. A bateria original está no terceiro ano e continua firme. Com o farol ligado após 3 minutos e o motor desligado. A tensão cai 0,2 V após virar a chave e após esse tempo mantém a mesma tensão.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Alex em Qui 11 Maio 2017 - 20:57

Ctrl -Alt -Del escreveu:A bateria de minha Factor que a partida é no feijão eu meço a tensão a cada três meses. A moto tem alarme, o qual sempre consome alguma corrente. A bateria original está no terceiro ano e continua firme. Com o farol ligado após 3 minutos e o motor desligado. A tensão cai 0,2 V após virar a chave e após esse tempo mantém a mesma tensão.

Isso aí, os caras sabem o que fazem aê! muito doido!

ADMINISTRADOR

Mensagem por BalaCega em Sex 12 Maio 2017 - 6:58

Prezados,

Será que dá para colocar lâmpada de led nas nossas motos?

Eu mesmo estou satisfeito com a lâmpada da minha, mas um colega que comprou uma XTZ com 1000km, disse que vai colocar led na motoca dele.

Última edição por BalaCega em Sex 12 Maio 2017 - 8:45, editado 1 vez(es)

---------------------------------------------

BalaCega
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : FACTOR / XT660R

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Sex 12 Maio 2017 - 7:48

BalaCega escreveu:Prezados,

Eu mesmo estou satisfeito com a lâmpada da minha, mas um colega que comprou uma XTZ 0km, disse que vai colocar led na motoca dele.

No ML está repleto de vendedores de lâmpadas de LED  soquete H4 de consumo até 35W para motos. Algumas lâmpadas de LED só trabalham em CC ou seja quando o chicote do farol vem da bateria. Que é o caso das Factors. Para as XTZs zero bala com certeza o farol tem CC.

Mas existem lâmpadas AC/DC também, que servem nas motos alimentadas pelo estator (acho que é esse nome), ou seja em AC, como por exemplo para as YBR. Estas custam mais.

Mas a questão é que a qualidade, durabilidade e iluminação variam enormemente com o preço. Algumas são super brancas no visual mas não tem maior alcance que uma halógena de 35W. Uma lâmpada de LED para H4 boa mesmo, até onde eu saiba, custa hoje acima de 100 Temers. Mas a galera coloca algumas que custam a partir de 40 Temers que dão belo visual, duram pouco e iluminam mesma coisa ou menos.

Agora você poderia me perguntar: porque não instalaste uma lâmpada LED?

Última edição por Ctrl -Alt -Del em Sab 13 Maio 2017 - 2:40, editado 1 vez(es)

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por BalaCega em Sex 12 Maio 2017 - 8:44

Ctrl -Alt -Del escreveu:
BalaCega escreveu:Prezados,

Eu mesmo estou satisfeito com a lâmpada da minha, mas um colega que comprou uma XTZ 0km, disse que vai colocar led na motoca dele.

No ML está repleto de vendedores de lâmpadas de LED  soquete H4 de consumo até 35W para motos. Algumas lâmpadas de LED só trabalham em CC ou seja quando o chicote do farol vem da bateria. Que é o caso das Factors. Para as XTZs zero bala com certeza o farol tem CC.

Mas existem lâmpadas AC/DC também, que servem nas motos alimentadas pelo estator (acho que é esse nome), ou seja em AC, como por exemplo para as YBR. Estas custam mais.

Mas a questão é que a qualidade, durabilidade e iluminação variam enormemente com o preço. Algumas são super brancas no visual mas não tem maior alcance que uma halógena de 35W. Uma lâmpada de LED para H4 boa mesmo, até onde eu saiba, custa hoje acima de 100 Temers. Mas a galera coloca algumas que custam a partir de 40 Temers que dão belo visual, duram pouco e iluminam mesma coisa ou menos.

Agora você poderia me perguntar: porque não instalaste uma lâmpada LED?

CTRL,

Errei no post. A moto dele está com 1000km e não 0km.

Obrigado pela explicação.

BalaCega
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : FACTOR / XT660R

Mensagem por RiK em Qui 25 Maio 2017 - 15:36

Para o ("Ctrl -Alt -Del")
Comentário: É raro ver alguém que escreve tão bem como você, como sou gráfico e fotógrafo, só achei um erro: (Já uma Crytal Vision Philips “verdadeira”) você deveria ter escrito Crystal. Mas valeu. Só que ao comprar minha fazer 150, o cara do detran de bh, deu bomba e fez eu trocar as lâmpadas do farol e seta por serem brancas. Mas andando nenhum guardinha falou nada.
RiK
Iniciante
Iniciante

Moto: : Fazer 150\2014

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Sex 26 Maio 2017 - 7:09

RiK escreveu:Para o ("Ctrl -Alt -Del")
Comentário: É raro ver alguém que escreve tão bem como você, como sou gráfico e fotógrafo, só achei um erro: (Já uma Crytal Vision Philips “verdadeira”) você deveria ter escrito Crystal. Mas valeu. Só que ao comprar minha fazer 150, o cara do detran de bh, deu bomba e fez eu trocar as lâmpadas do farol e seta por serem brancas. Mas andando nenhum guardinha falou nada.

Obrigado pelo comentário Rik e por avisar do typo, vou corrigir.

Rapaz dia desses dei uma olhada nos textos que redigi sobre manutenção, mecânica de motos, dicas e artigos técnicos de maior profundidade relacionados.

Que a diversidade de assuntos se organizada em capítulos poderia resultar em um livro de duzentas e algumas páginas.

O título seria algo como:

Guia do motociclista, tudo o que você precisa saber para não precisar ir ao mecânico

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por RiK em Sex 26 Maio 2017 - 8:20

Procura um patrocínio e publica!
Quem sabe! Boa sorte!...
R
RiK
Iniciante
Iniciante

Moto: : Fazer 150\2014

Mensagem por t_teles em Dom 28 Maio 2017 - 21:46

Alex escreveu:
Agora o amigo tocou num ponto interessante, esse sistema da Factor segunda geração em diante de virar a chave e o farol já acender, eu fico pensando, uma bateria tão pequena, uma lâmpada de farol puxa uma tensão muito grande, daí o cara vira a chave e o farol já liga, assim dá-se a partida, outra situação que a tensão cai lá em baixo, outra coisa, não sei em outros lugares mas aqui tem semáforos que ficam 7 minutos no vermelho, uma moto dessa em marcha lenta por 7 minutos com farol ligado a 100%, sei não hein, se a bateria não tiver em plena capacidade vai chorar é cedo. Há outras situações tb no qual temos que ligar a chave pra realizar algum tipo de manutenção, nisso o farol ficará ligado o tempo todo.
Bom, são só observações nas quais me deixam com pulga atrás da orelha, mas claro que os engenheiros são altamente gabaritados e  sabem bem o que fazem, eu sou apenas um simples mortal. What a Face

"simples mortal" SQN né? Xann, se me permite a audácia da correção: a lâmpada do farol consome bastante corrente, e não tensão. As duas coisas tão ligadas mas o que a gente vê que faz a bateriazinha "sofrer" é a demanda de corrente na hora de ligar.

Eu ainda não consegui pesquisar esse esquema de ligar o farol somente quando o motor realmente "vira". Nunca gostei desse negócio de virar a chave e o farol ligar. Acredito, sim, que os engenheiros testam inúmeras vezes. Mas aqui no Brasil as coisas ficam distorcidas pra pior. Realmente achei curioso o esquema da XRE190, vou ver se lembro de pesquisar essa semana.

Deve ser algo simples, talvez um circuito com chaveamento de algum transistor de potência, a partir de alguma tensão mínima, ou que só aparece depois que "vira", algo assim. Mas pense num negócio que me deixou curioso pra saber como é feito, hehehe.

t_teles
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : XRE 190

http://t.me/TarcisioTeles

Mensagem por Alex em Seg 29 Maio 2017 - 20:15

t_teles escreveu:

"simples mortal" SQN né? Xann, se me permite a audácia da correção: a lâmpada do farol consome bastante corrente, e não tensão. As duas coisas tão ligadas mas o que a gente vê que faz a bateriazinha "sofrer" é a demanda de corrente na hora de ligar.

Eu ainda não consegui pesquisar esse esquema de ligar o farol somente quando o motor realmente "vira". Nunca gostei desse negócio de virar a chave e o farol ligar. Acredito, sim, que os engenheiros testam inúmeras vezes. Mas aqui no Brasil as coisas ficam distorcidas pra pior. Realmente achei curioso o esquema da XRE190, vou ver se lembro de pesquisar essa semana.

Deve ser algo simples, talvez um circuito com chaveamento de algum transistor de potência, a partir de alguma tensão mínima, ou que só aparece  depois que "vira",  algo assim. Mas pense num negócio que me deixou curioso pra saber como é feito, hehehe.

Grande T_Teles, seu comentário é super importante, sendo assim sim hehe, já que minha próxima motoca com certeza será desse tipo. muito doido! muito doido! muito doido!

ADMINISTRADOR

Mensagem por fellpz em Dom 18 Jun 2017 - 0:23

Belo material. Agradeço a recomendação!
fellpz
Novatos
Novatos

Moto: : NXR 160

Mensagem por SankFctr em Qui 10 Ago 2017 - 12:24

Gostei da ideia, irei comprar pra minha
SankFctr
Novatos
Novatos

Moto: : Factor 125 k1

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Qui 10 Ago 2017 - 12:42

SankFctr escreveu:Gostei da ideia, irei comprar pra minha

que medo! Quem mora nesta cidade declarada no teu perfil é chamado como?

Quanto mais eu rezo mais assombração me aparece.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: