CLUBE DOS YAMAHEIROS
Desculpa, você está desconectado, faça o Logon usando seu nome de usuário e senha previamente cadastrados ou faça o seu cadastro.

Problema no câmbio?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Problema no câmbio?

Mensagem por edu298 em Dom 14 Maio 2017 - 1:03

Tenho uma factor 2016 que tá com 1 ano de uso e tá só com 6300 km rodados. Ela tem um problema no câmbio que me deixa irritado. Se eu estiver na quinta marcha e precisar parar ai depois for reduzir pra primeira é uma luta. As marchas não descem. Fica mole o pedal e para na terceira ou quarta marcha. Ai pra reduzir pra primeira tenho que ficar soltando a embreagem um pouco, ela da uns estalos e aí consigo reduzir. Ás vezes pra chegar na primeira marcha tenho que fazer isso umas 3 vezes. Ela tem esse problema desde que saiu da loja. Quando tava na garantia eu levei na autorizada e o mecânico falou que era normal e que o câmbio da factor é assim mesmo. Gostaria de saber se isso é normal? Toda factor é assim? Tem algum tipo de óleo que amenize esse problema? Uso yamalub.

obrigado.
edu298
Novatos
Novatos

Moto: : ybr

Re: Problema no câmbio?

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Dom 14 Maio 2017 - 1:32

Edu

Se existe um problema este não está no câmbio. Vou dar Ctrl+C e V de um texto próprio de outro  post que participei. Que segue:
_____________________________________________________________________________________________

Esse assunto é recorrente em fóruns. Motocicletas tem câmbio sequencial, diferente dos carros que usam câmbio sincronizado.

Uma vez rolou essa discussão do câmbio enroscar em quarta, terceira, segunda ou primeira marcha. E eu não sabia explicar, porque para mim se tornou uma ação automática e quase inconsciente, que é a seguinte.

Quando eu vou parar seja em um semáforo ou para manobrar, eu já vou reduzindo antes de parar, isto é vou descendo as marchas. Se por acaso eu não parar e precisar retomar velocidade eu já estarei na marcha certa compatível com a velocidade que estou. Com a moto na mão, senão eu não seria piloto, seria passageiro. A moto tem que estar sempre na mão, no comando do acelerador, no comando instantâneo do movimento.

Por exemplo, eu vejo que o semáforo fechou certo? Então antes de parar eu vou descendo as marchas com a moto em “movimento”. As marchas são trocadas com a "motocicleta em movimento”. Quando eu puser o pé no chão, o câmbio já estará no neutro! Eu nunca paro em terceira ou segunda, para depois por primeira para sair. Para que eu iria ficar queimando a embreagem parado? Para mandar fazê-la com 30, 40, 100K km? Não né.

Para o câmbio ficar enroscando justamente na hora que o semáforo abrir ou enroscar na frente da audiência? Não né.

Qualquer moto seja ela uma Shineray ou uma 959 Panigale, se parares engatado, cedo ou tarde, vez ou outra o câmbio sequencial irá enroscar.

_______________________________________________________________________________________________

E tenho dito,

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Factor 125K1 14

Mensagem por edu298 em Dom 14 Maio 2017 - 10:50

Eu já peguei esse macete de ir reduzindo. É o único jeito mesmo. rsrs. Agora tem hora que não da pra reduzir antes de parar, ai é uma luta.
Obrigado pelo esclarecimento, pelo menos tirei essa dúvida da cabeça. rsrs
edu298
Novatos
Novatos

Moto: : ybr

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Dom 14 Maio 2017 - 23:44

Beleza camarada, é questão de costume. No trânsito pesado de minha cidade a garotada corre a toa e depois fica parada nos semáforos com a primeira engatada esperando o sinal verde. Daí a embreagem do cidadão acaba com 30.000 km e ele vêm no fórum reclamar que a embreagem não é boa, que não dura nada.

Eu costumo ser o último motoca a chegar no semáforo. Quando chego o verde acende, não coloquei o pé no chão e saio antes deles. Daí eles saem a milhão e no próximo semáforo acontece a mesma coisa. Então digo que minha Factor faz 42,5 km/l e os manos não entendem porque eles não conseguem fazer igual. Então é isso, não adianta acelerar sem necessidade se o caboclo terá que parar na próxima sinaleira.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Factor 125K1 14

Mensagem por Alex em Seg 15 Maio 2017 - 20:35

Ctrl -Alt -Del escreveu:Edu

Se existe um problema este não está no câmbio. Vou dar Ctrl+C e V de um texto próprio de outro  post que participei. Que segue:
_____________________________________________________________________________________________

Esse assunto é recorrente em fóruns. Motocicletas tem câmbio sequencial, diferente dos carros que usam câmbio sincronizado.

Uma vez rolou essa discussão do câmbio enroscar em quarta, terceira, segunda ou primeira marcha. E eu não sabia explicar, porque para mim se tornou uma ação automática e quase inconsciente, que é a seguinte.

Quando eu vou parar seja em um semáforo ou para manobrar, eu já vou reduzindo antes de parar, isto é vou descendo as marchas. Se por acaso eu não parar e precisar retomar velocidade eu já estarei na marcha certa compatível com a velocidade que estou. Com a moto na mão, senão eu não seria piloto, seria passageiro. A moto tem que estar sempre na mão, no comando do acelerador, no comando instantâneo do movimento.

Por exemplo, eu vejo que o semáforo fechou certo? Então antes de parar eu vou descendo as marchas com a moto em “movimento”. As marchas são trocadas com a "motocicleta em movimento”. Quando eu puser o pé no chão, o câmbio já estará no neutro! Eu nunca paro em terceira ou segunda, para depois por primeira para sair. Para que eu iria ficar queimando a embreagem parado? Para mandar fazê-la com 30, 40, 100K km? Não né.

Para o câmbio ficar enroscando justamente na hora que o semáforo abrir ou enroscar na frente da audiência? Não né.

Qualquer moto seja ela uma Shineray ou uma 959 Panigale, se parares engatado, cedo ou tarde, vez ou outra o câmbio sequencial irá enroscar.

_______________________________________________________________________________________________

E tenho dito,

Exatamente, assino em baixo. ok!
No mais, totalmente normal o ocorrido.

ADMINISTRADOR

Moto: : YBR Factor ED

Mensagem por BalaCega em Ter 16 Maio 2017 - 12:39

Concordo também, pois é assim que sempre fiz em minhas motos.

Um colega estava tendo esse mesmo problema e também dei essa dica pra ele e foi tudo resolvido.

edu298,

Se você baixar na regulagem o pedal do câmbio mais um pouco, ficará melhor ainda, caso o pedal da sua moto esteja muito pra cima.

---------------------------------------------

---------------------------------------------
BalaCega
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Moto: : FACTOR / XT660R

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: