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Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor559

Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

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Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Alex em Sex 4 Maio 2012 - 13:54

Bom pessoal, como tem muita gente na dúvida quanto a manutenção do carburador, dei uma geral no meu esses dias pra trás e resolví criar uma espécie de passo á passo aqui pra ajudar todo mundo.

Procurem um lugar limpo e um espaço bom
e com muita luz, as peças são pequenas e frágeis, eu usei uma forma de
bolo da Sra.Xann, percebam que já está meio corroída devido eu já tê-la
usado para outros trabalhos auhauhauhauh....
Com uma chave Philips
afrouxe e solte as abraçadeiras das Fig. 1 e 2, feche a torneira de
combustível, desconecte as mangueiras de combustível, da ladrão e uma
outra que tem pelo lado de dentro, na foto abaixo está por tras entre o
sensor do TPS e mangueira de combustivel.

Eu optei por não tirar o
sensor do TPS do carburador, pois todo mundo no Fórum que tirou depois
teve o maior trabalho com a maldita luz laranja acendendo.





Com uma chave 10' solte o cabo do acelerador



Pra
soltar o conector do sensor TPS, com uma chave de fenda aperte na área
circulada em vermelho e com a outra mão puxe o conector para baixo, com
cuidado pra não forçar e quebrar a peça. Nas YBR Factor que tenha a
valvula CutOff, abaixo do sensor TPS, é só puxar o conector.



Na
Factor que tem a valvula CutOff, vai haver tb um conector preso á um
dos parafusos da cuba, esse parafuso é muito chato de tirar, mas retire o
carburador da coifa da caixa de ar e do coletor de admissão, gire-o
para a esquerda para esse parafuso ficar á vista e no ponto de vc
afrouxar e retirar ele.




com o carburador fora retire os dois parafusos da tampa, muito cuidado
com o Diafragma que tem por dentro, ele é muito sensível e se rasgar vc
estará com sérios problemas.



Por
baixo retire os 3 parafusos da cuba, no caso da Factor com valvula
CutOff vc já vai ter retirado um desses parafusos anteriormente. Puxe a
cuba com cuidado, ela vai estar meio colada pela guarnição do
gicleur(borrachinha preta)



Não
retire apenas o Gicleur para evitar que ele se estrague ou danifique,
retire a flauta toda, retire tb a flautinha menor ao lado e o parafuso
que prende o eixo da bóia. Muito cuidado com essa bóia e a gulha, são
muito sensíveis, se amassar, empenar ou sumir qualquer pecinha vc terá
grandes problemas.



Retire
o parafuso da regulagem da mistura de marcha lenta, veja na figura 9
quantas pecinhas ele tem, então vc vai ter que retirar todas elas de
dentro do furo, caso vc suma qualquer pecinha dessa vc terá graves
problemas.





Solte o braço do Afogador.



Solte o afogador com uma chave 14'.
Olha
que interessante, ao contrário do que disseram por aqui, esse afogador
tem o sistema bem diferente da linha HONDA, na linha Honda o afogador
fecha uma borboleta obrigando o motor sugar mais combustível da cuba, ja
na YBR quando vc puxa o afogador vc vai estar liberando uma passagem
extra de combustível da cuba diretamente pra dentro do motor.





Todas as pecinhas juntas.





Outro detalhe importante que não se pode esquecer é de tirar essa pequena peneira que fica na entrada de combustível do carburador, ela é muito fina, com o tempo vai tampando com a própria borra ou sujeira da gasolina, ocasionando assim falta de combustível, engasgos e outros males.



Puxe ela com alicate, mas tome cuidado para não danificá-la como eu fiz, aff!







Para
fazer uma boa limpeza no carburador eu geralmente uso CAR-80, mas como
meu carburador nem estava tão sujo eu optei por lavar com Diesel, o
CAR-80 é bem corrosivo, caso precisem ou queiram usar esse produto,
prestem bem atenção nas instruções contidas na lata do mesmo.

Joguei
Diesel nele todo, deixei agir por uns 15 minutos, dei mais um banho de
Diesel e retirei toda a sujeira com pincel, depois mais um banho de
Diesel e finalmente um banho na torneira. Ficou novinho novamente.

Se
tiverem compressor de ar melhor ainda, assopre em todos os orificios do
carburador pra terem certeza de que ficou bem limpo, caso não tenha
assomprem com a boca mesmo em todos os furinhos da melhor forma que
puderem.

Agora é só montar tudo com muito cuidado pra não sobrar e
nem faltar nada, o parafuso da mistura de marcha lenta vc já aperta ele
até o final e já solta as duas voltas e meia, monte tudo, todas as
mangueiras, abra a torneira de combustível conte até 10 e se vc fez tudo
certinho vai ser só apertar o botão de partida ou dar uma pedalada que a
bichinha vai ficar contando em marcha lenta. Caso não dê certo,
infelizmente vc vai ter que procurar alguém com mais conhecimento para
ver o que vc fez errado.



