Pneu melhor para andar na chuva
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Pneu melhor para andar na chuva
Teriam alguma sugestão?
YAMAPRO- Mensagens : 12
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Re: Pneu melhor para andar na chuva
Um pneu bom na chuva é o Metzeler ME 22 90/90-18 para a traseira ele é 57P. Para a dianteira 2.75-18 48P. O desenho da banda de rodagem é igual ao do traseiro. Ambos são fabricados no Brasil pela Pirelli, todavia estes nacionais são TT, precisam de câmara. São pneus de boa relação custo-benefício e rendimento quilométrico médio.
Tenho um ME 22 na traseira com mais de 7.500 km que está de meia vida para mais. Na dianteira por recomendação do Alex optei pelo Michelin Pilot Street; pois tem histórico de rendimento quilométrico impressionante. O Pilot Street 2.75-18 tem preço justo e competitivo por ser um pneu importado.
Em piso molhado na dianteira percebo o Pilot Street como sendo de longe melhor que o Levorin Matrix original que veio na minha e que nunca me passou segurança na chuva. Apesar de que ele passou dos 22.000 km sem chegar no TWI.
Eu optei pelo Metzeler ME 22 pelo ótimo comportamento dele sob chuva e não pelo rendimento quilométrico. Fora do Brasil há vários reviews e enquetes (surveys) que o posicionam como um dos melhores pneus na chuva para motocicletas pequenas.
Se você prefere pneus bons na chuva, descarte os pneus ditos sport destinados a motos de baixa cilindrada. Não esquecer de escolher os pneus que atendam ao índice de carga e velocidade recomendado no manual.
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Re: Pneu melhor para andar na chuva
O Pilot Street 90/90 na faixa de R$ 145. Será que ficaria bom o ME 22 na frente e o Michelin Pilot Street na traseira? Que acha do Super city 100/90?
YAMAPRO- Mensagens : 12
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Re: Pneu melhor para andar na chuva
YAMAPRO escreveu:O Metzeler ME 22 2.75-18 para a dianteira tá com preço convidativo eu encontrei na internet a partir de R$ 100.
O Pilot Street 90/90 na faixa de R$ 145. Será que ficaria bom o ME 22 na frente e o Michelin Pilot Street na traseira? Que acha do Super city 100/90?
O Metzeler ME 22 2.75-18 42P na dianteira garantiria maior grip sob chuva com relação ao Pilot Street o qual é razoável na chuva e tem melhor rendimento quilométrico que o primeiro.
A Pilot Street na traseira renderia mais quilômetros. Provavelmente ele será o próximo pneu traseiro que usarei.
Quanto a usar um pneu 100/90-18. Responderei depois com mais tempo porque há muitas considerações a fazer. Talvez eu publique um artigo extenso sobre este assunto porque este tipo de pergunta é muito frequente.
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Re: Pneu melhor para andar na chuva
Dianteito - Pilot Street 2.75-18 M/C 42P TT/TL;
Traseiro - Pilot Street 100/90-18 M/C 56P TT/TL
O dianteiro está com 22.000 km e com certeza excederá 27 k. O pneu original foi um Levorin Matrix 2.75-18 48P que removi aos 27.000 km bem antes de alcançar os indicadores TWI.
Em piso seco a aderência de ambos são equivalentes. Já sob chuva a superioridade do Pilot Street sobre o Matrix na dianteira é evidente.A Levorin atualmente pertence ao grupo Michelin.
Os pneus Matrix são de fabricação nacional são robustos e mostraram (dianteiro e traseiro) um ótimo rendimento quilométrico pelo que custam. Esses Pilot Street são fabricados na Servia e mostram um excelente nível de acabamento.
O pneu Matrix 90/90-18 M/C 57P Reinf. traseiro também não apresentou nenhum defeito em uso até ser retirado aos quase 23.000 km já bem próximo de alcançar os indicadores TWI. Ele tem boa aderência em piso seco. O problema desse pneu como o dianteiro é a baixa aderência sob chuva.
O traseiro atual, tendo em vista ser mais largo que o Matrix, eu não poderei compará-los diretamente.
O Pilot Street por ser mais largo e alto que o de medida original, trouxe maior conforto ao passar nas irregularidades de pavimentos. O que entendo ser a única vantagem real.
Ou seja, em piso seco todas as curvas que faço com esse 100/90 eu faria tranquilamente com o antigo 90/90.
Para os que procuram um pneu 90/90-18 M/C 57P TT que seja bom sob chuva, sugiro o post:
https://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t177-avaliacao-pneu-metzeler-me-22-90-90-18-de-fabricacao-nacional?highlight=Metzeler
Desvantagens do pneu 100/90-18 em relação ao 90/90-18
- as marchas ficam mais longas porque do maior diâmetro do pneu decorre uma relação de transmissão final 2,9% mais longa;
- houve um pequeno aumento do consumo de combustível, nada dramático, algo em torno de mais 0,5 km/l o que representa 1,2% de aumento no consumo;
- as mudanças de direção ficam levemente mais lentas, outros poderiam alegar que a moto fica mais estável. Ora na minha ideia a moto já é bem estável;
- ligeira perda de agilidade nas saídas/arrancadas e nas acelerações, saliento que nada que seja gritante. Para ser franco eu até gostei porque as marchas ficaram mais longas.
ATENÇÃO
Pneus traseiros de código de carga "51" não são adequados às motos para transporte de passageiro (garupa, pendura) por terem capacidade de carga no limite da capacidade de peso. Um exemplo é o pneu Super City 90/90-18 M/C 51P, há alguns outros fabricantes que produzem pneus com essa baixa capacidade.
Pneus 90/90-18 de construção diagonal para motos street de baixa cilindrada de 125 a 150 cc têm especificação preconizada por todas as "montadoras de motocicletas", de código de carga 57.
Há de se considerar que no caso de minha moto eu fiz uma alteração no giclê (gicleur) principal do carburador já há muito tempo, o que deve impactar nesse resultado.
A pressão no pneu traseiro 100/90-18 não teve nenhuma alteração de calibragem de pressão em relação ao 90/90-18 quando sem garupa. Ou seja, mantenho sempre nesse caso a calibragem próxima a recomendada, entre 29 e 30 psi.
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