CLUBE DOS YAMAHEIROS
Desculpa, você está desconectado, faça o Logon usando seu nome de usuário e senha previamente cadastrados ou faça o seu cadastro.

Barulho no motor em alta rotação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Barulho no motor em alta rotação

Mensagem por raffafsphb em Qui 22 Jun 2017 - 22:21

Boa noite, amigos. Algum de vocês já precisou realizar a troca do rolamento do eixo do comando? Pois percebi um barulho do lado esquerdo do motor em alta rotação, tipo um chiado. Parece que é bem na altura do cabeçote. Andei pesquisando no Google e vi que muitas, ou quase todas Factor 125 depois dos 35 Mil KM apresentam desgaste do rolamento do eixo do comando e é necessário a substituição. Queria saber se quem já trocou se depois ficou boa?
raffafsphb
Novatos
Novatos

Moto: : ybr 125 Factor

Re: Barulho no motor em alta rotação

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Sex 23 Jun 2017 - 9:44

Um suposto barulho do motor em alta rotação tipo um chiado do lado esquerdo. Tanto pode significar algo como absolutamente nada.

Porque a percepção de sons passa por filtros sensoriais individuais que desafiam nossa vã filosofia.

Incluem inclusive a imaginação e crenças sobre algo que possamos assumir como verdade.

Opinar a partir de um relato vago e isento de detalhes seria como bater um pênalti com olhos vendados.

Se você se sentir bem em faze-lo vá em frente. Afinal o dinheiro será teu. Mas que rolamentos do eixo da árvore de comando com 35.000 km começam a fazer barulho em motores de YBR e Factor, isso faz pouco sentido para não dizer que não procede.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Factor 125K1 14

Mensagem por raffafsphb em Sex 23 Jun 2017 - 11:47

Um barulho que não existia antes não pode ser normal. Resolvi investigar, não custa nada. Vou mandar abrir e conferir se existe alguma folga no rolamento.
raffafsphb
Novatos
Novatos

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Sex 23 Jun 2017 - 15:13

Antes da inspeção desses rolamentos, sugiro tu ajustares as folgas de válvulas para os valores mínimos indicados no manual de serviços que vocês são:

Admissão: 0.08 mm
Escape:.     0,10 mm

E observar o ruído do motor em médias e altas rotações.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por raffafsphb em Sex 23 Jun 2017 - 15:45

Já fiz a regulagem das válvulas
raffafsphb
Novatos
Novatos

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Sex 23 Jun 2017 - 16:54

Fez ou fizeram para você​? Para quais folgas foram ajustadas cada uma delas? Pequenos detalhes podem fazer grande diferença​.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Alex em Sab 24 Jun 2017 - 20:16

raffafsphb escreveu: Vou mandar abrir e conferir se existe alguma folga no rolamento.

Concordo com vc, inspecionar nunca é demais, se todo dono fosse cuidadoso assim e se ativesse para qualquer barulho diferente, deixaria de ter muito prejuízo, mas como nosso amigo já disse, esta suposta folga nos rolamentos do comando com determinada km não procede, olha que tenho minha Factor há 7 anos, conheço um monte de gente que tb tem e fora que aqui no Fórum em todos esses anos ninguém apareceu com essa afirmativa ou boato, a menos que o motor tenha passado por condições adversas, couro demais, andou sem óleo, superaqueceu, e por aí vai, "N" motivos poderiam danificar qualquer parte do motor, mas aí seria uma situação atípica.

Folga e vibração nas abas, tampas laterais, paralama ou rabeta poderia te confundir facilmente, mas depois de mandar olhar volte e nos diga como foi. aê!

ADMINISTRADOR

Moto: : YBR Factor ED

Mensagem por raffafsphb em Ter 27 Jun 2017 - 21:48

Realmente era mesmo o tal do rolamento do comando. Estava com folga e ficava um barulho estranho em alta rotação. O motor está ótimo não tem nenhum barulho anormal além desse que tinha, a moto está muito conservada.
raffafsphb
Novatos
Novatos

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Qui 29 Jun 2017 - 12:36

raffafsphb escreveu:Realmente era mesmo o tal do rolamento do comando. Estava com folga e ficava um barulho estranho em alta rotação. O motor está ótimo não tem nenhum barulho anormal além desse que tinha, a moto está muito conservada.

