Faça você mesmo as revisões da sua moto - Guia de ferramentas
Fórum Yamaheiros :: Matérias Úteis - Tutoriais Gerais - Tabelas - Guias :: Tutoriais, Tabelas e Guias
Faça você mesmo as revisões da sua moto - Guia de ferramentas
Logo percebi que o tempo que eu usaria para levar a moto a uma oficina, deixá-la lá para uma revisão e depois retirá-la. Costumava ser maior que o tempo que eu dispendia fazendo eu mesmo as revisões e manutenções com todo o capricho e carinho. Além de economizar os valores dos serviços.
Um dia eu pensei o que você está pensando agora:
"Mas eu não tenho ferramentas, elas custam dinheiro. Também eu não sei quais ferramentas eu precisaria usar."
Foi então que eu ascendi ao nível de dificuldade 1 (pequeno).
Nível 1 - pequena dificuldade
Porque ora, mas eu tinha o kit de ferramentas original da motocicleta que veio com ela. Como ele já foi possível fazer muitos serviços tais como:
- regular os freios a tambor;
- ajustar a folga da corrente;
- trocar o óleo do motor;
- ajustar a altura do guidão;
- regular a altura do farol;
- reapertar vários parafusos;
- remover rodas;
- fixar ou trocar espelhos retrovisores;
- remover o banco;
- trocar a vela de ignição;
- trocar o filtro de ar;
- trocar lâmpadas e lentes do pisca e da lanterna;
- remover o tanque;
- trocar toda a relação;
- trocar cabos de comando e fazer ajustes;
- remover o para-lama dianteiro;
- trocar a bateria e outros serviços que fico por lembrar.
Todos os itens acima para a maioria dos modelos é possível executar somente com o kit de ferramentas original e nada mais. Para a imensa maioria dos itens listados, basta consultar o manual do proprietário, que lá você encontrará instruções até com desenhos explicando como fazê-los.
Exceto regular as folgas de válvulas do motor e dos eletrodos de vela que requerem ferramentas adicionais. Assim, você já teria o kit básico de ferramentas para implementar um plano de revisões até os 10.000 km se tua moto fosse zero bala! Assim tendo despesas somente com óleo, graxa de sabão de lítio e dependendo do caso com filtros de óleo. Basta ter vontade e uma dose de observação e curiosidade e planejar o que fazer antes de se propor a fazê-lo.
Após chegar neste patamar que chamemos de nível de dificuldade pequeno. No qual você já é capaz de executar os itens acima listados. Você já terá adquirido alguma experiência para alcançar o nível intermediário. O próprio “fazer você mesmo” já é uma automotivação. Você se sentirá seguro para enfrentar novos desafios para ir além, o próximo passo seria.
Nível 2 - intermediário
Encontre uma caixa de ferramentas com estas medidas mínimas: 34 x 18 x 11 cm. Nela caberão a maioria das ferramentas necessárias para ir além do básico na manutenção de motocicletas.
As ferramentas essenciais já estão no kit de ferramentas original que vêm na moto. Que para modelos Yamaha são:
- chave fixas de 8, 10, 12, 14, 17, 19 e 22 mm; para Yamaha costuma ser três chaves fixas 8-10; 10-12; 14-17 e uma estrela 19-22 (que é bem fuleira) e as chaves:
- chave de vela 16 mm;
- chave Philips 1/4”;
- chave de fenda 1/4”;
- alicate universal.
Estas chaves acima do kit não se pode dizer que são de primeira qualidade. Mas já seria um bom começo. Não é a toa que este kit vêm nas motos, você deveria carregá-lo onde quer que fosse.
Essas são o mínimo para fazer o básico que seria até o nível 1. Agora tudo depende do seu caixa. As chaves de menor custo são as chamadas de chaves fixas como são a maioria das chaves que vêm nos kits originais de motocicletas.
Porém, as melhores são as chaves estrela, as chaves combinadas e as chaves de soquete e catraca. Contudo, para pegar pesado ou para parafusos de difícil acesso as melhores são as chaves de biela ou L. Tenha em mente que ferramentas duram anos. Na maioria dos casos uma ferramenta se paga na primeira vez que você usá-la.
A melhor coisa a fazer seria ir comprando as chaves conforme as suas necessidades, não seria preciso comprar tudo de uma vez a menos que compense adquirir no formato de jogos.
Depois do básico viriam as chaves Allen. As chaves Allen, na ordem de frequência de uso seriam:
- 4 mm para o punho direito;
- 5 mm para o coletor de admissão onde se fixa o carburador;
- 6 mm;
- 8 mm para o parafuso do fundo das canelas do garfo;
- 14 mm longa para remover o parafuso-tampa dos tubos das YBR e Factor 125 mais conhecidos como bengalas.
As quatro primeiras (4, 5, 6 e 8 mm) se encontram facilmente como um molho de chaves que incluem estas. A chave Allen 14 mm longa só é usada para remover o parafuso-tampa do óleo dos tubos das bengalas do garfo das YBR e Factor, que você poderia emprestar ou comprar somente quando realmente precisasse dela.
Dica: uma chave coringa que quebra um galhão é uma chave inglesa de 20 cm de comprimento e de boa qualidade. Para serviço mais pesados este tipo de chave não aguenta muito. Mas para motos as quais tem geralmente torques de aperto menores que 10 kgf.m para parafusos e porcas. Ela resolve a parada embora não seja de uso profissional e, na minha opinião é uma boa chave para levar na bagagem em viagens.
Para esticar a corrente e alinhar a roda traseira das YBR e Factors é preciso ter as chaves 12 e 22 mm; mas é bom ter uma 17 mm para travar o eixo caso este comece girar . A chave 19 mm de preferência que seja do tipo estrela, combinada ou de soquete.
- de vela 16 mm, a chave que vem no kit original é plenamente satisfatória;
- Philips 3/16";
- Philips 1/4" porque a chave que vem no kit original é meia boca;
- de fenda 4 mm de preferência cotoco (para o carburador se for o caso);
- um alicate universal, no kit original há um que quebra o galho;
- alicate de bico meia cana é um opcional que é sempre bom ter por perto.
Procure no Google para você ter uma idéia, digite assim:
jogo catraca soquete 3/8 MM (ou 1/2 MM)
Que virão muitos links. Importante, se fores comprar esse jogo, compre ferramentas de “cromo- vanádio” que são resistentes e duram muito tempo, às vezes o resto da vida. Não espere muita coisa de um jogo de ferramentas de soquete daquelas que se compra em lojas digamos por R$ 40,00.
Neste caso, para as YBR e Factor 125, o jogo terá que ter no mínimo essas medidas de soquetes em "mm":
O que acontece quando se pensa em ferramentas é o seguinte. Quanto mais se evolui em experiência e grau de dificuldade de serviços de mecânica de motocicletas. Mais ferramentas diferentes ele necessitará. Então a lista vai crescendo e fica difícil relacionar tudo. Mas para um nível de serviço de revisões da YBR e Factor sem abrir o motor eu citaria:
- lâminas de folga: 0,6 e 0,7 mm para ajuste da folga dos eletrodos de vela de ignição ou um calibrador específico para velas de ignição, ou de espessuras recomendadas para o modelo de vossa moto;
- lâminas de folga: 0,10 e 0,12 mm para ajuste da folga de válvulas de admissão e escape ou de espessuras recomendadas para a vossa.
Opcionais que recomendo:
- regulador de válvulas curto;
- chave 8 mm combinada para as contra-porcas de ajuste das válvulas ou de soquete dessa medida para motores até 150cc e, 10 mm para a Fazer, Lander e Ténéré 250.
- chave 10 mm de biela ou L para remover as tomadas de ar (tampas) do tanque para a Factor;
- chave de raio 11x12 (Factor), isso apenas para rodas raiadas né.
- multímetro, o mais barato que encontrares, este abriria um leque de possibilidades para diagnóstico de problemas elétricos;
- proveta graduada de plástico de 100 ou 200 ml para medir volume de óleo para garfos;
- um jogo de chaves torx por exemplo para manutenções na Fazer, Lander e Ténéré 250.
Há alguns materiais ou produtos que tu irás precisar que custam pouco:
- um tubinho de 80 g de graxa de sabão de lítio;
- lixa de ferro 80 ou 100 para limpar as panelas do cubo do freio a tambor e eventualmente lixar as lonas;
- um pedaço de arame para fazer uma gambi numa emergência;
- querosene para lavar o filtro de ar de espuma se for o caso;
- óleo 90 para o filtro de espuma e fazer um power chain lube com o próximo item;
- graxa genérica para chassi;
- diesel para usar para limpeza da moto antes de lavagens;
- pincel médio;
- toalhas de papel sempre são úteis no lugar de pedaços de tecidos.
Paro por aqui senão vou listar até um elevador de motocicletas.
Quando se tratar de intervenções no motor em sistemas tais como: embreagem, câmbio e retífica de motores. Haveria de se possuir ferramentas específicas de uso pouco frequente e conhecimentos adicionas de mecânica. Que entendo que não justificariam o investimento. Portanto seria vantajoso deixar aos cuidados de um bom profissional. Tendo em vista que já economizaste bastante fazendo você mesmo várias revisões. Por exemplo, para motocicletas de até 150cc o custo médio com serviços de revisões até os 30.000 km fora da rede autorizada gira em torno de R$ 1.000,00 [fev/2018]. Este valor não inclui peças e lubrificantes
Embora aqui seja um fórum de Yamaha. Os tutorias que você ler tem o mesmo princípio mudam os detalhes, medidas de chaves. Contudo quem aprender em uma Yamaha, tranquilamente estaria apto também para fazê-lo em motos Suzuki, Honda, Kawasaki e chinesas. Todas estas adotam o padrão de medidas métrico para ferramentas e calibres.
_______________________________________________________
Ferramentas para motocicletas, ferramentas para revisões de moto, chave de mota, kit de ferramentas, jogo de ferramentas, revisão geral de motocicletas, revisões periódicas.
Última edição por Ctrl-Alt-Del em Sex Dez 20, 2019 6:38 pm, editado 13 vez(es)
_________________
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del- Admin
- Mensagens : 498
Data de inscrição : 15/12/2017
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 823
Re: Faça você mesmo as revisões da sua moto - Guia de ferramentas
Conrado- Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/01/2018
Localização : Curitiba
Pontos : 16
Re: Faça você mesmo as revisões da sua moto - Guia de ferramentas
Te falar que até me animou a ficar mais com a minha YBR e usá-lá de cobaia para aprender um pouco de mecânica básica, pois já estou com pensamentos de pegar uma RD 135 ou uma DT 200r kkkkk
Tibissa- Mensagens : 12
Data de inscrição : 23/12/2017
Pontos : 14
Re: Faça você mesmo as revisões da sua moto - Guia de ferramentas
Em prédios costuma haver vagas de garagem ou áreas de uso comum aos condôminos. Em casas se o cidadão não possuir garagem pode fazer até na frente de casa.
Não vejo tantas dificuldades assim para se criar barreiras para deixar de fazer. O problema não são as dificuldades, o problema são as barreiras que possamos criar como justificativa para não se fazer.
Por exemplo, lavar moto e autos eu prefiro até lavar fora da garagem na rua, assim não seria preciso depois lavar aquela sujeita xexelenta de óleo.
Algumas pessoas nas dificuldades enxergam barreiras. Outras transformam dificuldades em oportunidades, eu hein.
_________________
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del- Admin
- Mensagens : 498
Data de inscrição : 15/12/2017
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 823
Re: Faça você mesmo as revisões da sua moto - Guia de ferramentas
Ctrl-Alt-Del escreveu:Realmente dentro de um apartamento ou de uma casa térrea seriam locais pouco apropriados para se fazer revisões.
Em prédios costuma haver vagas de garagem ou áreas de uso comum aos condôminos. Em casas se o cidadão não possuir garagem pode fazer até na frente de casa.
Não vejo tantas dificuldades assim para se criar barreiras para deixar de fazer. O problema não são as dificuldades, o problema são as barreiras que possamos criar como justificativa para não se fazer.
Por exemplo, lavar moto e autos eu prefiro até lavar fora da garagem na rua, assim não seria preciso depois lavar aquela sujeita xexelenta de óleo.
Algumas pessoas nas dificuldades enxergam barreiras. Outras transformam dificuldades em oportunidades, eu hein.
Parabéns pela sua virtuosa forma de pensar, mas cada um sabe onde aperta o calo.
Tibissa- Mensagens : 12
Data de inscrição : 23/12/2017
Pontos : 14
Re: Faça você mesmo as revisões da sua moto - Guia de ferramentas
_________________
urso3000- Mensagens : 107
Data de inscrição : 15/12/2017
Pontos : 216
Re: Faça você mesmo as revisões da sua moto - Guia de ferramentas
Sabemos que tu és cuidadoso e caprichoso com tua motocicleta. Nem todo mundo gosta de se envolver com manutenções/ revisões de motocicletas e automóveis.
Eu por exemplo dificilmente removeria um motor de um automóvel porque não teria todas as ferramentas e equipamentos para levanta-lo.
No caso de motos eu considero as manutenções mais simples porque motos possuem peças leves, pequenas e fácil acesso. Com poucas ferramentas, até somente com o kit básico original da motocicleta, já é possível fazer muita coisa. Então eu penso: me dá menos trabalho e ganho tempo fazendo tudo eu mesmo.
Ademais eu desenvolvi um método usando uma planilha que é um plano de manutenção. Que para ficar com nome bonito eu denomino de service book. Nele eu registro todos os serviços feitos, peças trocadas, procedimentos, regulagens realizadas e até o valor de cada peça ou componente. Eu uso o conceito de manutenção preditiva.
Por outro lado, ir a uma agência, oficina ou concessionária não deixa de ser também uma oportunidade para socializar.
Eu por exemplo, prefiro ir em concessionárias para comprar anéis de vedação, peças de reposição da Y-TEQ e outras peças originais. Porque nem sempre peças originais são tão caras como alguns dizem que seriam.
Aproveito para ver os lançamentos de modelos e observar como anda o mercado de duas rodas e o movimento.
_________________
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del- Admin
- Mensagens : 498
Data de inscrição : 15/12/2017
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 823
Re: Faça você mesmo as revisões da sua moto - Guia de ferramentas
_________________
Ricardo Lima (Gigantte).
the brave may not live forever. but the cautious never live at all.
Gigantte- Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/02/2019
Localização : São Paulo
Pontos : 6
Ctrl-Alt-Del gosta desta mensagem
Re: Faça você mesmo as revisões da sua moto - Guia de ferramentas
Leo Burmeister- Mensagens : 5
Data de inscrição : 01/04/2021
Localização : São Gabriel
Pontos : 5
Ctrl-Alt-Del e Braz gostam desta mensagem
» onde voce se encaixa ???
» Acabei de fazer meu Steady stand , faça um esta esperando o que ?
» Qual seria a motocicleta Yamaha que você gostaria de ter?
» Tudo o que voce precisa saber sobre farois LED e auxiliares
Fórum Yamaheiros :: Matérias Úteis - Tutoriais Gerais - Tabelas - Guias :: Tutoriais, Tabelas e Guias
Qua Nov 20, 2024 10:26 pm por aguiar68
» Manual de Serviços XT600Z (2TY)
Seg Nov 11, 2024 7:51 pm por thinoronha
» Manual de serviço Yamaha XTZ 125 2003
Seg Nov 11, 2024 1:22 pm por Herllinho
» Manuais de serviços Crypton T105(E) 98 e Crypton T115
Qui Nov 07, 2024 9:32 pm por airomeiin
» Manual de Serviços Fazer YS 250 - Blue Flex
Ter Out 29, 2024 1:27 pm por EvertonSilva
» Manual de serviço Yamaha Nmax 160
Qui Out 17, 2024 10:51 pm por Kaio Robson Da Rocha
» Apresentação
Ter Out 15, 2024 8:50 am por Guido Coppi
» Aditivo Fazer 250 2014
Qui Out 10, 2024 8:45 am por Ctrl-Alt-Del
» Calculando mudanças na relação secundária e prevendo resultados
Qua Set 25, 2024 7:20 am por Nicoly