Fórum Yamaheiros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Código de falha 42 - Fazer 150

3 participantes

Ir para baixo

fazer - Código de falha 42 - Fazer 150 Empty Código de falha 42 - Fazer 150

Mensagem por Marktv Qui Set 24, 2020 12:29 pm

Olá pessoal, há tempos não publicava nada no fórum, porém, retornei para expor a vcs um problema cotidiano que presencio na minha Fazer 150 (2014) desde os seus 46.000km - hoje ela acusa no odômetro 53.000km - a intermitência no registro de velocidade, que parece funcionar quando quer.

Logo quando o problema começou a surgir, as falhas no velocímetro duravam poucos instantes, a moto em qualquer velocidade, do nada apresentava valor 0 no velocímetro e o odômetro parava também de contabilizar a kilometragem. As demais funções e luzes espias não apresentavam problemas, porém o problema evoluiu, e em um mês a lâmpada de anomalias na injeção eletrônica começou a acender. Eu parava a motocicleta, desligava a ignição, aguardava alguns segundos e tornava a liga-la e então surgia o código de falhas 42 através das piscadas da luz de anomalia no motor.

Passaram-se 3 meses, e resolvi substituir o sensor de velocidade, lembrando que a Fazer faz a leitura da velocidade através de um sensor que capta os pulsos eletromagnéticos induzidos por uma engrenagem no interior do motor. Substitui a peça por uma similar da Magnetron, uma escolha devido ao custo de aquisição da original.

O novo sensor trabalhou bem por aproximadamente um mês, e novamente, a moto começou a registrar a velocidade quando queria, em alguns momentos, estando a 90km/h a velocidade registrada por alguns segundos caía para 30, 15km/h, e se eu resolvesse seguir meu trajeto daquele jeito, algumas centenas de metros depois a luz de anomalia acendia, e só tornava a se desligar caso o velocímetro apontasse algum valor numérico no painel diferente de 0 ou então só parando a moto, desligando e religando a chave, e o famigerado código 42 sempre aparecia.

A moto não apresenta nenhum outro problema, já substitui o retificador de tensão aos 40.000km logo que começou a acusar no painel a avaria.

Para uns, a moto não registrar velocidade e não contabilizar kilometragem adquirida pode ser um bônus, inclusive em se tratando de vendê-la posteriormente, porém para mim isso tem se tornado uma dor de cabeça pois faço a manutenção preventiva de acordo com a kilometragem que acusa no painel.

Já levei a concessionária Yamaha da minha cidade, mas lá disseram que era para substituir o sensor de velocidade genérico e instalar o original, e se caso o problema persistisse, aí eles partiriam para uma análise mais aprofundada.

Não creio que seja o sensor de velocidade, pois ele funciona de maneira intermitente, as vezes saio de casa com o velocímetro marcando zero, e após 5km ele começa a registra a velocidade. Outras vezes o velocímetro funciona já ao sair com a moto e algumas centenas de metros depois, ele desliga.

Já pensei em ECU zuada, ou painel com defeito, fiação de sinal do sensor com mal contato ou rompida... enfim, não sei o que pode ser.

Alguém já presenciou esse defeito antes? Sabem como eu posso solucionar isso?

Desculpa o textão aí pessoal Neutral

Marktv

Mensagens : 3
Data de inscrição : 18/12/2017
Pontos : 5

Danilo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

fazer - Código de falha 42 - Fazer 150 Empty Re: Código de falha 42 - Fazer 150

Mensagem por Admin Dom Set 27, 2020 2:54 pm

codigo 42 esta relacionado a defeitos do sensor de velocidade, seja curto circuito, mal contato, ou no proprio sensor

pelo que voce escreveu, eu acredito que o problema possa ser o sensor de velocidade. normalmente o periodo de garantia são de 90 dias, e voce pode ir la e pedir pra trocar.

voce pode medir com um multimetro a tensão do sensor de velocidade, conforme o manual de serviço da yamaha, voce coloca a chave da ignição na posição on, coloque a moto no descanso central ou eleve a roda traseira, gire lentamente a roda e o valor do multimetro deve ficar entre 0,6v a 4,8v. Fora disso o sensor esta com defeito.

no manual de serviço tambem ensina a testar o painel.

para mais detalhes de como testar o sensor, acesse o manual de servço na pagina 409 ou seção 7-55.

https://drive.google.com/file/d/0B9zatwSDIwKXQnZDbmRySW9ZcEE/view

procedimento similar ao realizado no video abaixo (moto cg fan 160)

https://www.youtube.com/watch?v=HeHkfiBOpPc
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 151
Data de inscrição : 14/12/2017
Pontos : 205

https://clubedosyamaheiros.forumeiros.com

Ctrl-Alt-Del, Marktv e Danilo gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

fazer - Código de falha 42 - Fazer 150 Empty Re: Código de falha 42 - Fazer 150

Mensagem por Marktv Ter Set 29, 2020 11:58 am

Oi Admin,

Primeiramente, sou grato por tua resposta.

Nesta manhã eu deixei a motocicleta com um mecânico especialista em injeção eletrônica de automóveis e motocicletas.

Vou aguardar o laudo dele sobre o problema, mas ao descrever o relato que passei na mensagem de abertura deste tópico, já me antecipou que pode ser o  algum mal contato no chicote do sensor de velocidade, que tanto deriva para a ECU quanto para o painel conforme o diagrama elétrico unifilar no manual de serviço editado pela Yamaha, ou o defeito pode ser no painel da moto, porém são suposições dele após um breve relato meu.

Vou aguardar e ver o desenrolar disso.

Valeu pela ajuda, por enquanto Smile

Marktv

Mensagens : 3
Data de inscrição : 18/12/2017
Pontos : 5

Ir para o topo Ir para baixo

fazer - Código de falha 42 - Fazer 150 Empty Re: Código de falha 42 - Fazer 150

Mensagem por Danilo Seg Set 18, 2023 4:22 pm

Mesmo problema código 24 , falha na aceleração e depois de um tempo apaga a luz da injeção e fica normal . Já nao sei mais oque fazer .

Danilo

Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/09/2023
Pontos : 1

Ir para o topo Ir para baixo

fazer - Código de falha 42 - Fazer 150 Empty Re: Código de falha 42 - Fazer 150

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos