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Como Lavar Motocicletas

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Mensagem por Ctrl-Alt-Del em Sex Jan 26, 2018 11:43 am

Como Lavar a Motocicleta em Casa

Caros confrades,

Como sei que a maioria não tem paciência de ler textos longos. Neste post optei por fazer um resumo com os principais pontos sobre o assunto. Para os confrades que queiram um arquivo com um procedimento em detalhes que inclui até quais tipos de ferramentas e medidas delas a usar para desmontar partes da motocicleta. Estou disponibilizando um arquivo PDF de quatro páginas. Responda ao post para visualizar o link para baixá-lo se quiseres.
Link para baixar o arquivo→



Como Lavar Motocicletas Blonde11


Pois bem, eu tenho um conceito de três tipos de lavagem para motocicletas:

a- Lavagem mata-rápido: para tirar o pó e não deixar a sujeira acumular “muito”, é aquela que leva no máximo cinco minutos a qual o cidadão pode fazer toda a semana. Basicamente uso bastante água aplicada de baixa a média pressão. Depois ensaboo com uma esponja de espuma ou uma luva própria para lavagem de automóveis e motocicletas. Sempre cuidando para que estejam limpas para não riscar plásticos, pinturas e cromados. Depois enxáguo para eliminar todo shampoo automotivo de preferência ou detergente, e seco tudo.

b- Lavagem normal: aqui se dá um capricho, retiro o banco e tampas laterais. Primeiro mando bastante água para tirar o grosso da sujeira, depois uso Diesel e pincel para eliminar aquela sujeira de óleo xexelenta. "Mas nunca aplique Diesel ou qualquer solvente nos discos de freio, o resultado seria ruídos e diminuição da capacidade de frenagem, prestenção nisso!" Em seguida mando água para tirar o excesso de Diesel  e eliminar a sujeira que ele dissolveu, mais detalhes leia o item c- sobre a maneira de fazer. Depois lavo com shampoo automotivo, detergente de cozinha ou sabão de coco, enxáguo bem e seco. Essa lavagem leva no mínimo quinze minutos. Fora o acabamento de embelezamento.

c- Lavagem  padrão cinco estrelas: esta requer talento e tempo. Removo tomadas de ar, carenagens, tampas laterais, o tanque, capa protetora do pinhão, cobre corrente e tudo que for possível desmontar para alcançar o quadro e buscar locais que normalmente são de difícil acesso. Neste processo entre desmontar peças lavar e remontar são gastos no mínimo quarenta minutos. Fora o tempo necessário para encerar e dar um talento nas partes pretas e ou cromadas se preciso for. Esta cinco estrelas eu faço a cada aproximadamente 2.500/ 3.500 km.

Cuidado com o tipo de solvente a usar
O produto mais adequado, seguro e barato para limpar sujeira oleosa de motocicletas é o (óleo) Diesel. Ele dissolve facilmente a sujeira grudada na balança, rodas, coroa, corrente, bloco do motor e etc. Sem ser agressivo aos componentes de borracha tais como retentores, anéis de vedação, amortizadores, olhais e gaxetas. Também é pouco agressivo às tintas e vernizes. Além disso, após lavado com água e detergente, shampoo ou sabão o Diesel permanece em uma finíssima camada sobre as superfícies que puxa um brilho como se a pintura fosse nova.
Já o querosene além de ser três vezes mais caro, penetra com certa facilidade nas borrachas. No primeiro momento inchando-as e atacando a estrutura molecular da borracha. No longo prazo, acelera o envelhecimento das borrachas fazendo-as ressecar e rachar, além de ser mais agressivo para tintas e vernizes. Agora continuando.

Depois da pré-lavagem somente com bastante água, aplico Diesel generosamente com um pincel onde houver sujeira oleosa. Começando pela  parte de cima da moto e vou descendo.

Limpeza Motor
Nas aletas do motor “não” aplico Diesel porque este deixa uma fina película mesmo se lavado. Que com o calor do motor tende a escurecer as superfícies além de soltar vapores com o calor do motor.
Se o cabeçote, cilindro e partes do bloco não forem pintados, para arrancar a sujeira encrustada. Eu limpo as aletas, a região próxima à saída do escapamento e bloco com limpa alumínio esfregando com vontade usando uma escova de dente velha. Essa limpeza deve ser realizada por partes em pequenas regiões de cada vez. Por exemplo, aplique o limpa alumínio na escova sobre a lateral direita de todo cabeçote, espere um minuto para o produto começar a fazer efeito, na sequência esfregue a escova com vontade por toda a área, em seguida lave com muita água para remover todo resíduo de produto, não deixe o limpa alumínio muito tempo porque ele é reativo e pode esbranquiçar a região. Use luvas caso pense em esfregar usando palha de aço, cuidado com partes pintadas o limpa alumínio só é usado onde não houver tinta e conectores elétricos. Repito enxágue sempre com muita água antes de iniciar a limpeza doutra área.

