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GRAXA QUAL USAR???

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GRAXA QUAL USAR???

Mensagem por JoaoNeto em Dom 7 Out 2012 - 14:27

olá galera, a quanto tempo heim?! vcs devem estar se perguntando q diabos de topico é esse pois bem vamos a explicação, vc decide dar uma lubrificada na sua moto por conta propria e pensa "vou usar a graxa q euu tenho guardada aqui mesmo e lubrificar a moto inteira" (sera q vc esta fazendo certo?) saiba q existem varios tipos de graxas e lubrificantes e cada um tem sua caracteristica e aplicação proprios pensando nisso foi q eu criei este topico vamos ao q interessa "let's go"

Graxas Lubrificantes: Tipos, Classificação e Desempenho

Guilherme de Melo Zanini

Profº. Dr. João Cândido Fernandes

BAURU/2010

INTRODUÇÃO

Graxas lubrificantes são o nome genérico e popular dado a lubrificantes
pastosos compostos (semiplásticos) ou de alta viscosidade.
A graxa é constituída da mistura de um líquido lubrificante (óleo mineral ou
sintético), de um produto sólido ou semi-sólido (agente espessante) e aditivos, e tem
como função reduzir o atrito, o desgaste, o aquecimento e proteger contra a corrosão.
É o óleo que realmente lubrifica e o agente espessante é responsável pela retenção
do óleo.

TIPOS

O tipo e as características das graxas se devem ao tipo de agente espessante
do qual ela é constituída; normalmente é utilizado nas graxas convencionais, os
sabões metálicos como os de cálcio, sódio e lítio. Pode-se ainda usar como
espessante outros materiais como sílica-gel ou argilas especiais (bentonita), que são
pouco empregadas devido ao seu elevado custo.

Graxa à base de sabão de Cálcio (Ca)

Graxa de cálcio tem uma estrutura macia similar a de manteiga e apresenta
boa estabilidade mecânica. São normalmente estáveis com 1 a 3% de água e não
dissolvem na água. Não devem ser utilizadas em temperaturas acima de 60 ºC (140
ºF).
As graxas de cálcio são recomendadas para instalações expostas a água em
temperatura de até 60 ºC (140 ºF), tais como a seção úmida de máquinas de
fabricação de papel. Graxas de cálcio proporcionam normalmente boa proteção contra
água salina e podem ser utilizadas com segurança em ambientes marinhos.
Graxas de cálcio estabilizadas com outro agente que água podem ser
utilizadas em temperatura de até 120 ºC (250 ºF). Graxas de complexo de cálcio são
um exemplo.

Graxas à base de sabão de sódio (Na)

Graxas à base de sabão de sódio podem ser utilizadas numa gama mais ampla
do que graxas normais de cálcio. Estas graxas apresentam boas propriedades de aderência e vedação. Fornecem também, proteção contra ferrugem, embora, ao fazê-
lo, diminua consideravelmente a sua capacidade de lubrificação. Se água demais
penetra no rolamento, há risco da graxa ser expelida.Portanto, não devem ser
utilizadas em aplicações muito úmidas.
Graxas sintéticas à base de sabão de sódio podem trabalhar em temperaturas
de até 120 ºC (259 ºF).

graxas à base de sabão de lítio (Li)

A estrutura destas graxas é semelhante aquela das graxas de sabão de cálcio:
macia e similar a manteiga. Possuem muitas das vantagens das graxas à base de
sabão de cálcio e sódio, mas praticamente nenhuma das desvantagens. Sua
capacidade de aderir às superfícies metálicas é boa. Estabilidade em temperatura
elevada é excelente; a maioria das graxas à base de sabão de lítio pode ser utilizada
em variação muito ampla de temperatura.
Graxas de lítio são desprezivelmente solúveis em água. Podem ser utilizadas
em aplicações úmidas quando a temperatura é muito alta para a graxa à base de
cálcio.

Graxas sintéticas

Este grupo inclui graxas baseadas em óleos sintéticos, tais como éster e
silicone, que não oxidam tão rapidamente como óleos minerais. Portanto, graxas
sintéticas têm, em geral, uma gama mais ampla de aplicações do que outras graxas.
São utilizados diversos agentes espessante, incluindo sabão de lítio, bentonita e
PTFE. A maioria das graxas sintéticas são produzidas a fim de satisfazer padrões
militares de testes para aplicações em instrumentação e dispositivos de controle em
aeronaves, robôs e satélites. Estas graxas revelam freqüentemente baixa resistência
ao atrito em temperaturas baixas como - 70 ºC (-95 ºF).

CLASSIFICAÇÃO DAS GRAXAS

Para medir a consistência usa-se um cone, um copo com o material a ser
analisada e uma escala em 1/10 mm. O ensaio é feito com 25°C e mede-se, quantos
mm o cone penetra na massa.
Em geral a penetração é feita em repouso, porém para verificar se a graxa é
estável ao trabalho (amassamento), existe o ensaio com 60 ou 100.000 ciclos. Caso o
material abaixe muito nestes ciclos de amassamento sua consistência é um indicador
que o sabão ou espessante não resistem ao trabalho. A classificação mais simples de consistência de graxa lubrificante é dividida em 9 classes e medida como penetração
trabalhada ( 60 ciclos ) como por exemplo:

Seleção de graxas

Todas as precauções tomadas para evitar falhas de rolamento podem ter
pouco efeito se for escolhida a graxa errada. É importante selecionar a graxa que
ofereça uma película de óleo com suficiente capacidade de carga sob as condições
operacionais. Portanto, é muito importante conhecer a viscosidade do óleo base da
graxa na temperatura de trabalho. Fabricantes de equipamentos especificam
geralmente um tipo particular de graxa, a maioria das graxas padronizadas cobrem
uma ampla gama de aplicações.

Graxa de Silicone

Os tipos de graxa de silicone são classificados com base no sabão utilizado em sua fabricação.

Graxa de silicone à base de alumínio: macia; quase sempre filamentosa; resistente à água; boa estabilidade estrutural quando em uso; pode trabalhar em temperaturas de até 71°C. É utilizada em mancais de rolamento de baixa velocidade e em chassis.

Graxa de silicone à base de cálcio: resistente à água; boa estabilidade estrutural quando em uso; deixa-se aplicar facilmente com pistola; pode trabalhar em temperaturas de até 77°C. É aplicada em chassis e em bombas d’água.

Não deve ser usada em temperaturas acima de 70°C, pois havendo evaporação da água, o sabão e o óleo se separam.

Graxa de silicone à base de sódio: geralmente fibrosa; em geral não resiste à água; boa estabilidade estrutural quando em uso. Pode trabalhar em ambientes com temperatura de até 150°C. É aplicada em mancais de rolamento, mancais de rodas, juntas universais etc.

Graxa de silicone à base de lítio: vaselinada; boa estabilidade estrutural quando em uso; resistente à água; pode trabalhar em temperaturas de até 150°C. É utilizada em veículos automotivos e na aviação. São as graxas denominadas de múltiplas aplicações As graxas de lítio foram desenvolvidas particularmente para a aviação.

São usadas Tanto no campo automotivo como industrial ( lubrificação de mancais de buchas e rolamentos,pinos e chassis e em todas as máquinas e veículos sujeitos à umidade, calor, poeira, choque).

Graxa de silicone à base de bário: características gerais semelhantes às graxas à base de lítio.

Graxa de silicone mista: é constituída por uma mistura de sabões. Assim, temos graxas mistas à base de sódio-cálcio, sódio-alumínio etc.



Graxa Branca

- Graxa formulada com ingredientes listados pelo FDA

Graxa Branca de grau H-1 tanto podem ser de base mineral quanto sintética, sendo que o óleo sintético mais encontrado no mercado é o Polialfaolefina. Complexo de alumínio, atualmente é o espessante mais comum entre as graxas brancas atoxicas, resultando em produtos com boa resistência a esforços.

Graxa Branca alimentícia a base de espessante complexo de alumínio, também podem suportar temperaturas elevadas. Além disso, elas são altamente resistentes à água, o que é vital para os equipamentos nos processos alimentícios e de bebidas por causa da lavagem pós-turno.
Temos toda a linha de lubrificantes Atóxicos, Grau Alimentício, desenvolvida para Indústrias Alimentícias,Farmacêuticas, Embalagens, etc., ou onde seja necessária a utilização de graxas brancas e atóxicas.



Graxa Azul

- Consistência da Graxa Azul e Graxas em Geral

A consistência da graxa Azul , conhecida no mercado pela sua cor característica ,é medida pela resistência que esta opõe à deformação sob a aplicação de uma força. A consistência de uma graxa é medida pelo grau NLGI (National Lubricanting Grease Institute – Instituto Internacional de Graxas Lubrificantes).

Diz-se que a penetração é trabalhada, quando a graxa é comprimida por um dispositivo especial 60 vezes a uma temperatura de 25°C, antes de medir a penetração.

As graxas menos consistentes do que 0 ( zero) são chamadas semifluidas e as mais resistentes do que 6 (seis) são chamadas de graxa de bloco.

As graxas são compostos lubrificantes semi-sólidos constituídos por uma
mistura de óleo, aditivos e agentes engrossadores chamados sabões metálicos, à base de alumínio, cálcio, sódio, lítio e bário. Elas são utilizadas onde o uso de óleos não é recomendado.



Graxa para Rolamentos

- Tipos de Graxa para Rolamentos

Os tipos de graxa para rolamentos são classificados com base no sabão utilizado em sua fabricação.

Graxa para rolamentos à base de alumínio: macia; quase sempre filamentosa; resistente à água; boa estabilidade estrutural quando em uso; pode trabalhar em temperaturas de até 71°C. É utilizada em mancais de rolamento de baixa velocidade e em chassis.

Graxa para rolamentos à base de cálcio: vaselinada; resistente à água; boa estabilidade estrutural quando em uso; deixa-se aplicar facilmente com pistola; pode trabalhar em temperaturas de até 77°C. É aplicada em chassis em bombas d’água e rolamentos.

Não deve ser usada em temperaturas acima de 70°C, pois havendo evaporação da água, o sabão e o óleo se separam.

Graxa para rolamentos à base de sódio: geralmente fibrosa; em geral não resiste à água; boa estabilidade estrutural quando em uso. Pode trabalhar em ambientes com temperatura de até 150°C. É aplicada em mancais de rolamento, mancais de rodas, juntas universais etc.

Graxa para rolamentos à base de lítio: vaselinada; boa estabilidade estrutural quando em uso; resistente à água; pode trabalhar em temperaturas de até 150°C. É utilizada em veículos automotivos e na aviação. São as graxas denominadas de múltiplas aplicações As graxas de lítio foram desenvolvidas particularmente para a aviação.

São usadas Tanto no campo automotivo como industrial ( lubrificação de mancais de buchas e rolamentos,pinos e chassis e em todas as máquinas e veículos sujeitos à umidade, calor, poeira, choque).

Graxa para rolamentos à base de bário: características gerais semelhantes às graxas à base de lítio.

Graxa para rolamentos mista: é constituída por uma mistura de sabões.
Assim, temos graxas mistas à base de sódio-cálcio, sódio-alumínio etc.

Além dessas graxas, há graxas de múltiplas aplicações, graxas especiais
e graxas sintéticas.



Graxa Alimentícia

- Graxas Alimentícias com ingredientes listados pelo FDA

Graxas alimentícias de grau H-1 tanto podem ser de base mineral quanto sintética, sendo que o óleo sintético mais encontrado no mercado é o Polialfaolefina. Complexo de alumínio, atualmente é o espessante mais comum entre as graxas deste tipo, resultando em produtos com boa resistência a esforços.

Graxas alimentícias a base de espessante complexo de alumínio, também podem suportar temperaturas elevadas. Além disso, elas são altamente resistentes à água, o que é vital para os equipamentos nos processos alimentícios e de bebidas por causa da lavagem pós-turno.

