Fórum Yamaheiros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caixa de Direção, de esferas ou cônica?

3 participantes

Ir para baixo

Caixa de Direção, de esferas ou cônica? Empty Caixa de Direção, de esferas ou cônica?

Mensagem por davidlirab Sex maio 24, 2019 5:21 pm

Olá pessoas,

Vcs teriam dicas sobre caixa de direção, pois a minha está com um calo chato,
estou em duvida em adquirir original ou similar.

Original aqui em Natal/RN = R$ 145,00 / já instalado

Similar ainda não sei...


aguardo vcs bounce

davidlirab

Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/01/2018
Localização : Natal/RN
Pontos : 20

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa de Direção, de esferas ou cônica? Empty Re: Caixa de Direção, de esferas ou cônica?

Mensagem por Ctrl-Alt-Del Sex maio 24, 2019 7:23 pm

O que se troca na caixa de direção "se realmente preciso for" são os rolamentos.

Dizer que a caixa está com calo é relativo. Dia desses fui a uma oficina comprar uma lâmpada, pediram para mover minha moto para outra moto entrar, eu disse ok.

Daí o mecanicuzinho voltou e me disse:

"Tua caixa tá com calo vai ter que trocar."

Respondi, relaxe cara-pálida eu gosto de regulá-la assim mesmo, bem justa. Tão justa que ela parece que está com calo, ela não está. Então o cidadão teve de fazer cara de paisagem.

O que não se deve fazer é andar com folga na caixa por falta de ajuste. Pois a folga detona o rolamento.

Se trocá-la for o caso, o melhor tipo de rolamento para caixa é o: rolamento cônico de roletes.
Este tipo é melhor e dura mais que o do tipo de esferas o qual é o tipo original. As montadoras optam pelo segundo somente por uma questão de custo.

Um bom rolamento cônico para a caixa custa igual ou menos que o original. Muito importante é saber lubrificar bem o rolamento com graxa de lítio esta de preferência com bissulfeto de molibdênio, antes de montar.

Fabricantes  de rolamentos com tradição de qualidade e resistência são:
- Koyo
- Nachi
- NSK e
- SKF

A FAG tem nome mas não tenho referências para
opinar.
Das demais que eu tenha visto ou ouvido falar sobre; restam marcas tais como Siverst, Riffel e Danidrea essas estão em um patamar abaixo. Talvez seja o mesmo chinezinho que fabrique essas últimas e somente se muda o nome na embalagem conforme o distribuidor/importador.
O resto chuta que é macumba ou, seja o que Deus quiser. Essa é minha opinião.

Porém se quiseres trocar por peça original Yamaha de esferas a esse preço que escreveste, com o serviço incluso que encontraste. Vai fundo que tá quase ao preço só da peça original.

Lembrei do padre Quevedo hehe.

Cuidado com a diferença, modelo original não é o mesmo que peça original Yamaha.


Última edição por Ctrl-Alt-Del em Ter maio 28, 2019 12:08 am, editado 1 vez(es)

_________________
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Admin

Mensagens : 494
Data de inscrição : 15/12/2017
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 819

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa de Direção, de esferas ou cônica? Empty Re: Caixa de Direção, de esferas ou cônica?

Mensagem por davidlirab Sáb maio 25, 2019 9:02 am

Ctrl-Alt-Del escreveu:
O que se troca na caixa de direção "se realmente preciso for" são os rolamentos.

Dizer que a caixa está com calo é relativo. Dia desses fui a uma oficina comprar uma lâmpada, pediram para mover minha moto para outra moto entrar, eu disse ok.

Daí o mecanicuzinho voltou e me disse:

"Tua caixa tá com calo vai ter que trocar."

Respondi, relaxe cara-pálida eu gosto de regulá-la assim mesmo, bem justa. Tão justa que ela parece que está com calo, ela não está. Então o cidadão teve de fazer cara de paisagem.

O que não se deve fazer é andar com folga na caixa por falta de ajuste. Pois a folga detona o rolamento.

Se trocá-la for o caso, o melhor tipo de rolamento para caixa é o: rolamento cônico de roletes.
Este tipo é melhor e dura mais que o do tipo de esferas o qual é o tipo original. As montadoras optam pelo segundo somente por uma questão de custo...

