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Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor559

Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

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Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Alex em Sex 4 Maio 2012 - 14:54

LIMPEZA CARBURADOR



Procurem um lugar limpo e um espaço bom
e com muita luz, as peças são pequenas e frágeis, eu usei uma fôrma de
bolo da Sra Patroa, percebam que já está meio corroída devido eu já tê-la
usado para outros trabalhos auhauhauhauh....
Com uma chave Philips afrouxe e solte as abraçadeiras que prendem o carburador a coifa da caixa de ar e ao coletor de admissão






Feche a torneira de combustível, desconecte as mangueiras de combustível, do ladrão que fica em baixo da cuba e uma
outra que tem pelo lado de dentro logo acima da entrada de combustível no carburador.
Eu optei por não tirar o sensor do TPS do carburador, pois todo mundo no Fórum que tirou depois teve o maior trabalho com a maldita luz laranja acendendo.



Com uma chave 10' solte o cabo do acelerador




Pra soltar o conector do sensor TPS, com uma chave de fenda aperte na área circulada em vermelho e com a outra mão puxe o conector para baixo, só enfiar a ponta da chave de fenda nesse orifício, com cuidado pra não forçar e quebrar a peça. Nas YBR Factor que tenham a válvula CutOff, abaixo do sensor TPS, é só puxar o conector.






Na Factor que tem a valvula CutOff, vai haver tb um conector preso á um dos parafusos da cuba, esse parafuso é muito chato de tirar, mas retire o carburador da coifa da caixa de ar e do coletor de admissão, gire-o para a esquerda para esse parafuso ficar á vista e no ponto de vc afrouxar e retirar ele.




Já com o carburador fora retire os dois parafusos da tampa, muito cuidado com o Diafragma que tem por dentro, ele é muito sensível e se rasgar vc estará com sérios problemas.








Por baixo retire os 3 parafusos da cuba, no caso da Factor com valvula CutOff vc já vai ter retirado um desses parafusos anteriormente. Puxe a cuba com cuidado.




Não retire apenas o Gicleur para evitar que ele se estrague ou danifique, retire a flauta toda, retire tb a flautinha menor ao lado e o parafuso que prende o eixo da bóia. Muito cuidado com essa bóia e agulha, são muito sensíveis, se amassar, empenar ou sumir qualquer pecinha vc terá grandes problemas.






Retire o parafuso da regulagem da mistura de marcha lenta, veja na foto quantas pecinhas ele tem, então vc vai ter que retirar todas elas de dentro do furo, caso vc suma qualquer pecinha dessa vc terá graves problemas.






ATENÇÃO, ao colocar esse parafuso da mistura da marcha lenta vc terá que fazer a regulagem novamente, a regulagem padrão que dá certo em 95% de todas as motos é vc deixar o parafuso com 2 voltas e meia, ou seja, aperte o parafuso com carinho até o final e o desenrosque 2 voltas e meia
.

Solte o braço do Afogador.




Solte o afogador com uma chave 14'.Olha que interessante, ao contrário do que disseram por aqui, esse afogador tem o sistema bem diferente da linha HONDA, na linha Honda o afogador fecha uma borboleta obrigando o motor sugar mais combustível da cuba, ja na YBR quando vc puxa o afogador vc vai estar liberando uma passagem extra de combustível da cuba diretamente pra dentro do motor.






Outro detalhe importante que não se pode esquecer é de tirar essa
pequena peneira que fica na entrada de combustível do carburador, ela é
muito fina, com o tempo vai tampando com a própria borra ou sujeira da
gasolina, ocasionando assim falta de combustível, engasgos e outros
males.



Puxe ela com alicate, mas tome cuidado para não danificá-la como eu fiz, aff!





Para fazer uma boa limpeza no carburador eu geralmente uso CAR-80, mas como meu carburador nem estava tão sujo eu optei por lavar com Diesel, o CAR-80 é bem corrosivo, caso precisem ou queiram usar esse produto, prestem bem atenção nas instruções contidas na lata do mesmo.

Joguei Diesel nele todo, deixei agir por uns 15 minutos, dei mais um banho de Diesel e retirei toda a sujeira com pincel, depois mais um banho de Diesel e finalmente um banho na torneira. Ficou novinho novamente.





Se tiverem compressor de ar melhor ainda, assopre em todos os orifícios do carburador pra terem certeza de que ficou bem limpo, caso não tenha assoprem com a boca mesmo em todos os furinhos da melhor forma que puderem.

