Barulho rolamento roncando ybr factor 125 - rolamento virabrequim
Fórum Yamaheiros :: Área de discussão e troca de informações sobre modelos Yamaha :: MOTOS 4T E SCOOTERS - URBANAS/ STREETS/ NAKEDS / ESPORTIVAS :: De 105 a 250cc :: YBR 125 (01 a 08) e YBR 125 Factor (09 a 2016)
Barulho rolamento roncando ybr factor 125 - rolamento virabrequim
Quando a minha factor tinha por volta de 30 mil km rodados eu escutei um barulho de ferro raspando durante umas 2 vezes, mas depois parou.
Com 50 mil km rodados começou a aparecer um barulho de rolamento gasto, um rangido característico de rolamento estragado. Ele era baixo e aparecia de forma mais nítida quando atingia 60 km por hora. Cheguei a abrir a tampa lateral de acesso a coroa do comando de válvula para verificar se o rolamento do comando tinha desgaste, mas não tinha.
Quando a motoca atingiu 62 mil kms o barulho se intensificou, dai eu resolvi parar a moto para evitar problemas ainda maiores.
O motor foi aberto, dai além dos rolamentos (sao dois rolamentos do virabrequim) subistitui a biela, retifiquei a parte de cima, troquei os retentores de válvula. O restante estava ok, o cilindro estava em perfeito estado sem nenhum risco.
O mecânico, que é meu colega de infância e mora próximo da minha casa, disse que poderia ser óleo ruim ou que a moto tenha rodado com pouco oleo, o que eu descartei, pois eu sempre usei óleos de boa qualidade (yamalube, havoline e lubrax) e a moto nao baixava óleo.
Infelizmente foi uma infelicidade mesmo, se não fosse pelo rolamento a moto rodaria muito ainda sem intervenção mais séria como essa.
Agora a motoca esta como no dia em que eu tirei ela na concessionaria, muito silenciosa, quando paro em semáforo quase nem consigo ouvir o barulho do motor quando ela está em ponto morto .
Abaixo deixo uma imagem das causas mais comuns das falhas de rolamento.
fonte da imagem : https://engeteles.com.br/falhas-em-rolamentos/
Re: Barulho rolamento roncando ybr factor 125 - rolamento virabrequim
No teu caso faltou sorte. Me lembro que a Factor do Alex passou dos 180 mil km sem abrir o motor.
Pontos : 823
Ctrl-Alt-Del escreveu:Gostei do gráfico, ele indica que questões de lubrificação respondem por 53% de falhas de rolamentos.
No teu caso faltou sorte. Me lembro que a Factor do Alex passou dos 180 mil km sem abrir o motor.
faltou sorte mesmo, o restante da moto esta perfeito, os outros rolamentos do motor estao em perfeitas condições, o cilindro estava perfeito, a parte de cima mexi pra aproveitar o motor ja aberto, mas estava em boas condições também.
O barulho do motor agora é outro em vista do que era, estava fazendo muito barulho devido aos rolamentos comprometidos, agora é como se a moto estivesse sobre trilhos.
Fórum Yamaheiros :: Área de discussão e troca de informações sobre modelos Yamaha :: MOTOS 4T E SCOOTERS - URBANAS/ STREETS/ NAKEDS / ESPORTIVAS :: De 105 a 250cc :: YBR 125 (01 a 08) e YBR 125 Factor (09 a 2016)
Qua Nov 20, 2024 10:26 pm por aguiar68
» Manual de Serviços XT600Z (2TY)
Seg Nov 11, 2024 7:51 pm por thinoronha
» Manual de serviço Yamaha XTZ 125 2003
Seg Nov 11, 2024 1:22 pm por Herllinho
» Manuais de serviços Crypton T105(E) 98 e Crypton T115
Qui Nov 07, 2024 9:32 pm por airomeiin
» Manual de Serviços Fazer YS 250 - Blue Flex
Ter Out 29, 2024 1:27 pm por EvertonSilva
» Manual de serviço Yamaha Nmax 160
Qui Out 17, 2024 10:51 pm por Kaio Robson Da Rocha
» Apresentação