How to Clean and Lube a Motorcycle Chain
urso3000- Mensagens : 107
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Re: How to Clean and Lube a Motorcycle Chain
Ele desencoraja usar qualquer tipo desengraxante em correntes. Um desengraxante é o que se pode chamar de um solvente muito forte que levaria embora também até o lubrificante aprisionado pelo anéis de vedação (retentores) da corrente.
Todavia isso é válido somente para correntes com retentores que estão na imensa maioria das motos nos EUA. Mas para correntes sem retentores não haveria problemas para se usar solventes fortes. Exceto o preço dos desengraxantes que são mais altos e mais poluidores além de serem inflamáveis.
Quando das minhas primeiras motos quando eu tinha menos de 18 anos eu até desengraxava correntes completamente a cada 6 ou 7.000 km. Eu abria a corrente e com muito cuidado lavava a corrente duas vezes em um recipiente com gasolina ou querosene dentro . A corrente ficava zero bala.
Depois encontrei uma maneira mais prática, eficiente, barata e segura. A qual eu cito naquele post de lavagem de motocicletas. Eu aproveito quando faço a lavagem cinco estrelas a cada uns 2.000/ 3.000 km e como uso (óleo) Diesel para limpeza, aproveito e limpo a corrente com um pincel e Diesel isso que limpa melhor que essa dita escova grunge brush . Aqui no Brasil o Diesel custa ¼ do preço do querosene e com ½ litro eu limpo a moto toda e por último a corrente. Isso dispensa precisar usar tecidos, toalhas de papel e etc. É muito prático rápido e eficiente. Ademais o (óleo) Diesel é ainda menos agressivo que o querosene para o-rings borrachas e até para a pintura, check it out yourself. Ele é ao mesmo tempo suficientemente bom para este tipo de necessidade.
O Grease Ninja custa 15 bucks fora o frete, parece valer a pena se o cidadão usa um Motul Factory Line que custa 20 vezes ou mais que a minha solução que eu chamo de power lube. Que eu aplico usando uma almotolia ou um frasco com bico aplicador vazio de tinta de cabelo que minha mulher jogaria fora.
Para um Motul Factory line um grease Ninja diminui o desperdício. Todavia com mais de 20 vezes menos do custo desse Motul eu lubrifico uma corrente a cada 160 km até ela chegar pelo menos até 30.000 km.
Este camarada de boné cita o WD-40 e tem a mesma opinião minha. Ou seja não é o melhor produto para limpar correntes. E agora eu digo, é um produto que foi originalmente concebido para desengripar peças, mas cada pessoa encontra uma solução que seja mais prática para ela mesma. Mas noutro vídeo que postaste o outro cidadão recomendava o WD-40 para corrente obviamente defendendo um jabá.
Mas veja o que este do post disse sobre o WD:
WD-40 actually is not a very good product for “cleaning” or lubing a chain. it can actually displace the grease behind the o-ring or x-ring chain. But more than that it is actually the slowest and most time consuming method because there are other products available to do a much better job to clean the chain. There are a lots of products on the market that are designed just for cleaning the chain and they are certainly more effective than WD-40.
We’ve tried many of these chain cleaner and they do an ok job. They certainly were better than WD-40 but it still can hold the can of the product we’ve been using for decades. With happens to be the product the chain manufactures have been recommending and that’s kerosene. For clarity kerosene is not the same as camp fuel. Camp fuel is one’s white gas and it is extremely volatile and a pretty car solvent. Kerosene is entirely different..
Sim querosene é totalmente diferente, mas para correntes Diesel é melhor ainda, principalmente naquelas que contém retentores. Um na caixa alta pra ti pelo vídeo.
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