Limpeza do Escapamento
O escapamento pintado é a peça que mais encarde. Removo a proteção de perna para facilitar o acesso e coloco algum tampão na saída dele. É a única peça onde uso sabão em pó esfregando com vontade. Costuma sair um caldo marrom avermelhado principalmente do lado onde a roda espirra líquido nele.

Limpeza da corrente e região inferior
Por último limpo com Diesel  a corrente, coroa pinhão cubo traseiro, cavaletes central e lateral, parte debaixo do motor e onde quer que exista sujeira oleosa. Sobre pinturas e borrachas nunca uso querosene.

Depois mando muita água “fria” com média e alta pressão para remover bem o Deisel e a sujeira que ele dissolveu. Exceto na direção de fios, conectores elétricos, furos do cubo de rodas e na direção dos furos dos aros de roda em aço onde estão os raios porque a água irá penetrar e enferrujar o aro por dentro dele.  Não aplique alta pressão sobre decalques e adesivos.
Então lavo normalmente com shampoo ou detergente lavando as espumas ou luvas de lavagem frequentemente para eliminar sujeira oleosa que possa ficar nestas. Se entender necessário, enxáguo e repito esta limpeza de preferência com o shampoo automotivo, na falta desse, detergente ou sabão de coco. Na sequência enxáguo muito bem e seco. É uma boa ideia depois dar uma volta com a moto bem devagar por alguns quarteirões para chacoalha-la e acelerar a secagem.

Por fim lubrifico a corrente e a articulação do pedal de partida. Em parafusos, porcas, arruelas galvanizadas expostas e regiões do quadro onde há soldas. Às vezes aplico óleo fino do tipo para máquina de costura com um pequeno pincel sem grandes excessos.
Maiores detalhes e materiais estão no arquivo para baixar a partir do link no início do texto.

Dicas:
- O melhor lugar para lavar motos é na rua na entrada da garagem, porque toda aquela sujeira ficará no asfalto, mas depois de secar dê uma varrida e recolha a sujeira né.

- Evite lavar ao sol do meio-dia, melhor seria antes das 10 ou depois das 15 h que é melhor para você e para a pintura dela. Se for usar água quase quente não use pressão nos cubos de roda próximo aos retentores do eixo e em correntes com retentores.

- Nunca use ou deixe aplicarem produtos de limpeza corrosivos do tipo limpa baú, solupan e baratos afins. Estes produtos detonam com peças galvanizadas e surgirá ferrugem.

- o único local onde pode-se usar sabão em pó é no escapamento, pois ele contém soda cáustica que ataca a pintura causando manchas esbranquiçadas e corrosão de metais.

- É uma boa idéia usar luvas porque solventes ressecam a pele.

- Jamais aplique Diesel ou querosene nos discos de freio (travão) ou nas pinças, isso poderá contaminar as pastilhas o que diminui a eficiência da frenagem e produz chiados.

- Sempre planeje com antecedência as lavagens para não fazer tudo correndo.

- Para dar um realce nas partes pretas de plástico lustra-móveis é uma ótima solução.

- Em partes cromadas um polidor de metais realçará o brilho.

- Nos pneus para o cúmulo do capricho quando estou inspirado, nas paredes laterais somente, aplico cera de sapato preta e puxo o brilho com a escova de sapato; como diriam os manos: o bagulho fica loko.

- lavar de mais a moto com solvente pode ressecar borrachas, lavar a moto raramente deixa a sujeira endurecer e depois fica mais difícil limpar.

Dúvida:
Se o motor estiver quente quando eu jogar água o motor pode trincar?
Nada a ver, se fosse assim quando pegasses uma chuva forte com o motor bem quente ele já teria rachado ao meio. É até interessante que o motor esteja morno porque a sujeira solta mais facilmente. Quando chegares da rua espere dez minutos antes de começar a lavagem.

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Lavar moto em casa, como lavar a mota, lavagem de moto, limpeza de motocicleta, como lavar motocicletas


Última edição por Ctrl-Alt-Del em Ter Jul 28, 2020 2:57 am, editado 11 vez(es)

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Mensagem por urso3000 em Ter Jan 30, 2018 3:21 pm

Nas aletas do motor, depois de lavar a moto aplico WD40, fica sempre novinho em folha. Gosto tanto de WD40 que compro de galão 3.785 lts. tem 1001 utilidades.

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Mensagem por Ctrl-Alt-Del em Qua Jan 31, 2018 11:20 am

urso3000 escreveu:Nas aletas do motor, depois de lavar a moto aplico WD40, fica sempre novinho em folha. Gosto tanto de WD40 que compro de galão 3.785 lts. tem 1001 utilidades.

Salve Urso, obrigado pela participação.

WD e outros óleos desengripantes similares são úteis e práticos.

Com certeza óleo desengripante pulverizado não faz mau nenhum às aletas do motor. Se as aletas fossem fundidas em ferro fundido ou aço, o óleo auxiliaria na proteção contra ferrugem.

O WD-40 nada mais é do que um óleo fino que é misturado (diluído) com uma fração de solvente para ficar mais fino ainda facilitando a aplicação seja por pulverização ou aplicado com pincel.
O solvente naturalmente depois evapora restando o óleo que então fica um pouco mais viscoso. Nada contra o uso de óleos desengripantes ou protetivos. Se com o calor o óleo não evaporar subindo aquele cheiro de óleo e vapores nas pernas do cidadão e para a nariz dele, então beleza.

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Mensagem por urso3000 em Qua Jan 31, 2018 3:21 pm

Olha quando esquenta solta um cheiro sim, muito agradável, igual motor amaciando, o néctar dos deuses cheers

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Mensagem por Alessandro01 em Ter Mar 13, 2018 6:51 pm

Muito obrigado

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Mensagem por Henry_BC em Sex Abr 27, 2018 4:33 pm

Ótimas dicas mas agora quero saber de um detalhe mais específico.

Comprei a moto e não tem nem 1 mês de uso e a danada já precisa de um talento na limpeza, andei pesquisando e parece que nas lavagens os lugares que são lubrificados vão perdendo essa proteção, a dúvida é:

Existe muitos tipos diferentes de produtos para fazer a lubrificação, onde devo me atentar, sei que a corrente é a parte principal pois evita problemas futuros com troca de relação, algum outro lugar que precisa de atenção especial para lubrificação após lavar a criança?

Obrigado


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Mensagem por Ctrl-Alt-Del em Sab Abr 28, 2018 12:26 am

Baixaste o arquivo em formato .PDF? Nele há mais dicas e produtos. Sobre lubrificantes  e lubrificação da corrente existem vários chain lubes para todos os gostos e bolsos que tem "custo" final até 30 vezes maior que minha receita do Power Lube.

Por ora, sugiro comprares um litro de óleo SAE 90 para lubrificar a corrente. Depois eu passarei a fórmula de como prepara-lo. Mês que vem vou publicar que o texto  sobre correntes preciso condensá-lo porque tem 16 páginas.

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Mensagem por Henry_BC em Qua Maio 02, 2018 11:46 am

Maravilha, acho que não precisa lubrificar cabos pelo visto, pensei que o acelerador ou outros cabos que passam fios de aço necessitavam!
Acabei comprando o lubrificante da Castrol para correntes, quando lançar essa publicação quero conferir de perto!

Henry_BC

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Mensagem por urso3000 em Qua Maio 02, 2018 2:21 pm

Henry_BC escreveu:Maravilha, acho que não precisa lubrificar cabos pelo visto, pensei que o acelerador ou outros cabos que passam fios de aço necessitavam!
Acabei comprando o lubrificante da Castrol para correntes, quando lançar essa publicação quero conferir de perto!

Colega precisa lubrificar sim, veja o vídeo abaixo e também pesquise no youtube "lubrificar cabos motos" tem varias formas, escolha a que mais lhe agradar, abaixo um tira gosto.


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Mensagem por Ctrl-Alt-Del em Qua Maio 02, 2018 7:36 pm

Henry_BC escreveu:Maravilha, acho que não precisa lubrificar cabos pelo visto, pensei que o acelerador ou outros cabos que passam fios de aço necessitavam!
Acabei comprando o lubrificante da Castrol para correntes, quando lançar essa publicação quero conferir de perto!

Opa, perguntas específicas, diretas e objetivas facilitam a comunicação. Se tua moto tiraste zero bala como estou entendendo.
Não haveria necessidade nenhuma de lubrificação de cabos agora, os atuais são revestidos com material sintético para facilitar o deslizamento entre o cabo e o espiral metálico.

Cabos de comando são abordados noutro artigo que se encontra nesta mesma seção do fórum, sob o título:

Dicas para manutenção de motocicletas

Outro texto que recomendo fortemente para todos sem distinção é este:
https://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t6-cinco-motivos-para-ler-o-manual-do-proprietario-regularmente

Dúvidas específicas sobre assuntos abordados nos posts citados. Agradeço que sejam feitas neles. Não hesite em perguntar, sua participação auxilia ao crescimento do fórum.

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Mensagem por nunesluiz em Qua Ago 22, 2018 11:50 am

Perfeito, dicas muito úteis.
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Mensagem por fellpz em Qui Ago 23, 2018 2:03 am

Boa noite. Não estou conseguindo ter acesso ao link com o PDF descrito no post do OP.
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Mensagem por Ctrl-Alt-Del em Qui Ago 23, 2018 5:14 am

Quando abrir a janela do 4shared, em cima à direita espere cinco segundos e clique em fechar propaganda

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Mensagem por fellpz em Qui Ago 23, 2018 5:57 pm

Então, antes não aparecia o link do 4shared. Agora está OK.
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Mensagem por Ctrl-Alt-Del em Qui Ago 23, 2018 6:42 pm

Exato clicando em fechar anúncio automaticamente já abria a janela do 4shared. Basta clicar em fechar anúncio

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Mensagem por Jhow jhow em Dom Fev 10, 2019 2:27 pm

Quero pegar as dicas pra limpar o escapamento

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Mensagem por Marcellsimaan em Sex Abr 10, 2020 6:43 pm

Muito bom!!

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