Temos toda a linha de lubrificantes Atóxicos, Grau Alimentício, desenvolvida para Indústrias Alimentícias,Farmacêuticas, Embalagens, etc., ou onde seja necessária a utilização de lubrificantes brancos ou atóxicos.

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Re: GRAXA QUAL USAR???

Mensagem por Natan_Shark em Dom 7 Out 2012 - 16:36

grande JN voltou em grande estilo mandando ver nos topicos,

prazer revelo no forum

+1, sem medo

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Re: GRAXA QUAL USAR???

Mensagem por Xandyroesch em Dom 7 Out 2012 - 16:41

Muito bom o topico JN, seja bem vindo novamente.
+1 merecido.

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Re: GRAXA QUAL USAR???

Mensagem por Alex em Dom 7 Out 2012 - 19:02

Putz, legal hein parceiro, eu nem sabia disso, uso somente a graxa azul e tudo quanto há rss. Vou começar a prestar mais atenção nesses detalhes.
+1 pra vc.

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Re: GRAXA QUAL USAR???

Mensagem por Cássio Teixeira em Dom 7 Out 2012 - 19:05

Mandou bem João Neto é mais 1!!!!!!!!!!!!!!!!!!Seja bem vindo!!!!!!!!!!!!!

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Re: GRAXA QUAL USAR???

Mensagem por Natan_Shark em Qua 10 Out 2012 - 21:30

Xann escreveu:Putz, legal hein parceiro, eu nem sabia disso, uso somente a graxa azul e tudo quanto há rss. Vou começar a prestar mais atenção nesses detalhes.
+1 pra vc.

kkk se o próprio mestre usa graxa azul em tudo imagina eu

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Re: GRAXA QUAL USAR???

Mensagem por Cristiano Neto em Qua 10 Out 2012 - 21:41

JN, muito interessante essa exlicação. Parabéns pelo tópico.

Ah... +1 na tua conta.....

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Re: GRAXA QUAL USAR???

Mensagem por MARCINHO em Qua 10 Out 2012 - 22:15

tb so uso azul mas nao sabia dessas informacoes interesante

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Re: GRAXA QUAL USAR???

Mensagem por Xandyroesch em Qui 11 Out 2012 - 0:31

eu uso uma branca da propria yamaha, ela é indicada para a linha nautica ou seja a prova de agua e por ai vai kkkk

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Re: GRAXA QUAL USAR???

Mensagem por SAPIESMOTORS em Qua 7 Nov 2012 - 19:45

Interessante mesmo, não sabia de nada disso, só sei de uma coisa na pratica... não usem graxa com grafite em rolamentos. Uma vez fiz isso, coloquei grafite em pó (lubrificante seco) na graxa, achando que isso iria melhorar mais a lubrificação... o resultado foi que comeu o rolamento a ponto da roda ficar bamba. Kkkkkkk nunca mais...

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Re: GRAXA QUAL USAR???

Mensagem por Xandyroesch em Qua 7 Nov 2012 - 19:48

Putz que coisa eim Sapies, dessa eu nao sabia ainda, nem vou tentar entao.

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Re: GRAXA QUAL USAR???

Mensagem por Zé Américo em Qua 7 Nov 2012 - 20:06

Show de bola Joao,+1 pra voce! aê!
Eu tinha feito uma pergunta em outro tópico,sobre graxas e nao tive resposta. Sad
Agora lendo esse tópico,todas foram esclarecidas Smile

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Re: GRAXA QUAL USAR???

Mensagem por Zé Américo em Qua 7 Nov 2012 - 20:16

Cocolar lubrificante seco(grafite),com outros lubrificantes oleosos,causa o efeito lixa.As partículas do grafite sao muito duras e em contato com a graxa,elas atritam com a peça ao invés de lubrificá-la.

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Re: GRAXA QUAL USAR???

Mensagem por Xandyroesch em Qua 7 Nov 2012 - 20:19

Bom saber disso Zé, vou evitar fazer essa mistura entao.

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Re: GRAXA QUAL USAR???

Mensagem por Zé Américo em Qua 7 Nov 2012 - 20:23

aê!

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