Agora é só montar tudo com muito cuidado pra não sobrar e nem faltar nada, o parafuso da mistura de marcha lenta vc já aperta ele até o final e já solta as duas voltas e meia, monte tudo, todas as mangueiras, abra a torneira de combustível conte até 10 e se vc fez tudo certinho vai ser só apertar o botão de partida ou dar uma pedalada que a bichinha vai ficar contando em marcha lenta. Caso não dê certo, infelizmente vc vai ter que procurar alguém com mais conhecimento para ver o que vc fez errado.

Galera não é necessário retirar a agulha do pistonete, mas caso alguém resolva tirar é só girar essa pecinha marrom que tem dentro dele, isso aí é uma trava e por baixo tem uma molinha, muito cuidado pra não perder essa molinha.





Ahh! Certa vez li que um brother que não me lembro quem, disse que teve problema com esse diafragma e o "mecânico" parece que falou que deu problema pq lavaram essa borracha com gasolina. Putz eu fico impressionado como pode ter tanta gente incompetente assim que se diz o "Mecânico", se essa borracha fica dentro do carburador ela vai ser sensível á gasolina? Mas enfim, a real é que ela fica sempre molhada com gasolina, podem observar os dois furinho que o pistonete tem por baixo, alí entra ar e respingos de gasolina, todas as vezes que eu abri o carburador o pistonete assim como o diafragma de borracha estavam molhados com gasolina.



Pessoal, eu coloquei o escapamento esportivo na minha moto e desde então que eu a sinto presa, amarrada, mas a explicação é simples, como o escape esportivo é "aberto", quase sem restrição aos gases que saem da câmara de combustão, a tendência natural do motor vai ser dar Falta de Combustível, então resolví esse problema levantando a agulha em mais ou menos 0,5mm. Esse levante foi muito, o funcionamento do motor ficou meio áspero, então retirei uma das espumas do filtro de ar e a moto agora ficou excelente, macia e forte, deixa as outras Factor pra trás fácil fácil. Só que claro, "Cavalo anda, cavalo bebe", a moto que sempre fez 40km/L agora faz só 36km/L, mas eu não me importo, to muito satisfeito com o novo "Fôlego" que a motinha ganhou.

O procedimento é simples, peguei uma tampinha de ARISCO e recortei um pedacinho, enfiei na agulha do carburador e recortei as beiradas até ficar certinho, redondinho como a cabeça da agulha.

Só lembrando que só serve pra moto com escape esportivo, se fizer isso com escape original ou até Gemoto, Mini Pipe, não vai prestar, pois a saída de ar desses dois ultimos é quase a mesma do escape original, então a moto vai afogar, engasgar, beber muito e não andar nada.






Última edição por Alex em Sab 6 Fev 2016 - 21:30, editado 3 vez(es)

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Milena Freitas em Sex 4 Maio 2012 - 15:09

Nem me meto a fazer isso... Deus me livree.. hum???
Tenho medo de não conseguir montar...kkkkkkk

Ah!! +1 pra vc é clarooo aê!

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por 'dalton" em Sex 4 Maio 2012 - 15:16

Muito bom hein XANN, vc é mesmo corajoso, não sei se tenho essa coragem não rss.
Eihh, esse carburador é do mesmo da nova XTZ né? Ow vc poderia postar esse tópico lá na área da XTZ tb hum???

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por MidNight em Sex 4 Maio 2012 - 15:18

Rapaz vc me surpreende á cada dia rss. Tá de parabéns parceiro.
Xann, vc poderia seguir a idéia do nosso amigo Dalton e postar esse tópico na área da XTZ pra gente, por favor, claro. aê!

palmas1 palmas1 palmas1 palmas1

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Raimundo em Sex 4 Maio 2012 - 15:20

muito bom xann, vou ver se faço isso na minha em breve.

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Milena Freitas em Sex 4 Maio 2012 - 15:21

palmas1
aê XANN, legião de fãs..uahauhau

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por *Bruguello* em Sex 4 Maio 2012 - 15:22

Xan muito bom o topico, mas me diz ai, pq vc nao tirou esse sensor tps?

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Alex em Sex 4 Maio 2012 - 15:28

MID, valeu irmão!

Raimundo, qualquer dúvida pode perguntar brother!

Milena muito obrigado, ainda quero ver vc desmontando sua moto e montando de novo.

Bruguello, cara, eu não entendo muito de parte elétrica, só sei que todas as pessoas que já ví que tiraram aquela zica alí tiveram problemas depois, a bendita luz laranja do painel passou a acender com frequencia, aí eu preferí não arriscar, já que aquilo é a prova de água mesmo eu fiz o trampo todo com ele no lugar.

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Milena Freitas em Sex 4 Maio 2012 - 15:38

Quem sabe XANN, quem sabeum diaaa Yeah!

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Natan_Shark em Sex 4 Maio 2012 - 21:51

para bens depois irei tentar esse lance de levantar a agulha + 1 merecido pra vc parabéns palmas1 palmas

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Alex em Sex 4 Maio 2012 - 23:18

Valeu Natan, muito obrigado. Mas o detalhe é que se for com escapamento original vai dar excesso de combustivel e a moto vai ficar ruim pra andar.

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por rodrigo baiuga em Sex 4 Maio 2012 - 23:26

da hora o topico,vc podia fazer outros com outras dicas:EX:como trocar as lampadas do painel,como esticar a corrente,etc..

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Alex em Sex 4 Maio 2012 - 23:35

Ôpa, vou fazer sim Rodrigo, já tem um tópico aqui sobre trocar lampadas, logo vai sair um mostrando como lubrificar os rolamentos, ja to até com as fotos aqui do trampo que fiz na minha esses dias. Em breve vou lançar um topico sobre Revisão Geral

Sobre as lampadas do painel segue o link.
http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t13-desmontando-painel-e-trocando-lampadas

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Natan_Shark em Sab 5 Maio 2012 - 8:08

ata vou deixar essa parada pra quando botar o v3

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Xandyroesch em Sab 5 Maio 2012 - 13:11

eu tbm kkk

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Cássio Teixeira em Sab 5 Maio 2012 - 13:44

Grande XANN, tutorial belíssimo, com esse passo apasso agora eu mesmo regulo meu carburador.

Não sei se eu posso pontuar e se é aqui o local serto, mas se for o local e eu puder..... +1 pra você. palmas1

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Alex em Sab 5 Maio 2012 - 15:01

Valeu Cássio, qualquer duvida podem perguntar

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Xandyroesch em Sab 5 Maio 2012 - 20:57

Pois é mestre eu tenho que fazer isso tbm, mas nao sei se tenho coragem suficiente kkk

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Convidad em Sab 5 Maio 2012 - 22:04

aew eu tenho coragem.. assim explicado é mole! Xann aproveite e tire uma duvida... eu somente tirei meu carburador do lugar e acabei quebrando essa peça que vc chama de CutOff e agora a luz amarela do painel fica acendendo direto depende muito quando acelero muito quando reduzo.. eu tentei regular com um tuto de outro forum ai e acabei quebrando eu terei algum problema? como resolver?

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Xandyroesch em Sab 5 Maio 2012 - 22:16

putz qui zica eim mano

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Alex em Dom 6 Maio 2012 - 22:06

Xandy, se vc tiver alguma intimidade com ferramentas, não é difícil não. Mas sua moto tá com quantos km? A minha eu abri o carburador tava com mais de 40.000km rodados e o carburador tava limpinho por dentro, se sua moto tem menos kilometragem que isso não precisa, cuide bem do filtro de ar, siga as instruções da pagina anterior, dessa forma seu carburador vai estar sempre limpinho por dentro. Quando a marcha lenta tiver ruim siga os passos de "Regulando Mistura da Marcha Lenta" e seja feliz

Marthinns
, vc quebrou a peça preta(sensor do TPS)? Ou aquela "cebolinha" que fica em baixo na cuba do carburador? Sua moto é que ano?

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Xandyroesch em Dom 6 Maio 2012 - 22:32

A minha so tem 12mil , mas fico com medo pelo fato d andar muito em estrada d chao, limpo o filtro periodicamente, mas nunca se sabe .

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Alex em Dom 6 Maio 2012 - 22:35

Hum, entendí, mas quando seu carburador tiver sujo mesmo ela vai começar a dar sinais, vai começar a engasgar em alta, ficar ruim pra andar etc, enquanto nao tiver com esses sintomas , tranquilo. Se vc limpa o filtro periodicamente então melhor ainda, continue assim

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Xandyroesch em Dom 6 Maio 2012 - 22:39

Entendi vlw pela dica, hoje eu tirei um tempinho e fiz a regulagem da mistura, amanha vo ver como ela ficou, terminei ja era tarde.

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Convidad em Seg 7 Maio 2012 - 19:23

Xann foi o sensor do TPS mesmo que quebrei... minha moto é 2009/2010 modelo básico...

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

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