Que bom que a solução foi rápida, com certeza todos nós ficamos contentes.

Como tu és interessado na manutenção e conservação da moto. Recomendo baixar o plano de lubrificação e manutenção para a YBR 125 Factor.

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t4506-plano-de-manutencao-e-lubrificacao-basica-e-preventiva

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Alex em Dom 2 Jul 2017 - 13:28

Boa amigo! aê!

ADMINISTRADOR

Moto: : YBR Factor ED

Mensagem por jeguinho em Dom 17 Set 2017 - 15:51

pessoal beleza?

há um tempinho a minha factosa esta fazendo um barulho em altas rotaçoes, quando chega perto dos 60 km por hora ele ja fica bem evidente. é somente quando estou acelerando a motoca, quando estou em reduzida na faz esse barulho.

desconfiado de que poderia ser as valvulas desreguladas, eu resolvi dar uma conferida, segundo o manual as regulagens toleradas sao :

8 a 12 milimetros admissão

10 a 14 milimetros escape

na admissao estava com 9 milimetros, dai nao mexi e mantive como estava
o escape estava com 15 milimetros, dai eu calibrei para 13 milimetros a valvula de espape.

o barulho em alta rotação continou, dai eu uma semana depois de regular , abri de novo as tampinhas das valvulas e conferi de novo, tava a mesma regulagem, 9 mm admissao e 13 escape.

dai eu desconfiado de que poderia ser a relação, por ela ser de uma marca paralela, eu troquei por um kit de relação original , o problema continuou

dai eu desconfiei do tensor da corrente de comando, tirei ele e dei uma verificada, o funcionamento dele parece estar ok, ainda tem curso para esticar a corrente de comando.

desconfiei tambem que poderia ser o mesmo problema do raffafsphb, dai eu fiz o teste , retirei a tampinha que da acesso a coroa de comando de valvulas, tirei o tencionador para afrouxar a corrente de comando, e verifiquei se tinha algum tipo de folga no rolamento do eixo de comando balançando a coroa da corrente. nao tinha nenhuma folga.

aproveitei e dei uma conferida o aperto dos parafusos do motor, esta tudo ok

a moto  nao baixa, oleo, anda normal, nao perde compressao, consumo ok de gasolina, 57 mil km rodados

enfim, a minha duvida é a seguinte, esse barulho é normal ou pode ser algo na parte de baixo do motor? lembrando que ele acontece apenas em aceleraçoes e em alta rotação, em reduzida e ponto morto o barulho e normal
jeguinho
Colaborador
Colaborador

Moto: : ybr 2011 ED

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Seg 18 Set 2017 - 12:27

Olá Jeguinho

Sabemos que tu és um cara cuidadoso com tua moto. Sua moto não tem alta quilometragem.

Um motor conforme a quilometragem evolui tende a mudar um pouco o som característico dele. Devido ao natural aumento das folgas entre algumas peças. Sem que isso signifique problemas.

O motor da Factor é relativamente silencioso. Por essa razão o barulho dos balancins acionando as válvulas é facilmente audível. Principalmente depois do motor aquecido.

Pode ser que este barulho seja apenas os ruídos característicos do acionamento de válvulas. Ocorre que na YBR Factor estes ruídos são normais. Na penúltima vez que regulei a folga de válvulas, depois de 6.000 km, quando eu acelerava em retomadas a partir de 5.000 rpm eu ouvia nitidamente as válvulas como uma máquina de costura. Mas a moto estava fazendo 42 km/l.

Então regulei as folgas de válvulasambas em 0,10 mm (dez centésimos de milímetro). E o barulho sumiu, não ficou audível. Em compensação o consumo de combustível aumentou para 40,5 km/l. Mas o motor quente em marcha lenta mesmo assim ouço o bater de válvulas.

Minha sugestão é que regules ambas para 0,10 mm se este barulho diminuir ou sumir. Então descobriste a causa.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por jeguinho em Seg 18 Set 2017 - 16:54

valeu Ctrl -Alt -Del

tava pensando mesmo em mudar a regulagem das valvulas, vou passar pra 10 milímetros as duas
jeguinho
Colaborador
Colaborador

Moto: : ybr 2011 ED

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: