CLUBE DOS YAMAHEIROS
Desculpa, você está desconectado, faça o Logon usando seu nome de usuário e senha previamente cadastrados ou faça o seu cadastro.

Denatran quer proibir motos de usar baú

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Denatran quer proibir motos de usar baú

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Qua 17 Maio 2017 - 18:24

Segundo a portaria do DENATRAN no. 60/2017, a partir de 27 de maio haveria restrições para o uso de baús e grelhas em motocicletas. A portaria a não faz referência a alforges.

Há alguns artigos publicados na Internet sobre esta resolução, um deles é este:

http://www.icarros.com.br/noticias/geral/contran-quer-proibir-motos-de-usar-bau/22456.html

Última edição por Ctrl -Alt -Del em Dom 4 Jun 2017 - 13:30, editado 1 vez(es)

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Factor 125K1 14

Re: Denatran quer proibir motos de usar baú

Mensagem por Alex em Qua 17 Maio 2017 - 19:45

Era só o que faltava... Rolling Eyes

ADMINISTRADOR

Moto: : YBR Factor ED

Mensagem por MB em Qui 18 Maio 2017 - 14:10

Palhaçada! ódio!!!

MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Factor 150 ED

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Dom 28 Maio 2017 - 12:40

Encontrei uma matéria esclarecedora sobre esta resolução do Contran. Que copio a seguir.

http://www.moto.com.br/acontece/conteudo/nova-legislacao-do-contran-nao-vai-proibir-baus-nas-motos-117697.html

Nova legislação do Contran não vai proibir baús nas motos
Gerente do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) diz que Portaria 60/2017 se aplica apenas para as motocicletas usadas no motofrete

24 de Maio de 2017

A Portaria 60/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) está causando dúvidas e apreensões nos motociclistas que utilizam baús em suas motos. A nova legislação que dispõe sobre modificações nos veículos, como a instalação de baús para transporte de carga, exige que seja alterada a espécie do veículo de passageiro para carga e que a moto seja submetida a inspeção técnica veicular.

Entretanto, o gerente técnico do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Renato Campestrini, esclarece que isso será exigido apenas dos veículos utilizados para serviços de motofrete. “Os veículos devem necessariamente possuir espécie carga para receber os dispositivos necessários para o transporte de bens ou mercadorias. Ou seja, para utilizar uma Honda CG 160, por exemplo, ela deve passar da espécie passageiro para carga. Também terá de ser submetida a inspeção técnica veicular para obtenção do Certificado de Segurança Veicular (CSV)”, afirma Campestrini.

Além disso, a moto destinada ao motofrete deve atender aos demais itens previstos no artigo 9º da Resolução 356/2010 do Contran. “Dessa forma, nada muda em relação ao veículo de passageiros utilizado para os deslocamentos do condutor sem o exercício da atividade remunerada, e que venha a possuir bauleto”, finaliza o gerente-técnico do ONSV e motociclista, Renato Campestrini.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por MB em Dom 28 Maio 2017 - 20:10

+1 na sua conta Ctrl

MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por urso3000 em Seg 29 Maio 2017 - 9:24

ele fazem e inventam de tudo para ampliar o "propinoduto" quanto mais proibições, mais propinas. kkk!!! kkk!!! kkk!!!

Usuário Ouro

Moto: : Drag Star

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Seg 29 Maio 2017 - 18:19

MB escreveu:+1 na sua conta Ctrl

Obrigado MB.

Agora vou até pensar colocar um bauletinho Givi. Embora eu ainda acho mais prático usar mochilas "quase" impermeáveis.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Seg 29 Maio 2017 - 18:21

Ctrl -Alt -Del escreveu:
MB escreveu:+1 na sua conta Ctrl

Obrigado MB.

Agora vou até pensar colocar um bauletinho Givi. Embora eu ainda acho mais prático usar mochilas "quase" impermeáveis.

Aqui se criam dificuldades para vender facilidades.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por MB em Qui 1 Jun 2017 - 21:58

na teoria as motos particulares não seriam afetadas com essa regulamentação, mas não é isso oque está acontecendo aqui em sampa!
Estão fazendo diversos comandos pra "fiscalizar" as motos com baú, e todas as motos com baú, baúleto, bagageiros (churrasqueira) alforges, estão sendo recolhidas ao páteo. morra!

Por via das dúvidas tirei meu bagageiro

MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Alex em Sex 2 Jun 2017 - 20:55

Putz, tenso que medo!

ADMINISTRADOR

Moto: : YBR Factor ED

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Dom 4 Jun 2017 - 13:48

Portaria do Denatran proíbe motos de usar baú? Não é verdade!

Notícia tem sido compartilhada nas redes. Medida divulgada neste ano, no entanto, requisita apenas novos documentos em caso de alteração do veículo e só vale para os motofretistas.

Por Roney Domingos, G1
26/05/2017 12h08  Atualizado 26/05/2017 18h02

Uma notícia que tem sido compartilhada nas redes sociais dá conta de que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) proibiu motocilistas de usar baú. Não é verdade.

O boato que circula na internet deriva de uma interpretação errada de uma portaria publicada neste ano. Na portaria, o Denatran afirma que são necessários documentos adicionais para utilizar o baú, mas esclarece que essa exigência vale apenas para os motofretes.

Veja o que diz uma das mensagens que circulam na internet:
"O Denatran quer proibir motos de usar baú. Sinceramente não sei aonde vamos parar. Estamos largados sem um representante para nós motociclistas. Quer dizer que não posso levar a tranca no baú? Não posso viajar de moto com bagagem no baú e nas malas laterais ou alforges?"

O Denatran diz que a portaria nº 60, de 2017, foi mal interpretada. Segundo o órgão, ela apenas substitui os anexos da portaria nº 64/2016, que trata das modificações permitidas em veículos.

"Quanto à previsão da modificação, a inclusão de dispositivo para o transporte de carga (item 17 do anexo da portaria Denatran nº 60/2017), informamos que trata-se de modificação do veículo, que passa da condição espécie passageiro para espécie carga, a fim de atender a resolução Contran nº 356/2010, referente ao transporte remunerado de carga (motofrete). Ressaltamos que motocicletas e motonetas que não enquadram-se como transporte remunerado (motofrete) não estão contemplados no item 17 do anexo da portaria em questão."

Pessoas passaram a compartilhar portaria como se ela proibisse qualquer moto de portar baú.

O Denatran também enviou perguntas e respostas para esclarecer o assunto. Veja:

1) Será necessário fazer a alteração no documento?
Para os veículos destinados ao transporte remunerado de carga (motofrete) é necessário alterar o registro, passando a espécie de passageiro para carga.

2) Qual procedimento será preciso fazer?
Para realizar a modificação no veículo é necessário primeiro solicitar prévia autorização ao Detran, depois realizar inspeção veicular para obtenção do CSV, e enfim fazer a regularização junto ao Detran.

3) Haverá alguma taxa para isso?
Quanto à emissão de CRV, deve ser verificado com os Detrans se há cobrança de taxas.

4) Qualquer tipo de moto/motoneta precisará fazer essa alteração?
Não. Somente as motocicletas e motonetas destinadas ao transporte remunerado de carga (motofrete).

5) Motos de viajantes com alforges estão inclusas na portaria?
Não estão incluídas. A portaria vale somente para as motocicletas e motonetas destinadas ao transporte remunerado de carga (motofrete).

Colaborou Rafael Miotto

Link da matéria:
http://g1.globo.com/e-ou-nao-e/noticia/portaria-do-denatran-proibe-motos-de-usar-bau-nao-e-verdade.ghtml

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por MB em Ter 6 Jun 2017 - 17:45

Ctrl -Alt -Del escreveu:Portaria do Denatran proíbe motos de usar baú? Não é verdade!

4) Qualquer tipo de moto/motoneta precisará fazer essa alteração?
Não. Somente as motocicletas e motonetas destinadas ao transporte remunerado de carga (motofrete).

O problema é que na pratica estão apreendendo qualquer moto com baú! morra!

MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Ter 6 Jun 2017 - 19:38

MB

Poderia haver alguma ação pelos agentes de fiscalização com relação a bauletos ou baús. Conforme esclareceu o DENATRAN pelo comunicado citado  no G1. Somente caso esteja configurado o uso para motofrete.

Mas um cidadão que fosse parado, que tenha um bauleto. Que dentro dele, por exemplo, esteja transportando botas, capa, capacete, marmita, notebook, um vendedor com um mostruário... Isto não é motofrete e portanto não enquadra a situação no item 17 da resolução 60/2017. Portanto seria uma arbitrariedade do agente.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: