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Óleos para Garfos (bengalas) de Suspensão de Motocicletas

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Óleos para Garfos (bengalas) de Suspensão de Motocicletas Empty Óleos para Garfos (bengalas) de Suspensão de Motocicletas

Mensagem por Ctrl-Alt-Del Ter Jan 23, 2018 6:34 am

Existem perguntas e dúvidas frequentes sobre esse tema relacionado à suspensão dianteira de garfos telescópicos que são.

1. Quando devo trocar o óleo das bengalas?
A resposta para essa pergunta é dependente do seguinte:

- do modelo da tua motocicleta;

- das condições de uso e exigência a que o garfo da suspensão é submetido;

- do tempo de vida útil do óleo hidráulico o qual tem um limite seguro de uso antes de precisar ser substituído;

- da recomendação preconizada no manual do proprietário ou de serviços quando houver esta indicação nele; que é uma boa referência do intervalo de troca por distância percorrida.

O limite absoluto do intervalo de troca, não se trata da quilometragem percorrida, mas do tempo de uso do óleo dentro do sistema. Porque o óleo hidráulico tem um prazo máximo de validade em uso como qualquer outro óleo. Para óleos hidráulicos o limite seguro  de uso seria:

- Substituir o óleo dos garfos a cada 2 anos.

Independente da quilometragem percorrida seja o óleo convencional ou sintético. Portanto se transcorreu mais de dois anos que trocaste o óleo do garfo. Então já passou do tempo independente da quilometragem que a motocicleta percorreu. Principalmente após 15.000 km de uso, o óleo costuma ficar cada vez mais turvo e escuro.

Porque óleos hidráulicos para garfos contêm um pacote de aditivos que visa proteger as peças da suspensão contra a oxidação (ferrugem), corrosão e evitar a formação de espuma no óleo.  Também para estabilizar e conservar as propriedades do próprio óleo. Além do básico que é reduzir o atrito entre os componentes evitando o desgaste prematuro do conjunto. Quando não se faz a substituição regular do óleo hidráulico da suspensão. Ele gradativamente perderá parte da eficiência e o desgaste do conjunto será acelerado.

Da mesma maneira que motores produzem fragmentos metálicos que ficam dispersos no óleo resultantes do atrito e desgaste natural. Ocorre o mesmo com as peças das bengalas, o óleo então acumula estes fragmentos que não deixam de ser um fator de desgaste por abrasão.

Nota:
Motocicletas que trafegam frequentemente em vias esburacadas, repletas de ondulações, em estradas de terra, ou exigidas em trilhas costumeiramente. Devem ter intervalos menores entre trocas de óleo do garfo de suspensão. E inspeção do comprimento das molas existentes dentro dos tubos das bengalas. Para verificação se estas estariam dentro do comprimento mínimo admissível.

Se no plano de manutenção que está no manual do proprietário da tua motocicleta. O quê, você não tem o manual para ler? Demorou, baixe ele agora mesmo para consultar, siga este link:
Baixar manuais do proprietário

Caso no manual não exista nenhuma indicação clara sobre quando trocar o óleo do garfo. Como regra geral para motocicletas de uso urbano e independente de ser uma motocicleta de 50cc ou uma Yamaha VMX V-Max 1.679 cc, o intervalo de troca prudente seria:

- entre 8.000 e 24.000 km ou 2 anos, o que ocorrer primeiro.

A faixa do intervalo acima é larga por ser genérica. Porque, por exemplo, uma Crypton precisa de 59 ml de óleo hidráulico para cada lado. Uma Super Ténéré XTZ 750 precisa de 669 ml. Portanto, devido ao pequeno volume de óleo na Crypton. O óleo dela irá sofrer e degradar mais e com maior rapidez do que de um reservatório que seja  mais de dez vezes maior, como é da Ténéré 750.

Tanto é verdade que quando o óleo hidráulico fica velho dentro das bengalas. Ele chega a cheirar mal por causa da degradação e perda das características. O próprio trabalho do garfo telescópico ao longo do tempo fará com que parte do óleo lentamente seja perdida. Com isso, a eficiência do sistema diminui.

Portanto, se você trocar o óleo hidráulico antes dele degradar. As chances de não precisar desmontar os garfos para trocar os retentores serão maiores. Além de garantir a plena eficiência desse sistema.

É importante esclarecer um ponto. O óleo hidráulico dentro do garfo telescópico funciona como um amortecedor em conjunto com a flauta.  Ou seja, esse óleo dentro do sistema funciona como um amortecedor da mola quando ela volta ao passar numa irregularidade do pavimento. Ocorre que quando se adiciona um volume maior de óleo que o recomendado para uma bengala, o curso da suspensão fica menor, o que a torna mais dura/rígida. Além de se correr o risco de estourar os retentores.

São as molas que absorvem a maior parte das irregularidades e impactos, e o sistema hidráulico amortece o retorno da mola e auxilia também o trabalho das molas . Então, quando a mola estiver fadigada (cansada); as chances da suspensão bater (chegar no final de curso) é maior porque ela já perdeu parte da força elástica dela.


2. Qual óleo usar nas bengalas? Qual é o óleo certo para usar no garfo telescópico da suspensão?!

Para todos os garfos de motocicletas Yamaha comercializadas oficialmente no Brasil. Isto é, não específicas para competições. A Yamaha recomenda óleo:  10W ou equivalente.

Como sou químico graduado, fui investigar esta recomendação que considerei algo que genérica para um óleo para garfos. A viscosidade de 10W se refere à medida de viscosidade pelo padrão SAE. Indo mais além, concluí que a escala SAE para classificação de viscosidade. De fato é imprecisa para medição da viscosidade de óleos para garfos de suspensão.

Atualmente todos os fabricantes de óleos para garfos têm especificações de fabricação para controle de viscosidade em cSt (centistokes). Porque pequenas diferenças de viscosidade entre produtos diferentes trazem mudanças sensíveis no comportamento da suspensão de garfos telescópicos.

A priori adotei como referência o padrão de viscosidade dos óleos para garfos da Motul das linhas, Expert e Factory Line. Os quais são aclamados (no Brasil) como sendo o que há de melhor para garfos. Estes óleos para garfos da Motul estão disponíveis nas viscosidades: very light 2.5W, light 5W, medium 10W, medium/heavy 15W e heavy 20W.

Pois bem, de acordo com os manuais de serviço da Yamaha Motor do Brasil a recomendação de viscosidade é 10W. Os óleos da Motul nada mais são do que óleos hidráulicos análogos ao tipo ATF. Facilmente encontrados no mercado por menos da metade do preço com equivalente qualidade e propriedades físico-químicas. O índice de viscosidade para óleos de garfos não é uma questão tão relevante quanto é para óleos de motores.

Portanto, há vários óleos hidráulicos fabricados no Brasil que são totalmente adequados para garfos de motocicletas, ao menos para Yamaha. O resultado da pesquisa está a seguir.



Óleos para garfos (bengalas) dianteiros adequados para motocicletas Yamaha

A Petrobras produz um óleo hidráulico de 1ª linha desenvolvido para garfos de motocicletas e que tem as principais propriedades físico-químicas dos óleos Motul 10W, para não dizer melhores. O fluido é esse aqui:

Lubrax ATF TA em embalagens de 500 ml e 1 litro para o varejo.

A viscosidade do Lubrax ATF TA é análoga a dos Motul Fork Oil(s) 10W. E possui os seguintes aditivos*:

- anticorrosivo,
- antidesgaste,
- antiespumante,
- antiferrugem,
- antioxidante,
- dispersante, abaixador do ponto de fluidez,
- melhorador do índice de viscosidade,
- corante vermelho.

* informações copiadas do folheto técnico do produto Lubrax ATF TA.

Ele nada mais é do que um óleo hidráulico ATF tipo A de boa qualidade. Também destinado a garfos de motocicletas, nas palavras da Petrobras. Alguns óleos de motor ainda que tivessem uma viscosidade adequada para condições de uso. Não seriam recomendáveis por não terem todos os aditivos adequados para garfos. Óleos para máquinas de costura não possuem os aditivos requeridos e poderem impactar na vida útil dos componentes da suspensão.

O Lubrax ATF TA não chega a ser difícil de encontrar nas embalagens de 1 ou ½ litro, mas não desista. Para você não ficar impaciente e aceitar a sugestão daquele vendedor dizendo:
- “óleo ATF não é para garfos, compre comigo Motul Fork Oil 10W Factory Line ou Expert, que é do bom amigão.”

Relaciono abaixo outras opções por ordem de proximidade com a viscosidade e outras propriedades físicas do Lubrax ATF TA:

2ª opção: Idemitsu Original Fork Oil  

3º opção: Texaco Texamatic ATF (TASA)

4ª opção: Ipiranga ATF Tipo A

5ª opção: Shell Spirax S1 ATF TASA

6ª opção: Petronas Tutela ATF GI-M

7ª opção: Ipiranga Moto Expert Garfo

8ª opção: Mobil Super Moto Fork Oil


Esta análise foi baseada nas propriedades físicas e descrições de cada produto, contidas nas respectivas folhas de produto dos fabricantes. Não me responsabilizo por eventuais alterações que os fabricantes possam realizar nos produtos deles; ou qualquer mudança na nomenclatura de produto que possa ocorrer. Adianto que para garfos não haveria grande vantagem em optar por óleos sintéticos ou semissintéticos para este tipo de aplicação.

O Yamalube Fork - 10 que é o fluido da Yamaha, sequer foi considerado. Porque parto do princípio que um produto que se propõe a atender ao consumidor, deve por parte do fabricante ou fornecedor. Declarar as propriedades do produto e apresentar uma folha de produto com as informações concernentes as características e propriedades físico-químicas do produto.
Atualização:
A Yamaha do Brasil passou a disponibilizar na página dos produtos Yamalube, a folha de produto do Fork Oil 10W. A partir do arquivo entitulado como file.pdf criado em 03/10/2018. Cuja folha de produto doravante apresenta as principais propriedades físico-químicas desse.


Então é isso, doravante terás várias opções para comprar e trocar o óleo de garfos. Não aconselharia usares produtos de marcas pouco conhecidas. Tendo em vista que a qualidade destes varia bastante e o controle de viscosidade e dos aditivos nem sempre é conduzido com diligência.
_______________________________________________________
Óleo hidráulico ATF para bengalas, que óleo vai nas bengalas, Yamalube fork 10, oleo para bengala, que óleo usar nas bengalas


Última edição por Ctrl-Alt-Del em Ter Jun 22, 2021 1:41 am, editado 12 vez(es)

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Mensagem por Conrado Qua Fev 07, 2018 12:34 pm

Obrigado pela dica deste artigo que sugeriste em outro post.

Troquei o óleo do garfo de minha Lander usando o óleo e volume que sugeriste. A suspensão ficou excelente.

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Mensagem por Admin Sáb Abr 14, 2018 9:21 pm

mais um otimo post ,Ctrl-Alt-Del
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Mensagem por mauriciocsf Ter Fev 26, 2019 3:48 pm

o oleo recomendado é o 10w, porem eu tenho aqui o atf 20w, a minha duvida, é se por esse oleo ter uma viscosidade maior, posso ter problemas de vazamento. ou da proxima vez eu voltar pro 10w, as aberturas onde o oleo corre, estarao maiores devido ao oleo mais grosso.

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Mensagem por Ctrl-Alt-Del Qui Fev 28, 2019 5:41 pm

mauriciocsf escreveu:o oleo recomendado é o 10w, porem eu tenho aqui o atf 20w, a minha duvida, é se por esse oleo ter uma viscosidade maior, posso ter problemas de vazamento. ou da proxima vez eu voltar pro 10w, as aberturas onde o oleo corre, estarao maiores devido ao oleo mais grosso.

A mudança da viscosidade de 10 para 20W e vice-versa não necessariamente causaria vazamentos. Tampouco um óleo  20W somente por ser mais viscoso seria capaz de aumentar folgas entre peças do garfo telescópico que deslizam umas dentro de outras. Sequer abrir o furo da flauta a qual é construída em aço carbono ou desgastar retentores em bom estado.

Há dois aspectos a considerar.

Viscosidade de 10W para 20W: do ponto de vista estrito da lubrificação não haveria problema. Contudo esse tipo de óleo funciona também como um fluído que escoa dentro do sistema amortecendo o retorno da mola. É de se esperar que o retorno das molas fique mais lento, resultando na percepção de uma suspensão dianteira mais dura/rígida. Desde que o volume de óleo dentro do sistema permaneça inalterado em relação ao especificado.

O tipo de óleo ATF: existe um gama amplo de óleos hidráulicos sob o nome ATF que atendem especificações e normas distintas para a indústria automotiva. Nem todos são indicados para garfos telescópicos.
A lista que publiquei mostra sete opções de óleos  nacionais para garfos além dos óleos da Motul e o Yamalube Fork Oil, totalizando mais de dez opções a escolher.
Meio litro de Lubrax ATF TA que é mais do que suficiente para uma YBR, Factor até G2 ou YS 150 custou-me menos de R$ 11,00 em novembro passado na Mercadocar.

Dispender tempo para analisar um óleo ATF 20W sem as especificações e definições de aplicação declaradas informadas, já havendo tantas opções disponibilizadas no texto de abertura do post, faz nenhum sentido.

Fora da lista de fluidos (óleos) hidráulicos publicada na abertura desse post é por tua conta e risco.

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Mensagem por Simoa Dom Ago 30, 2020 10:18 am

Bom dia pessoal

Comprei o óleo Lubrax ATF TA conforme indicado aqui. Duas questões para que vocês possam me auxiliar. Primeira questão é que na embalagem não fala que ele o óleo ATF TA possa ser usado para suspensão de moto. Não sei se entre a data dessa publicação e agora em agosto de 2020 mudou a composição do óleo. Outra questão é que o vendedor das molas confort que pretendo colocar na Nmax disse que o óleo recomendado seria o Motul Fork Oil 10W (Medium SAE 100% Sintético). A ideia é aproveitar a troca do óleo para mudar a mola e obter melhoria na suspensão dianteira da Nmax que bate demais.
E agora?

Desde já agradeço

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Mensagem por Ctrl-Alt-Del Dom Ago 30, 2020 11:43 am

O Lubrax ATF TA foi e continua sendo adequado para garfos que demandam óleos 10W.
Se você prefere seguir indicações de vendedores, problema teu não meu.

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Mensagem por Rice Cliff Ter Set 01, 2020 4:22 pm

Excelente colocação. Eu havia chego a mesma conclusão, mas não reuni tantas informações de forma tão concisa e técnica. Congratulações.
Ao terminar de ler, imediatamente me inscrevi no fórum.
Um forte abraço.

Rice Cliff

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Mensagem por Adilson Santos Qua Jan 20, 2021 7:15 pm

Moçada, fiz a troca do óleo e troquei os retentores. Pois bem, utilizei o óleo da Lubrax e me parece que a suspensão ficou mais dura do que antes... Será que deixei algum detalhe pra trás? Utilizei como referência, o manual de serviço s da YBR 125.

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Mensagem por Ctrl-Alt-Del Qua Jan 20, 2021 8:33 pm

Adilson Santos escreveu:Moçada, fiz a troca do óleo e troquei os retentores. Pois bem, utilizei o óleo da Lubrax e me parece que a suspensão ficou mais dura do que antes... Será que deixei algum detalhe pra trás? Utilizei como referência, o manual de serviço s da YBR 125.

Depende de qual volume de óleo usou, se usou-se esse volume no conjunto todo limpo ou somente escoou o óleo velho. Depende da exatidão que a proveta ou copo graduado possui.
Depende de vários fatores inclusive da habilidade na montagem do conjunto do garfo.
É tu que tens de reavaliar a situação e raciocinar em cima do que citei.


Última edição por Ctrl-Alt-Del em Qui Jul 29, 2021 2:43 am, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Adilson Santos Sáb Jan 23, 2021 1:30 pm

Grato pelas dicas, refiz todo procedimento, medi melhor a quantidade de óleo e pra minha sorte (ou talento 😎) ficou excelente.

Adilson Santos

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Mensagem por Marcos Moreno Ter Jul 27, 2021 1:35 pm

Tenho uma Fz 25 2018, e tenho dúvidas no ml do fluido vai dentro da bengala, vi em muitos lugares 319 ml e vi vídeos que a pessoa coloca 420 ml, estou com essa dúvida

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Mensagem por Ctrl-Alt-Del Qua Jul 28, 2021 8:36 pm

Marcos Moreno escreveu:Tenho uma Fz 25 2018, e tenho dúvidas no ml do fluido vai dentro da bengala, vi em muitos lugares 319 ml e vi vídeos que a pessoa coloca 420 ml, estou com essa dúvida

Para dúvidas específicas sobre o modelo existe a área destinada aos modelos Fazer 250.

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Mensagem por fazerbranca2015 Dom Jun 12, 2022 10:13 am

Um post interessante, só que são deduções pessoais, pois não apresenta nenhuma informação da FISP de cada produto relacionado na ordem de preferência ou nenhuma outra informação técnica de comparação entre os produtos. O fato da viscosidade ser 10W não significa ser adequado a uma certa aplicabilidade, pois temos um pacote de aditivos e outros componentes que o fazer ser mais adequado para tal aplicabilidade, mesmo sendo de mesma viscosidade. Como respondido a integrente do forun a Simoa, problema de cada um acreditar ou não sem qualquer fundamentação, inclusive a do vendedor. Sou do setor técnico que me baseio em informações técnicas, de quelquer forma, valeu pelo post como referência de pesquisa.

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Mensagem por Ctrl-Alt-Del Seg Jun 13, 2022 3:08 pm

fazerbranca2015 escreveu:Um post interessante, só que são deduções pessoais, pois não apresenta nenhuma informação da FISP de cada produto relacionado na ordem de preferência ou nenhuma outra informação técnica de comparação entre os produtos. O fato da viscosidade ser 10W não significa ser adequado a uma certa aplicabilidade, pois temos um pacote de aditivos e outros componentes que o fazer ser mais adequado para tal aplicabilidade, mesmo sendo de mesma viscosidade. Como respondido a integrente do forun a Simoa, problema de cada um acreditar ou não sem qualquer fundamentação, inclusive a do vendedor. Sou do setor técnico que me baseio em informações técnicas, de quelquer forma, valeu pelo post como referência de pesquisa.

Em primeiro lugar, FISP é uma sigla a qual significa: Ficha de Segurança de Produtos Químicos. Essa ficha concerne especificamente às informações básicas de cuidados relativos ao manuseio, riscos durante o manuseio, toxides, origem e natureza de compostos químicos dentre demais informações de segurança. Tu estás a desinformar aos outros assumindo que uma FISP de um produto tráz todas as informações necessárias.

Isto é, as propriedades físico- químicas são contempladas noutros documentos de cada produto os quais designa-se como folha de produto.

Em segundo lugar, o texto publicado refere-se à viscosidade dinâmica em centistokes (cSt) e nele explica-se do porquê o padrão de viscosidade SAE, de fato, usa uma escala de exatidão insuficiente para comparar-se diferentes fluídos para garfos telescópicos.

Sugiro ao senhor procurar as respectivas folhas de cada produto citado no texto de abertura desta minha postagem, e confrontá-las com as recomendações publicadas pela Yamaha-motor brasileira durante os últimos vinte anos. Antes de julgar minha publicação como sendo uma mera dedução pessoal, sem que houvesse embasamento à luz da tecnologia de fluídos e lubrificação.
Tendo em vista que o senhor declara-se atuar em uma área de atividade técnica; após isto feito, estarei a tua disposição no sentido de esclarecer quais parâmetros são usados justamente para que não façamos deduções pessoais.

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Mensagem por fazerbranca2015 Seg Jun 13, 2022 7:09 pm

Ctrl-Alt-Del escreveu:
fazerbranca2015 escreveu:Um post interessante, só que são deduções pessoais, pois não apresenta nenhuma informação da FISP de cada produto relacionado na ordem de preferência ou nenhuma outra informação técnica de comparação entre os produtos. O fato da viscosidade ser 10W não significa ser adequado a uma certa aplicabilidade, pois temos um pacote de aditivos e outros componentes que o fazer ser mais adequado para tal aplicabilidade, mesmo sendo de mesma viscosidade. Como respondido a integrente do forun a Simoa, problema de cada um acreditar ou não sem qualquer fundamentação, inclusive a do vendedor. Sou do setor técnico que me baseio em informações técnicas, de quelquer forma, valeu pelo post como referência de pesquisa.

Em primeiro lugar, FISP é uma sigla a qual significa: Ficha de Segurança de Produtos Químicos. Essa ficha concerne especificamente às informações básicas de cuidados relativos ao manuseio, riscos durante o manuseio, toxides, origem e natureza de compostos químicos dentre demais informações de segurança. Tu estás a desinformar aos outros assumindo que uma FISP de um produto tráz todas as informações necessárias.

Isto é, as propriedades físico- químicas são contempladas noutros documentos de cada produto os quais designa-se como folha de produto.

Em segundo lugar, o texto publicado refere-se à viscosidade dinâmica em centistokes (cSt) e nele explica-se do porquê o padrão de viscosidade SAE, de fato, usa uma escala de exatidão insuficiente para comparar-se diferentes fluídos para garfos telescópicos.

Sugiro ao senhor procurar as respectivas folhas de cada produto citado no texto de abertura desta minha postagem, e confrontá-las com as recomendações publicadas pela Yamaha-motor brasileira durante os últimos vinte anos. Antes de julgar minha publicação como sendo uma mera dedução pessoal, sem que houvesse embasamento à luz da tecnologia de fluídos e lubrificação.
Tendo em vista que o senhor declara-se atuar em uma área de atividade técnica; após isto feito, estarei a tua disposição no sentido de esclarecer quais parâmetros são usados justamente para que não façamos deduções pessoais.

Não levei em consideração somente a FISP, mas outros parâmetros relevantes para construir uma lista em ordem decrescente como a apresentada na postagem, omiti mais detalhes como teste de Karl Fischer (coulumétrico forno ASTM D6304), qual o nível de contaminação em PPM, qual a carga aditiva nos óleos listados (essa é muito importante, tem fabricante que usa uma carga insuficiente), qual a contaminação de água em cada óleo listado, carga TBN de cada óleo (ASTM D2896), níveis de fósforo, contagem de partículas? Tudo isso faz uma somatória de fatores que se deve levar em consideração para se partir do princípio em poder fomar uma lista. Muitos mal sabem o que significa cada ítem, apenas a FISP por ser mais comum, mas não vale para poder classificar nada, apenas a citei, sem tais informações não se pode classificar ou fazer comparações entre eles. Enfim, eu sei qual óleo devo usar independente de qualquer post em grupos ou rede sociais, sem embasamento e sem as informações técnicas necessárias, são apenas sugetões pessoais de preferência.

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Mensagem por Ctrl-Alt-Del Ter Jun 14, 2022 3:52 pm

Sr. Fazerbranca2015

É notório que ao menos há deficiência funcional de interpretação de meu texto de abertura dessa postagem.
A postagem refere-se à: óleos para garfos telescópicos.
Mas as normas ASTM de procedimento/ métodos de análise listadas por ti concernem aos óleos para motores 4T.
A confusão que estás a fazer entre óleos para garfos e óleos de motor evidencia que tu não és capaz de fazer distinções entre ambos.
Portanto, quiçá arguir-me a respeito dessa postagem.

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Óleos para Garfos (bengalas) de Suspensão de Motocicletas Empty Re: Óleos para Garfos (bengalas) de Suspensão de Motocicletas

Mensagem por fazerbranca2015 Qua Jun 15, 2022 7:19 pm

Ctrl-Alt-Del escreveu:Sr. Fazerbranca2015

É notório que ao menos há deficiência funcional de interpretação de meu texto de abertura dessa postagem.
A postagem refere-se à: óleos para garfos telescópicos.
Mas as normas ASTM de procedimento/ métodos de análise listadas por ti concernem aos óleos para motores 4T.
A confusão que estás a fazer entre óleos para garfos e óleos de motor evidencia que tu não és capaz de fazer distinções entre ambos.
Portanto, quiçá arguir-me a respeito dessa postagem.

Fluídos.
Portanto
Sem mais comentários

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