Caixa de Direção, de esferas ou cônica?
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Caixa de Direção, de esferas ou cônica?
Vcs teriam dicas sobre caixa de direção, pois a minha está com um calo chato,
estou em duvida em adquirir original ou similar.
Original aqui em Natal/RN = R$ 145,00 / já instalado
Similar ainda não sei...
aguardo vcs
davidlirab- Mensagens : 13
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Re: Caixa de Direção, de esferas ou cônica?
Dizer que a caixa está com calo é relativo. Dia desses fui a uma oficina comprar uma lâmpada, pediram para mover minha moto para outra moto entrar, eu disse ok.
Daí o mecanicuzinho voltou e me disse:
"Tua caixa tá com calo vai ter que trocar."
Respondi, relaxe cara-pálida eu gosto de regulá-la assim mesmo, bem justa. Tão justa que ela parece que está com calo, ela não está. Então o cidadão teve de fazer cara de paisagem.
O que não se deve fazer é andar com folga na caixa por falta de ajuste. Pois a folga detona o rolamento.
Se trocá-la for o caso, o melhor tipo de rolamento para caixa é o: rolamento cônico de roletes.
Este tipo é melhor e dura mais que o do tipo de esferas o qual é o tipo original. As montadoras optam pelo segundo somente por uma questão de custo.
Um bom rolamento cônico para a caixa custa igual ou menos que o original. Muito importante é saber lubrificar bem o rolamento com graxa de lítio esta de preferência com bissulfeto de molibdênio, antes de montar.
Fabricantes de rolamentos com tradição de qualidade e resistência são:
- Koyo
- Nachi
- NSK e
- SKF
A FAG tem nome mas não tenho referências para
opinar.
Das demais que eu tenha visto ou ouvido falar sobre; restam marcas tais como Siverst, Riffel e Danidrea essas estão em um patamar abaixo. Talvez seja o mesmo chinezinho que fabrique essas últimas e somente se muda o nome na embalagem conforme o distribuidor/importador.
O resto chuta que é macumba ou, seja o que Deus quiser. Essa é minha opinião.
Porém se quiseres trocar por peça original Yamaha de esferas a esse preço que escreveste, com o serviço incluso que encontraste. Vai fundo que tá quase ao preço só da peça original.
Lembrei do padre Quevedo hehe.
Cuidado com a diferença, modelo original não é o mesmo que peça original Yamaha.
Última edição por Ctrl-Alt-Del em Ter maio 28, 2019 12:08 am, editado 1 vez(es)
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Re: Caixa de Direção, de esferas ou cônica?
Ctrl-Alt-Del escreveu:
O que se troca na caixa de direção "se realmente preciso for" são os rolamentos.
Dizer que a caixa está com calo é relativo. Dia desses fui a uma oficina comprar uma lâmpada, pediram para mover minha moto para outra moto entrar, eu disse ok.
Daí o mecanicuzinho voltou e me disse:
"Tua caixa tá com calo vai ter que trocar."
Respondi, relaxe cara-pálida eu gosto de regulá-la assim mesmo, bem justa. Tão justa que ela parece que está com calo, ela não está. Então o cidadão teve de fazer cara de paisagem.
O que não se deve fazer é andar com folga na caixa por falta de ajuste. Pois a folga detona o rolamento.
Se trocá-la for o caso, o melhor tipo de rolamento para caixa é o: rolamento cônico de roletes.
Este tipo é melhor e dura mais que o do tipo de esferas o qual é o tipo original. As montadoras optam pelo segundo somente por uma questão de custo...
Fabricantes de rolamentos com tradição de qualidade e resistência são:
- Koyo
- Nachi
- NSK e
- SKF
A FAG tem nome mas não tenho referências para
opinar.
Das demais que eu tenha visto ou ouvido falar sobre; restam marcas tais como Siverst, Riffel e Danidrea essas estão em um patamar abaixo...
Porém se quiseres trocar por peça original Yamaha de esferas a esse preço que escreveste, com o serviço incluso que encontraste. Vai fundo que tá quase ao preço só da peça original...
Cuidado com a diferença, modelo original não é o mesmo que peça original Yamaha.
é realmente ela está com uma folga, tenho receio de fazer fora da cc pq o pessoal não usa ferramentas adequadas, vi um mecanicuzinho usando uma talhadeira para retirar a caixa, ae assustou o cliente kkk, mas vou pesquisar em outras oficinas sobre, obg grande Ctrl.
davidlirab- Mensagens : 13
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Re: Caixa de Direção, de esferas ou cônica?
Às vezes após o primeiro ajuste pode ainda restar uma pequena folga. Nesse caso é preciso retornar à oficina para fazer um segundo ajuste.
Caso esse segundo ajuste não elimine por completo a folga. Então o melhor a fazer é substituir os rolamentos da caixa de direção.
Na concessionária para extrair a parte superior do rolamento do alojamento dele no quadro, conforme está no manual de serviços usam a mesma boa e velha talhadeira ou algo que o valha.
O detalhe importante reside em como instalar corretamente a capa de rolamento superior no alojamento superior do canote do quadro; e a capa de rolamento inferior no alojamento inferior do canote e os respectivos cones no eixo da mesa do garfo. E depois de tudo remontado ajustar a folga do conjunto.
PS: lembrando que a caixa consiste num par de rolamentos, um deles é instalado próximo ao topo do eixo e o segundo na base do eixo da mesa do garfo.
Última edição por Ctrl-Alt-Del em Qua Jan 15, 2020 1:59 pm, editado 1 vez(es)
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Re: Caixa de Direção, de esferas ou cônica?
Tomaz Cunha Loureiro- Mensagens : 40
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Re: Caixa de Direção, de esferas ou cônica?
O melhor a fazer se tu não sabes como eliminar a folga ou distinguir as diferenças entre folga e calo, é levá-la a uma oficina e pedir para fazer-se o ajuste. Pois para tal requer-se uma chave fixa grande (27 mmm, uma chave de porca cilíndrica e um torquímetro para fazer-se um serviço profissional.
A maioria das oficinas sequer sabem a especificação de torque de ajuste para a dita porca cilíndrica, não possuem a chave de porca cilíndrica e dificilmente têm um torquímetro apropriado.
Então por 10 taokeys o ajuste deles tá mais que bem pago à base de chave de fenda e martelo. Se o caboclo for bom o cabra acerta o ajuste na primeira, senão tu voltas lá e peças para fazer mais um leve ajuste.
Isto feito dê-nos um retorno para ver como é que fica a nova situação.
O forum tem esse objetivo que é deixar um registro das experiências e dificuldades de participantes. Para que outros confrades tenham informações quando fizerem pesquisas a respeito de assunto similar.
No aguardo do teu retorno,
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