Fabricantes  de rolamentos com tradição de qualidade e resistência são:
- Koyo
- Nachi
- NSK e
- SKF

A FAG tem nome mas não tenho referências para
opinar.
Das demais que eu tenha visto ou ouvido falar sobre; restam marcas tais como Siverst, Riffel e Danidrea essas estão em um patamar abaixo...

Porém se quiseres trocar por peça original Yamaha de esferas a esse preço que escreveste, com o serviço incluso que encontraste. Vai fundo que tá quase ao preço só da peça original...

Cuidado com a diferença, modelo original não é o mesmo que peça original Yamaha.


é realmente ela está com uma folga, tenho receio de fazer fora da cc pq o pessoal não usa ferramentas adequadas, vi um mecanicuzinho usando uma talhadeira para retirar a caixa, ae assustou o cliente kkk, mas vou pesquisar em outras oficinas sobre, obg grande Ctrl.

davidlirab

Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/01/2018
Localização : Natal/RN
Pontos : 20

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa de Direção, de esferas ou cônica? Empty Re: Caixa de Direção, de esferas ou cônica?

Mensagem por Ctrl-Alt-Del Sáb maio 25, 2019 10:40 am

Se a coluna de direção mostrar folga, a primeira coisa a fazer é você ajustá-la ou levá-la à oficina para que um profissional o faça.
Às vezes após o primeiro ajuste pode ainda restar uma pequena folga. Nesse caso é preciso retornar à oficina para fazer um segundo ajuste.
Caso esse segundo ajuste não elimine por completo a folga. Então o melhor a fazer é substituir os rolamentos da caixa de direção.

Na concessionária para extrair a parte superior do rolamento do alojamento dele no quadro, conforme está no manual de serviços usam a mesma boa e velha talhadeira ou algo que o valha.

O detalhe importante reside em como instalar corretamente a capa de rolamento superior no alojamento superior do canote do quadro; e a capa de rolamento inferior no alojamento inferior do canote e os respectivos cones no eixo da mesa do garfo. E depois de tudo remontado ajustar a folga do conjunto.

PS: lembrando que a caixa consiste num par de rolamentos, um deles é instalado próximo ao topo do eixo e o segundo na base do eixo da mesa do garfo.


Última edição por Ctrl-Alt-Del em Qua Jan 15, 2020 1:59 pm, editado 1 vez(es)

_________________
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Admin

Mensagens : 494
Data de inscrição : 15/12/2017
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 819

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa de Direção, de esferas ou cônica? Empty Re: Caixa de Direção, de esferas ou cônica?

Mensagem por Tomaz Cunha Loureiro Ter Jan 14, 2020 6:06 pm

A minha está com calo também existe algum tutorial como regular a cx de direção?obg turma pela.ajuda.

Tomaz Cunha Loureiro

Mensagens : 40
Data de inscrição : 06/01/2020
Localização : Rio de janeiro rj
Pontos : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa de Direção, de esferas ou cônica? Empty Re: Caixa de Direção, de esferas ou cônica?

Mensagem por Ctrl-Alt-Del Ter Jan 14, 2020 9:27 pm

Os rolamentos da caixa de direção estarem com calo é uma coisa. Estarem com folga é outra coisa.

O melhor a fazer se tu não sabes como eliminar a folga ou distinguir as diferenças entre folga e calo, é levá-la a uma oficina e pedir para fazer-se o ajuste. Pois para tal requer-se uma chave fixa grande (27 mmm, uma chave de porca cilíndrica e um torquímetro para fazer-se um serviço profissional.

A maioria das oficinas sequer sabem a especificação de torque de ajuste para a dita porca cilíndrica, não possuem a chave de porca cilíndrica e dificilmente têm um torquímetro apropriado.
Então por 10 taokeys o ajuste deles tá mais que bem pago à base de chave de fenda e martelo. Se o caboclo for bom o cabra acerta o ajuste na primeira, senão tu voltas lá e peças para fazer mais um leve ajuste.
 
Isto feito dê-nos um retorno para ver como é que fica a nova situação.

O forum tem esse objetivo que é deixar um registro das experiências e dificuldades de participantes. Para que outros confrades tenham informações quando fizerem pesquisas a respeito de assunto similar.

No aguardo do teu retorno,

_________________
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Admin

Mensagens : 494
Data de inscrição : 15/12/2017
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 819

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa de Direção, de esferas ou cônica? Empty Re: Caixa de Direção, de esferas ou cônica?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos