CLUBE DOS YAMAHEIROS
Desculpa, você está desconectado, faça o Logon usando seu nome de usuário e senha previamente cadastrados ou faça o seu cadastro.

Comando de válvula esportivo e Dúvida sobre parte elétrica/motor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Comando de válvula esportivo e Dúvida sobre parte elétrica/motor

Mensagem por LucasS em Ter 29 Ago 2017 - 18:52

Boa tarde,

Estou pensando em colocar um comando de válvula esportivo na minha factor ed 2011. Mas tenho dúvidas sobre o real efeito dele, e sobre os º.
No momento so acho comando 310º a venda. Procurei diversas informações sobre, mas não deu pra tirar uma conclusão, ja que em cada lugar se fala uma coisa diferente do comando.

Colocando esse comando 310º a moto fica mais forte? Se eu aumentar o pinhão para 15 dentes ela vai continuar forte com a troca do comando ou so vou ganhar velocidade final? Quem souber sobre, ou ja tiver colocado por favor me diz se vale a pena.
Lembrando que ja troquei o gicle de alta do carburador e que uso escapamento gemoto.

Quero tambem tirar outra duvida, a moto quando esta em alta rotação(principalmente em 5º marcha) as vezes do nada ela desliga(quando desliga, basta eu girar a chave como se fosse desligar, e rodar novamente "ligando" que a moto volta e não sei se isso tambem causa um outro problema). Antes quando ela desligava a luz da injeção do painel acendia, mas agora quando apaga a luz nao acende mais, e a luz não esta queimada, ja que ela pisca quando vou ligar a moto.
Isso não acontece sempre, por isso fico em duvida se é um problema no motor, na parte elétrica ou em algum outro lugar.. E ela so começou a fazer isso depois de ficar cerca de 10 dias parada. Sendo que quando fui voltar a andar nela eu fiz a troca da bateria, da vela e do óleo(sempre troquei de 1.000 em 1.000, colocando apenas óleo Yamalube)

LucasS
Iniciante
Iniciante

Moto: : Factor 125 ED

Re: Comando de válvula esportivo e Dúvida sobre parte elétrica/motor

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Qua 30 Ago 2017 - 0:15

O maior problema quando se tenciona melhorar o desempenho da YBR 125 Factor reside no fato que a imensa maioria que se propõe a fazê-lo não têm o real conceito de qual é a complexidade que é ajustar um motor como um todo com novas configurações.

Por exemplo o cidadão pensa que trocando somente um carburador a moto chegará a 140 km/h. Que trocando uma árvore de comando somente, ela terá maior torque em altas rotações e o motor giraria liso em baixas rotações e por aí vai.

Então o camarada começa a pesquisar e ouve de vendedores e pseudo preparadores tudo que ele gostaria de ouvir antes de comprar peças e serviços. Depois do serviço feito ele se dá conta que as expectativas não se concretizaram.

Tudo isso acontece porque existem poucos profissionais que realmente podem ser chamados de preparadores. A maioria é fuçona e trabalha na base da tentativa e erro usando o caboclo de cobaia, mas não domina conceitos da física e da matemática aplicados a motores de combustão.

A preparação de motores em um nível profissional envolve o conhecimento de modelos matemáticos e de técnicas  que poucos dominam. Preparadores que alcançam este nível não trocam peças apenas. Eles sabem o efeito de cada mudança e têm a percepção necessária para ajustar o conjunto dentro do projeto que este se propôs a implementar.

O problema é que o camarada pensa que somente trocando alguns componentes a moto vai chegar aos 150 km/h e o motor chegará aos 100.000 km sussa e não terá aumento de consumo de combustível. E que todo o serviço de preparação fica baratinho, aí véio o barato sai caro pacas e o caboclo fica batendo cabeça. Depois aparecem no fórum na esperança que os tiozinhos deem uma ajudinha.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Moto: : Factor 125K1 14

Mensagem por LucasS em Qua 30 Ago 2017 - 2:47

Minha dúvida é se trocando o comando a moto fica um pouco mais forte, ja que pretendo usar um pinhão 15 pra dar folga no motor, mas fico cismado da moto ficar pesada.(Li sobre tal acredito que aqui no fórum, mas não consegui localizar o post, por isso a dúvida)

E tambem gostaria de receber ajuda se o outro problema é parte elétrica e afins. Porque aqui na minha cidade não tenho um mecânico de confiança, maioria é malandro e é bem difícil fazer um filtro dos que podem realmente confiar e que não invente nenhum outro problema.

LucasS
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Qua 30 Ago 2017 - 5:09

A tua moto é ano 2011 e modelo 2010? Ou não tem a válvula cutoff?

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por LucasS em Qua 30 Ago 2017 - 13:28

Ela é 2011/2011, não tem essa valvula ai não.

A parte da elétrica ja foi resolvida, era um mero problema na ignição..

Agora so me resta a duvida do real desempenho do comando, se só aumenta os rpm do motor, se da mais força e etc.. Como eu disse quero colocar um pinhão 15, mas com ela original eu achei pesada. Com o comando ela vai ficar forte assim como é com o pinhão original?

LucasS
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Ctrl -Alt -Del em Qua 30 Ago 2017 - 22:47

Papo reto é o seguinte. Contate um preparador que saiba fazer um projeto completo de acordo com teus objetivos.

Do contrário irá acontecer o que lhe escrevi irá bater cabeça.

Crtl-Alt-Del

Ctrl -Alt -Del
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por LucasS em Qui 31 Ago 2017 - 21:06

Ok, obrigado.

LucasS
Iniciante
Iniciante