Galera
não é necessário retirar a agulha do pistonete, mas caso alguém resolva
tirar é só girar essa pecinha marrom que tem dentro dele, isso aí é uma
trava e por baixo tem uma molinha, muito cuidado pra não perder essa
molinha.

Ahh! Certa vez li que um brother que não me lembro
quem, disse que teve problema com esse diafragma e o "mecânico" parece
que falou que deu problema pq lavaram essa borracha com gasolina. Putz
eu fico impressionado como pode ter tanta gente incompetente assim que
se diz o "Mecânicol", se essa borracha fica dentro do carburador ela vai
ser sensível á gasolina? Mas enfim, a real é que ela fica sempre
molhada com gasolina, podem observar os dois furinho que o pistonete tem
por baixo, alí entra ar e respingos de gasolina, todas as vezes que eu
abri o carburador o pistonete assim como o diafragma de borracha estavam
molhados com gasolina.



Pessoal,
a novidade é que eu levantei um pouco a agulha do carburador e minha
motoca ficou muito mais esperta, nem parece aquela motinha manca de
sempre, as retomadas em 5º marcha começando á 60km/h tornou-se possível
no meio do trânsito, mais força na arrancada, até o barulho do
escapamento ficou mais forte. O trampo consiste em recortar uma tampinha
de temperos ARISCO e fazer uma arroela como na foto abaixo, na primeira
montagem eu coloquei apenas uma, rodei 2 dias surpreso com a força da
motoca mas resolvi abrir e colocar a segunda arroela e fiquei ainda mais
surpreso, a Bruxona agora tá voando no asfalto hehe, mas exageros á
parte, ficou muito boa, mais forte, mais potencia, me sinto mais seguro
agora em ultrapassagens até mesmo na subida. Rodei uma semana dessa forma e resolví
retirar uma das arroelas e deixar somente uma, a moto tava muito forte mas em baixas
acelerações estava um pouco ruim pra andar, só queria andar voando mesmo hehe!

Vejam nas fotos, eu furei e
a enfiei na agulha e em seguida recortei as beiradas para que a arroela
fique com o mesmo desenho da cabeça da agulha. A diferença foi brutal
no meu caso, não sei se o resultado na moto de vcs vai ser o mesmo e nem
me responsabilizo por nenhum dano, mas eu gostei muito.

A moto aumentou um pouco o consumo, antes fazia 40km/l e agora faz entre
35,5 á 36km/l, mas quem se importa, "Cavalo anda Cavalo bebe",
ainda mais nesses primeiros dias que eu estou muito empolgado e to
andando só de acelerador topado hehe. Ou não, vejam só, em trechos que
eu ancava antes com 3/4 de acelerador puxado, agora to andando somente
com 2/4, então eu to acelerando menos e a moto tá andando mais. Claro
que tem o limite imposto pela entrada de ar do carburador, ou seja, a
própria estrutura do carburador não vai permitir que entre ar o
suficiente pra mistura ficar boa se abrir muito a entrada de gasolina,
então mistura rica demais o desempenho da moto vai cair e vai ficar
muito gastona. Mais adiante farei novos testes pra tentar arrancar mais
potência do motor com esse carburador, mas aí vai implicar na troca de
gicleur, difusores de ar etc, mas isso é assunto para eu pensar em um
outro momento, agora quero mais é curtir a motinha da forma que ela
está.

Eu imagino que minha moto já veio de fábrica sofrendo com
falta de gasolina, tirei a vela pra dar uma olhada e ela estava com um
marrom claro por baixo, ou seja, mais pra mistura pobre que normal,
então por isso que agora eu enriquecendo ela ficou tão forte, pode ser
que a moto de vcs já tenham vindo de fábrica com uma mistura boa ou de
repente até rica demais, no caso das motos que empretejam rápido a saída
da boca do escapamento mesmo não estando baixando óleo, a minha mesmo
tava demorando uns 15 dias pra começar a escurecer a boca do V3, isso pq
eu rodo 70KM todos os dias, provavelmente que vai escurecer mais rápido
agora, mas vou continuar fazendo testes, cada arroela dessas que eu
coloco tem em média 0,5mm.












FILTRO DE AR:
Bom,
já dei várias dicas ao longo do Fórum de como fazer esse serviço, mas
como nesse tópico em especial é sobre Revisão Geral, vou colocar aqui
novamente e com fotos pra ficar mais bonitinho.

Retire a tampa
lateral da moto, retire a tampa do Filtro de Ar afrouxando os 4 parafuso
Philips, solte a manguerinha vermelha que fica na frente da caixa de ar
e arranque a espuminha que fica dentro do ladrão.



Retire as duas espumas da gradezinha.



Arranje
um recipiente qualquer e coloque dentro óleo Diesel ou Querosene, tem
que ser um lugar que dê pra vc mergulhar toda a espuma. Mergulhe uma de
cada vez e exprema o máximo que puder, nunca torça, nunca lave com água e
sabão. Quando o produto(Diesel ou Querosene) estiver saturado de óleo e
sujeira, troque e repita o processo umas duas vezes pelo menos. Depois
das espumas limpas e bem expremidas enxarque-as com óleo de motor, pode
ser novo ou queimado, não use outro tipo de óleo como óleo de freio,
hidráulico etc, enxarque e exprema umas 3 vezes até não sobrar mais
vestígios de Querosene ou Diesel.
Tampe a entrada da coifa que vai
para o carburador e lave bem a caixa do filtro de ar, lave com bucha,
sabão e pincel para que fique bem limpo, depois enxugue e monte tudo.







Outra
curiosidade nesse carburador, o Gicleur fica enfiado no fundo da cuba e
bem vedado, a gasolina da cuba tem que passar por um canal no fundo
dela pra subir no Gicleur, e nesse canal fica o CutOff, que serve para
fechar a entrada de gasolina quando vc tá em alta e solta o acelerador.
Mas infelizmente acho que esse sistema não rendeu grandes vantagens,
prova disso é que a Factor de 2011 pra cima já não vem mais equipada com
esse sistema.

Veja no vídeo abaixo o CutOff em funcionamento, daí que vem os estralinhos quando agente liga a chave.

Bom, então é isso, espero ter ajudado, grande abraço!

http://www.youtube.com/watch?v=WfSgFqJw5LA



Última edição por Alex em Qui 21 Mar 2013 - 21:07, editado 2 vez(es)

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Milena Freitas em Sex 4 Maio 2012 - 14:09

Nem me meto a fazer isso... Deus me livree.. hum???
Tenho medo de não conseguir montar...kkkkkkk

Ah!! +1 pra vc é clarooo aê!

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por 'dalton" em Sex 4 Maio 2012 - 14:16

Muito bom hein XANN, vc é mesmo corajoso, não sei se tenho essa coragem não rss.
Eihh, esse carburador é do mesmo da nova XTZ né? Ow vc poderia postar esse tópico lá na área da XTZ tb hum???

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por MidNight em Sex 4 Maio 2012 - 14:18

Rapaz vc me surpreende á cada dia rss. Tá de parabéns parceiro.
Xann, vc poderia seguir a idéia do nosso amigo Dalton e postar esse tópico na área da XTZ pra gente, por favor, claro. aê!

palmas1 palmas1 palmas1 palmas1

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Raimundo em Sex 4 Maio 2012 - 14:20

muito bom xann, vou ver se faço isso na minha em breve.

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Milena Freitas em Sex 4 Maio 2012 - 14:21

palmas1
aê XANN, legião de fãs..uahauhau

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por *Bruguello* em Sex 4 Maio 2012 - 14:22

Xan muito bom o topico, mas me diz ai, pq vc nao tirou esse sensor tps?

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Alex em Sex 4 Maio 2012 - 14:28

MID, valeu irmão!

Raimundo, qualquer dúvida pode perguntar brother!

Milena muito obrigado, ainda quero ver vc desmontando sua moto e montando de novo.

Bruguello, cara, eu não entendo muito de parte elétrica, só sei que todas as pessoas que já ví que tiraram aquela zica alí tiveram problemas depois, a bendita luz laranja do painel passou a acender com frequencia, aí eu preferí não arriscar, já que aquilo é a prova de água mesmo eu fiz o trampo todo com ele no lugar.

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Milena Freitas em Sex 4 Maio 2012 - 14:38

Quem sabe XANN, quem sabeum diaaa Yeah!

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Natan_Shark em Sex 4 Maio 2012 - 20:51

para bens depois irei tentar esse lance de levantar a agulha + 1 merecido pra vc parabéns palmas1 palmas

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Alex em Sex 4 Maio 2012 - 22:18

Valeu Natan, muito obrigado. Mas o detalhe é que se for com escapamento original vai dar excesso de combustivel e a moto vai ficar ruim pra andar.

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por rodrigo baiuga em Sex 4 Maio 2012 - 22:26

da hora o topico,vc podia fazer outros com outras dicas:EX:como trocar as lampadas do painel,como esticar a corrente,etc..

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Alex em Sex 4 Maio 2012 - 22:35

Ôpa, vou fazer sim Rodrigo, já tem um tópico aqui sobre trocar lampadas, logo vai sair um mostrando como lubrificar os rolamentos, ja to até com as fotos aqui do trampo que fiz na minha esses dias. Em breve vou lançar um topico sobre Revisão Geral

Sobre as lampadas do painel segue o link.
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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Natan_Shark em Sab 5 Maio 2012 - 7:08

ata vou deixar essa parada pra quando botar o v3

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Re: Desmontando e limpando CARBURADOR Yamaha YBR e YBR Factor

Mensagem por Xandyroesch em Sab 5 Maio 2012 - 12:11

eu tbm kkk

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