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Aquecimento no freio traseiro

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Aquecimento no freio traseiro

Mensagem por Cristiane Barboza em Sex 23 Jun 2017 - 18:46

Gostaria de saber se é normal esquentar muito na roda traseira o cubo l da roda do freio no caso.porque o da frente esquenta tbm mas gostaria de saber porque o de traz demora mais que o da frente pra esfriar, se é normal.
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Re: Aquecimento no freio traseiro

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Sex 23 Jun 2017 - 19:11

A ação dos freios sejam eles a disco ou a tambor. Funcionam baseados no mesmo princípio que é o atrito.

Atrito gera calor, a roda dianteira é melhor resfriada pela ação do ar porque recebe todo ar frontal, a traseira nem tanto. Ademais a roda traseira é a motriz, o atrito entre a corrente e coroa é mais um fator de aquecimento.

Mas se o freio traseiro foi regulado alto demais. Então pode ficar pegando um pouco e produzir calor constante. As rodas devem girar livres com os freios não acionados. Isto é fácil de verificar percebes?

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Re: Aquecimento no freio traseiro

Mensagem por Cristiane Barboza em Sex 23 Jun 2017 - 19:26

Sim não ando com o pé no freio,isso tinha acontecido uma vez porque eu como não tinha muita experiência andava com o pé constantemente com o pé no freio para controlar a velocidade mas agora já aprendi que a velocidade se controla no acelerador.mas então é normal aquecer atraz?com relação ao freio estar muito alto o ideal qual é? Talvez deva baixar o freio um pouco? Brigada ☺
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Re: Aquecimento no freio traseiro

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Sex 23 Jun 2017 - 19:55

O ideal é tu fazeres duas coisas.

Ler o manual do proprietário lá há instruções de como regular o freio traseiro.

Ter aulas adicionais de pilotagem com um instrutor de autoescola.

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Re: Aquecimento no freio traseiro

Mensagem por Cristiane Barboza em Sex 23 Jun 2017 - 20:03

Não acho que precise aulas mas brigada igual.só queria saber se é normal o aquecimento só isso
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Re: Aquecimento no freio traseiro

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Sex 23 Jun 2017 - 20:56

Beleza, mas qual foi a parte que tu não entendeste com a explicação lhe dada?

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Re: Aquecimento no freio traseiro

Mensagem por Cristiane Barboza em Sex 23 Jun 2017 - 21:57

Não. entendi tudo sim sem problemas, só me especifiquei que não era aulas de que eu precisava mas só umas dicas porque em auto escola não ensinam muita coisa .mas Obrigada pelas dicas foram muitas claras e rápidas me tiraram muitas dúvidas, muito obrigada mesmo .fico satisfeita em saber que posso contar com as dicas e ajuda de vocês. Obrigada mesmo! Qualquer outra dúvida se não for encomodar volto a perguntar. Boa noite☺
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Re: Aquecimento no freio traseiro

Mensagem por Cristiane Barboza em Sab 24 Jun 2017 - 13:15

Pessoal verifiquei o freio e melhorou estavam um pouco alto.não aqueceu tanto...Li o manual.valeu
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Re: Aquecimento no freio traseiro

Mensagem por Alex em Sab 24 Jun 2017 - 20:36

Cristiane, é bem comum no princípio a pessoa usar com mais frequência o freio traseiro somente, isso tb contribui para o aquecimento do conjunto, com o tempo vc se abituará  a usar os dois juntos. Fora isso é normal esquentar bastante o cubo traseiro, e quando a  moto usa rodas de liga leve esse aquecimento ultrapassa o nível do cubo para a roda e até pneu.

Eu particularmente ando 90% do meu dia no trânsito pesado, então tb tenho o costume de ficar com o pé já encostado no pedal de freio e dois dedos da mão tb já apoiados na manete do freio dianteiro, para assim me adiantar na frenagem em milésimos de segundos em alguma situação de perigo, sendo assim eu deixo o pedal de freio mais "baixo" e tb o acionamento da luz de freio  mais baixo, justamente pra não ficar aquecendo e desgastando a coisa toda e no caso da luz, para não ficar acendendo sem eu estar freando.

Fique a vontade para postar suas dúvidas. aê!

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Re: Aquecimento no freio traseiro

Mensagem por Jefferson Ledoux em Qua 9 Ago 2017 - 16:17

Cristiane td bem? Vc pode tbm ajustar o freio e com a mao girar a roda e tenta ouvir se o freio está pegando no cubo. Eu gosto do freio bem justo pra nao precisar descer o pe ate perto do chão pra frear kkkk, mas me atento a isso quando preciso regular a corrente ou retirar a roda.

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Re: Aquecimento no freio traseiro

Mensagem por Cristiane Barboza em Sex 25 Ago 2017 - 19:28

Brigada pessoal pelas dicas
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Re: Aquecimento no freio traseiro

Mensagem por Cristiane Barboza em Sex 25 Ago 2017 - 19:33

Pessoal gostaria de saber se quando vou lavar minha moto seco a correa toda a vez mesmo sem limpa lá? Porque esses dias notei umas marquinhas de ferrugem bem pequenas daí pensei que fosse de uma vez que fui limpar a Correa talvez tivesse deixado com algum pouco de água, mas caprichei dessa vez sequei bem e coloquei o lubrificante estou usando o motul c2. Aproveitando já pergunto também quando vou limpar uso querosene fica bem limpo, alguns uns usam óleo diesel, qual melhor? Brigada
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Re: Aquecimento no freio traseiro

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Sex 25 Ago 2017 - 19:53

Cristiane

A vantagem do Diesel é que ele é menos agressivo para a pintura. Então tu podes aplica-lo com pincel limpo na balança e locais que ficam sujos de óleo. Antes de lavar com detergente e enchaguar.

Recomendo a leitura deste post:

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t4461-lubrificacao-de-correntes-lubrificante-e-limpeza

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Re: Aquecimento no freio traseiro

Mensagem por Cristiane Barboza em Sex 25 Ago 2017 - 20:11

Uma última dúvida o que vem ser retentores? E se posso seguir lavando com querosene,faz mal ?
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Re: Aquecimento no freio traseiro

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Sex 25 Ago 2017 - 22:02

Retentores são anéis de borracha que mantém nos elos o lubrificante colocado na fabricação de algumas correntes.

Para motos pequenas não compensa usar este tipo de corrente porque ela consome uma parcela significativa da potência na roda.

A resposta sobre o querosene está no post que indiquei.

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Re: Aquecimento no freio traseiro

Mensagem por Cristiane Barboza em Sab 26 Ago 2017 - 19:35

Valeu,brigada.
Mas como a minha moto é pequena acho que não possue esses retentores.sim li sobre o post lá diz que o mais indicado para motos com correa com retentores é o óleo diesel, mas porém, como mencionei acredito que a minha crypiton como é de pequeno porte a correa é comum sem retentores.
Com isso acho que posso limpar tanto com querosene quanto com óleo diesel. Porque apesar de ter lido o que me mandaram ainda sim resta uma dúvida sobre isso,desculpem a insistência. Obrigada como sempre .há princípio estou usando para lubrificar a correa MOTUL C2 que me dizem sobre esse?
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Re: Aquecimento no freio traseiro

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Sab 26 Ago 2017 - 21:41

Nada contra o Motul C2 muito pelo contrário. Exceto que custa em volume (ml) acima de 10 vezes mais que lubrificantes sem grife para render a mesma quilometragem.

Para mais detalhes continue lendo o mesmo post indicado, mais abaixo na linha de mensagens dele.

Sobre tu encontrares algumas marcas de ferrugem na corrente. Isso indica a necessidade de lubrifica-la com maior frequência.

Qualquer dúvida é só perguntar aqui ou naquele post.

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Re: Aquecimento no freio traseiro

Mensagem por Cristiane Barboza em Dom 27 Ago 2017 - 8:45

Ta bem Obrigada. Uso o motul c2 porque gostei bastante ele é bem aderente e lubrifica bem e dura mais,porque andei olhando no manual dela e lá constava que deveria usar um lubrificante a base de graxa branca de litio, porém, andei pesquisando e a graxa branca de litio é pouco aderente e não dura muito o motul c2 dura bem mais e como é meio grudento evitar a entrada de sujeira e água. Para dar uma finalizada aqui no nosso assunto como já tirei a dúvida sobre o tipo da minha correa o melhor é o querosene correto,posso seguir limpando tanto com ele como com o óleo diesel? Muito obrigado por tudo mesmo!
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Re: Aquecimento no freio traseiro

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Dom 27 Ago 2017 - 15:39

Cristiane

Vou abordar o assunto de maneira diferente e mais ampla para te passar a minha vivência. Como sou graduado em química eu observo detalhes que passam despercebidos.

Quando eu manipulo estes produtos Diesel e querosene que são em certo grau solventes. Eu os uso para fins distintos nas minhas motocicletas.

Há duas razões para diferenciá-los quanto ao uso:

O custo
O querosene custa mais de 3 vezes o preço do Diesel.

O grau de agressividade
O querosene agride em maior grau peças de borracha, plásticos e partes pintadas. As primeiras no longo prazo ficam inchadas, as segundas ressecadas e as últimas perdem brilho pela ação do ataque do querosene. Por esta razão eu não aplico querosene na “corrente” quando esta estiver no lugar, ou seja, na moto.


Como eu faço uma limpeza completa nas minhas motos a cada aproximadamente 2.500 km que eu chamo de limpeza “top”. Sem retirar (desmontar) a corrente do lugar dela. Então eu limpo todas as partes que ficaram sujas de óleo que espirra aplicando Diesel puro com um pincel.

Esta limpeza abrange o bloco do motor, balança, cobre corrente, amortecedores, cubo da roda, aro de rodas, raios se houver, verso da placa, coroa e também a corrente! E em qualquer outro local onde tenha sujeira de óleo. Afinal, já que eu teria que limpar a corrente e fazer alguma sujeira. Aproveito e faço um serviço completo. Se não quiseres sujar as mãos, você poderia usar luvas. Eu uso depois nas mãos uma pasta de limpeza de mecânico quando termino.

Em seguida eu mando muita água  sob média pressão para remover o excesso depois  ensaboo e enxáguo. Minhas motos sempre ficam brilhando parecendo novas.

Em cada lavagem "top" destas eu uso pouco mais de ½ litro de Diesel. Experimente usá-lo, você iria gostar do resultado. As partes pintadas ficam mais brilhantes depois do uso do Diesel. Alguém poderia pensar: mas essa limpeza faria sujeira na minha garagem com aquele óleo todo.

Não tem terror cara pálida, eu faço essa limpeza fora da garagem. Na rua bem em frente da garagem. O asfalto é negro e a sujeira também.

Já o querosene eu uso para fins específicos mais digamos nobres tais como limpeza de peças durante manutenções periódicas ou preventivas, quando preciso desmontar conjuntos para lubrificação. Mas sempre evito o contato do querosene com borrachas, patins de freio ou pastilhas.

Com relação à  “graxa líquida” o próprio nome passa um erro conceitual. O qual eu esclareço naquele mesmo post ao longo da discussão. O qual que novamente recomendo a leitura e agora com força. Porque graxa não é líquida, graxa é semi-sólida se for líquida não é graxa. O problema é que os marqueteiros inventaram essa história de graxa líquida para vender óleo grosso como graxa. O que gera confusão no discernimento das pessoas.

Como graxa de verdade não é líquida, então ela não é adequada para correntes definitivamente. A graxa (graxa de verdade) de sabão de lítio os manuais recomendam para outras peças, mas não para correntes.  A melhor coisa que uma graxa pode fazer para uma corrente é acumular muita sujeira nela que serviria como um ótimo abrasivo para desgastar a corrente com eficácia. Houve algum mau entendimento na leitura de vosso manual. A graxa de lítio têm outras aplicações que não inclui correntes.

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Re: Aquecimento no freio traseiro

Mensagem por Cristiane Barboza em Ter 29 Ago 2017 - 20:39

Ta bem pessoal brigada pelas dicas mais uma vez desculpe encomodar com tantas perguntas. Mas é porque gostei bastante das dicas e das explicações ,eu como faz pouco tempo que estou com a moto a recém estou me abrangendo das relações da mesma.Obrigada mesmo,valeu!
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Re: Aquecimento no freio traseiro

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Qua 30 Ago 2017 - 7:09

Suas perguntas são totalmente pertinentes aos objetivos do fórum.

Suas perguntas demonstram uma atitude positiva com relação as suas próprias dúvidas. Muitos ogros sequer chegam a ter essas dúvidas. Preferem por defeitos nas coisas no lugar de procurar soluções.

Você sempre será bem-vinda.

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