Fórum Yamaheiros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Avaliação pneu Metzeler ME 22 90/90-18 de fabricação nacional

Ir para baixo

Avaliação pneu Metzeler ME 22 90/90-18 de fabricação nacional Empty Avaliação pneu Metzeler ME 22 90/90-18 de fabricação nacional

Mensagem por Ctrl-Alt-Del Qua Fev 06, 2019 1:43 am

Pneu Metzeler ME 22 90/90-18 (traseiro) de fabricação nacional

Descrição completa do pneu:
Metzeler ME 22 90/90-18 M/C TT Reinf. 57P
Prestenção: este pneu precisa de câmara.

Largura: 90 mm
Série: 90 (81mm de altura)
Aro: 18"
TT: requer uso de câmara (tube type)
Índice de carga: 57 (até 230 kg para a pressão máxima indicada no pneu)
Índice de velocidade: P (até 150 km/h)
Reinforced = pneu reforçado
M/C: destinado para uso em motocicletas.

O ponto forte do Metzeler ME 22 é a aderência em piso molhado. Esse pneu não prima por ter um desempenho puramente esportivo, mas pela boa aderência no molhado. Por essa razão eu o recomendo. Exceto se você for vida louca e costuma andar na rua como se estivesse em um track day.
Este pneu é produzido na fábrica da Pirelli em Gravataí no Rio Grande. A China Chem que é a controladora detém as marcas Pirelli e Metzeler. A segunda de origem alemã é especializada para motocicletas e scooters.

Diferentemente do ME 22 importado, essa versão nacional é TT (precisa de câmara). Ou seja, é um pneu direcionado às rodas raiadas.
Um diferencial deste pneu é que ele é reforçado (índice 57 = até 230 kg), por exemplo, para comparação o Super City Pirelli 90/90-18 tem índice 51 (até 195 kg) que é algo inferior. Se ligue nesse detalhe.

Quanto rodou o pneu: 19.342 km pouco antes de chegar às marcas TWI.

Defeitos apresentados: nenhum.

Aderência em piso seco: similar aos pneus concorrentes equivalentes para motos urbanas (street) de medidas iguais da Levorin e Pirelli que pude usar.

Aderência em piso molhado: até hoje foi o melhor pneu traseiro para piso molhado que usei para motos de baixa cilindrada. Não levei sustos ou me senti levitando ou ainda andando de lado em curvas com vento lateral durante chuvas.

Custo x benefício: bastante favorável, na época da compra foi o que se poderia chamar de uma galinha morta. Custou R$ 108,00 [maio/2017].
Atualmente tu encontras este na Della Via por 143 Bolsonaros [fevereiro/2019].

Pressão usada: 29/30 psi (libras/pol2), para andar sem garupa e 33 psi com.

Este Metzeler ME 22 pelo preço pago e pelo desenho da banda de rodagem não me criou expectativa de alta quilometragem. Mesmo porque para mim quem tem que durar sou eu e não o pneu. Desde que o pisante me traga segurança, estabilidade e dirigibilidade.

Contudo esse pneu me surpreendeu ao superar 19.000 km mantendo sempre boa aderência, sem ficar quadradão e tampouco mostrou bolhas e avarias. Entendo que a correta pressão de 29 psi foi a maior responsável para o pneu não ficar quadradão como vejo em algumas motos.

Para efeito de comparação, o Levorin Matrix 90/90-18 M/C 57P original que veio na moto rodou quase 23.000 km. Porém em piso molhado nunca senti firmeza com esse Matrix. Nas saídas de curvas ao acelerar forte no molhado a aderência era tão baixa que percebia a moto saindo de traseira, até aí era algo que divertido, mas para  o pneu Matrix usado na dianteira era tenso. Nas frenagens no molhado eu não ariscava muito para não ficar com o c-u na mão como alguns diriam hehe, usando esse Matrix.

PS: não há versões 100/90-18 do ME 22 até o momento
________________________________________________
teste pneu Metzeler ME 22, durabilidade Metzeler ME22

_________________
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Admin

Mensagens : 493
Data de inscrição : 15/12/2017
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 818

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos